Hugo R. Silva Publicado Outubro 25, 2009 Share Publicado Outubro 25, 2009 Boas tardes a todos, Hoje foi dia de limpar um dos filtros do meu aquário dos discus (The Small One) como é regra geral estava cheio de camarões, o que é normal pois tenho Neocaridina Heteropoda lá (var. red, var. green e claro tudo misturado). Hoje para meu espanto vejo uns quantos azuis..... Separei os que consegui, são poucos mesmo assim, mas não sei o que fazer com eles, não me apetecia mesmo nada meter novamente nop aquário, infelizmente não consigo tirar fotografias e vou estar uma semana fora, não sei como vão fcar... Fica o relato desta nova experiência que nunca tinha tido.... Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 boas, Hugo, isso ja aconteceu com algumas pessoas como sabes, mas é pena porque tu ate tinhas capacidad4e e paciencia para tentar fixar o azul nos Neocaridina Heteropoda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2009 Bem vou colocar num aquário que tá ciclado para a entrada de outra espécie que vai ficar um tempo adiada. São poucos, alguns pequenos, vou ver o que vai sair dali quando crescerem. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Bem vou colocar num aquário que tá ciclado para a entrada de outra espécie que vai ficar um tempo adiada. São poucos, alguns pequenos, vou ver o que vai sair dali quando crescerem. boas sorte, vai dando noticias e tenta tirar fotos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jvidia Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 (editado) Mas não tinhas nenhum azul antes ? Editado Outubro 25, 2009 por jvidia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Mas não tinhas nenhum azul antes ? ele tinha os tiger blue, os Neocaridina Heteropoda var blue pura e simplesmente nao se pode dizer que existam por ainda nao se ter fixado o gene que lhe da a cor azul, vao aparecendo alguns so com conhecimento, muita paciencia e ao longo de muitas geraçoes se consegue(dentro do possivel) apurar uma variante dentro de uma determinada especie e penso que o hugo é a pessoa certa para isso... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Mas não tinhas nenhum azul antes ? Não, mas com os cruzamentos, sucessivos, ou não, entre os "red's" e "green's", alguns descendentes ganharam a cor azul... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2009 Como o Carlos e o Hugo disseram, azuis só tenho os blue tiger (já tive os blue pearl mas já saíram todos a algum tempo), mas neste aquário só entraram Neocaridina Heteropoda var. Green e Neocaridina Heteropoda Var. Red. Agora estou desejoso de limpar o outro filtro do aquário hehehe Bem estes já estão em ambientação ao novo aquário, vamos ver o que vai dar. Tudo o que não sair azul volta para os discus.... Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Muito boa sorte com essa aventura Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2009 Infelizmente não são muitos (Tb queria milagres né heheh) mas pronto pelo menos já vão ficar separados. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Cabrita Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Boa sorte com o apuramento dos azuis! Cumps, PC Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2009 Apuramento era bom era, vamos ver se há material para tal.... sem ovos não se fazem omeletes.... Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Cabrita Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 Fazendo uma espécie de plágio...... YES YOU CAN! Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 25, 2009 Share Publicado: Outubro 25, 2009 (editado) Fazendo uma espécie de plágio...... YES YOU CAN! concordo plenamente, sa ha quem consigo essa pessoa será o hugoo, vamos fazer figas para daqui a um ano ele me esteja a enviar um pack dos primeiros azulinhos de linhagem "estavel" Editado Outubro 25, 2009 por Carlos Couceiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joel Bonifácio Publicado: Outubro 27, 2009 Share Publicado: Outubro 27, 2009 tenta lá arranjar umas fotos ai dos bichos Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 7, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2010 Olá, Os camarões estão todos vivos mas (tem sempre que haver um mas...) na muda do exoesqueleto perderam a cor azul.... voltaram ao normal. Para já fim desta 'saga' Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André19 Publicado: Janeiro 7, 2010 Share Publicado: Janeiro 7, 2010 Eles nao estariam com essa cor devido a estarem no filtro ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 8, 2010 Não, eles estiveram bastante tempo em aquário com a cor azul, são alterações que acontecem, mas tb sabemos que é muito difícil manter a cor mesmo em futuras gerações. Neste caso nem foi preciso chegar aí, pois na muda alterou novamente a cor. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 Eu tenho 1, apenas 1 azul :D ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 O que vou dizer pode ser completamente absurdo pois não percebo nada de camarões. Mas tenho umas noções de genética. Será que uma futura geração desses camarões azuis (que já mudaram de cor) poderá "despertar" o gene que lhes confere a cor azul? Ou até mesmo em várias gerações? Se já a tiveram (a cor) podem passar a informação genética para outros individuos e fazer com que esta se torne dominante. Abraço http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 8, 2010 Autor Share Publicado: Janeiro 8, 2010 poder pode, mas não tem sido fácil manter o gene da cor azul. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Guimarães Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 É difícil de manter o azul pq não é uma cor dominante. Vou tentar explicar mais ou menos. Temos dois genes um A e a. o A é para gene vermelho e o a para gene azul. O gene azul é o ''dominado'' e o vermelho o ''dominante''. Sendo que os camarões que tu retiraste para o aquário têm genes Aa vais ter uma pequena percentgem de obter camarões azuis se é que tiveres ehehe. Macho Aa Fémea Aa Camarões bebés AA Aa aa Aa Neste caso vais ter 25% de ter camarões azuis. Se conseguires obter camarões azuis nas primeiras reproduções convém separar para outro aquário e com esses começar então a selecção. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h_saldanha Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 Sim, era mesmo disso que estava a falar. Tentar que o azul se torne dominante. http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 Sim, era mesmo disso que estava a falar. Tentar que o azul se torne dominante. Isto é o que se passa com os cães.... Ao cruzar o gene dominante tem tendência a desaparecer (quando não cruza com puro com puro) e estes azuis costumam aparecer sem se saber porque... O meu era verde e virou azul... Por isso ao cruzar mesmo com outro azul a probabilidades de saírem filhos azuis são reduzidas e a cada nascimento pior ainda.... ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joniclicks Publicado: Janeiro 8, 2010 Share Publicado: Janeiro 8, 2010 bom dia anda ai uns camaroes de sangue azul devem ser condes hehehehe!!! tou na brinca mas falando a serio agora, o hugo tive o privilegio de ter ai uns tantos com genes azuis agora era uma questao de tentar apura-los ,tbm nao perde nada e com um bocado de sorte ainda tira uma linhagem estavel . força ai cumps joni Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts