Recommended Posts

Publicado:

O projecto está finalizado embora com alguns bugs mínimos em termos do software programado no microprocessador (Arduino) mas funcional logo estando a funcionar já com leds na bancada de testes.

Quando ao circuito "driver" que vai ligar o Arduino aos LEDs fica aqui um esquema, mas é simples e basicamente um MOSFET que em função do sinal PWM saído do Arduino faz passar mais ou menos corrente para o canal azul ou branco dos leds, variando assim a sua intensidade de apagado (0%) ate máximo (100%).

led_driver.jpg

Em breve farei um filme com isto a funcionar na bancada para verem um pouco o efeito final e principalmente o efeito do modo nuvens aleatorias (Clouds) por piada mesmo, eheheh :doofywave:

• 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
Publicado:

Ao fim de muito tempo aqui fica um update para quem não conhece ainda o visual do projecto final do controlador.

Unidade principal com o Microprocessador e LCD.

controlador_640x480.jpg

Unidade de potencia de 3 canais (2x calhas luz branca + 1 calha de luz azul "actinica").

Esta unidade recebe os sinais digitais da unidade principal e faz a regulação (DIM) da intensidade luminosa dos leds, fazendo assim os efeitos simulados do nascer do sol e por do sol bem como moonlight consoante a programação efectuada.

Possibilidade de expansão a mais canais consoante o numero de calhas e suas potencias/voltagens.

Facilidade de adaptação para qualquer outra calhas de leds sem controlador próprio desde que se saiba as voltagens de alimentação das mesmas e sejam em corrente continua.

potencia_640x480.jpg

Em breve terei todos os componentes em KIT para quem quiser fazer a sua própria montagem do controlador e adaptar as suas necessidades.

Mais informações e updates em: http://www.aqualed-light.com

• 1 mês depois...
Publicado:

Lembrei-me de mais uma idea que podes ser engracada.

O modo de chuva. (baseado no modo de nuvens)

No modo de chuva, reduzir toda a iluminacao, por ex, para 50% (nuvens carregadas) da dar um sinal de tempos a tempos, para uma electrovalvula, ligada de alguma forma, que reencaminha a aqua que sai do filtro para um sistema de tubos furados por cima do aquario.

Adicionalmente, os leds, podem mandar uma "flashadas" a simular trovoada....

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

• 2 anos depois...
Publicado:

Parabens pelo projecto :)

Muito bem conseguido...

Os problemas de memória talvez os consiga resolver passando agora para uma segunda fase: largar o arduino e programar o atmega numa placa perfurada. Torna-se um sistema muito mais versátil e moldável.

Poderá integrar o sistema de ph, teste TDS, temperatura da água, sensor de nivel de agua com accionamento de electrovalvula com ligação a reservatório de água para re-encher o tanque, e a cereja em cima do bolo um interligar o sistema a um pc servidor que envie a informação em versão live para um servidor tendo acesso ao nivel de agua, iluminação, ph, temperatura, etc.

Mais uma vez parabens pelo projecto ;)

• 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Bem, à muito tempo que não actualizava este projecto e gostei de ver que ao fim de tanto tempo ainda há visitas neste post, como tal deixo o aspecto da versão mais recente e final do controlador:

Board principal:

LedController-V1.8.jpg

Com o LCD encaixado:

LedController_LCD-V1.8.jpg

Agora a board principal tem todas as ligações directas não necessitando de ligações por fios soldados, a alimentação liga directo de um qualquer transformador de 7V a 12V (ideal 9V) e a saída PWM de controlo leds azuis e brancos e feita por uma vulgar ficha stereo 3,5mm tipo dos headphones.

A navegação nos menus no LCD embora a board suporte ainda usar os vulgares botões trabalha agora com um rotary enconder (joystick tipo como agora os carros mais modernos trazem para se navegar nos menus e etc.).

Também existe uma ficha de 6 pinos (header) lateral para encaixe directo do FTDI (interface USB) de forma a ligar ao PC e fazer as actualizações de software.

Muita novidade ainda foi também implementada a nível do software como por exemplo agora tem fases reais de Lua (Moonlight) baseadas no calendário real e a possibilidade de especificar os valores máximos de intensidade de cada canal para a iluminação do dia.

Publicado: (editado)

Olá Baltasar

este tópico sempre me fascinou, mas só este ano é que sinto vontade de investir numa coisa destas. pois já tenho a experiencia que os leds funcionam bem, estou a falar da minha calha artesanal que fiz com leds de 3W vindos da china, tenho 471W montados e já passou um ano e só tive de substituir 3 leds.

agora estou a juntar material para uma nova montagem com 500W mas com drivers dimáveis tendo no orizonte um controlador do nascer e pôr do sol.

mais adiante eu envio MP para falarmos pessoalmente.

bom trabalho

um abraço

Editado por afonso321