stroops Publicado: Novembro 8, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 8, 2009 Sendo assim, e visto que fertilizo K tanto nos 5ppms de N (KNO3), como nos 10ppms de K (KCL) possivelmente vou descer os 10ppms de KCL para 5ppms, ficando assim com um total de K de 8,66ppms (5ppm da KCL e 3,66ppm da KNO3) que me parece bem suficiente. Depois é só ajustar os níveis de N que são os únicos que posso controlar por teste, pois se as minha plantas não consumirem as 5ppm de N, estou basicamente a fertilizar em excesso não prejudicando nem fauna nem flora mas também posso pensar que posso poupar nos fertilizantes e assim também não precisarei de TPAs tão certas de 50% e posso andar nos 40% poupando assim água e condicionador... Um abraço, e também me podes tratar por Daniel Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Novembro 8, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 8, 2009 Que dissoluções fizeste, podes indicar as gramas e o volume de agua ? Isso são ppm diarios ?Talvez seja das horas mas não consigo entender os teus números. Em relação ao resto está certíssima a tua lógica, no entanto deves fazer sempre TPA semanais ! Experimenta fazer uma TPA de 20% e vê se os nutrientes se acumulam, se não se acumularem continua com 20% caso contrario aumentas a quantidade para 30% e por ai fora até arranjares um valor em que não gastes demasiada agua nem deixe os nutrientes acumularem. Letra volume de solução mg ppm Nitratos KNO3 N 500ml 130 1 de N Fosfato Monopotássico P 500ml 57 0,5 ppm de P Potássio em Cloreto de Potássio K 500ml 153 1 ppm de K Magnésio Mg 500ml 80 0,1 ppm de Mg Tenho as quatro soluções separadas em cada frasco (tudo calibrado para 160l) por isso é fácil fertilizar uma de cada vez, não sabia que dava para juntar todas os nutrientes numa mesma solução e assim tambem consigo mudar a proporção sempre que entendo. O que achas? Só tenho pena de não conseguir uma solução mais concentrada em Mg mas pronto! Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Novembro 8, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 8, 2009 OK percebi ! Era mesmo das horas.. - 5ml da solução N dá: 5ppm N + 3.15ppm K - 10ml da solução K dá: 5ppm K Isto a 7 dias dá 35ppm N e 57.05ppm K, estas a cima da EI.. portanto em falta não deve estar nada ! Isso das soluções separadas.. acho que todos nós passamos por essa fase, mas depois fartei-me de todos os dias ter de colocar 6 produtos dentro do aquario: N + P + K + Mg + Flourish + Flourish Iron Espera.. falta uma coisa, eu concordo com esse esquema se me disseres a seguir que tens >= 1w/litro e 30ppm CO2. lol é isso mesmo, quando estas soluções acabarem volto à carga para te chatear outra vez para me ensinares a fazer uma solução com 5:0,5:5 ppm de N:P:K!! lol faço um ou dois litros e realmente torna-se mais facil... Quanto ao CO2 não me parece que vá ter dificuldade pois tenho um reacto REA50 da ELOS e hoje à tarde vou montar o meu kit CO2 da Aquaristic de 2Kg, parece me que no próximo ano nao irei ter problemas!! lol Quanto à luz, tenho duas plls de 55w a 10000k o que perfaz 110w para 160 litros, não me parece que precise de mais, mas tenho sempre a minha calha antiga com duas T8 de 30W cada se quiser por e combinar outros espectros mais baixos, mas não me parece necessário, até porque já li que acima de 100litros essa regra deixa de fazer sentido. Senão num aquário de 600l tínhamos de ter 600W!!!!! Um abraço, Daniel Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 8, 2009 Share Publicado: Novembro 8, 2009 Tudo depende do GH, o meu GH é de 6/7 e eu prefiro adicionar semanalmente um total adicional de 5ppm de Mg, necessito mesmo ? Talvez não, mas desta forma sei que não irá estar em falta. Mas isto é precisamente a filosofia do EI, adicionar tudo em excesso e cortar todas as semanas com 50% de WC. 1) A primeira formula, 1ml em cada 80L dá: 1.01ppm N; 0.25ppm P; 0.74ppm K 2) Podes utilizar a segunda formula sem o Magnésio.. 1ml em cada 80L dá: 0.46ppm N; 0.09ppm P; 0,46ppm K 3) A dosagem da EI é 12ml para cada 80L diariamente, isto traduz-se em: 5.52ppm N; 1.08ppm P; 5.52ppm K 4) A primeira formula que colocaste é mais concentrada, se eu colocar diariamente 5.5ml da solução obtenho valores quase idênticos à EI: 5.56ppm N; 1.38ppm P; 4.07ppm K 5) 250ml de solução a 5.5ml diários, tens solução suficiente para 45 dias. Olá João Obrigado pela tua resposta. Penso que entendi tudo direitinho. Vou optar por seguir a tua formula( parece-me fazer todo o sentido) Da experiência eu tenho na minha área posso adiantar a quem tem dúvidas que não há problema em adicionar os reagentes em causa todos na mesma solução. São todos aquilo a que se chama de sais fortes com elevada constante de dissociação. Ou seja uma vez dissolvidos ficam todos separados nos seus iões constituintes e numa disponibilidade total, o que nos permite fazer os cálculos e chegar às quantidades (neste caso concentrações) que se têm apresentado aqui. E sim a TPN não é a PLUS... Tive esse cuidado. Olha já agora eu estou com pouco mais de 0.5 W por Litro, e ainda não adquiri o Kit de CO2. Achas que posso começar sem o CO2? E enquanto mantiver esta iluminação devo reduzir as quantidades??? Obrigado por tudo João. O meu nome é Nelson Atenção que não é o Tropica Plant Nutrition Plus ! Eu não utilizo TMG mas sim Flourish.. estou a espera que a garrafa acabe para trocar. Segundo o Tom Barr o TMG (agora chama-se TPN) deverá ser utilizado com a EI na proporção de 2.5ml para cada 80L, adicionado diariamente. O EI é um método que necessita sensivelmente de 1W/litro de luz e 30ppm de CO2.. só desta forma as plantas tem hipótese de utilizar a quantidade enorme de nutrientes que estamos a colocar diariamente. Se tiveres falta de luz, ou falta de CO2.. não vale a pena colocares 12ml diários, corta para metade ou um terço. Fertilizar é sempre bom, tens é de racionar consoante as condições de Luz, CO2 e temperatura que tenhas. Já agora, o meu nome é João. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ibanezvai Publicado: Novembro 8, 2009 Share Publicado: Novembro 8, 2009 @Daniel: 600litros e 600W.. depende da altura do aquário ! Esta regra de 1w/l é uma metáfora para dizer "mete bastante luz nisso".. a luz é como o acelerador num carro, os nutrientes a gasolina e o CO2 o oxigénio que permite a explosão. Se estiveres com vontade de ler.. vai aqui. @Nelson: Penso que só se tem problemas ao misturar micros com macros, ainda no outro dia vi um post do Just_me que falava sobre isto e explicava o porque.. eu como não sou químico simplesmente não os misturo porque assim me disseram. Com a tua situação actual nunca vais meter os 12ml por 80L, vais ter de diminuir isso, começando por metade do valor e testares a ver se existe acumulação depois de uma TPA.. e claro vês a reacção das plantas ! Agora o CO2 é fundamental, o carbono é a base de toda a vida e sem ele vais ter plantas com folhas deformadas e enrugadas. Não é necessário é compares já pressurizado, experimenta com o de fermentação com uma ou duas garrafas dependendo do tamanho do aquário. Abraços, João. A mistura de macros e micros tem a ver com a eventual formação de sais insoluveis entre os vários elementos micro (que saõ iões na realidade) e os iões presentes nos sais dos macro. Isto poderia traduzir-se numa diminuição da disponibilidade de diversos iões, nomeadamente dos que entram na composição dos micros. Muito Obrigado por toda a tua atenção e preciosos conselhos, joão. Abraço Nelson Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Novembro 9, 2009 Share Publicado: Novembro 9, 2009 Olá. Para quem vai seguir o metodo de fertilização EI, tomem atenção que é necessário... luz e co2 (1 watt/30 ppm) e depois... um aquário "bem" plantado e com algumas espécies de crescimento rápido. Caso contrário... é preferivél reduzir as doses diárias ou optar por outro método. O jbrazio já descreveu alguns dos métodos. Para quem não tem co2... ou poucas plantas... é preferivel fazer alguns testes (descobrir os consumos de po4 e no3) e fertilizar de acordo com aquilo que as plantas vão consumir diáriamente. já para não falar, que se tiverem o aquário com uma boa "carga" de peixes... pode ser "auto" sustentável. Por ex, eu com o meu actual aquário(plantas de crescimento lento e escalares)... quase nem preciso de adicionar nitratos ou fosfatos... apenas vou realizando mudas de água, potássio e micros a meia-dose. Realizando os testes de NP... verifico que tenho quase sempre os valores recomendáveis ... N-10 - P-1 ppm. Ou seja, o aquário produz... aquilo que consome. Em relação a adição de micros... tenham sempre em mente... que o alimento importante para as plantas, são os macros (potassio, fosfatos,nitratos e Co2). Sendo que a fertlização de micros... deverá sempre asssumir um "papel secundário". Eu diria.... que são os "chocolates" que vamos forneçendo as plantas... Escolham o melhor método de fertlização... que melhor se adapte às caracteristicas do vosso aquário. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Novembro 9, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 9, 2009 Olá.Para quem vai seguir o metodo de fertilização EI, tomem atenção que é necessário... luz e co2 (1 watt/30 ppm) e depois... um aquário "bem" plantado e com algumas espécies de crescimento rápido. Caso contrário... é preferivél reduzir as doses diárias ou optar por outro método. O jbrazio já descreveu alguns dos métodos. Para quem não tem co2... ou poucas plantas... é preferivel fazer alguns testes (descobrir os consumos de po4 e no3) e fertilizar de acordo com aquilo que as plantas vão consumir diáriamente. já para não falar, que se tiverem o aquário com uma boa "carga" de peixes... pode ser "auto" sustentável. Por ex, eu com o meu actual aquário(plantas de crescimento lento e escalares)... quase nem preciso de adicionar nitratos ou fosfatos... apenas vou realizando mudas de água, potássio e micros a meia-dose. Realizando os testes de NP... verifico que tenho quase sempre os valores recomendáveis ... N-10 - P-1 ppm. Ou seja, o aquário produz... aquilo que consome. Em relação a adição de micros... tenham sempre em mente... que o alimento importante para as plantas, são os macros (potassio, fosfatos,nitratos e Co2). Sendo que a fertlização de micros... deverá sempre asssumir um "papel secundário". Eu diria.... que são os "chocolates" que vamos forneçendo as plantas... Escolham o melhor método de fertlização... que melhor se adapte às caracteristicas do vosso aquário. Canito, que quantidade de potássio costumas fertilizar? O dobro de nitratos ou o mesmo valor? Um abraço Daniel Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Novembro 9, 2009 Share Publicado: Novembro 9, 2009 Canito, que quantidade de potássio costumas fertilizar? O dobro de nitratos ou o mesmo valor? Um abraço Daniel Olá. Na teoria.... Por cada 5 ppm de nitratos consumidos... deverás fertlizar com o dobro de potassio... ou seja... 10 ppm. Por cada 0,5 ppm de Fosfatos consumidos...10 ppm de potassio. Deverás fertlilizar pelo maior valor consumido. No meu caso... fertlilizo com 5 ppm diários de potassio. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Novembro 9, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 9, 2009 Olá.Na teoria.... Por cada 5 ppm de nitratos consumidos... deverás fertlizar com o dobro de potassio... ou seja... 10 ppm. Por cada 0,5 ppm de Fosfatos consumidos...10 ppm de potassio. Deverás fertlilizar pelo maior valor consumido. No meu caso... fertlilizo com 5 ppm diários de potassio. Pois, és seguidor da proporção 5N:0,5P:10K, mas explica-me uma coisa então, senão fertilizas N e P pois o aquário é auto suficiente nesses macros, porque optaste por 5ppm de potássio e não por 10ppm, fazes ideia da taxa de absorção máxima das tuas plantas por dia? É só cerca de 2,5ppm N ou 0,25ppm de P, ou optaste por fertilizar menos K pois não notas sinais de carência de K nas plantas? Um abraço, Daniel Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Novembro 10, 2009 Share Publicado: Novembro 10, 2009 Pois, és seguidor da proporção 5N:0,5P:10K, mas explica-me uma coisa então, senão fertilizas N e P pois o aquário é auto suficiente nesses macros, porque optaste por 5ppm de potássio e não por 10ppm, fazes ideia da taxa de absorção máxima das tuas plantas por dia? É só cerca de 2,5ppm N ou 0,25ppm de P, ou optaste por fertilizar menos K pois não notas sinais de carência de K nas plantas? Um abraço, Daniel Olá. A opção pelos 5 ppm de K diários, tem por base alguns testes que regularmente vou fazendo. Testando, os valores de N e P, reparei que os consumos diários eram minimos... no máximo 0,2 ppm de po4 e 2 ppm de no3 por dia. Isto, porque este aquário... gera quase tanto... quanto consome. Basta-me alimentar melhor os escalares, que os valores de N e P sobem ligeiramente, portanto... e fertilizando por baixo... entendi que 5 ppm de K diários seria um valor razoável. As plantas, não mostram carências de K, logo não vejo qualquer razão em subir a dose... seria apenas desperdicio de fertilizante. Alem do mais, tambem fertilizo diáriamente com TPN (tropica plant nutrition)3 ml diários... que é um produto completo... que já contem K. Depois, mudo a água 2x / semana... 40% ao fim de semana e 25 % a meio da semana. A minha participação neste tópico, foi mesmo para chamar a atenção, que cada aquário... é um aquário. Fala-se aqui muito do método EI... mas que na minha opinião pode não ser o mais correcto. Depende muito do tipo de aquário que tens. No meu caso, optei por tentar fertilizar... apenas com aquilo que é consumido diáriamente. O método EI... que se fala neste tópico, é uma opção diferente, onde todos os nutrientes, estão presentes por "excesso"... mas implica... luz, co2, e preferencialmente, plantas de crescimento rápido. Resulta... sim. . As plantas "acordam".... e começam a crescer a um grande ritmo... e as algas ficam sem hipoteses de competir... e acabam extintas. Mas... com o meu aquário actual, com escalares, pouca luz e co2, plantas "lentas"... a crescer à velocidade do "caracol" :D ... não é... na minha opinião... a melhor opção. . Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts