dafish Publicado Novembro 2, 2004 Publicado Novembro 2, 2004 Boas pessoal, tenho uma calha da lifetech com 4x55w compactas. alguém me saberá dizer se posso utilizar uma lampada de 36w nesta mesma calha em segurança?? Citar "Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San Reef Água Doce
Labeo Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 As únicas compactas que não podes usar são aquelas cuja potência ultrapasse a capacidade do balastro. Logo no lugar de uma de 55W podes utilizar uma de 36W sem problemas. Cumprimentos, Labeo Citar "Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras
dafish Publicado: Novembro 3, 2004 Autor Publicado: Novembro 3, 2004 boas Labeo, neste campo as opiniões divergem, tb me disseram que usando uma lampada mais fraca poderei rebentá-la ou mesmo queimar todo o sistema... Citar "Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San Reef Água Doce
Labeo Publicado: Novembro 3, 2004 Publicado: Novembro 3, 2004 Boas Dafish! Se as opiniões são assim tão divergentes, talves a melhor forma de esclarecers essa tua dúvida seja inquirir directamente o fabricante ou representante da calha, assim poderás ter certeza da resposta que te derem. Cumprimentos, Labeo Citar "Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras
ramirezi Publicado: Novembro 4, 2004 Publicado: Novembro 4, 2004 Dafish escreveu: Boas pessoal, tenho uma calha da lifetech com 4x55w compactas. alguém me saberá dizer se posso utilizar uma lampada de 36w nesta mesma calha em segurança?? Claro que não podes, ou melhor, podes mas não deves. O problema não são as lâmpadas em si porque o casquilho é igual, mas são os balastros, que no caso da calha com 55w estão preparados para esta potência e não para outra. A utilização de lâmpadas incompatíveis com o balastro ou vice-versa causa sobreaquecimento no sistema, sobrecarga na lâmpada ou no balastro, redução da vida útil da lâmpada, aumento de consumo energético por parte do balastro, dificuldades no arranque e em alguns casos o pifar da lâmpada. Os balastros que equipam essa calha em termos seguros dariam para acender 4 lâmpadas T8 de 58w. abraço, Rui Alves Citar LOJA ONLINE AQUAEDENhttp://www.aquaeden-shop.net LOJA FÍSICA AQUAEDEN Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B Malveira (em frente das Trouxas da Malveira) Telemóvel:963551737/925152246/937094319 Telefone fixo: 212407737http://www.facebook.com/aquaedenshop
Pedro Marques Publicado: Novembro 4, 2004 Publicado: Novembro 4, 2004 Aproveito o contexto para a seguinte questão: - Dá para comparar uma Lâmpada Glo da Hagen em termos de qualidade com uma Compacta destas? Cump., Pedro Citar
dafish Publicado: Novembro 4, 2004 Autor Publicado: Novembro 4, 2004 pois, de facto a minha questão é só se os balastros funcionariam em condições, esta calha tem dois interruptores que controlam 2 lampadas ao mesmo tempo. eu neste momento até só estou a utilizar uma lampada em vez das duas (desconectei uma), mas gostaria de saber se mesmo assim poderia reduzir mais a potencia através de uma compacta mais fraca. Citar "Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San Reef Água Doce
azazel Publicado: Novembro 7, 2004 Publicado: Novembro 7, 2004 eu tenho de discordar com o ramirezi, o balastro aguenta até aos 55w! podes ligar a k kiseres logo k não passe os 55w... o mesmo serve para os transformadores, dimmers,etc.. nunca se pode passar o limite maximo senão sobreaquece até queimar, isto tudo sem prejudicar o a lampada! Citar
Recommended Posts