inexperiente Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Boas, Não é o mais indicado, mas também não é assim tão fraco. Deverias ter um caudal de 4 a 5 vezes maior, mas dessa forma, acabaste de poupar 100€. Se depois, vês que tens necessidade, compra um filtro interno para ajudar na movimentação, ou até mesmo um filtro de cascata. Quanto às luzes, deverias ter 1w/L. Não pesco nada de iluminação, mas pelo que li por aí, o mínimo é de 0,5w/L e o aconselhado é 1w/L O aquecedor, dá e sobra para o aqua. Podes fazer a ciclagem sem luz. As bactérias até são sensíveis à luz... Se vais meter plantas, espera pelas luzes. Não te esqueças de cobrir o substrato para que no futuro, ele não se misture pela água, ou poderás ter problemas com isso. Citar
danielmachado Publicado: Novembro 2, 2009 Autor Publicado: Novembro 2, 2009 Boas, Não é o mais indicado, mas também não é assim tão fraco. Deverias ter um caudal de 4 a 5 vezes maior, mas dessa forma, acabaste de poupar 100€. Se depois, vês que tens necessidade, compra um filtro interno para ajudar na movimentação, ou até mesmo um filtro de cascata. Quanto às luzes, deverias ter 1w/L. Não pesco nada de iluminação, mas pelo que li por aí, o mínimo é de 0,5w/L e o aconselhado é 1w/L O aquecedor, dá e sobra para o aqua. Podes fazer a ciclagem sem luz. As bactérias até são sensíveis à luz... Se vais meter plantas, espera pelas luzes. Não te esqueças de cobrir o substrato para que no futuro, ele não se misture pela água, ou poderás ter problemas com isso. Sim...ja cobri o substrato com areia fina ( 20 kg), mas secalhar depois mais para a frente irei colocar mais uns 5 ou 10 kg... Em relação aos parametros da agua tenho o pH a 7.2, NO2 - 0.2 mg/l, NH3 - 0.2 mg/l Temperatura a 26º e o filtro esta a bombar no máximo. acrecentei comida para peixes tropicais em flocos para ajudar na ciclagem. E agora, so tenho uma duvida...como se vê que o ciclo esta a ficar feito? quando os valores de NH3 E NO2 estiverem a 0? ainda nao percebi bem esta parte.... Obrigado.... inexperiente, mais uma vez obrigado....a aquario, quando completo, tambem será um bocadito teu pela ajuda que me tens dado...hehe...abraços!!! Citar
inexperiente Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Antes de mais, um pergunta: Que matérias filtrantes tens dentro do filtro? Podes fazer a descrição completa, das esponjas (e tipo de esponjas), assim como as tais matérias filtrantes e suas ordens? Em termos simples, quando ambos caem a 0. Creio que os testes não sejam muito importantes se fizeres as coisas direitinhas, mas como "mais vale prevenir que remediar", depois logo fazes os testes. Responde-me primeiro às questões do filtro por favor.. Areia não é um substrato muito bom, pois torna-se compacto e "esmaga" as raízes das plantas. Além disso, colocar mais um pouco de areia daqui a uns tempos, é mesmo má ideia. Isso vai implicar retirar a água, os peixes, perder ciclos, etc.... LER: A Escolha do Substrato Quanto à temperatura, aumenta para 28, pois pelo que li, as bactérias desenvolvem-se mais rapidamente, em temperaturas mais altas. Outra questão: Que tipo de peixes estás a pensar em ter (de águas ácidas, ou alcalinas?) Citar
crush Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Atendendo que a água dele está nos 7.2, deve meter peixes de águas alcalinas. Há um bom leque. Mas se baixar para 0s 7.0, pode ainda meter mais peixes! Relativamente ao ciclo, se meteres comida todos os dias (mais as bactérias que estás a usar), isso em três semanas estará prontíssimo para receber peixes. Depois é uma questão de indo por poucos peixes de cada vez (um ou dois, salvo se forem de cardume - estes devem ser os últimos a entrar, para não criar desíquilíbrios na química da água). O ciclo acaba quando depois de um pico de amónia, um pico de nitratos, te aparecerem os nitratos. Assim que os nitratos baixarem para níveis aceitáveis para os peixes, o ciclo estará pronto. É importante é que dês comida ao aquário todos os dias e não só de vez em quando. Depois, se acumular no fundo, não te esqueças de aspirar. Quanto à luz, não precisas dela para o ciclo, mas para as plantas sim. Se a calha demorar muito tempo e já tiveres plantas no aqua, mete luzes brancas ao menos, pois as amarelas não são muito adequadas. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
danielmachado Publicado: Novembro 3, 2009 Autor Publicado: Novembro 3, 2009 Bom dia. Peço desculpa de so ter respondido hoje mas foi complicado pois tive de ir ontem para o hospital..mas hj ja esta tudo melhor...em relação ao filtro, com nao estou em casa agora nao sei dizer as propriedades das materias filtrantes, mas foram aquelas que vieram com o filtro da eheim...tipo carvao activado e cerÂmicas...sao 3 tipos de materias e mais umas esponjas...agora as caracteristicas ao certo nao sei... Em relaçao aos peixes, gostaria de colocar, em principio, escalares, neons, corys, etc...mas inda tenho de pesquisar e ver quais as especies que mais se adaptam ao tipo de agua que tenho....penso que o pH ainda irá baixar qualquer coisa pois vou colocar mais um tronco de madeira e por isso talvez consiga xegar aos 7,0 de ph...vamos ver.... Obrigado Citar
inexperiente Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 (editado) Boas, Espero que já estejas recuperado a 100% e que não seja nada de grave... Eu perguntei o que tinhas no filtro, exactamente, pela questão do pH e peixes. E isto, vou-te dizer por experiência própria que resultou: - Por ignorância e ter sido enganado na loja, meti substrato calcário no aqua. Quando dei por mim, tinha um pH 8.2 e só tinha duas soluções: -- Mudar tudo -- Tentar baixar o pH naturalmente e atingir um equilíbrio Optei pela 2ª opção. Tronco bem lavado (depois antes de meteres o tronco no aqua, ve os tratamentos que se deve fazer primeiro) e algumas plantas. Vou medir o pH e 8.2 na mesma (nota: o tronco, quando em tratamento, baixava a água do mesmo de 7.8 para 6.9 em menos de 24 horas)... Não se alterou nada. Por outro lado, achei estranho a água estar cristalina (o tronco deveria tingir ligeiramente a água, tornando-a "cor de chá"). Nada... outro dia a mesma coisa... pH igual, água cristalina. Até que li por aí, que o carvão activado, ou esponjas de carvão activado, impediam a turfa de baixar o pH da água, além do que, faziam mal às plantas, pois eliminavam nutrientes que as mesmas consumiam. Ora, a turfa e tronco, funcionam da mesma maneira. E se o carvão impede a turfa e o tronco de baixar o pH, então também devem impedir as plantas... Assim foi, abri o filtro, inundei a casa toda (lol), retirei a esponja preta (esponja de carvão activado) e no dia seguinte, começo a ver os resultados. Apesar de ter pedras calcárias no aqua, o pH estabilizou nos 7.2, em menos de uma semana (atenção, baixa lentamente, mas baixa). Por outro lado, a água começou finalmente, a ficar cor de chá. O carvão activado, só deverás usar para remover restos de medicação deitada no aqua. A meu ver, se retirares a esponja de carvão activado (podes deixar até colocares o tronco, ou as plantas, pois assim sempre fazes uma filtração química antes de começares a colocar coisas), o pH da tua água, deve baixar para os 6.0 e poderás ter peixes de água ácida que desejas. É simples, 100% natural, bonito e os peixes agradecem. Quanto às matérias filtrantes, aconselho-te a meteres SERA SIPORAX, combinada com outra cerâmica, como por exemplo SERA BIOPUR FORTE. (Metes 1º a SERA BIOPUR FORTE, para reduzir o fluxo de água (sentido entrada/saída) e noutra camada, separados por uma esponja dessas que vem no filtro, metes a SIPORAX) Acredita, que estarás a fazer um bom investimento na SIPORAX, pois tem uma capacidade de alojar bactérias, 34 vezes superior às cerâmicas normais (qualquer coisa assim parecida) Editado Novembro 3, 2009 por inexperiente Citar
danielmachado Publicado: Novembro 3, 2009 Autor Publicado: Novembro 3, 2009 Boas, Espero que já estejas recuperado a 100% e que não seja nada de grave... Eu perguntei o que tinhas no filtro, exactamente, pela questão do pH e peixes. E isto, vou-te dizer por experiência própria que resultou: - Por ignorância e ter sido enganado na loja, meti substrato calcário no aqua. Quando dei por mim, tinha um pH 8.2 e só tinha duas soluções: -- Mudar tudo -- Tentar baixar o pH naturalmente e atingir um equilíbrio Optei pela 2ª opção. Tronco bem lavado (depois antes de meteres o tronco no aqua, ve os tratamentos que se deve fazer primeiro) e algumas plantas. Vou medir o pH e 8.2 na mesma (nota: o tronco, quando em tratamento, baixava a água do mesmo de 7.8 para 6.9 em menos de 24 horas)... Não se alterou nada. Por outro lado, achei estranho a água estar cristalina (o tronco deveria tingir ligeiramente a água, tornando-a "cor de chá"). Nada... outro dia a mesma coisa... pH igual, água cristalina. Até que li por aí, que o carvão activado, ou esponjas de carvão activado, impediam a turfa de baixar o pH da água, além do que, faziam mal às plantas, pois eliminavam nutrientes que as mesmas consumiam. Ora, a turfa e tronco, funcionam da mesma maneira. E se o carvão impede a turfa e o tronco de baixar o pH, então também devem impedir as plantas... Assim foi, abri o filtro, inundei a casa toda (lol), retirei a esponja preta (esponja de carvão activado) e no dia seguinte, começo a ver os resultados. Apesar de ter pedras calcárias no aqua, o pH estabilizou nos 7.2, em menos de uma semana (atenção, baixa lentamente, mas baixa). Por outro lado, a água começou finalmente, a ficar cor de chá. O carvão activado, só deverás usar para remover restos de medicação deitada no aqua. A meu ver, se retirares a esponja de carvão activado (podes deixar até colocares o tronco, ou as plantas, pois assim sempre fazes uma filtração química antes de começares a colocar coisas), o pH da tua água, deve baixar para os 6.0 e poderás ter peixes de água ácida que desejas. É simples, 100% natural, bonito e os peixes agradecem. Quanto às matérias filtrantes, aconselho-te a meteres SERA SIPORAX, combinada com outra cerâmica, como por exemplo SERA BIOPUR FORTE. (Metes 1º a SERA BIOPUR FORTE, para reduzir o fluxo de água (sentido entrada/saída) e noutra camada, separados por uma esponja dessas que vem no filtro, metes a SIPORAX) Acredita, que estarás a fazer um bom investimento na SIPORAX, pois tem uma capacidade de alojar bactérias, 34 vezes superior às cerâmicas normais (qualquer coisa assim parecida) Bem, em relação a mim, é so a gripe...suspeita de ser h1n1...mas pode ser que nao seja...ehehe... depois, em relação ao material do filtro, sei que é tudo da marca eheim, pois vinha indicado na caixa do filtro a descrição....só nao me consigo lembrar do que era....sao 3 cestos com materias filtrantes e mais e esponjas..uma branca, uma preta e uma azul... em relação à agua tambem mantem a cor cristalina por isso nao sei.... assim que souber quais as materias que tenho logo te direi em mais promenor... Abraços Citar
inexperiente Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 Bem, em relação a mim, é so a gripe...suspeita de ser h1n1...mas pode ser que nao seja...ehehe... depois, em relação ao material do filtro, sei que é tudo da marca eheim, pois vinha indicado na caixa do filtro a descrição....só nao me consigo lembrar do que era....sao 3 cestos com materias filtrantes e mais e esponjas..uma branca, uma preta e uma azul... em relação à agua tambem mantem a cor cristalina por isso nao sei.... assim que souber quais as materias que tenho logo te direi em mais promenor... Abraços A preta é a de carvão... Citar
danielmachado Publicado: Novembro 4, 2009 Autor Publicado: Novembro 4, 2009 (editado) Boas, Não é o mais indicado, mas também não é assim tão fraco. Deverias ter um caudal de 4 a 5 vezes maior, mas dessa forma, acabaste de poupar 100€. Se depois, vês que tens necessidade, compra um filtro interno para ajudar na movimentação, ou até mesmo um filtro de cascata. Quanto às luzes, deverias ter 1w/L. Não pesco nada de iluminação, mas pelo que li por aí, o mínimo é de 0,5w/L e o aconselhado é 1w/L O aquecedor, dá e sobra para o aqua. Podes fazer a ciclagem sem luz. As bactérias até são sensíveis à luz... Se vais meter plantas, espera pelas luzes. Não te esqueças de cobrir o substrato para que no futuro, ele não se misture pela água, ou poderás ter problemas com isso. Em relação à opinião de comprar um filtro interno, qual me aconselhas? e de que lado o devo colocar? tenho o filtro externo do lado drt do aquario e o termostato do lado esq que é onde existe maior movimentaçao da agua...sera que coloco o filtro interno no mesmo lado do externo? e um filtro cascata não fará muito barulho? nao é que me incomode, mas a minha mulher de certeza que se vai queixar...lol... e em relação à esponja de carvão activado, será melhor tira-la? ou deixo-a tar por enquanto ate colocar o tronco e dps tiro? Abraços! Editado Novembro 4, 2009 por danielmachado Citar
Zélito Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 Em relação à opinião de comprar um filtro interno, qual me aconselhas? e de que lado o devo colocar? tenho o filtro externo do lado drt do aquario e o termostato do lado esq que é onde existe maior movimentaçao da agua...sera que coloco o filtro interno no mesmo lado do externo? e um filtro cascata não fará muito barulho? nao é que me incomode, mas a minha mulher de certeza que se vai queixar...lol... e em relação à esponja de carvão activado, será melhor tira-la? ou deixo-a tar por enquanto ate colocar o tronco e dps tiro? Abraços! boas eu também usava carvao activado e ja o tirei e ainda nao coloquei troncos nem as plantas. acho q e melhor tirar porque a filtragem quimica depura um pouco a fauna e a flora como ja te disseram. eu tirei e sinceramente noto o aquario mais estavel. uso so filtro interno, mas um grandinho e bom tendo em conta o aquario, no teu caso que tens ja filtro externo se calhar um filtro nao tao bom nao seria grave. o meu filtro veio com 3 tubos (que se ligam entre si formando um tobo comprido cujo fluxo de agua pode ter 3 direcções diferentes) e eu e que decido se faço cascata ou nao. por acaso tenho a fazer cascata e outros 2 tubos com a agua a sair maioritriamente para a frente para criar corrente superficial. como tenho o tubo um pouco inclinado, a parte q faz cascata ta fora de agua e faz barulho sim mas um efeito muito giro. a mim nao me incomada nada mas isso sou eu... os outros dois estao mesmo na superficie da agua e fazem pouco barulho, entao se os submergir nao fazem barulho mesmo nenhum lol e algo q fica sempre ao teu criterio e se quiseres podes mudar! onde por o filtro??? nao sei bem... eu tenho o meu no lado oposto ao termostato mas tu ai ja tens o filtro externo... mas sinceramente estar a por um filtro no mesmo lado do outro filtro parece me menos bem do que por do lado do termostato. mas e apenas a minha opiniao Citar
inexperiente Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 (editado) Antes de comprares o filtro interno, espera e vê os resultados que o actual te dá. As características do fornecedor, diz que dá para aquários de 160-300 litros, embora já me tenham dito, que essa capacidade não é adequada, pois eles testam com aquários vazios. Creio que seja completamente diferente, o funcionamento de um filtro num aqua com decorações, substrato, plantas e peixes a fazer as suas necessidades, todos os dias... Talvez seja por essa a razão que se aconselha um filtro com um caudal 5x maior à capacidade do aquário. Por outro lado, o teu aquário são 200l brutos? É que se forem 200 brutos, a encheres o aquário pelo nível, substrato, troncos, pedras, decorações, acabas por perder uns 30l e assim, o teu filtro já se adapta perfeitamente... Outra coisa que terás ter em conta, é a quantidade de peixes... Vê como o filtro se comporta e logo ponderas a compra de um interno. Quanto à esponja, se não tens plantas, troncos ou turfa... deixa mais uns dias. Dois ou três dias antes, retiras... Já começaste a ciclagem? Se sim, não te esqueças de colocar um pouco de comida todos os dias e ir sifonando o fundo, para não deixar acumular sujidade. Temperatura a 28º graus. Editado Novembro 4, 2009 por inexperiente Citar
danielmachado Publicado: Novembro 11, 2009 Autor Publicado: Novembro 11, 2009 ora meus amigos, boas noites. Tive alguns dias sem dar noticias devido a doença e acabei por ser internado num hospital, de maneira que perdi os acessos ao forum mas sempre com a pulguinha de saber aquilo que por aqui se passava...hehe.. Bem em relação à ciclagem do meu aquário ainda esta a decorrer ( o tempo que tive internado, o meu cunhado veio todos os dias colocar comida dentro do aquario ), e hoje ja fiz a sifonagem do fundo do aquario e aproveitei para fazer os testes de nitritos, amónia e ph. Ora aqui ficam os valores: pH - 7.2 NH3 - 0.2 mg/l NO2 - 0.2 mg/l O que acham de amanha realizar a 1ª TPA do aquario? talvez de 20 % ? Será que a colónia bacteriana ja estara devidamente instalada? O que me aconselham a fazer? Obrigado Citar
crush Publicado: Novembro 11, 2009 Publicado: Novembro 11, 2009 Eu sou da opinião que enquanto não tiveres peixes não deves fazer TPAs, porque estarás a tirar bactérias do aquário. O ciclo ainda vai a meio. Se ainda tens amónia e nitritos, ainda é perigoso meteres peixes. Ou seja, ainda estás entre amónia e nitritos. Depois ainda se vai transformar nitritos em nitratos. Deixa o aquário mais uns tempos quieto, vai colocando apenas a comida e daqui a uns 10 dias ou duas semanas (conforme a evolução do aquário), metes o primeiro peixinho. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
danielmachado Publicado: Novembro 11, 2009 Autor Publicado: Novembro 11, 2009 Eu sou da opinião que enquanto não tiveres peixes não deves fazer TPAs, porque estarás a tirar bactérias do aquário. O ciclo ainda vai a meio. Se ainda tens amónia e nitritos, ainda é perigoso meteres peixes. Ou seja, ainda estás entre amónia e nitritos. Depois ainda se vai transformar nitritos em nitratos. Deixa o aquário mais uns tempos quieto, vai colocando apenas a comida e daqui a uns 10 dias ou duas semanas (conforme a evolução do aquário), metes o primeiro peixinho. crush obrigado pela resposta....entao os valores irão ficar a 0 sozinhos? sem qualquer tipo de tpa? apenas com o filtro em funcionamento ne? e quando isso acontecer significa que o ciclo esta completo certo? Obrigado!! Abraços. Citar
danielmachado Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 Ora bom dia a todos. Hoje de manha tive a fazer os testes à agua do aquário e constatei que os valores já se encontram a 0's...a amonia e os nitritos estao ambos a 0 mg/l... Penso entao que o ciclo esteja concluido. Ontem coloquei um tronco que me ofereceram e o pH, que antes se situava nos 7.2, agora continua sem qualquer tipo de alterações...este tronco é de referir que ja teve algum tempo dentro de um aquario...:D O que acham que posso fazer? Posso colocar o 1º peixinho ca dentro? Qual me aconselham? Pretende ter cardumes de neons, olhos-de-fogo, corydoras e talvez algum escalar, se bem que este ainda penso se devo colocar ou nao. Os cardumes penso que ficariam bem com 25/30 unidades... Obrigado. Citar
inexperiente Publicado: Novembro 13, 2009 Publicado: Novembro 13, 2009 Ora bom dia a todos. Hoje de manha tive a fazer os testes à agua do aquário e constatei que os valores já se encontram a 0's...a amonia e os nitritos estao ambos a 0 mg/l... Penso entao que o ciclo esteja concluido. Ontem coloquei um tronco que me ofereceram e o pH, que antes se situava nos 7.2, agora continua sem qualquer tipo de alterações...este tronco é de referir que ja teve algum tempo dentro de um aquario... O que acham que posso fazer? Posso colocar o 1º peixinho ca dentro? Qual me aconselham? Pretende ter cardumes de neons, olhos-de-fogo, corydoras e talvez algum escalar, se bem que este ainda penso se devo colocar ou nao. Os cardumes penso que ficariam bem com 25/30 unidades... Obrigado. Com esse pH não deves ter os peixes que pretendes. Informa-te primeiro sobre os mesmos e verás que esses peixes preferem águas ácidas e não águas ligeiramente alcalinas. Não coloques NENHUM peixe ainda. Ao teres introduzido o tronco, o pH vai começar a baixar lentamente. O mesmo vai acontecer quando introduzires as plantas. Depois do pH estabilizar, então deves colocar os peixes. Já retiraste o filtro de carvão? Além do tronco e das plantas, senão conseguires baixar o pH, tens duas soluções: - Ou mudas de peixes - Ou continuas a tentar baixar o pH com: --Turfa, mais troncos, mais plantas e em último caso CO2 Se submeteres os peixes a grandes variações de pH podes mata-los... Se colocares peixes ácidos, em águas alcalinas, podes mata-los... Citar
danielmachado Publicado: Novembro 13, 2009 Autor Publicado: Novembro 13, 2009 Com esse pH não deves ter os peixes que pretendes. Informa-te primeiro sobre os mesmos e verás que esses peixes preferem águas ácidas e não águas ligeiramente alcalinas. Não coloques NENHUM peixe ainda. Ao teres introduzido o tronco, o pH vai começar a baixar lentamente. O mesmo vai acontecer quando introduzires as plantas. Depois do pH estabilizar, então deves colocar os peixes. Já retiraste o filtro de carvão? Além do tronco e das plantas, senão conseguires baixar o pH, tens duas soluções: - Ou mudas de peixes - Ou continuas a tentar baixar o pH com: --Turfa, mais troncos, mais plantas e em último caso CO2 Se submeteres os peixes a grandes variações de pH podes mata-los... Se colocares peixes ácidos, em águas alcalinas, podes mata-los... inexperiente...obrigado. Em relação à filtragem de carvao activado ja a retirei sim... em relação aos peixes eu sei que os tetras neon e olho de fogo gostam de um ph por volta dos 6.8 mas posso dizer-te (com sorte ou nao), que no meu outro aquario de 54l tenho um cardume de 10 neon, 6 dos quais rosa, e o ph é realmente o mesmo dos 7.2, e eles estao de perfeita saude, ou pelo menos aparentam...inda não tive nenhuma baixa e ja os tenho a algum tempo....por isso nao sei... mas não há nada como ter o pH ideal, isso tambem é verdade... Tambem posso colocar algum tipo de produto para baixar o pH ou nao convem? sera melhor fazer tudo ao natural sem qualquer adiçao de quimicos nao é? em relação às materiaas filtrantes que fiquei de te dizer quais seriam as que tinha, sao as seguintes: - eheim substract pro; - eheim bioMECH -eheim MECH pro. na caixa nao vem mais nenhuma referencia ao tipo de materias, mas ja perguntei numa loja e disseram.me que sao boas...agora se é verdade ou não, não sei.... Obrigado. Citar
crush Publicado: Novembro 13, 2009 Publicado: Novembro 13, 2009 Se colocaste um tronco, certamente o pH vai baixar um bocadito. Por isso vai medindo o valor da água. O pH é algo controverso entre aquariofilistas. Há quem diga que o valor do pH não é assim muito importante (desde que não sejam diferenças abismais, tipo um peixe requerer pH de 5 e estar num aqua de 8!), mas sim a estabilidade do mesmo, que os peixes acabam por se adaptar. Não sendo ainda 100% ideal, mas anda lá perto. Depois há quem diga que o valor do pH é fundamental e deve estar sempre no ideal. Eu acredito que a primeira opção é mais realista. Até porque os valores de referência que vemos são do habitat natural, só que a maior parte dos peixes que temos (se não todos), foram criados em cativeiro, por isso já vêm com os valores ideais alterados. No entanto, tenta baixar o pH para 7 e estabilizar. Aumentas o leque de possibilidades e dá tanto para peixes de águas ácidas, como de peixes de águas alcalinas. Quanto a químicos, não se devem usar, salvo haja alguma urgência (um pico de pH inexplicável, por exemplo). Porquê? Podes ter um produto que baixe o pH no momento, mas esse efeito vai-se perdendo e depois quando fores meter água nova no aquário, vais meter água com um pH diferente, alteras o pH do aquário e os peixes ressentem-se com essa instabilidade. O ciclo, em princípio, já estará no fim (mede os nitratos, nesta altura devem estar altos). Deixar alguns dias agora para nivelar (continua a meter a comida) e depois podes meter uma corydora, que é um peixe que aguenta bem. Como são de cardume, os próximos peixes devem ser corydoras. Arranja comida própria para elas, pois elas costumam comer algas e restos de comida, o que nesta altura ainda não são abundantes no aquário. Com o tempo, podes ir reduzindo. Com 200 litros, podes meter grandes cardumes. Have fun! Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
jusi Publicado: Novembro 14, 2009 Publicado: Novembro 14, 2009 Na minha opinião não devias por o aquário nesse ,movel, pelo que mostraste paresse não ser muito seguro . Se um aqua de 54 litros pesa cerca de 60 kilos um de 200 litros pesa cerca de 220 kilos fora a decoração que ainda lhe vai atribuir mais peso. cump. Citar
Recommended Posts