ctaa Publicado Outubro 28, 2009 Publicado Outubro 28, 2009 Boas, pessoal. Sou novato nesta área, e gostaria de um auxilio? Tenho um Aqua de (80 L) plantado à cerca de 3 meses, tenho algumas espécies de Peixes (tetras, guppys, peixe espada, limpa vidros, limpa fundos e platys ), acontece que , esta semana, dois dos meus "tetras santa filomena", começaram a andar meios "tolos" isto é:### viravam-se ao contrário e deslocavam-se à roda ### acabaram por morrer, numa posição muito estranha (com a boca praticamente a tentar agarrar a barbatana caudal". pergunto, o que se terá passado? caso detecte outro peixe nestas condições, o que fazer? obrigado. Citar
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Publicado: Outubro 28, 2009 Parece-me que estás a fazer uma má combinação de peixes... Parametros da água? Setup do aqua? Citar
crush Publicado: Outubro 28, 2009 Publicado: Outubro 28, 2009 Poderá ser um problema na bexiga natatória. Se for, infelizmente não há nada a fazer. Aquariofilistas muito experientes, por vezes tentam furar a bexiga e retirar o ar. Mas é um procedimento muito arriscado e nada aconselhável. Quando começam com esse problema, não duram mais que 24 horas... Uma das causas do aparecimento desta doença, é má qualidade e falta de variedade da comida. Há quem use bocados de legumes, como ervilhas. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
ctaa Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Publicado: Outubro 28, 2009 UPS... será da alimentação!, uso uma alimentação variada ( vipagran: fd mixpur: spirubila tabs ), que me foi aconselhado pelo logista! Citar
alfapa Publicado: Outubro 28, 2009 Publicado: Outubro 28, 2009 Isso não me parece da alimentação. A menos que abuses da quantidade e sujes a água... Falas em plantado. Fertilizas? Usas CO2? Como estão os parametros da água? Fazes TPAs? Aspiras o aqua? Sobra muita comida no fundo? Que filtro usas? PauloA Citar
ctaa Publicado: Outubro 29, 2009 Autor Publicado: Outubro 29, 2009 Boas PAULO. Referente à tua pergunta, passo a citar! Uso fertilizante ( nutron Ferro e Nutron Flora), tenho boa plantação (várias plantas *7/8 variedades *): uso uma bomba de ar/oxigénio (silenciosa): Faço alimentação 1ª Vez por dia: Só não aspiro o aqua (já agora, qual o método / utensílio/ objecto que se utiliza na aspiração?) Tenho o PH possivelmente a 7/ 7'5 e p KH a 4 (para este do ph uso o SERA e para teste do KH uso o prodac), no entanto gostaria de saber quais os testes mais eficazes, uma vez qe estes, entendo eu ) não dão valores certos/precisos? Relativamente ao Filtro; uso o filtro do aqua (interior) com bio-chem, carvão activo, esponja e lã Branca. Já agora, agradecia que me desses uma ajuda caso exista uma solução de melhor filtragem? quanto á comida que resta, isto se resta, tenho as coridoras (seis) que estão a fazer a limpeza. obrigado Citar
inexperiente Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Estás a fazer uma má combinação de peixes. Pode não ser esse o problema, mas é um problema de qualquer das formas. Os tetras santa filomena, requerem um pH de 6.0 Tens aí uma mistura de peixes de águas ácidas e peixes de água alcalina. Além disso, tens a água ligeiramente alcalina e albergas peixes de águas ácidas. Citar
alfapa Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 A alimentação deve ser dada várias vezes por dia. No minimo dá de manhã e à noite. Se não conseguires, dá quando chegas a casa à noite e antes de apagares a luz, por ex. Quanto à aspiração podes fazê-lo quando tiras água para fazer as TPAs (que não dizes se fazes). Com a água das TPA podes aspirar algum lixo do fundo com a mangueira que usas para tira a água. Eu prefiro aspiradores a sério, com ar, com pilhas, ou mesmo com a água das TPAs. Quanto aos testes não te posso aconselhar, pois só uso uma marca e nunca a testei contra outras... Uso os testes quando acho que algo está menos bem.. para ter uma ideia... normalmente basta olhar para os peixes para perceber se a água está a ficar "pesada". Quanto à filtragem, O BIO CHEM é um bocado vago, usas o BIOCHEM STARS ou o ZORB? Se for o STARS ok, se for o outro parece-me que é identico ao carvão activo. Os filtros a sério são os exteriores. Normalmente o que tenho nos meus filtros é: (no sentido do fluxo da água) tubinhos ceramico , esponja grossa, ceramica porosa, bioballs, lã de vidro. Quanto ao PH parece-me que não é, pois para os tetra de olhos vermelhos (Moenkhausia sanctaefilomenae) recomenda-se um ph de 6.0 a 8.0. O que acho mais estranho é o tipo de morte que falas, normalmente parece envenenamento. Tens a bomba de ar onde? Tens usado insectida? PauloA Citar
crush Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Convinha teres testes de NO3 pelo menos. Isso mostraria se tens um bom filtro e/ou peixes a mais...Eu utilizo os testes de tiras da JBL. Medem 5 valores (ph, kH, dH, NO2 e NO3), são 50 tiras (dá para 50 testes completos, portanto) e custam apenas 20€. Um pH entre 7 e 7.5 é muito vago. Por exemplo, se for a 7, não há grande problema para os tetras. Se for a 7.5, já é uma diferença maior...Tenta arranjar testes mais precisos. Quanto à comida, não deve ser problema de variedade. No entanto, como já te aconselharam, deves dar mais vezes ao dia. E não deves compensar duma só vez a quantidade de comida, ou seja, se não deste comida de manhã, à noite não deves colocar o dobro da comida. É preferível dar comida a menos (desde que não seja em exagero, obviamente) do que comida a mais. Para saberes que quantidade de comida dar de cada vez, deves ter atenção se a comida que colocaste foi comida num espaço de 2 minutos. Tanto a que flutua, como a que foi ao fundo. Se passar desse tempo, estás a colocar demais. Vai diminuindo, até teres a noção certa. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
ctaa Publicado: Outubro 29, 2009 Autor Publicado: Outubro 29, 2009 Boas, pessoal no que se refere ao filtro uso BIOCHEM STARS, mudo cerca de 25% da água de semana a semana, só o não fazia com uma "mangueira" tirava com uma jarra de plástico. relativamente aos testes, aconselham então efectuar também o CO2, pois não o fazia! mas já anteriormente efectuei testes com os denominados de "FITA", que fazem as 5 (ph, kH, dH, NO2 e NO3), e na loja aconselharam-me a usar os atrás por mim já descritos. Já agora, por impossibilidade e não tendo outra, uso água de furo "poço", no entanto noto que o PH é normal (7) mas o KH é baixo, 1/2, no entanto disseram-me que aumentando o KH vai aumentar o PH, é verdade? como proceder e qual a melhor combinação para a generalidade dos meus peixes (guppys/platys/coridoras /limpa vidros/ peixe espada e tetras. obrigado pelas dicas. Espero que daqui em diante resulte. um abraço ao pessoal do Forum. bem ajam. Citar
Recommended Posts