Recommended Posts

Publicado: (editado)

Boas.

Os 3 principais nutrientes que causam algas sâo:

-Nitratos (NO3)

-Fosfatos (PO4)

-CO2

As plantas... sem estes 3 nutrientes(que são os mais importantes)... morrem.

É claro, que depois existem outros elementos traços fundamentais.

Mas... o teu grande problema.... é mesmo.. a total ausência dos principais macro-nutrientes.

Acredita, que ao contrário do que se possa pensar, não é o excesso de nutrientes... que provoca algas... o que as provoca é a ausência ou desiquilibrio das principais macros.

Assim... já disse-te que não tens Co2 (importantissimo e fundamental), para a correcta manutenção e equilibrio de um plantado.... mas seria importante tambem saber os valores de po4 e no3...que quase de certeza... estão zerados.

O teu problema... é certamente... falta de alimento para as plantas.

Alguns links úteis, que podes ir lendo:

http://www.theplantedtank.co.uk/

http://www.aquariumalgae.blogspot.com/

Editado por canito
Publicado:
Boas.

Os 3 principais nutrientes que causam algas sâo:

-Nitratos (NO3)

-Fosfatos (PO4)

-CO2

As plantas... sem estes 3 nutrientes(que são os mais importantes)... morrem.

É claro, que depois existem outros elementos traços fundamentais.

Mas... o teu grande problema.... é mesmo.. a total ausência dos principais macro-nutrientes.

Acredita, que ao contrário do que se possa pensar, não é o excesso de nutrientes... que provoca algas... o que as provoca é a ausência ou desiquilibrio das principais macros.

Assim... já disse-te que não tens Co2 (importantissimo e fundamental), para a correcta manutenção e equilibrio de um plantado.... mas seria importante tambem saber os valores de po4 e no3...que quase de certeza... estão zerados.

O teu problema... é certamente... falta de alimento para as plantas.

Alguns links úteis, que podes ir lendo:

http://www.theplantedtank.co.uk/

http://www.aquariumalgae.blogspot.com/

Obrigado pela atenção canito...

já agora: de facto não tenho CO2 mas estou a tratar do assunto. Talvez até experimentar o de fermentação como sugeriu o jbrazio. No entanto já tenho aí umas economias que têm como destino um kit de CO2. Só ainda não consegui decidir qual.

De facto não tenho teste de fosfatos... vou ter de comprar.

Os nitratos estão sensivelmente a 20 mg/LOs macro nutrientes que referes vendem-se em separado? ou tipicamente estão misturados num só produto?

Se forem separados quais as quantidades relativas que devo começar por adicionar de cada um.....?

Obrigado de novo...

cheers
Publicado:
Obrigado pela atenção canito...

já agora: de facto não tenho CO2 mas estou a tratar do assunto. Talvez até experimentar o de fermentação como sugeriu o jbrazio. No entanto já tenho aí umas economias que têm como destino um kit de CO2. Só ainda não consegui decidir qual.

De facto não tenho teste de fosfatos... vou ter de comprar.

Os nitratos estão sensivelmente a 20 mg/LOs macro nutrientes que referes vendem-se em separado? ou tipicamente estão misturados num só produto?

Se forem separados quais as quantidades relativas que devo começar por adicionar de cada um.....?

Obrigado de novo...

O CO2 pode ser o caseiro. Não precisas de gastar euros num Kit.

Pelo menos, para começar... depois mais tarde, será uma opção(e euros) que poderás tomar.

Em relação aos macronutrientes... no primeiro link que te dei (http://www.theplantedtank.co.uk/) está lá tudo explicado.

Quais as quantidades, os metodos de fertilização, os produtos necessários.Tens lá toda a informação que precisas e até como combater as algas.

Tens ainda uma calculadora... que te dirá como fazeres as "misturas".

Eu sei... que isto pode parecer tudo um pouco complicado.... mas "só" custa ao inicio... :puppydogeyes:

Lê atentamente os links. Tens lá tudo o que precisas saber.

Para a sua compra(dos produtos)... tens as farmacias ou algumas lojas aqui do fórum.

Publicado:
O CO2 pode ser o caseiro. Não precisas de gastar euros num Kit.

Pelo menos, para começar... depois mais tarde, será uma opção(e euros) que poderás tomar.

Em relação aos macronutrientes... no primeiro link que te dei (http://www.theplantedtank.co.uk/) está lá tudo explicado.

Quais as quantidades, os metodos de fertilização, os produtos necessários.Tens lá toda a informação que precisas e até como combater as algas.

Tens ainda uma calculadora... que te dirá como fazeres as "misturas".

Eu sei... que isto pode parecer tudo um pouco complicado.... mas "só" custa ao inicio... :puppydogeyes:

Lê atentamente os links. Tens lá tudo o que precisas saber.

Para a sua compra(dos produtos)... tens as farmacias ou algumas lojas aqui do fórum.

oi canito...

muuuitto obrigado.. já vi os links e parece-me muito bem. Vou devorar a informação a ver se consigo entrar mais dentro disto. Estou a preparar-me para imprimir, ehehe..

Olha os produtos referidos são mesmo produtos de laboratório? Puros? É que se for digamos que tenho mmmuuuiiitttaaa facilidade em arranja-los.

Ou devo adquiri-los aí fora em outro lado?

thanks

cheers
Publicado:
Olha os produtos referidos são mesmo produtos de laboratório? Puros? É que se for digamos que tenho mmmuuuiiitttaaa facilidade em arranja-los.

Ou devo adquiri-los aí fora em outro lado?

thanks

O grau de pureza é irrelevante.

Portanto, se tens facilidade em arranja-los... força... :puppydogeyes:

Publicado:

Portanto, se tens facilidade em arranja-los... força... :character0050:

ok... Vou fazer isso. Só precisso de saber se os elementos traços referidos no site são puros, isto é, isolados, ou se provêm e como tal, se são obtidos de algum composto do qual eles fazem parte. De resto não há dificuldade nenhuma na preparaçao dos reagentes referidos, pois é algo que estou habituado a fazer todos os dias, ehehehhe.

Em principio vou enviar um mail ao tipo a colocar-lhe essa questão, ou seja, qual é ou quais são as fontes dos elementos traço.

Já agora, tu por exemplo, segues estas recomendações? Ou semelhantes? Se sim onde desenrascas os produtos?

è que aqui onde trabalho pode faltar-me algum, ehehehhe.

cheers
Publicado:

Portanto, se tens facilidade em arranja-los... força... :character0050:

Não é irrelevante, há 'impurezas' que são tóxicas. Por ex se tiveres um 'pouco' de cobre num desses componentes pode facilmente atingir valores tóxicos para alguns habitantes do aquário.

Cumps,

João

Publicado:
Não é irrelevante, há 'impurezas' que são tóxicas. Por ex se tiveres um 'pouco' de cobre num desses componentes pode facilmente atingir valores tóxicos para alguns habitantes do aquário.

Cumps,

João

Eu coloquei a questão assim porque se forem produtos de laboratório eles terão sempre, mas sempre, quantidades vestigiárias de outros elementos ou compostos. Mas em quantidades muito reduzidas. Daí que eu os tenha apelidade de "puros", quando comparados com produtos eventualmente vendidos em supermercados ou até em farmácias onde a sua aplicação e detino não é o da investigação ou realização de experimentações várias no âmbito da química.

Nessa vertente os produtos de laboratório são manifestamente mais puros., embora como referi existam sempre outros componentes.

A minha dúvida prendia-se apenas com o facto de normalmente não se recomendar a utilização de químicos em aquariofilia e como no referido site de fertilização das plantas os nomes dos reagentes referidos saõ os mesmos exactamente que se encontram num laboratório fiquei um pouco nesta dualidade.

Ou seja fiquei na dúvida se não haveriam produtos vendidos na área da aquariofilia que pudesses de certa forma "imitar" ou "reproduzir" os de laboratório sem serem tão.... lá está..... "puros" e direcionados especificamente para a experimentãção química.

Mas pelo que li são mesmo quimicos de laboratório e vou de certeza experimentar.

Além do que pelo que percebi mesmo os feertilizantes de loja , como o da Tropica por exemplo, é preparado exactamente do mesmo modo e com os mesmos reagentes químicos.

Mas já agora gostava de saber se existem na lojas da especialidade que se possam comprar e preparar as respectivas soluções, pois eu trabalho na área e tenho alguma facilidade, mas a maioria das pessoas não.

Então como se desenrascam?.....

:D

cheeers

cheers
Publicado:

Vocês... são muito complicados... desculpem lá o desabafo. :D

Eu acho que já tinha dito, que compras os produtos na farmacia ou nas lojas aqui do forum.

Se são produtos de laboratorio, puros... menos puros... ou o que quizerem chamar... sou sincero... não sei... nem me interessa.

Os quimicos que lanço nos meus aquários... nitrato de potassio, cloreto de potassio, sulfato de magnesio, monofosfato de potassio... servem para alimentar as minhas plantas.

... e os peixes... não se queixam... ;)

E volta a dizer... que os compras nas lojas do forum... ou nas farmacias.

O objectivo (pelo menos o meu)... é forneçer as plantas os nutrientes que elas precisam... seguindo os esquemas que estão explicados nos links que coloquei aqui.

Depois... é ir testanto os consumos do aquário (no3 e po4) e fertlizar de acordo com as leituras dos testes.

Por ex... no teu caso... tens 20 ppm de nitratos... logicamente... não vais fertlizar com nitratos... vais sim... dosear os nutrientes que podem estar em falta.

Mas volto a repetir... que está tudo explicado nos links... ;)

... mas ok... é necessário... algum cuidado e exprimentação.... mas para isso é que servem os testes.

Mais uma vez... desculpem o desabafo... ;)

Publicado:
Vocês... são muito complicados... desculpem lá o desabafo. :D

Eu acho que já tinha dito, que compras os produtos na farmacia ou nas lojas aqui do forum.

Se são produtos de laboratorio, puros... menos puros... ou o que quizerem chamar... sou sincero... não sei... nem me interessa.

Os quimicos que lanço nos meus aquários... nitrato de potassio, cloreto de potassio, sulfato de magnesio, monofosfato de potassio... servem para alimentar as minhas plantas.

... e os peixes... não se queixam... ;)

E volta a dizer... que os compras nas lojas do forum... ou nas farmacias.

O objectivo (pelo menos o meu)... é forneçer as plantas os nutrientes que elas precisam... seguindo os esquemas que estão explicados nos links que coloquei aqui.

Depois... é ir testanto os consumos do aquário (no3 e po4) e fertlizar de acordo com as leituras dos testes.

Por ex... no teu caso... tens 20 ppm de nitratos... logicamente... não vais fertlizar com nitratos... vais sim... dosear os nutrientes que podem estar em falta.

Mas volto a repetir... que está tudo explicado nos links... ;)

... mas ok... é necessário... algum cuidado e exprimentação.... mas para isso é que servem os testes.

Mais uma vez... desculpem o desabafo... ;)

Estás à vontade canito.

O que interessa é mesmo ouvir as opiniões de todos. Vou então começar a dedicar-me ao assunto agora em termos práticos, pois graças a esta troca de idéias estou agora um pouco mais esclarecido em relação ao assunto.

Agradeço-te mais uma vez a tua ajuda e.... a tua paciência também.... eeheheheheh.

É graças a pessoas como tu que este fórum funciona bem e faz despertar em tanta gente o gosto pela aquariofilia, conseguindo ir avançando no hobby dando os passos certos.

O mesmo se aplica aos restantes companheiros.

Obrigado a todos.

cheers
Publicado:

oi de novo canito

estive a ver o teu aqua que está muito fixe. Gramei à brava da tua flora. Ando a ver se meto aqui fotos do meu.

Podes indicar-me onde é que compraste as tuas plantas? COnsegues recomendar-me alguma loja que tenha uma variedade boa delas e onde ue possa dirigir-me para complementar a plantação do meu?

thanks

cheers
Publicado:

Olá de novo.

O objectivo de quem participa nestes tópicos... é procurar ajudar... mas acima de tudo relatar os métodos que utiliza nos seus aquários.

E é isso que eu procuro fazer.... e repara... que até posso estar a dar informações erradas ou menos correctas.

Compete.. sempre a quem lê... avaliar e julgar.

Um conselho.... lê muito... pesquisa muito... existe muita informação espalhada por este fórum.

Em relação as plantas... não sei qual foi o meu aquário que estives-te a observar... se foi este ou se foi este aqui

Um de elevados consumos, com flora exigente... outro de fácil manutenção, com flora mais "fácil" e de consumos muito reduzidos.

As plantas... são quase todas...trocas que faço com pessoal amigo.

Outras foram adquiridas na loja "naturline".

Publicado:
Olá de novo.

O objectivo de quem participa nestes tópicos... é procurar ajudar... mas acima de tudo relatar os métodos que utiliza nos seus aquários.

E é isso que eu procuro fazer.... e repara... que até posso estar a dar informações erradas ou menos correctas.

Compete.. sempre a quem lê... avaliar e julgar.

Um conselho.... lê muito... pesquisa muito... existe muita informação espalhada por este fórum.

Em relação as plantas... não sei qual foi o meu aquário que estives-te a observar... se foi este ou se foi este aqui

Um de elevados consumos, com flora exigente... outro de fácil manutenção, com flora mais "fácil" e de consumos muito reduzidos.

As plantas... são quase todas...trocas que faço com pessoal amigo.

Outras foram adquiridas na loja "naturline".

Olha tenho lido imenso sobre a fertilização das plantas, nomeadamente os sites que me indicaste e os respectivos links e posso dizer-te que graças a isso estou bastante mais esclarecido e pronto pelo menos para iniciar-me nessa vertente do hobby. Vou preparar as soluções de macros aqui no laboratório onde trabalho e como micros vou começara por usar a solução mix da Tropica (Tropica Plant Nutririon). Penso que é um bom ponto de partida. Vou seguir o método de Estimative Index para já. E controlar os nutrientes através de testes.

A informação que lá vem é mesmo muito objectiva e clara. Obrigado por tudo.

Por outro lado è curioso, ehehhehe

Agora que vi os teus dois aquas posso dizer-te que foi exactamente um deles que serviu de modelo para a montagem recente que fiz do meu aquario... Curioso.

Assim que tiver oportunidade ponho umas fotos para tu e o resto da malta verem..... Os teus estão ambos muito fixes mesmo. Parabéns.

Vou então passar na naturline....

Será que tem lá Blyxa Japonica?

Isso é facil de encontar?

Já agora que plantas de crescimento rápido, nomeadamente para o plano de fundo do aqua me aconselhas??? e já agora para plano médio também....

Muito obrigado de novo.

cheers
Publicado:

Peço desculpa se ofendi alguém, não foi essa a intenção.

Para fertilizar usa-se químicos, e essa de não pôr químicos no aquário é mais ou menos como a outra de dizer que os produtos naturais não fazem mal.

Agora há que ver, eu não vou usar fertilizantes agrícolas no aquário, porque o sistema aquático é muito mais sensível que o solo, e porque me interessa os peixes e invertebrados, que são muito mais sensíveis que as plantas agrícolas. Porque sei que os produtores de fertilizantes agrícolas os fazem a pensar nisso e para serem baratos e não para serem 'puros'. Que têm lá os químicos que pretendemos tenho a certeza, o que têm mais e em que quantidades é que não sei, ao passo que com reagentes de qualidade laboratorial ou farmacêutica é muito mais seguro.

Se quizeres introduzir micros naturais num sistema que não seja muito sensível ao sódio podes utilizar uma pequena quantidade de sal marinho, mas não chega para o ferro por exemplo.

Agora já tenho alguns químicos. Mas quando quis gesso (sulfato de cálcio) e calcário (carbonato de cálcio) para fazer uns suplementos de cálcio para as ampulárias contactei com as empresas que forneciam gesso e pó de pedra ao AKI para me certificar que eram (relativamente) puros, em particular, que não tinham aditivos, principalmente o gesso. Só depois os adquiri, e mesmo assim comecei com uma pequena quantidade.

Portanto digo-te Canito, acho que isto não é ser complicada, é ter a noção do que por aí há.

E também que se neste caso estamos a falar num tópico de alguém que trabalha em química, muitos dos que lêem o fórum não têm esse conhecimento, por isso penso que não convém facilitar demais nas afirmações.

Isto está muito sério :thumbup3: :D :D :D também deve ser da hora.

Cumps,

João

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!