O meu primeiro aqua - pseudoplantado

inexperiente

Recommended Posts

Tudo depende como tenhas o aquário montado, o tubo que tira agua do aquário para o filtro não deve estar encostado ao substrato deve ficar no mínimo uns 5cm afastado, na mesma com-vem retirar uma parte da agua do aquário para facilitar o trabalho.

Se tens as esponjas de carvão ok já te facilita, mas e como te digo desmonta tudo e volta a montar como deve ser.

Voltas a por a metade da agua que guardas-te com a agua nova.

Se tiver algum cloro podes usar um anti cloro na agua.

Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continuo com algumas dúvidas em relação à areia, pois estive a ler um pouco mais relativamente aos substratos e deparei-me com o seguinte:

"- Um bom substracto tem de ser acima de tudo poroso, permitindo uma boa circulação de água e com esta vem a oxigenação e temperatura adequada quer às raízes quer às bactérias nitrificantes. A livre circulação de água através dos poros e espaços deixados pelo substracto facilitam também a disseminação de nutrientes por todo o substracto. A granulometria ideal será entre 2 e 4 mm. Substractos compactos como areia, a curto prazo, podem parecer bons pelo facto de “ agarrarem” bem as plantas, já para não falar que são mais económicos, mas à medida que o aquário vai amadurecendo e o ecossistema aí instalado vai reciclando a sua própria matéria morta, os substractos vão ficando mais duros e mais compactos ( pequenas partículas vão-se depositando no fundo e vão afundando até chegarem às zonas mais fundas do substracto). Isto dificulta a penetração das raízes, a oxigenação destas, com zonas em que a temperatura difere bastante e tudo isto acaba por se fazer ressentir no estado de saúde das plantas. Se, à partida, tivermos um substracto poroso, esses problemas ficam atenuados e as plantas têm um melhor desenvolvimento a longo prazo."

In: Escolha do substracto

Podem-me dar umas luzes em relação a isto?

Não tenho qualquer forma de reservar esta água, por isso se tiver que esvaziar o aqua, perco a água. Talvez consiga recipientes, para apenas metade, mas a outra metade, terá sempre que vir da torneira.

Se não mudar a água do aqua, tenho de usar carvão activo? Porquê? A esponja de carvão que vem com o próprio filtro é suficiente?

Por fim, surgiu-me outra dúvida. A areia não vai ser sugada pelo filtro e entupir o mesmo? Se usar areia, torna-se necessário colocar uma esponja (como as que se coloca para os alevins) na parte onde é sugada a água?

Olá e bem vindo ao forum.

Utiliza garrafões de água para guardares a água.

O carvão activo serve para eliminar restos de medicação que usaste num tratamento anterior de uma doença.

O que precisas de ter no teu filtro é algo que te permita criar um bom "ninho" de bactérias e permitir a sua oxigenação.

A areia será sempre sugada pelo filtro se tiveres sempre em constantes mudanças com o aqua (decoração), quando plantares ou ainda se tiveres peixes que te revoltam o fundo do aqua.

Boa sorte.

Bons dias e obrigado.

Já foi dito anteriormente, que é demasiada água para se guardar em garrafões. De qualquer das formas, vou tentar...

Quanto às bacterias, se reparares, optei por colocar dois tipos de cerâmica distintos, camadas distintas do filtro (ver setup aqua). Julgo ser suficiente, mas já agora, podias confirmar isso?

Tenho uma camada de SERA SIPORAX e outra camada de SERA BIOPUR FORTE

Continuo com a dúvida, se de facto, a areia será a melhor escolha de substrato. Já que vou remodelar tudo e comprar novos materiais, ao menos compraria as coisas mais indicadas.

Inexperiente

Eu também ando sempre a guardar garrafões de agua por causa disso mesmo, do aquário.

Na maior parte das vezes um aquário bonito aos nossos olhos é um aquario agradavel para os peixes.

Eles gosta de verde e nós também :)

Eu acho que te estás a preocupar demais com o ph!

Para os viviparos está ok.

Bons dias e obrigado.

Já foi dito anteriormente, que é demasiada água para se guardar em garrafões. De qualquer das formas, vou tentar...

Quanto às bacterias, se reparares, optei por colocar dois tipos de cerâmica distintos, camadas distintas do filtro (ver setup aqua). Julgo ser suficiente, mas já agora, podias confirmar isso?

Tenho uma camada de SERA SIPORAX e outra camada de SERA BIOPUR FORTE

Continuo com a dúvida, se de facto, a areia será a melhor escolha de substrato. Já que vou remodelar tudo e comprar novos materiais, ao menos compraria as coisas mais indicadas.

Inexperiente

Pessoalmente não gosto da areia como escolha para substrato. Mas gostos são gostos e existem por aqui muitos aquas que têm como substrato areia, no entanto e repetindo-me, pessoalmente não colocaria.

Quanto à rareza de material e afins relacionados com a aquariofilia, porque não considerares a aquisição via internet.

Existem n lojas de aquariofilia com um bom serviço e de confiança que poderás facilmente adquirir material.

Porque não considerar uma compra conjunta com pessoal daí?

Se calhar aumentarias as tuas escolhas e todos beneficiariam.

É uma ideia.

Eu também ando sempre a guardar garrafões de agua por causa disso mesmo, do aquário.

Na maior parte das vezes um aquário bonito aos nossos olhos é um aquario agradavel para os peixes.

Eles gosta de verde e nós também :)

Eu acho que te estás a preocupar demais com o ph!

Para os viviparos está ok.

Fico confuso com as diversas opiniões e leituras de fichas de peixes (estas também variam consideravelmente).

Assim sendo, acho que vou optar por colocar mais 3kg de tronco, assim como turfa no filtro e esperar a ver os resultados do pH.

Mais uma vez, muito obrigado por tudo e a todos...

Boas tardes pessoal,

Como já foi dito ontem, retirei a esponja de carvão activo do filtro, pois ela anula o efeito da turfa e se anula o efeito da turfa, provavelmente, também anula o efeito do tronco/plantas no que toca a baixar o pH.

Quase 24h depois, vou medir o pH e qual não o meu espanto, que este baixou para 7.3/7.5

Vou continuar a esperar e a fazer as medições. 5ª feira, posto os resultados aqui e tomarei a decisão final de mexer ou não no aqua.

Mais uma vez, obrigado por tudo e obrigado a todos...

Entretanto, se alguém me conseguir identificar as plantas, agradecia também...

Inexperiente

Boas pessoal,

Desde que tirei o filtro de carvão, as coisas melhoraram. A água ficou finalmente com cor de chá, assim como o pH baixou.

Neste momento, os parâmetros da água, são os seguintes:

- pH = 7.2/7.3 (mais inclinado para 7.3)

- NH3 amónia = 0

- Nitritos = 0.4 a 0.5 mg/l

Editado por inexperiente

Boas,

Problema do pH resolvido (7.1 - antes do TPA, estava a 7.2).

Ciclo finalizado e peixes já no aqua...

Agora surge-me uma grande dúvida. Tenho lido algumas coisas, sobre alimentação caseira para vivíparos. Acontece que em muitos dos posts, há grandes contradições. Tem os que defendem que se deve usar e apontam benefícios para as mesmas e os que são completamente contra por poder trazer doenças aos peixes, intestinais, ou parasitários.

Como vivo na Madeira, até agora ainda não encontrei comida congelada para peixes, ou comida viva.

Tenho alimentado os peixes, exclusivamente com flocos e noto que eles andam sempre à procura de algas nas plantas e nos vidros e também me comem uma flor, que está a nascer de uma das plantas do aqua.

Que alternativas disponho a nível de alimentação?

Fazer comida em casa ou não?

Comida viva, tenho lido, mas todas elas precisam de uma cultura inicial. Como posso arranjar essas culturas?

Em relação a iluminação, acho pouco para um aqua desse tamanho. Devia ser pelo menos 4 x 30wts.

cumps

Sim... tenho consciência disso... mas essas já vinham no aqua e neste momento, não há paciência (€€€€) para mudar...

Mas obrigado pela dica ;)

Quanto à alimentação dos peixes...? alguém dá uma ajudinha?

EDIÇÃO: Mais uma dúvida em relação à alimentação. Vejo diversas opiniões sobre as quantidades diárias. Há aqueles que defendem, uma vez por dia e outros três vezes por dia... Qual será o mais aconselhado?

Editado por inexperiente

Dúvida:

Os alevinos de espada, ou até mesmo de outros, quando nascem peixes, estão envolvidos no tal saco vitelino. Até aqui tudo ok. Agora a dúvida:

Esse saco vitelino é branco?

Anteontem, um dos meus peixes antigos, que até só há pouco tempo identifiquei, começou a ter um comportamento estranho. Quando fui ver, havia já um alevino no aqua, completamente desenvolvido e já nadava. Suponho que tenha parido um dia antes. Coloquei ambos num aquário separado de 20 litros, com água do aquário original. Um pouco de musgo no fundo. A fêmea, no primeiro dia ficou um pouco stressada, mas ontem pariu 15 alevinos, todos eles brancos (quase que parecem vermes, lol), mas onde se nota, por exemplo, os olhos perfeitamente formados.

Esta coisa branca, é o tal saco vitelino que desaparece após 48h? Os alevinos estão completamente imóveis e hoje, quase após 24horas, começo a ver que aquele branco, parece estar a desfazer-se...

Isto é normal?

Editado por inexperiente

Primeiro, e não me leves a mal, chamemos as coisas pelo nome:

Plural - Alevins

Singular - Alevim

Irrita-me tanto este erro ortográfico tão generalizado entre os utilizadores no forum=P

Quanto á tua pergunta...

Não tenho certezas, mas o facto de os teus alevins terem nascido brancos pode ser mau sinal. Normalmente quando me nascem brancos, das duas uma, ou são nados mortos ou morrem nos primeiros dias de vida. Quanto ao vitelo, também acho estranho, pois os meus espadas á nascença têm já apenas o vestigio do vitelo, com mobilidade quase totalmente desenvolvida(nos primeiros minutos a horas ficam mais parados, mas rapidamente começam a nada livremente e alimentam-se ainda nas primeiras horas de vida. Provavelmente o que te aconteceu, foi um aborto causado por uma razão que não consigo explicar.

Da minha experiência com as minhas fêmeas reprodutoras (actualmente tenho 1 cauda de lira, uma laranja, e uma marygold), os alevins de espada nascem idênticos aos guppies e platies. e algumas variedades de mollies não-negras, pequenos, acinzentados, por vezes alaranjados já, e nascem sempre em grandes ninhadas, 42 foi a minha ninhada mais pequena até agora, e nunca me ocorreu apenas 15 deles. Como disse, eles quando me nascem. apresentam apenas uma pequena saliência no abdómen, um mero vestígio do vitelo, ou saco vitelino, e nadam livremente normalmente no espaço de 24 horas(não nadam como os adultos com vigor, mas são capazes de nadar suficientemente bem para se esconder e alimentar), e como te disse raramente ou nunca brancos(a meu ver é um mau sinal).

A minha opinião é que isso se trata de um aborto, e que esses alevins são ainda prematuros, e que dificilmente os safarás, mas quem sabe posso estar errado e eles vingarem todos.

A mãe é pequena?

É uma primeira postura?

É um animal saudável?

Que cor/variedade é?

Quanto tempo de gestação teria a fêmea, aproximação mais ou menos?

As respostas a essas perguntas podem ajudar bastante.

Editado por gervas

Pois... até no google aparece assim.. lol. Como não sabia o termo correcto, foi esse o que usei...

Quanto à resposta, obrigado... penso que tenha sido mesmo aborto, devido à transferência de aquas...

Enfim...

Já agora, noto que a "peixa" continua com peixes dentro da barriga. Isso poderá ser prejudicial para ela, ou se também estiverem mortos, vão sair naturalmente?

Obrigado

Se leres livros de criação de peixe, vais ver que a palavra utilizada é alevim e não alevino, ou alevinos.

Se leres livros de criação de peixe, vais ver que a palavra utilizada é alevim e não alevino, ou alevinos.

Não estou a por isso em causa... apenas comentei o facto de estar errado em quase todo o lado, o que leva a induzir em erro. Até na Wikipédia. :)

Brasileirismos tomados como Português dá nisso... A culpa não é do pessoal do Brasil, eles falam como falam e a culpa de nós falarmos mal como eles é somente nossa!

A culpa disso provém de décadas falta de cultura de estudo em Portugal, muitas vezes imposta institucionalmente (afinal de contas, ovelhas ignorantes são mais fáceis de controlar não é meus amigos? Fátima Futebol, Família e Vinho meus senhores!), e em tempos recentes a Ignorância Auto Imposta (que é de todas a mais miserável, não é desprezo ser ignorante, reprovável e desprezável é escolher e querer ser ignorante como as restantes ovelhas), que tomamos por nosso, um modo de falar que não é o Português, com abortos linguisticos, e com a ultima aberração o "Acordo" (diga-se falta de Tomates para bater o pé ao Brasil) Ortográfico, em que relegámos as características únicas do Português para uma forma de falar supostamente "arcaica" e abraçámos o Brasileiro... E eu sei que os Brasileiros e os pró Acordo "Ortrogafico" dizem que o Português e o Brasileiro é a mesma língua, mas para mim, e para quem gosta da sua Lingua, não nem nunca será a mesma coisa...

Mas de volta ao tópico, a verdade é que a criançada da internet sabe mais de inglês e brasileiro que do Português sua Língua Nativa, e não os censuro, é mais fácil, a culpa no fundo não e deles, é das décadas de fraca instrução nas escolas, de fraca aposta na formação dos pais, que não se preocupam em forçar uma correcta leitura e escrita na nossa língua, e na falta de preocupação dos professores e educadores. Isto deu azo ao surgimento das fracas e miseráveis traduções que vemos diariamente nos meios de comunicação social, em que são traduzidos termos não traduzíveis, e não traduzidos termos traduzíveis. O parafrasear de palavras castelhanas para o PT, o uso de Brasileirismos indiscriminadamente, que a médio a longo termo contribui para o empobrecimento da nossa língua. O que para mim é algo muito triste. Vês "Doutores" altamente letrados a trair o seu país e língua nativa, abraçando o Brasileiro e mais propriamente os lobbies brasileiros que há décadas querem aumentar o seu império no resto dos PALOP, levando para a frente o dito Acordo Ortográfico. Felizmente nem todos os PALOP foram estupidos, e houve quem não fosse na conversa. Angola foi dos poucos que disse não ao Acordo Ortográfico do Brasileiro, e vão continuar a falar Português

Como Português com orgulho no seu País e na sua Língua Nativa e mais propriamente, nas raízes latinas da mesma, recuso-me a falar brasileiro, continuarei a escrever em Português até morrer, isso inclui ct's, os cc, e todo o resto que torna o Português único.

Se leres no dicionário de Português a palavra que encontras é Alevim/alevins. Alevino é um termo originalmente castelhano não sendo por isso correcto em Português.

Editado por gervas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!