Irhab Publicado Outubro 28, 2009 Share Publicado Outubro 28, 2009 Boas!!! Comecei a interessar me por esta área a pouco tempo, e depois de já ter lido algumas coisas decidi, comprar um aquário, com alguma capacidade, devido a ser mais fácil de estabilizar. Então aproveitando uma promoção no Pingo Doce comprei um aquário de 54L com filtro, e etc...Aqui fica uma foto: De seguida meti mãos a obra, colocando o substrato, e areão... Nesse dia fiquei por aqui, no dia seguinte levantei-me bem cedo e fui dar uma volta por uma ribeira, e aí encontrei pedras fantásticas, e um tronco 5* mas como me podia dar problemas no aquário optei por o guardar mas não usá-lo... Chegando a casa lavei as pedras e fervi tudo, por umas vezes... Passei para o aquário e ficou assim: Depois inseri um pouco de agua... De tarde fui as plantas, e comprei três tipos, uma pequena,uma média e uma grande, dividias em várias conforme dava... Ficando assim: Acabei de o encher e pus tudo a trabalhar colocando os devidos produtos e fazendo as medições... Agora está assim: Com isto eu pretendia opniões acerca dos peixes a colocar, e conselhos dos mais experientes, e claro opniões acerca do aquário... Obrigado... Comentem PS: poderiam dizer como por as imagens mais pequenas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
samdoce Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 bom dia tá bem giro, mas não sabia que essas plantas dava para aquário... mas também ainda não percebo nada disto.. será que me podias dizer quanto custou o teu aquário... se não for muita cusquice... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 bom dia tá bem giro, mas não sabia que essas plantas dava para aquário... mas também ainda não percebo nada disto.. será que me podias dizer quanto custou o teu aquário... se não for muita cusquice... Aquário de 54L + filtro aquapor AQ-300 + Aquecedor SCUBA 100 + lampada fluorescente 15W = 49.90 € As plantas são próprias para aquário sendo elas : - Vesicularia dubyana(musgo de java); - Lilaeopsis novea-zeelandiae(a que tem as flores brancas); - Anubias barteri; - Lilaeopsis; Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 (editado) Bem vindo ao fórum. Quanto às imagens poderás diminuí-las com um programa de edição de imagem, no entanto o próprio site/forum redimensiona as mesmas, no entanto para ser mais facil carregar as imagens (para aqueles que tenham uma ligação lenta) a redefinição é sempre recomendável. Um programa para isso? Eu uso o GIMP. Quanto ao aqua. Pessoalmente acho que terá demasiadas pedras grandes, tenta retirar algumas para ver se gostas de ver. Ganhas em espaço. O areão parece-me ser um pouco insuficiente, pois tens um boa quantidade de substrato fertil e uma camada pequena de areão e isso com peixes de fundo, com eles a revoltarem o fundo do areão, poderão chegar ao substrato fértil que se libertará para a água. Mas caso não optes por esses animais, penso que será seguro, desde que tenhas cuidado a aspirar o fundo nas manutenções que faças aquando das TPA's. Quanto aos peixes depende sempre do teu gosto pessoal, do PH da água e que peixes se adaptarão ao mesmo. Atenção à ciclagem do aqua. Vai lendo os tópicos que estão por aqui e vai perguntando. Boa sorte. EDIT: erros ortográficos. Editado Outubro 28, 2009 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 O PH da agua anda sempre nos 7 ... Quanto aos peixes de fundo eu gostaria de ter, porque assim eles facilitavam me a limpeza do aquário... As pedras essas acho que não estão em demasia, mas tu com mais exepriência aconselhavas a retirar uma ou duas era? agradecia que respondeses..obrigado... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
algarveboy20 Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Gosto do aqua, principalmente a pedra do lado esquerdo tá muito fixe, mas mudava uma coisa, punha so areão pedro para destacar as pedras e as plantas visto que tens pedras brancas..... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 Gosto do aqua, principalmente a pedra do lado esquerdo tá muito fixe, mas mudava uma coisa, punha so areão pedro para destacar as pedras e as plantas visto que tens pedras brancas..... Por acaso ca em casa já se falou disso... mas ao colocar peixes de fundo escuros não ia ficar muito bem, não??? Que achas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
algarveboy20 Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Conforme a cores dos peixes que escolheres, mas sabes que o que vai realçar sempre o aquario é a sua decoração. Mas isso tens de ver tu ao teu gosto, pois o aqua é acaba por ser uma assinatura tua. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 (editado) Conforme a cores dos peixes que escolheres, mas sabes que o que vai realçar sempre o aquario é a sua decoração. Mas isso tens de ver tu ao teu gosto, pois o aqua é acaba por ser uma assinatura tua. Eu já estive a ver numa loja, peixes , e gosto de um que lá esta do fundo e é preto, mas talvez insira um pouco mais de areao preto... mas uma coisa, como o posso colocar agora de cheio o aquário? Obrigado.. Editado Outubro 28, 2009 por Irhab Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Peixe de fundo preto, cheira-me a pleco/cascudo/peixe gato... Cuidado que crescem muito e não tens aquario suficiente para o alojar, quando este estiver no seu tamanho adulto. Deves informar-te sempre sobre os peixes, antes de os comprares. Faz o seguinte: - Quando fores à loja, pergunta o nome do peixe (preferencialmente em latim) e pergunta o máximo de informações possíveis ao vendedor sobre o mesmo (se ele te responder "não sei" a várias questões, não percas mais tempo e vai a outra loja) - De seguida e caso ele te dê as informações todas, não compras logo o peixe. Vens para casa e pesquisas sobre o mesmo. Verificas se coincide com aquilo que o vendedor disse (verifica várias fontes). Se coincidir, então provavelmente estarás numa boa loja. Caso contrário, experimenta outras. - Deves SEMPRE desconfiar do que te dizem nas lojas... Se tiveres condições para o peixe então compras, mas como referi, verifica o tipo de peixe e suas características (pH, temperatura, tamanho, alimentação, etc...) Mas estamos a avançar muito e como já foi dito, lê 1º o ciclo do azoto, antes de começares a meter peixes. Espero ter ajudado, Inexperiente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
algarveboy20 Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Pois como não tens peixes menhuns salvo erro, podes tirar a agua para uns garrafões, e tirar o outro areão isso é uma coisa até rapida de se fazer. E depois voltas a por a mesma aguá já que deve estar ciclada. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 Peixe de fundo preto, cheira-me a pleco/cascudo/peixe gato... Cuidado que crescem muito e não tens aquario suficiente para o alojar, quando este estiver no seu tamanho adulto. Deves informar-te sempre sobre os peixes, antes de os comprares. Faz o seguinte: - Quando fores à loja, pergunta o nome do peixe (preferencialmente em latim) e pergunta o máximo de informações possíveis ao vendedor sobre o mesmo (se ele te responder "não sei" a várias questões, não percas mais tempo e vai a outra loja) - De seguida e caso ele te dê as informações todas, não compras logo o peixe. Vens para casa e pesquisas sobre o mesmo. Verificas se coincide com aquilo que o vendedor disse (verifica várias fontes). Se coincidir, então provavelmente estarás numa boa loja. Caso contrário, experimenta outras. - Deves SEMPRE desconfiar do que te dizem nas lojas... Se tiveres condições para o peixe então compras, mas como referi, verifica o tipo de peixe e suas características (pH, temperatura, tamanho, alimentação, etc...) Mas estamos a avançar muito e como já foi dito, lê 1º o ciclo do azoto, antes de começares a meter peixes. Espero ter ajudado, Inexperiente O peixe que me refiro penso que seja um plecostomus. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 (editado) O peixe que me refiro penso que seja um plecostomus. Não compres... crescem muito. Alternativa: http://www.aquahobby.com/gallery/b_Parotocinclus_jumbo.php Cuidado com o pH Podes aproveitar e testar o teu vendedor... Pergunta-lhe coisas como o tamanho e comportamento do peixe e depois analisa a resposta. Pergunta também se ele aconselha a sua colocação num aqua de 54L e se ele te disser que sim, muda de loja Editado Outubro 28, 2009 por inexperiente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
algarveboy20 Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 O peixe que me refiro penso que seja um plecostomus. Esses peixes ficam grandes demais para o teu aquário, melhor uma corydora. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 Não compres... crescem muito. Alternativa: http://www.aquahobby.com/gallery/b_Parotocinclus_jumbo.php Cuidado com o pH Podes aproveitar e testar o teu vendedor... Pergunta-lhe coisas como o tamanho e comportamento do peixe e depois analisa a resposta. Pergunta também se ele aconselha a sua colocação num aqua de 54L e se ele te disser que sim, muda de loja O problema desse que me indicas-te é o pH, no meu aqua o PH é 7... é mau??? E uma corydora?? Qtos peixes de limpeza aconselhas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 Esses peixes ficam grandes demais para o teu aquário, melhor uma corydora. O ideal não era um limpa fundo, um de algas, e outro de vidro??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Os plecos crescem até 45cm. E acredita que é bastante fácil crescer até esse tamanho. Eu fui enganado por um vendedor e acabei por comprar o peixe (eu acho-o muito bonito), mas mais tarde tive que o dar para um amigo que tinha um aquário bastante maior. Quanto às corydoras, são peixes de cardume. Ou seja, deves ter sempre uns 5 ou 6 exemplares, no mínimo. Podes acrescentar uns otos para a limpeza de vidros e algas. o pH está num bom valor, pois dá para ter peixes tanto de água ácida como de água alcalina (desde que não diferenciem muito do valor de 7). Mas antes de pensar nos peixes, faz primeiro o ciclo de azoto (já te aconselharam, mas não sei se deste importância). Como fazer? Todos os dias, durante 3 semanas, colocas um pedacinho de comida no aquário VAZIO de peixes. Ao fim de 3 semanas, podes colocar um peixe. Deixas esperar uma semana e depois podes ir colocando uns 2 peixes por semana. Não ignores esta regra, ou terás mortes significativas no aquário. Para perceberes melhor o que é o ciclo de azoto, vê este tópico. Tem muita informação, de forma sucinta e fácil, para quem se inicia na aquariofilia. Relativamente à decoração, é ao gosto do dono. Pões como mais gostares. Tem atenção ao que metes na água. As pedras podem ser calcárias e fazer subir o pH. Os troncos fazem baixar o pH. Não metas pedras a mais, pois roubam-te um grande volume de água. Quanto menos água tiveres, menos peixes podes ter. O pessoal gosta de areão escuro, porque faz sobressair a cor das plantas e dos peixes. Recomendo também que metas um fundo no vidro de trás, preto ou azul marinho, de forma a dar um maior contraste aos seres no aquário e esconde os fios que passam por trás. Quanto ao tronco, podes colocar no aquário. Tens é que deixar de molho e ferver várias vezes, para não ir bactérias lá para dentro, nem para sujar a água. Depois mede o pH, pois como já disse, baixa um pouco o pH. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 (editado) Quanto às corydoras, são peixes de cardume. Ou seja, deves ter sempre uns 5 ou 6 exemplares, no mínimo. Podes acrescentar uns otos para a limpeza de vidros e algas. Só queria complementar esta informação. Quanto aos otos, só deves colocar se já tiveres algas, pois caso contrário, terás de arranjar alimentação específica para eles... Se estiver errado, alguém que me corrija por favor. Ver: Oto - Limpa vidros Editado Outubro 28, 2009 por inexperiente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Bem, vamos lá por partes e para além do que te já foi dito, já tens aqui algumas coisas em que reflectir bem antes de comprares peixes: 1º O areão que está colocado por cima do substrato, parece-me ser muito pouco ou seja, se tiveres peixes de fundo eles irão revoltar-te o areão e chegar ao substrato fertil, que se libertará mais rapidamente na água e isso não quererás pois terás um boom de algas que se alimentam de nutrientes em excesso quando não existem plantas suficientes e a iluminação ajuda. 2º Em limpezas que faças no areão (com um aspirador) ao ires demasiado fundo poderás igualmente fazer com que se libertem mais nutrientes provenientes do substrato rico que colocás-te, o que volta a dar-te os mesmos problemas que refiro em cima. 3º Existem lojas e lojas e cabe-te a ti, como aquariofilista informado saber se estás a levar um "banho" ou se estás a ser devidamente informado. Faz como te disseram: resiste à compra de peixes, informa-te nas lojas e depois ou vem aqui ou pesquisa se não te sentires à vontade para decidir ou se estiveres dúvidas. 4º Não existem peixes que comem as porcarias do aquário, existem sim peixes que se alimentam da comida que cai no fundo ou de algas. Ao adquirires peixes que são conhecidos por assegurar essas funções, lembra-te que és tu o responsável principal para a manutenção do teu aqua. 5º Otos são peixes fantásticos que não se devem criar em aquas pequenos. São muito bonitos na loja quando são pequenos mas depois tornam-se um problema para os aquariofilistas que não conhecem o animal. 6º As corydoras são peixes de cardume e são bonitas de se verem assim. 7º As pedras acho que são demasiadas, no entanto o autor és tu e se gostas delas assim tudo bem. 8º Irás sempre cometer erros e isso é normal, não te chateis por isso (bem...às vezes) mas prepara-te para ultrapassar as calinadas que faças, tendo sempre atenção aos peixes que estão à tua responsabilidade. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 (editado) Aproveito e respondo a todos... Quanto ao ciclo de azoto é o que tenho vindo a fazer nestes dias... Porque já tinha lido sobre essa matéria... Quanto ao tronco eu posso postar uma foto dele e dizerem me se vale a pena, mas agora como já inseri plantas e assim acho que não quero desfazer o que fiz, ou não é precisso desfazer? Agora em relação aos peixes na zona onde vivo não tenho muitas opções, alías só há uma loja com peixes de agua quente... Há forma de os mandar vir ou assim??? Não pretendendo já adquirir nenhum peixe podem me dizer uma boa equipa de limpeza??? e quantos peixes acham que posso inserir neste aqua? Agradecia a respostas, e vou ter em atenção as dicas e conselhos que me dão, o meu muito obrigado pela vossa disponibilidade. Editado Outubro 28, 2009 por Irhab Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Aproveito e respondo a todos... Quanto ao ciclo de azoto é o que tenho vindo a fazer nestes dias... Porque já tinha lido sobre essa matéria... Quanto ao tronco eu posso postar uma foto dele e dizerem em se vale a pena, mas agora como já inseri plantas e assim acho que não quero desfazer o que fiz, ou não é precisso desfazer? Agora em relação aos peixes na zona onde vivo não tenho muitas opções, alías só há uma loja com peixes de agua quente... Há forma de os mandar vir ou assim??? Não pretendendo já adquirir nenhum peixe podem me dizer uma boa equipa de limpeza??? e quantos peixes acham que posso inserir neste aqua? Agradecia a respostas, e vou ter em atenção as dicas e conselhos que me dão, o meu muito obrigado pela vossa disponibilidade. CrystalRed - Podes encomendar peixes daqui. Nunca o fiz, mas em relação ão feedback, é muito bom. Como já te foi dito, podes usar as cory. Elas não limpam a sujidade, mas comem restos de comida do fundo e ajudam na limpeza, pois ao remexerem o fundo, fazem com que a sujidade levante, sendo mais facilmente recolhida pelo filtro. Tens tambem a cobrinha kuhli que ao remexer o fundo, faz o mesmo efeito. Para algas, tens o cascudo pit bull (mas atenção ao pH), os oto (só deves usa-los se tiveres mesmo algas) ou ainda os Comedores de Algas Chineses (que não te aconselho, pois crescem muito e terias de trocar o peixe, conforme ele fosse crescendo). Por outro lado, também podes usar camarões, pois estes serão excelentes na limpeza Lista de peixes. Procura nessa lista pelos Invertebrados. Em relação ao tronco, seria uma mais valia, pois além de dar abrigo/esconderijo aos peixes, dá uma beleza extra ao aqua, assim como ajuda a baixar o pH da água, podendo, no teu caso, pois já tens o pH a 7.0, torna-la mais ácida e assim podias ter as espécies que pretendes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 CrystalRed - Podes encomendar peixes daqui. Nunca o fiz, mas em relação ão feedback, é muito bom. Como já te foi dito, podes usar as cory. Elas não limpam a sujidade, mas comem restos de comida do fundo e ajudam na limpeza, pois ao remexerem o fundo, fazem com que a sujidade levante, sendo mais facilmente recolhida pelo filtro. Tens tambem a cobrinha kuhli que ao remexer o fundo, faz o mesmo efeito. Para algas, tens o cascudo pit bull (mas atenção ao pH), os oto (só deves usa-los se tiveres mesmo algas) ou ainda os Comedores de Algas Chineses (que não te aconselho, pois crescem muito e terias de trocar o peixe, conforme ele fosse crescendo). Por outro lado, também podes usar camarões, pois estes serão excelentes na limpeza Lista de peixes. Procura nessa lista pelos Invertebrados. Em relação ao tronco, seria uma mais valia, pois além de dar abrigo/esconderijo aos peixes, dá uma beleza extra ao aqua, assim como ajuda a baixar o pH da água, podendo, no teu caso, pois já tens o pH a 7.0, torna-la mais ácida e assim podias ter as espécies que pretendes. Sabes de alguem que tenha encomendado daí?? Mas posso ter uma cory só??? ou em cardume??? Pois a minha irmã fala que gostava de ter um camarão lá junto com os peixes... está aqui uma tarefa dificil de fazer... a escolha dos peixes... Então para limpeza qtos peixes são necessários??? ps: tenho intenções de inserir aí uns 8 neons... Obrigado... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 N pessoas aqui do fórum assim como o próprio feedback na página da loja. Podes ter uma cory apenas, mas não deves. Até podes por um Óscar, mas não deves... Quanto à limpeza, ela deve partir ACIMA DE TUDO de ti. Não te preocupes com isso e se fizeres as respectivas TPAs e sifonagens de fundo, limpeza do filtro e remoção de algas dos vidros, terás um aqua limpo. Quanto à escolha dos peixes, ela deverá partir de ti e NINGUÉM te pode ajudar nisso. Terás de ler as suas características/comportamentos e escolher, da forma mais sensata possível, os peixes que pretendes inserir. Ao colocares 8 neons, já atingiste metade da capacidade do aqua. Tem em conta o tamanho adulto dos restantes peixes e faz a escolha, a partir daí. A aquariofilia exige paciência... Perde uma ou duas horas, a ler TODOS os peixes daquela lista que te enviei e então poderás escolher, os que queres e podes e excluir os que não gostas e que não podes colocar. Vai apontando os peixes numa lista e depois de teres um resumo dos mesmos, mais facilmente poderás ser aconselhada em relação a estes maravilhosos seres. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Irhab Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2009 Vou seguir o teu conselho... O problema é que os neons queremse em cardume também... daí a ter que ter no minimo uns 6 não?? ou estou errado?? Pois talvez adquira um camarão e um que me trate de papar as algas e o resto compro de outros peixes... Tu que peixes tens por exemplo??? alias tens algum post com o teu aqua??? se sim diz m para dar uma olhadela... Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
inexperiente Publicado: Outubro 28, 2009 Share Publicado: Outubro 28, 2009 Vou seguir o teu conselho... O problema é que os neons queremse em cardume também... daí a ter que ter no minimo uns 6 não?? ou estou errado?? Pois talvez adquira um camarão e um que me trate de papar as algas e o resto compro de outros peixes... Tu que peixes tens por exemplo??? alias tens algum post com o teu aqua??? se sim diz m para dar uma olhadela... Obrigado Não estou a dizer que há problemas em colocares os 8 neons. Sim, são peixes de cardume e querem-se em algum numero. Estou apenas a dizer, para teres cuidado, depois dos 8 neons, para não colocares muitos mais peixes. No caso de peixes pequeno a regra é simples 1 litro, por cada cm de peixe adulto. Visto o neon crescer até 3cm, = a 24 litros. O teu aqua, só tem 54L, mais pedras e substrato, esse numero reduz consideravelmente. Eu, como o nick indica, sou novato também por estes lados. Tenho aqua e está em fase de ciclagem desde dia 11/10/2009. Tudo o que tenho respondido, deve-se a 3 semanas de leitura intensa, nestes e noutros fóruns, assim como perguntas chatas a tudo e todos. Mas posso-te garantir, que um aquariofilista informado, vale por 20. O meu aqua, será comunitário de peixes ligeiramente alcalinos (guppies, platys, espadas e mollys), mas tal como tu, também ainda não tomei a decisão final e essa, vai depender de muitas outras coisas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts