Recommended Posts

Publicado

Amigos,

Primeiro muito obrigada pelas várias dicas existentes neste fórum. Tem ajudado muito neste meu primeiro contato com o aquarismo.

A uns 15 dias atrás, quando fui a uma festa de crianças, ganhei um pequeno peixinho dentro de um pote com algumas pedrinhas no fundo. Os dias foram passando e pensei: este peixe não vai sobreviver aí dentro, isto não está certo. Comecei a ler os fóruns sobre aquarismo e, 2 dias depois, toca para uma loja e comprei meu primeiro aquário.

Montei o aquário com as seguintes características:

Tamanho 50 x 25 x 35

Filtro externo Hagen Aquaclear 20 (vazão de 378 l/h)

Termostato Scuba Heater 50W

1 lâmpada de 15w boyu floral light (rosa)

1 lâmpada de 15w boyu sun light (branca)

Termômetro interno (daqueles presos com ventosa)

1,8 Kg de solo Fertil Plant (Prodac)

Cascalho (não sei o nome - parece cascalho de rio, daqueles com tons de marrom) - 4 Kg com granulometria um pouco maior e 3 Kg com granulometria pequena.

Ração indicada pelo vendedor: TetraColor Tropical Granules (só tenho dado esta alimentação).

Tratei a água com 5 ml de AquaSafe para cada 38 litros e 10 ml de Sera Nitrivec (segundo instruções do vendedor, tenho colocado 10 ml todo dia direto na água do aquário - até o vidro acabar).

Quando estava na loja comprando este material, apareceu um jovem vendendo mudas retiradas de seu aquário, como a loja não tinha plantas para vender, comprei 3 mudas de um tipo de planta e outras 2 mudas de outra (não sei os nomes).

Vi que o peixe que tinha ganho e que estava sofrendo naquela cuia improvisada era um plati. Comprei mais 4 platis pois vi que são peixes ótimos para quem está iniciando e, como são muito bonitos, resolvi que só vou colocar platis em meu recém montado aquário.

De acordo com o vendedor, poderia montar e colocar os peixes no aquário naquele mesmo dia (tinha que fazer isso pois o peixinho que ganhei, e que provocou meu contato com a aquariofilia, não aguentaria tantos dias preso naquela cuia sem nenhum tratamento).

Pois bem, montei o aquário e parece que tudo está indo bem. Comprei teste de Ph e acho que está entre 7.2 e 7.5 (não consigo resolver pois sempre acho que a cor do teste não coincide com a escala que está na caixa do teste LabconTest Ph Tropical).

Minhas dúvidas são:

1 - No próximo sábado faz 15 dias que montei o aquário. Faço só uma troca de água (pelo que li, 1/4 está bom) ou aproveito e faço sifonagem também? (também comprei um sifão).

2 - Depois de ler muitos comentários em fóruns acho que devo fazer a sifonagem e/ou troca de água da seguinte maneira: deixo a água em um balde durante 24 horas antes da troca, tratada com aquasafe. Retiro a quantidade de 1/4 do aquário e coloco a nova água tratada. Como faço para igualar a temperatura e o Ph da nova água com a água do aquário? se a água estiver mais fria posso esquentar um pouco no fogão?

3 - Depois que instalei as duas lâmpadas, a temperatura do aquário, que deixei estável em 26º, sobe para 28º/29º quando as lâmpadas ficam ligadas (tenho deixado 10 hr por dia - de meio dia até 22:00 - uso um timer ligado na tomada). Como faço para evitar que a temperatura suba tanto?? Adianta deixar um ventilador ligado direto em frente ao aquário?

4 - O aquário tem uma tampa de madeira, onde estão instaladas as lâmpadas. Tenho deixado as tampas de vidro no aquário, pois, quando as lâmpadas são ligadas, atraem insetos diversos que encontro mortos sobre o vidro das tampas. é preferível deixar as tampas de vidro no aquário certo? melhor do que os insetos caindo mortos na água, ou isso também pode estar provocando o aumento da temperatura?

5 - Quem colocou as mídias filtrantes dentro do meu filtro foi o vendedor da loja, colocou uma esponja no fundo, por cima vem um saco com carvão e por último um saco contendo cerâmicas. O saco de cerâmicas, por ficar por cima de tudo, está com a parte de cima fora da água contida no filtro. Isso está certo?

6 - Depois de quanto tempo de uso eu troco essas mídias filtrantes?

7 - Quando fizer a troca de água e/ou a sifonagem, eu também tenho que retirar o filtro e limpá-lo?

8 - Li em um tópico, só achei um comentário sobre isso, que o carvão não deve ser usado no filtro quando tiver plantas no aquário. Isso está certo? devo retirar o carvão? se tiver que tirar, o que coloco no lugar? mais cerâmicas?

9 - Duas das plantas estão estranhas, estão ficando com um verde bem escuro, enquanto outra planta da mesma espécie está toda verdinha clara. O que devo fazer? Posso trocá-la de lugar no aquário para ver se ela melhora ou é melhor não mexer nela por enquanto?

10 - Um dos platis, o maior, quando coloco comida no aquário, fica espantando outros dois, como se não quisesse deixá-los comer. Como resolvo isso?

11 - Um dos peixes, que o vendedor me disse que era plati, não se parece muito com os outros 4. Este não está comendo, pelo menos eu não vejo ele comer junto com os outros. Vou colocar uma foto dele para que vocês possam me ajudar a identificá-lo.

12 - Poderiam também identificar as plantas para mim? são somente duas espécies. Vou colocar também a foto da planta que está ficando verde escuro.

Amigos, desculpem pelo testamento que escrevi rssss. Mas quero fazer tudo o mais direito possíel afinal, comecei com esse aquário para poder evitar a morte do peixinho que ganhei e estou me apaixonando pelo hobby.

Agradeço a todos pela ajuda.

Bjs. Claudia.

Fotos:

Meu aquário

4046776990_f4eeb40d5b_b.jpg

Fotos do peixinho que me disseram ser um plati

4046779120_b72afbf679_b.jpg

4046780856_d48b651840_b.jpg

Fotos das plantas (se possível gostaria que confirmassem para mim, acho que é Limnophila sessiliflora (esta que está ficando verde escuro) e no canto esquerdo do aquário acho que é a Ludwigia repens):

4046091549_41873267fa_b.jpg

4046093309_97b0f21de7_b.jpg

4046095257_501d878d68_b.jpg

4046096951_70a36f0482_b.jpg

Publicado: (editado)

Olá

Bem vinda.

Será muito importante igualmente preencheres um pouco mais as tuas informações.

Quanto às tuas pergunta respondo nas entrelinhas e para além do que te digo/escrevo, espera que mais alguém te responda.

1 - No próximo sábado faz 15 dias que montei o aquário. Faço só uma troca de água (pelo que li, 1/4 está bom) ou aproveito e faço sifonagem também? (também comprei um sifão).

Se verificares que tens o areão sujo podes também limpar o fundo. Até será uma forma de te familiarizares com o sistema de mudas de água e limpeza do areão.

2 - Depois de ler muitos comentários em fóruns acho que devo fazer a sifonagem e/ou troca de água da seguinte maneira: deixo a água em um balde durante 24 horas antes da troca, tratada com aquasafe. Retiro a quantidade de 1/4 do aquário e coloco a nova água tratada. Como faço para igualar a temperatura e o Ph da nova água com a água do aquário? se a água estiver mais fria posso esquentar um pouco no fogão?

A água num recipiente serve principalmente para a evaporação do cloro através do agitar da água com uma bomba ar e uma pedra difusora.

Quanto a modificares o PH (é muito diferente do que sai na torneira), apenas o poderás fazer com produtos específicos para alterares o PH antes da colocação no aqua. Quanto à temperatura existirão sempre variações, não vale a pena estares a aquecer a água.

Em climas frios, poderá compensar retirar a água aquecida de um esquentador e depois juntar-lhe produtos para eliminação do cloro e por fim colocar no aqua. Existe n utilizadores que usam diferentes sistemas, uns preocupam-se com uns coisas que para outros não é motivo de chatisse.

3 - Depois que instalei as duas lâmpadas, a temperatura do aquário, que deixei estável em 26º, sobe para 28º/29º quando as lâmpadas ficam ligadas (tenho deixado 10 hr por dia - de meio dia até 22:00 - uso um timer ligado na tomada). Como faço para evitar que a temperatura suba tanto?? Adianta deixar um ventilador ligado direto em frente ao aquário?

Pessoalmente acho que tens muito tempo a luz ligada para a quantidade de plantas que tens no aqua. Considera diminuir o tempo de iluminação.

4 - O aquário tem uma tampa de madeira, onde estão instaladas as lâmpadas. Tenho deixado as tampas de vidro no aquário, pois, quando as lâmpadas são ligadas, atraem insetos diversos que encontro mortos sobre o vidro das tampas. é preferível deixar as tampas de vidro no aquário certo? melhor do que os insetos caindo mortos na água, ou isso também pode estar provocando o aumento da temperatura?

Evita que os insectos cheguem perto do aqua.

Atenção à tampa de madeira pois pode aquecer excessivamente com as lâmpadas tanto tempo ligadas.

5 - Quem colocou as mídias filtrantes dentro do meu filtro foi o vendedor da loja, colocou uma esponja no fundo, por cima vem um saco com carvão e por último um saco contendo cerâmicas. O saco de cerâmicas, por ficar por cima de tudo, está com a parte de cima fora da água contida no filtro. Isso está certo?

O filtro não é externo?

Logo é estanque, ou seja, todo o material filtrante está dentro do filtro e dentro da água. Explica lá isso melhor.

Retira o carvão. Apenas deve ser usado após a realização de medicação.

As cerâmicas duram muito tempo e depende do ritmo com que os peixes sujam o aqua, quanto à esponja, convém mudar regularmente, não esquecendo que aí estão também as colónias de bactérias e quando mudares a esponja não deves mudar as cerâmicas, para assim não perderes as bactérias.

7 - Quando fizer a troca de água e/ou a sifonagem, eu também tenho que retirar o filtro e limpá-lo?

Seguindo o que escreves-te em cimo no setup do aqua: filtro externo, penso que a periodicidade de limpeza do mesmo será diferente de um interno, pois podes por exemplo uma vez por mês ou de 15 em 15 dias dar uma vista de olhos ao filtro para ver como está a trabalhar, um sinal de pedido de limpeza também passará por ver o fluxo de água que lhe sai, se for reduzido então deverás limpar o mesmo. De preferência na água mais limpa que te ficar da muda de água que faças.

8 - Li em um tópico, só achei um comentário sobre isso, que o carvão não deve ser usado no filtro quando tiver plantas no aquário. Isso está certo? devo retirar o carvão? se tiver que tirar, o que coloco no lugar? mais cerâmicas?

Deves retirar o carvão activo (guarda-o) podes colocar mais cerâmicas ou bioballs ou outro midia filtrante, existem n, e podes adaptar o mesmo de acordo com as tuas necessidades.

9 - Duas das plantas estão estranhas, estão ficando com um verde bem escuro, enquanto outra planta da mesma espécie está toda verdinha clara. O que devo fazer? Posso trocá-la de lugar no aquário para ver se ela melhora ou é melhor não mexer nela por enquanto?

Espera que mais alguém entendido te responda, pois de plantas os meus conhecimentos são muito reduzidos.

10 - Um dos platis, o maior, quando coloco comida no aquário, fica espantando outros dois, como se não quisesse deixá-los comer. Como resolvo isso?

Chama-se competição. Tenta colocar a comida em vários locais do aqua ao mesmo tempo para que ele não possa estar em ambos os locais. Verifica se os mais pequenos se alimentam ou não.

11 - Um dos peixes, que o vendedor me disse que era plati, não se parece muito com os outros 4. Este não está comendo, pelo menos eu não vejo ele comer junto com os outros. Vou colocar uma foto dele para que vocês possam me ajudar a identificá-lo.

OK

12 - Poderiam também identificar as plantas para mim? são somente duas espécies. Vou colocar também a foto da planta que está ficando verde escuro.

Mais uma vez espera que alguém mais entendido te diga alguma coisa.

Bem vinda à comunidade e boa sorte.

EDIT: organização do texto.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado: (editado)

Bom vindo a este mundo.

como dizia Jack, o estripador, vamos por partes:

De acordo com o vendedor, poderia montar e colocar os peixes no aquário naquele mesmo dia (tinha que fazer isso pois o peixinho que ganhei, e que provocou meu contato com a aquariofilia, não aguentaria tantos dias preso naquela cuia sem nenhum tratamento).

Não acredites em tudo o que te dizem. Pesquisa.

Devias ter deixado o aquario finalizar o ciclo do azoto antes de comecar a colocar peixes. Este ciclo é a base do ecossistema que vai existir dentro do aquario.

Pois bem, montei o aquário e parece que tudo está indo bem. Comprei teste de Ph e acho que está entre 7.2 e 7.5 (não consigo resolver pois sempre acho que a cor do teste não coincide com a escala que está na caixa do teste LabconTest Ph Tropical).

Esse ph é bom para os platis, guppies, espadas... Tenta nao usar quimicos para controlar o ph. So alteram o ph durante algum tempo. Escolhe a fauna de acordo com o ph que tens.

Sim. O normal é 10%

Sim. Para igualar o ph nao fazes nada. Coloca a agua de vagar que o ph e a temperatura vao-se alterando de forma progressiva e sem choques para a fauna.

Podes tentar o ventilador, ou tenta colocar as lampadas mais longe da agua. O problema normalmente é o aquecimento do balastro ferromagnetico.

Provavelmente se passares para um balastro electronico, nao vai aquecer tanto.

As tampas impedem a evaporacao e mantem obviamente a temperatura. Quanto aos insectos, é preferivel que NAO caiam na agua, pois podem transmitir doencas aos peixes que os comam.

Eu costumo colocar ao contrario por nenhuma razao em especial :thumbdown2:. O carvao podes retirar. So se utiliza para retirar restos de medicamentos da agua e retira nutrientes para as plantas. Se o filtro é externo, como é que as ceramicas ficam fora de agua?

Uhm... Nao trocas. Lavas apenas com agua proveniente do aquario. Podes lavar de mes a mes ou de 6 em 6 meses, ou de ano a ano. Quando tiveres termpo :?:

Nao

Mais ceramicas ou outra esponja.

Uma vez que te deram o peixe, nao tinhas grande alternativa e senao comprar o equipmento e coloca-lo da dentro. No entanto nao devias ter comprado mais peixes, sem o ciclo do azoto estar concluido. Pesquisa aqui no forum pelo ciclo do azoto.

Vai mantendo as trocas de agua no primeiro mes, numa base de 10% por dia, uma vez que o ciclo nao esta concluido para tentar evitar mortes.

Vai dando noticias

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Publicado:

Bom vindo a este mundo.

como dizia Jack, o estripador, vamos por partes:

Não acredites em tudo o que te dizem. Pesquisa.

Devias ter deixado o aquario finalizar o ciclo do azoto antes de comecar a colocar peixes. Este ciclo é a base do ecossistema que vai existir dentro do aquario.

Esse ph é bom para os platis, guppies, espadas... Tenta nao usar quimicos para controlar o ph. So alteram o ph durante algum tempo. Escolhe a fauna de acordo com o ph que tens.

Sim. O normal é 10%

Sim. Para igualar o ph nao fazes nada. Coloca a agua de vagar que o ph e a temperatura vao-se alterando de forma progressiva e sem choques para a fauna.

Podes tentar o ventilador, ou tenta colocar as lampadas mais longe da agua. O problema normalmente é o aquecimento do balastro ferromagnetico.

Provavelmente se passares para um balastro electronico, nao vai aquecer tanto.

As tampas impedem a evaporacao e mantem obviamente a temperatura. Quanto aos insectos, é preferivel que NAO caiam na agua, pois podem transmitir doencas aos peixes que os comam.

Eu costumo colocar ao contrario por nenhuma razao em especial ;). O carvao podes retirar. So se utiliza para retirar restos de medicamentos da agua e retira nutrientes para as plantas. Se o filtro é externo, como é que as ceramicas ficam fora de agua?

Uhm... Nao trocas. Lavas apenas com agua proveniente do aquario. Podes lavar de mes a mes ou de 6 em 6 meses, ou de ano a ano. Quando tiveres termpo :)

Nao

Mais ceramicas ou outra esponja.

Uma vez que te deram o peixe, nao tinhas grande alternativa e senao comprar o equipmento e coloca-lo da dentro. No entanto nao devias ter comprado mais peixes, sem o ciclo do azoto estar concluido. Pesquisa aqui no forum pelo ciclo do azoto.

Vai mantendo as trocas de agua no primeiro mes, numa base de 10% por dia, uma vez que o ciclo nao esta concluido para tentar evitar mortes.

Vai dando noticias

Amigos, obrigada pelos conselhos.

Restaram-me algumas dúvidas:

Devo então fazer uma troca diária no primeiro mês?

Como conselho de ambos os amigos, devo retirar o carvão do filtro. Como devo armazená-lo?

Devo tentar usar algum fertilizante próprio na água para tentar melhorar a aparência das plantas?

Acham que 8 hr por dia de luz continua sendo demasiado?

Mais uma vez, obrigada.....

Publicado:
Amigos, obrigada pelos conselhos.

Restaram-me algumas dúvidas:

Devo então fazer uma troca diária no primeiro mês?

Como conselho de ambos os amigos, devo retirar o carvão do filtro. Como devo armazená-lo?

Devo tentar usar algum fertilizante próprio na água para tentar melhorar a aparência das plantas?

Acham que 8 hr por dia de luz continua sendo demasiado?

Mais uma vez, obrigada.....

Se o aqua não tiver fauna, se apenas estás a ser formada a formação de bactérias, não é conveniente pelo menos lavar o filtro.

O carvão retira-o para um saco, depois de o secar, é em granulado não é?

Quanto à fertilização deverás ter em atenção às algas pois podes ter problemas por excesso de fertilização.

Com a quantidade de plantas que tens no aqua eu arriscava 6 horas, mas espera que alguém mais entendido te diga alguma coisa.

Publicado:

Bom dia!!!

Eu sou um iniciante nesta materia tb, gostava que me respondesses a uma pergunta, o teu termostrato funciona bem??? mantem a temperatura certa???

É q aparentemente o meu é igual.. só hoje é q o pus a trabalhar...

Obrigado

Publicado:

Relembro que os peixes necessitam de estar em aquários com temperaturas um pouco mais altas que a nossa casa.

A temperatura não deve flutuar muito pois prejudica a saude dos animais.

As razões para a temperatura do aqua estar diferente do marcado pelo aparelho é porque o mesmo poderá ser insuficiente para a quantidade da água, ou então poderão experimentar regular o mesmo para uma temperatura um grau a mais do que a temperatura que querem manter.

Atenção que a iluminação também aquece o aqua e aquarios sem tampa permitem não só a evaporação da água e o respectivo arrefecimento.

Caso o aqua aqueça demais, como é lógico, baixar a temperatura do aparelho.

Publicado:
Bom dia!!!

Eu sou um iniciante nesta materia tb, gostava que me respondesses a uma pergunta, o teu termostrato funciona bem??? mantem a temperatura certa???

É q aparentemente o meu é igual.. só hoje é q o pus a trabalhar...

Obrigado

O meu funciona muito bem amigo.... meu termômetro não sai da marca de 26º e o termostato liga algumas vezes fazendo seu trabalho muito bem.

Publicado:
O meu funciona muito bem amigo.... meu termômetro não sai da marca de 26º e o termostato liga algumas vezes fazendo seu trabalho muito bem.

O meu não sai dos 27 e queria baixar para 26... mas talvez devido a temperatura ambiente não desça mais, até porque ele liga de vez enquanto um minuto e desliga-se...

Publicado:

A temperatura a 27º não faz mal. O mais importante é que esteja estável. Depende muito da temperatura da sala. Se estiver a essa temperatura, a água não deverá oscilar muito.

Mas se queres baixar a temperatura, experimenta baixar um grau no termostato. Se a temperatura do aquário não baixar mesmo, é porque é a temperatura ambiente.

Publicado:
A temperatura a 27º não faz mal. O mais importante é que esteja estável. Depende muito da temperatura da sala. Se estiver a essa temperatura, a água não deverá oscilar muito.

Mas se queres baixar a temperatura, experimenta baixar um grau no termostato. Se a temperatura do aquário não baixar mesmo, é porque é a temperatura ambiente.

Pois vou ver isso... mas no termostato acho que já ta a 22 , e mesmo assim anda nos 27 no termometro...

A agua está boa, pH 7 - 7.3 , e bem clarinha...

Publicado:

Se o termostato está a 22º e a temperatura real está a 27 (e atendendo que o termostato ainda assim se liga de vez em quando), é sinal que o termostato não está regulado (ou seja, ele pensa que está a uma temperatura, no caso 22º, mas na realidade está a outra, no caso 27º). Tens que o calibrar (se for dos que dá para calibrar), ou então vais ter que tomar muito cuidado, pois não te podes fiar muito no termostato, tendo que estar sempre a ver a temperatura real. Já agora, qual a potência do termostato (quantos watts) e qual o volume real do aquário? Espero que tens 1watt por cada litro.

Publicado:
Se o termostato está a 22º e a temperatura real está a 27 (e atendendo que o termostato ainda assim se liga de vez em quando), é sinal que o termostato não está regulado (ou seja, ele pensa que está a uma temperatura, no caso 22º, mas na realidade está a outra, no caso 27º). Tens que o calibrar (se for dos que dá para calibrar), ou então vais ter que tomar muito cuidado, pois não te podes fiar muito no termostato, tendo que estar sempre a ver a temperatura real. Já agora, qual a potência do termostato (quantos watts) e qual o volume real do aquário? Espero que tens 1watt por cada litro.

A potência é 100 W , o aquario é de 54 L mas com pedras e assim deve ficar ai nuns 48L ...

A agua chegou a 32 graus depois desde que mexi no termostato e meti-o todo dentro de agua ela baixou para 27graus...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!