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Olá,

 

Aqui vem mais um aquariófilo de água doce que quer mergulhar na água salgada, após largos anos (+ de 10) de plantas, filtros, botias e Discus!! O meu actual aquário de água doce é um de 200l plantado com um casal de discus entre outros habitantes! Podem consultar aqui:

 

Revolução Comunitário 200l - Aquariofilia.net

 

E neste momento, ou era montar um plantado maior de 150cm com mais qualidade, ou dar o salto…para os corais e os peixes palhaços…lol…literalmente!!:sbSourirb

 

Assim, pretendo desmontar o plantado assim que tenha todo o material e o mínimo de “know how” para me iniciar relativamente seguro em água salgada! Portanto, estou na parte de planear tamanho de aquário, sump, equipamentos e por isso venho aqui pedir a vossa ajuda, que nestas coisas da aquariofilia vale ouro!! Quer pela informação de experiências passadas, quer no aconselhamento de produtos com a melhor relação qualidade/preço!

 

Estava a pensar montar um aquário médio…para poder ter alguns animais, bastantes corais duros e moles, mas que não seja muito grande, para que as despesas não disparem! Assim, baseei -me em alguns aquários aqui do fórum…os plagiados foram o André Silvestre, o Jorge Gonçalves, o Rui Feliciano e o meu vizinho desconhecido Pedro Nuno Carvalho (Coimbra)! Espero que não levem a mal! Li com todo o cuidado os posts deles com toda a evolução dos aquas e claro já li os óptimos posts de iniciação à água salgada…bem como quase todos os artigos da Bioaquaria, ou seja, já percebo um pouco (mt pouco) a linguagem salgada…

 

O setup que estava a planear é o seguinte: :eusathink:

 

Aquário - 120:60:55 ou 130: 55:55 (CxLxA) …Acho que mais comprido causa sempre mais impacto, não?... é que já tenho um de 120cm… Ficaria com 350L reais!

Sump - 70 x 40 x 50, com 3 divisórias; estava a pensar fazer um pequeno refúgio para colocar macroalgas!

Escumador - Deltec APF 600 (parece consensual que é um óptimo escumador com boa relação preço/qualidade)

Circulação - 2 x Tunze Turbelle Nanostream 6055 , talvez com multicontrolador Tunze 7095 (Actualmente está 1x Tunze 6045 + SunSun, mas depois passa para a Vortech MP40W)

Aquecimento - 1 x Jager 300W + 1 Jager 200W (segurança…se um avariar)

Iluminação - Calha com 8 x 54W T5 by Aqua Eden (calha que já tenho Aquart T5 4*54W)…espero que seja suficiente…pelo que li e vi parece-me bastante bem!

Rocha Viva - não faço ideia ainda… 25-40kg da ilhas Fiji…em 2 fases

Substracto – 4cm de Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm

Bomba Retorno – [/b][/b][/b][/b]ab Aqua Medic Ocean Runner OR 3500

Reposição água – AquaMedic Osmoregulador

Reactor de Kalk – talvez o da Tunze reactor de cácio/kalk 5074 + o osmoregulador (ta com um DIY)

Reactor de Cálcio – talvez o da Tunze ligado ao Tunze Osmoregulador… penso ser necessário para bons e coloridos SPS e neste caso já não preciso do reactor de kalk não é isso? (mais tarde entra o metodo de Balling)

 

O que pretendia é um aquário do género dos que plagiei, em que pudesse manter peixes reef safe, não muito difíceis e claro a magia do resto das outras formas de vida: corais duros e moles, bem como alguns equinodermes e crustáceos… Muito devagar é claro…para não fazer asneira!!

 

O que acham do Setup? O que alteravam?

 

Dúvidas existenciais: :confused4:

 

- Água artificial proveniente de osmose inversa, com Red Sea Coral Pro Salt (para evitar ao máximo algas…tb estou em Coimbra, o mar não está assim tão perto!! Apesar da água aqui ser bastante boa!)

 

- Substrato com alguma granulometria para evitar os problemas da areia…como o Rui Feliciano teve e para poder sifonar de vez em quando e evitar algas! Ou seja, a Bio-Activ Live® Aragonite Reef Substrate com granulometria de 1-2mm parece-me bem! Boa relação qualidade/preço? Deve permitir ter alguns animais que usam o areão para se esconder e viver! Não pretendo DSB, pois após ter lido bastantes coisas, pareceu-me que traz mais desvantagens que vantagens!

 

- Pretendo colocar bastante rocha viva, 40kg? Para ter uma boa “filtração” do aquário!

 

- A Sump…não sei bem que dimensões…nem percebo como desenham as divisórias, mais abaixo ou mais acima e quais as dimensões! Não encontrei informação… Acham que devo colocar um pequeno refúgio para as macroalgas? Parece-me uma boa ideia pelo que vi em vários aquários, para manter os fosfatos, nitratos em valores baixos de uma forma natural, sem ser com resinas (só para emergências)!

 

- Usar Reactor de Kalk ou fazer suplementações individuais de cálcio, alcalinidade e magnésio? Ainda me escapa esta parte…vou continuar a ler !! Sabendo que pretendo ter corais duros LPS e SPS…mas não uma floresta…

 

- Ou Reactor de Cálcio…Qual e como dosear? Talvez o da Tunze e acoplar o sistema de CO2 que já tenho do plantado… e assim dispensar o kalk não? Muitas dúvidas aqui….

 

- Estou a pedir orçamentos de aquários à Naturline, Vidromoldura e Natural Aquario…parecem-me ser as melhores opções em qualidade e preço!

Conhecem outras?

 

- Por ultimo, têm links onde possa ver mais alguns guias de como montar passo a passo (a bricolage dos tubos…é o que mais me assusta !! ), bem como características dos animais que pretendemos adquirir…

 

- E agora sim, para acabar, gostava de conhecer alguns dos aqua de água salgada aqui das redondezas, Coimbra, e uma ajudinha agora no planeamento e mais tarde na montagem…era fantástico!!

 

Obrigado pela ajuda! ;)

 

 

Abraço

João Gomes ( e Vasco Gomes...brother) :thumbup3:

Editado por jc.gomes
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Top Posters In This Topic

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Boas

 

Caro amigo bem vindo a este maravilhoso mundo.

 

depois de ler o teu setup, apenas me sugere dar uma opinião

 

Se em vez do sistema tunze para a circulação, não seria bem melhor colocares uma Vortech MP40W, que te permite regular a intensidade de força e tens bomba para um futuro upgrade que possas fazer. Para alem de te ficar bem mais barato, e com consumos de W menores.

 

Abraço e boa Sorte

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

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Olá,

 

Obrigado pela opinião... :shocked028: deixaste-me a pensar!!

Já ouvi falar muito bem dessa bomba de facto! Agora não percebo muito bem como é que esta consegue fazer melhores circulações que 2-3 Tunze nanostream, pelo menos foi o que li! Conheces algum review ou pessoal que a esteja a usar com sucesso nestes aquas de 300-400l?

Agora é é um pouco carota...à volta de 400€...enquanto que 2 nanostrem com controlador ficaria por volta de 250-300€!

Consome menos a vortech, do que as 2 nanostream?

 

Entretanto estive a ler mais umas coisas e acho que vou optar pelo metodo de balling, em vez dos reactores de calcio e Kalk!

Acho que é mais facil de regular com as bombas doseadoras e alem disso tenho acesso a reagentes de laboratorio, o que me permite fazer as soluçoes de calcio, Kalk e magnesio...entre outras! O que achas?

 

Abraço

João Gomes

Publicado:
Olá,

 

Obrigado pela opinião... ;) deixaste-me a pensar!!

Já ouvi falar muito bem dessa bomba de facto! Agora não percebo muito bem como é que esta consegue fazer melhores circulações que 2-3 Tunze nanostream, pelo menos foi o que li! Conheces algum review ou pessoal que a esteja a usar com sucesso nestes aquas de 300-400l?

Agora é é um pouco carota...à volta de 400€...enquanto que 2 nanostrem com controlador ficaria por volta de 250-300€!

Consome menos a vortech, do que as 2 nanostream?

 

Entretanto estive a ler mais umas coisas e acho que vou optar pelo metodo de balling, em vez dos reactores de calcio e Kalk!

Acho que é mais facil de regular com as bombas doseadoras e alem disso tenho acesso a reagentes de laboratorio, o que me permite fazer as soluçoes de calcio, Kalk e magnesio...entre outras! O que achas?

 

Abraço

João Gomes

 

Boas

 

De facto tomando em linha de conta as 6055x2 + Multicontrolar tunze, sim de certo que ficara mais barata.

 

No entanto existem pelo menos 2 membros a quem podes pedir a tua opinião

 

André Silvestre e João Judicius

 

Abraço

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

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Olá João,

 

O setup parece-me bem, embora o escumador possa ser curto a longo prazo mas isso o tempo dirá.

 

Como disse e bem o Paulo, uma MP40 para esse aquário chega-te perfeitamente pois é uma bomba que movimenta um grande volume de água em termos de " área". É bastante abrangente ao contrário das Tunze que são mais direcionadas e é esta a razão que te permite obter circulação de água em 60cm de largura e 50cm de altura ao longo de, pelo menos, 150m de aquário com correntes aleatórias descendentes ( na extremidade do aquário oposta à bomba) e ascendentes ( na extremidade do aquário onde a bomba está acoplada).

 

Em relação às Nanostream 6055 + Multicontroller, duvido que encontres a 250€-300€. O conjunto, novo, custa seguramente mais de 450€ e não me parece que haja muita gente com este material ao ponto de encontrares em segunda-mão. Ainda assim e na minha opinião, não há comparação possível. Ficas bem melhor servido com a Vortech.

 

No que diz respeito ao Método de Balling, acho que é um excelente substituto do reactor de kalk + reactor de cálcio e uma vez que tens acesso aos reagentes de laboratório, é de aproveitar ( presumo que reagentes de laboratório tenham um grau de pureza superior aos reagentes comercializados pelas marcas). No entanto, aconselho-te a perder mais algum tempo a estudar que tipo de aplicação, dentro do próprio método, pretendes para o teu aquário e se estás disposto a realizar testes iniciais e frequentes com o objectivo de acertar os valores por tentativa e erro ( digo isto porque há muita gente que não tem paciência para fazer testes à água). Também é preciso perceber que estamos a introduzir elementos químicos na água e mexemos mais na componente iónica do que através dos métodos considerados naturais ( reactores) e, como tal, pode haver consequências para os corais mais sensíveis ( sps) senão formos metódicos e cuidadosos nas doses e concentrações a usar, já para não falar na qualidade dos reagentes. Se estiveres disposto a fazer as coisas " by the book", correrá tudo bem.

 

 

Abraço,

André

Publicado:

Olá André,

 

Desde já os meus parabens pelo teu reef em desenvolvimento...vai no bom caminho!!

No planeamento deste aquario tenho seguido a par e passo o que fizeste com o teu!! Aliás o facto de estar a pensar usar o metodo de Balling deve-se também a ti e a outros users aqui do forum e do reefforum que começaram a arrumar os reactores de calcio e a ligar as bombas doseadoras :drool3:

Ai fui ler mais um pouco sobre esse método e agradou me muito! Estou agora a ler mais para na altura que precisar, provavelmente só depois da maturação....ate ai usarei kalk homemade...não haver grandes erros!

Tu e a malta que esta a começar a usar esse metodo é que podiam criar um daqueles threads a explicar o metodo e a vossa experiência! :puppydogeyes:

Que soluções estas a usar? Quais são os consumos de cada solução neste momento? Também colocas em tempos diferentes os varios componentes como é recomendado por alguns?

E sim já vi que existem uma data de variaçoes do metodo...light, classic...

 

Mais... foi também pela tua alteração de para a vortech MP40 e pelo comentario do user paafc que estive a ler mais uns reviews e de facto estou rendido...Bomba fantastica!! Quer pelo tamanho e design, sem fios dentro do aqua, quer pela performance!!

 

Agora relativamente ao escumador...o que sugeres? Este pareceu me uma boa relação qualidade/preço e é recomendado por muitos! Não estou muito a vontade nesta parte...lol nem com outras aqui na agua salgada...apenas tenho esta opiniao pelos exemplos de reef's que tenho visto e pelos comentarios de quem as tem!!

 

 

Abraço e obrigado pelas opniões :thumbup3:

João Gomes

  • 3 semanas depois...
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Galery:

gal.php?g=aqua1.png

 

aqua1.png

 

aqua2z.png

 

O que acham do tamanho da coluna seca? E dos furos?

aqua3.png

 

aqua4.png

 

aqua4.png

 

A sump não sei se estará bem...foi o que fui vendo noutros aquários...

 

sump2.png

 

sump3.png

 

Vou usar o esgoto directamente para a entrada do escumador, com um Y antes, e torneiras para regular a entrada de água no escumador...e o que sobra vai para a sump!

 

O filterbag será colocado logo na 1ª divisória para não haver acumulação de detritos no refúgio, onde colocarei rocha viva e/ou macroalgas. Depois entre a 2ª divisória e a 3ª colocarei mais algumas resinas ou lã filtrante (renovação semanal)... Ou seja dupla filtragem mecanica/quimica se necessário!

O que acham do desnível de 1cm entre 1ª divisória e 2ª ? É para ajudar a água a ir mais rapidamente para a bomba de retorno...

 

Sump com o filterbag:

filterbag.png

 

Geral:

movelprateleirasportas.png

geralq.png

 

- Armario com Sump

- Aqua com agua de osmose

- Aqua para agua de TPA

- Jerrican de agua "usada"

- Pratelerias para colocar bombas doseadoras e jerricans de Balling

- Na parte de tras fichas triplas, Bomba de Ar, Filtro UV 11W

Publicado:

Boas,

 

Bem, com tudo tão bem projectado, este sistema tem tudo para vir a ser um grande sistema!

 

Eu apenas não sou muito apologista das lãs e resinas, unicamente porque gosto de deixar tudo mais simples e não forçar o sistema a procedimentos que não os seus naturais, tal como desmontei ontem o meu mini-refugio que julgo para alem de em nada estar a ajudar o aquário, parecia-me a causa de alguns nitratos constantemente presentes na água, aliado claro por uma falta de tpas.

 

Vou manter-me muito atento a este projecto :x-mas:

 

Boa sorte, e continua com o bom trabalho :D

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

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Boas,

 

De facto estou a tentar fazer as coisas bem planeadas para não ter muitos dissabores e claro para poder ter uma bela gota de oceano na sala... :medieval_mace:

 

Só irei usar materias filtrantes se necessario, sem duvida! E sempre em termos de filtragem mecânica fina, para ter a água cristalina!!

 

Algumas dúvidas:

1- Como vou colocar balling não sei se hei de começar logo de inicio ou se basta pingar Kalk durante a noite com um sistema DIY? E só mais tarde avançar para o balling light?!

2- Qual a melhor ordem? Assim: 1º rocha viva curada; 2º epquipa de limpeza de algas; 3º corais duros? e anemonas; 4º palhaços, camraoes, gobies,...mandarins, tangs?!!

3- Quem me vai arranjar a macro-alga Chaemophorfa... :| ...Verissimo... :)

4- Que layout fazer...sabendo que é mt importante e marcante para a beleza de um aquario...fontes: Verissimo, Rui Feliciano,

 

Em principio a ver se começo a curar a rocha (Fiji fresquinha made Bubbleshop) lá para meio de Dezembro, num cubo que tenho, para mais facilmente mudar a água!

Lá para Janeiro conto montar layout no aquario principal! :P

 

Ab

João

Publicado:

Olá João

 

pareces estar a ler muito o que é de si uma componente essencial para uma manutenção a longo prazo neste hobby a par da carteira! :oops:

 

Faço minhas as palavras do André no que respeita ao Balling. Um reef dá trabalho, significativo! Quem pensar que é só meter água para dentro e depois as coisas aparecem sozinhas está no bom caminho para a desilusão. O que quero dizer é que há sempre alguma coisa que não está bem e tentamos saber o porquê e nesse processo acabamos por arranjar uma coisa e estragar outra, etc. Os primeiros (longos) tempos são uma aprendizagem constante, se encarares isto como um desafio, optimo, se mesmo antes disto achas que já tens todo o tempo ocupado, pois...

No Balling temos de ser extremamente metódicos nos testes à água, isto significa tempo investido a fazer os testes semanalmente ou, na pior das hipoteses quinzenalmente, (e, no inicio, todos os dias) e também a nivel financeiro pois cada teste bom custa entre 11 a 18 Euros se bem que dá para uns bons meses e necessitas de 3 testes e um refractometro (de preferencia).

 

De resto a nivel de equipamento penso teres a lição bem estudada e estares pronto a evitar erros que outros cometeram o que é sempre optimo. Não sei se já te decidiste em relação às medidas finais do aquário (mencionas duas hipoteses) mas eu neste momento priveligio muito mais a profundidade do que o comprimento, ou seja, podendo ter um aquário com 70, 80 ou mais cms de profundidade é sempre preferivel. A profundidade é fantástica num aquário a nivel das possibilidades de construção de layout.

 

Venha ele!

 

Abraço,

Rui Feliciano

Publicado: (editado)
No Balling temos de ser extremamente metódicos nos testes à água, isto significa tempo investido a fazer os testes semanalmente ou, na pior das hipoteses quinzenalmente, (e, no inicio, todos os dias) e também a nivel financeiro pois cada teste bom custa entre 11 a 18 Euros se bem que dá para uns bons meses e necessitas de 3 testes e um refractometro (de preferencia).

Refractometro ja comprei na Aquaristic (50€). Em principio fico ja com equipamento para imensos anos.

Relativamente aos Test Kit optei pela JBL. Porque?

Para agua doce eles têm testes muito bons e muito precisos e de boa qualidade. Portanto suponho que a qualidade se mantenha para agua salgada.

O preço é intermédio.

No entanto a JBL para cada teste que comercializa tem uma versão Refillable que custa 50% menos que o test Kit original e que so vem os líquidos (tubos, plásticos, papeis instrução, etc não vêm porque ja temos da versão completa).

Aqui o objectivo foi primeiro qualidade e depois pensar no longo prazo em custos com as versões refillable. Ao inicio fica um pouco mais caro mas muito mais barato a longo prazo.

 

 

De resto a nivel de equipamento penso teres a lição bem estudada e estares pronto a evitar erros que outros cometeram o que é sempre optimo. Não sei se já te decidiste em relação às medidas finais do aquário (mencionas duas hipoteses) mas eu neste momento priveligio muito mais a profundidade do que o comprimento, ou seja, podendo ter um aquário com 70, 80 ou mais cms de profundidade é sempre preferivel. A profundidade é fantástica num aquário a nivel das possibilidades de construção de layout.

 

Venha ele!

 

Abraço,

Rui Feliciano

 

As medidas são 130*60*55. Por um lado a largura é boa para o Layout, mas por outro lado li que os Acanthurus precisam acima de tudo aquários compridos de no mínimo 4 feet e intermédio 6 feet.

Ao ir para os 130cm fico ligeiramente acima do mínimo para eles correrem o aquário.

Queria colocar dois Acanthurus. Um Hepatus e um Leucostemon.

Depois seriam 2xocellaris + 2x ocellaris B&W. (ainda tou a ver quais anemonas teria que por. Tava a pensar numa Entacmaea quadricolor short tentacle e falta-me uma Long Tentacle. Ideias?)

 

Depois um Zebrasoma flavescens e um Chaetodon auriga.

Peixes anjo não faço ideia? A ideia que tenho é que ficam demasiado grandes e os Acanthurus ja são enormes.

E pronto a lista de peixes para ja é muito curta porque quer os hepatus, quer o Zebrasoma quer o Chaetodon penso que ficam com tamanhos bastante grandes.

Mas queria um peixe anjo (são caros!) e uns gobies mas não tenho grandes ideias.

 

A areia que encomendei é esta:

tropic_eden_miniflakes_z1.jpg

 

2 sacos de 13,6Kg cada com granolumetrias diferentes. Um de 2mm e outro de 3.5mm.

A escolha veio porque era a única disponível na Aquaristik e na ReefCentral dizem maravilhas dela. (a sua cor é branca apesar de na imagem aparecer azul)

Editado por jc.gomes
Publicado: (editado)

Olá,

 

Eu não tenho uma opinião boa da JBL para água salgada...foi o que usei em água doce, também pelo motivo de existirem recargas mas, a nivel de agua salgada e, se bem me lembro, a escala de valores dos testes JBL está a anos luz, por exemplo, da Salifert em termos de precisão. penso não me estar a enganar...

Salifert, ELOS, API, são boas marcas de testes para água salgada.

 

EDIT - estive a ver e os testes que usava na água doce eram os da Nutrafim, também com versão recarregável. Portanto o que escrevi acima é para ignorar pois não tenho experiencia com testes JBL .

 

Abraço,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Publicado: (editado)
Olá,

 

Eu não tenho uma opinião boa da JBL para água salgada...foi o que usei em água doce, também pelo motivo de existirem recargas mas, a nivel de agua salgada e, se bem me lembro, a escala de valores dos testes JBL está a anos luz, por exemplo, da Salifert em termos de precisão. penso não me estar a enganar...

Salifert, ELOS, API, são boas marcas de testes para água salgada.

 

Abraço,

Rui Feliciano

Eu basicamente andei na net a ver os panfletos e do que pesquisei fiquei agradado nuns da JBL outros da Salifert outros da Seachem. Basicamente foi muito difícil escolher.

Os melhores são os da Seachem penso eu, mas têm preço a condizer.

Os da Salifert depende dos testes. Lembro-me que o NO3 da Salifert é uma treta e outros têm umas instruções que é quase preciso tirar um curso para perceber como fazer o teste :)

Os da JBL tb depende. Tem alguns precisos e com uma boa escala de cores outros com escalas mais manhosas.

 

Ate cheguei a fazer uma tabela comparativa com Tetra, JBL, Salifert, Seachem, etc inda perdi umas boas horas com isto.

No entanto na prática não conheço nenhum, portanto seja o que Deus quiser :P

No entanto prefiro medir mais vezes e ter uma ideia bastante aproximada do que ter um valor muito preciso mas so poder medir em espaço de tempo muito mais largos.

 

Btw tb tenho aqui uns da Nutrafim que vou aproveitar da agua doce para salgada mas tb não gosto mt deles e so vão ficar até terminar de gastar o resto dos liquidos.

Editado por jc.gomes
  • 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Novo Update:

 

Calha Solstar 8X54W + Led moonlight (Aqua-Eden)

 

dsc05876x.jpg

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1- Philips Activiva

2- Osram Skywhite

3- Sylvania CoralStar Actinic

4- Philips Activiva

5- Sylvania CoralStar Actinic

6- Osram Blue

7- Sylvania Aquastar

8- Philips Activiva

 

 

Fiji Live Rock 22Kg (Bubbles-Shop)

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- Também ja ca estão os aquários. Falta o movel e a mega-encomenda da Aquaristic.

- Que acham da calha/lampadas/Leds Moonlight.

 

- Que acham da Live Rock?

- Neste momento esta num cubo com 55L de agua com oxigenador + 2 Bombas filtrar + Tunze 6045 + carvão activado. O carvão segundo li ajuda a manter a água cristalina. Que acham?

- 8h após meter a rocha no cubos os parâmetros da água eram:

PH- 8++

Salinidade - 1.022

NO2- 0.75mg/l

KH- 10

NO3- 5mg/l

PO4- 0 a 0.25mg/l

O2- 6ppm

 

A live rock vai ali permanecer por umas boas semanas. Quanto tempo acham que deverá ficar a curar? E quais procedimentos para curar a rocha durante este periodo?

 

De momento so tenho teste de NO2, de amonia não porque so é para agua doce. O NO2 é um bom indicativo certo?

Editado por jc.gomes
Publicado:

Viva, a calha penso que é porreira!

A rocha viva tem um bom aspecto, não tens nenhum escumador nesse cubo? Tens feito TPA`s? Sim o carvão é muito bom para meter a água cristalina, mas não metas em excesso...

 

 

A meu ver depende dos testes que efectues ao longo do tempo.. em relação a não haver desiquilíbrios...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:
Viva, a calha penso que é porreira!

Tb penso que sim. Low profile e é de 8X54W. E o preço foi muito baixo relativamente ao que se encontra no mercado.

Eu tb não tenho jeito nenhum para DIY portanto era impossivel ir por essa via. No entanto brevemente vou aqui apresentar aqui um DIY de Kalk e de metodo de Balling.

 

A rocha viva tem um bom aspecto, não tens nenhum escumador nesse cubo? Tens feito TPA`s? Sim o carvão é muito bom para meter a água cristalina, mas não metas em excesso...

 

Escumador ainda não tenho. Deve chegar esta semana (APF600).

TPA's ja fiz uma e brevemento volto a fazer outra de cerca de 50% (27 litros). Os NO2 e NO3 antes da TPA tavam muito altos, ja a amónia estava relativamente baixa.

Tava a pensar por uma resina para controlar os NO2 e NO3?

 

De qualquer das formas penso que é normal no processo de cura passar por esta fase de picos de valores. A vantagem é que ao tar num cubo pequeno as TPA's são muito pequenas. Se fosse num tanque de 500litros tinha que gastar muito mais recursos (agua e sal).

Publicado:

viva, que resindas estasa pensar colocar?

 

Se não tens escumador eu faria o seguinte, mudava 80% por semana...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:
viva, que resindas estasa pensar colocar?

 

Se não tens escumador eu faria o seguinte, mudava 80% por semana...

Viva, sobre resinas não faço ideia.

Primeiro porque não sei quais são adequadas para agua salgada e segundo porque a resina que queria encomendar da seachem tavam esgotadas na aquaristic:

http://www.seachem.com/Products/Filtration.html

 

Portanto agora so la tenho o carvão e ainda nao sei que resina comprar. Seachem purigen?

 

Relativamente a mudar agua mudei 50% de agua 48h após chegar a rocha e a próxima será la para quarta feira outra vez 50% e assim vai continuar ate estabilizar no cubo.

Publicado: (editado)

Novo update:

 

Posso começar pela Sump + Aquario 130*60*55 + Aqua reposição + Aqua TPA: (Vidromuldura)

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image00018a.jpg

 

Deltec APF600 (sem tar em funcionamento e também a rodar):

image00023a.jpg

image00007a.jpg

 

- Ainda não sei bem como é que se calibra, mas nas primeiras 24h deitou bastante liquido sujo para o copo.

 

Rocha morta em tanques (26Kg Aquaristic):

image00025aq.jpg

 

- Nas primeiras 24h a agua ficou muito amarela e com um cheiro esquisito

- Entretanto mudei-lhe a agua. Tem simplesmente uma bomba, aquecedor e é agua normal da torneira sem sal.

 

AquaMedic Nivoumat + Refratometro + SunSun + Tunze 6045:

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image00003vj.jpg

image00006s.jpg

 

Unidade de osmose inversa (Aquili RO/DI):

image00012k.jpg

image00026p.jpg

 

Bomba de reposição. Ocean Runner 3500:

image00014.jpg

 

Tubagens para ligar o Aquario á Sump:

image00021.jpg

 

Escumador ligado no tanque da rocha viva (a saida do escumador para o tanque ta com um tubo de casa de banho que funciona incrivelmente bem):

image00024m.jpg

 

Test Kits (No2, No3, etc) + ReefDeep (banho de 10 minutos para os corais) + Food + Sal+ etc:

http://img198.imageshack.us/g/image00028a.jpg/

 

Finalmente o sistema DIY que fiz para pingar kalk e que triplicando serve para fazer o método de Balling:

image00015.jpg

 

- Basicamente existe um deposito onde se liga essa peça. O que se vê é uma electrovalvula de maquina de lavar (Leiritronica) ligado a um equipamento de soro que pinga. A electrovalvula ta ligada a um programador e liga/desliga como programado. A forma de funcionamento é por gravidade. O deposito de 2.5L ou 5L está numa posição um pouco mais alta, liga a electrovalvula depois ao sistema de soro e pinga para a sump.

Sistema bastante simples que testei e funcionou nos testes que fiz. Depois ainda vai levar umas torneiras e curvas. No final e em principio vou fazer o Balling com este sistema. Ao início fica para kalk.

 

- So falta nas fotos 44Kg de RedSea Coral pro Salt + 8Kg de outro sal e 2 sacos com a areia do areao de 13Kg. A areia é a que está mais acima.

- Finalmente so falta o movel para poder arrumar isto tudo...

- A rocha viva tem tado no tanque agora com o escumador com valores bastante elevados de Amonia, NO2 e NO3. Penso que nesta fase é normal.

 

- Uma medida que quero implementar é limpar tudo e ciclar tudo antes de entrar no tanque. Quer a rocha morta, quer viva estão a ciclar. A areia tb irá estar a ciclar.

- Os corais pretendo tb fazer um banho de 10 minutos com o reefdeep antes de entrarem. Os peixes tb pretendo fazer quarentena. Ainda não comprei produtos para a quarentena dos peixes, tenho que ver que medicamentos serão melhores....

 

- Encher o tanque principal? Penso que ainda demorar algumas semanas. Pelo menos até o cubo onde ta a rocha viva ficar com valores de nitritos, nitratos e amonia bastante baixos e so ai posso encher com água.

- Aquascaping: Tou sem ideias. A única ideia que tenho é fazer duas ilhas, agora fazer isso com estas pedras todas é que vai ser muito complicado. Ideias?

Editado por jc.gomes
Publicado:

Boas, está tudo no bom caminho.

 

Um conselho, vai preparando a água toda que vais precisar em jerricans, e monta o layout no aqua a seco, claro após inserires o areão, torna-se muito mais fácil de mexer, após isso metes a água. :confused4:

 

Cumps.

 

 

 

 

Publicado:
Boas, está tudo no bom caminho.

 

Um conselho, vai preparando a água toda que vais precisar em jerricans, e monta o layout no aqua a seco, claro após inserires o areão, torna-se muito mais fácil de mexer, após isso metes a água. :)

 

Cumps.

Viva, neste momento ando a ver de sítios onde vou poder armazenar água para fazer isso mesmo.

Relativamente a montar o layout as peças que tenho da rocha morta são todas bem grandes. As da rocha viva ja são bastante mais pequenas.

 

Sei que queria fazer duas ilhas mas não sei como encaixar aquelas pedras todas a nível de disposição.... ainda tenho que ver a melhor forma.

Tava a pensar fazer uma ilha mais pequena do lado direito com 2 reefplates e do lado esquerdo outra ilha bastante maior e quase encostado ao vidra de tras e lateral.

 

Relativamente á rocha viva. A agua está com a amónia, NO2 e NO3 em valores altissimos . Suponho que seja normal e que o processo de cura ainda vai demorar umas boas semanas? (so passaram 5 dias desde a entrega)

  • 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Ora bem novo update.

A rocha viva esteve 3 semanas a ciclar no cubo e ao fim de 2 semanas os valores de Amonia, nitritos e Nitratos passaram de bater os valores máximos nos kits de medição para valores de zero. Ya é um choque bastante grande ver esta transição, pelo facto de ja começar a duvidar do sistema usado até que se dá o turn-over e os valores descem a pique.

 

Vou deixar descrição a titulo meramente informativo para quem quiser seguir o mesmo método para ciclar rocha.

 

Cura da rocha viva Fiji 22Kg:

- Cubo com dimensões 50*50*50

- Começou com 40-50 litros de agua e foi gradualmente subindo até encher.

- Salinidade 1.025

- Temperatura 25 ºC

- Coloquei 1 Tunze mais uma SunSun para manter a água em alta turbulência com o objectivo de garantir o maior fluxo de água e a libertação de matéria morta.

- O escumador entrou depois e la ficou a funcionar e a tirar porcaria do cubo e assim ajudar a baixar os valores de No2, No3.

- Período de 3 semanas que a rocha teve a ciclar, no entanto á segunda semana ja estava impecável.

- A rocha é muito boa. Muito porosa e cheia de vida e so assim se explica esta rápida recuperação.

- Algumas mudanças de água de 50% ao incio, mas no total foram somente umas 5. (ao tar num cubo não gasto quase água nenhuma ao mudar 50%, porque caso fosse no tanque principal gastava imensa água e sal)

- Neste período foi usada agua da torneira com AquaSafe e uns dias de repouso. Eu sei que devia ter usado agua RO/DI, mas não tinha a unidade de osmose instalada e propriamente calibrada.

- Durante estas 3 semanas virei a rocha 2/3 vezes para ajudar a libertar matéria morta. Obviamente que cada vez que mexia os valores de NO2 e NO3 até rebentavam a escala :D

 

 

Portanto basicamente a cura da rocha viva foi dessa forma e assim fiquei com a rocha em boas condições para entrar no aquario para a montagem.

Recomendo vivamente este processo. Tive imenso sucesso desta forma tendo inclusive a rocha viva desenvolvido algumas pequenas esponjas, coralina, etc durante o período no cubo mesmo com luminosidade praticamente nula. Tb tinha uma minhoca que no inicio era pequenita, mas á 3ª semana estava gorda que nem um bode :sunbathing:

 

Ciclagem de 27Kg de rocha morta da aquaristic:

- Ficou repartida em 2 em tanques de plástico á parte tb durante 3 semanas.

- Cada tanque teve um aquecedor com agua a 25 ºC e uma bomba normalissima so a circular água. O aquecedor foi para ajudar a degradar a matéria morta. Para quem não sabe a rocha morta á simplesmente rocha viva mas que depois é passada por Lixívia! A minha até trazia ainda um mini caranguejo perfeitamente conservado e umas esponjas e mais umas coisas. Portanto ja podem imaginar a quantidade assombrosa de lixo que estas rochas trazem.

- Ciclou em água doce.

- Logo no primeiro dia agua super-amarela e um cheiro esquesito -> mudança total de água

- Nos dias seguintes a agua ia ficando cada vez melhor. Mais algumas mudanças de água.

- Na 2ª semana quando a rocha viva deu sinais de estar estabilizada e tudo a zeros por curiosidade medi o NO2 da rocha morta e claro valores de rebentar a escala porque afinal de contas a rocha está morta.

- Desde o primeiro dia adicionei em grandes quantidades de Sera Nitrivec para tentar colonizar a rocha e combater o NO2 e NO3, mas digo-vos que nao teve grande sucesso.

 

Portanto a rocha morta acabou por ser a maior dor de cabeça. Não voltei a medir mais nenhuma vez o NO2 á 3ª semana portanto não sei com andava. Mas a rocha morta é assim, por isso é que é morta e não viva :P

Mas penso que foi uma boa forma de a limpar, de a tentar colonizar de forma artificial e de a preparar ao máximo para entrar no tanque principal ;)

Btw, nesta fase nunca misturei a rocha morta com rocha viva. Cada coisa para seu lado.

 

Agora a montagem do layout :D

Relembro que a rocha foi toda comprada a distancia portanto não escolhi nenhuma peça. Simplesmente peguei no que tinha e tentei aplicar seguindo alguns princípios para montar bem a rocha no layout.

 

NOTA: A montagem foi extremamente rápida para manter as colónias de bactérias e os organismos 100% intactos e as rochas estão simplesmente encaixadas umas nas outras.

 

Montagem da rocha no aquário sem areia:

image00006o.jpg

 

Resultado final: (com e sem flash e so com 50% da luz ligada e maior marte dessa luz azul)

image00028g.jpg

image00027p.jpg

image00051.jpg

 

Área técnica provisória:

image00056j.jpg

 

-> Podem ver que dentro do aquário estão 2 filtros com lã de vidro e os aquecedores tb la dentro. É provisório. Os aquecedores descem para a sump e os 2 filtros internos saem porque so la estão para tirar aquele primeiro impacto incial de pequenas particulas que vêm dos mais variados sítios.

-> Ainda não tinha falado na areia mas é espectacular. A granulumetria é perfeita (não provoca sandstorms) e é extremamente limpa e de qualidade. Ao incio quando a vi na aquaristic torci-lhe o nariz porque pensava que era azul. Mas depois vi na ReefCentral que os Americanos são doidos por esta areia e pagam um balurdio para a importar e principalmente verifiquei que a areia é branquinha e não azul. Foi tb na ReefCentral que vi que o mix perfeito é juntar 50% de 2 granulometrias diferentes.

 

A água ficou cristalina em meia duzia de horas. Claro que so foi possivel graças ao areão que é excelente e á ciclagem de toda a rocha.

E por incrível que pareça 24h depois de tar tudo a rodar a rocha morta ja tinha uns pontinhos de côr Roxa. Penso que seja Coralina?? (help here)

A área técnica ainda ta confusa... tem la o escumador a rolar (alimentado por gravidade...), uma pequena calha para no 2º compartimento onde ta aquela rocha morta ficar uma alga Chaetomorpha para ajjudar a remover NO3 e depois ja la estão uns taparewares para fazer o meu sistema de Baling DIY por 30 euros :D

Depois tem o UV, entre outros aquas, etc

Vou tb fazer um DIY para mudanças diária automáticas de água, afinar o escumador e tentar por o balling DIY a funcionar :D

 

 

Venham dai criticas sobre o layout :snipersmile:

E ideias tb para melhorar algumas coisas, nomeadamente próximos passos e área técnica :?

Vale tudo menos arrancar olhos :D

Editado por jc.gomes
Publicado:

Viva, está um layout bem conseguido com vário espaço para colocação de corais, somente perdia um pouco de tempo na lado esquerdo, tentar criar mais "aberturas".

 

A área técnica, 5 estrelas, somente tirava a ficha que está no chão..

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado: (editado)
Viva, está um layout bem conseguido com vário espaço para colocação de corais, somente perdia um pouco de tempo na lado esquerdo, tentar criar mais "aberturas".

Vou tentar tirar aquela pedra que está no meio a apoiar o ReefPlate grande, mas não sei se dá, porque pode estar la apoiado.

Mas se conseguir tirar fica ai uma gruta gigante, so não sei se fica bem ou mal ter uma gruta tão grande ali.

 

A área técnica, 5 estrelas, somente tirava a ficha que está no chão..

Ainda é provisória. Ta toda desarrumada (o aquário foi montado e oficialmente inaugurado no dia 31 de Dezembro de 2009 de manha :P)

O escumador é enorme. Leva uma quantidade de água valente. Foi complicado assenta-lo ali. Foi com cálculos quase ao milímetro.

Editado por jc.gomes
Publicado:

Boa tarde

 

Parabéns pelo projecto.

Na minha humilde opinião (NMHO) acho que em breve ou vais deixar de fazer as TPA's diárias ou deixar de fazer o Balling...

Eu começava por experimentar as TPA's diárias sem o Balling. Talvez tenhas uma surpresa... até porque o areão é novo e vai-te dar algumas das coisas que precisas... Kh, Ca...

Com as TPA's diárias, adiava igualmente a introdução de kalk. Talvez tenhas uma surpresa...

Acho que devias ser mais arrojado e pensar numa filtragem biológica mais forte... com mangues.

 

Não te esqueças que a paciência e estabilidade são a chave do sucesso.

Nunca, mas nunca te esqueças que o aquário é novo e tal como os bebes, temos é que os acalmar nos momentos mais intensos e não ficarmos como eles...

Vais ter algas... vais julgar coisas de forma errada, mas o segredo é esperar que o aquário cresça.

Normalmente um ano de vida serve de bitola.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

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