REEF LOWTECH actualização


oscarwild

Recommended Posts

Vim passado 1 ano mostrar que e possível manter um reef sem grande investimento e material topo de gama .

 

 

Aquário 120 x40x50=240L

 

Circulação = 1200L/H EHEIM + 1200L/H aquaclear +1 HEIM 300L/H

 

Iluminação =Jebo 4x54w=216W ronda 1W/L

 

Escumador =aquamedic 1000 blue subtituido temporariamente (1semana) derivado a uma avaria na bomba do mesmo

 

Substrato:20 kg areao de coral RED SEA

 

Aquecimento: jeger 200w

 

sem sump ,nem refugio

 

45kg de rocha viva ,Indonésia, fiji, tonga , Mar vermelho

 

Fauna :

1Corythoichthys sp. ( 3 meses)

1 casal Amphiprion ocellaris ( 1 ano)

1 hepatus (5 meses)

1 chelmon rostratus( 1 ano)

1 Pseudochromis paccagnella(1 ano)

1 Chromis viridis(1 ano)

1Sphaeramia nematoptera(1 ano)

1 casal de Pomacentrus alleni(1 ano)

1 Lysmata amboinensis (3 meses)

1 Astropecten polycanthus(1 ano)

1 Linckia teres(1 ano)

1 Diadema setosum(8 meses)

vários palemon elegan (camarão da nossa costa)

vários cerites , nassarius , eremitas

Corais:

 

vários tipos de corais moles e 1 anémona Condylactis sp.

 

macro algas :

 

caulerpa prolifera

 

a alimentação ha base de spirulina ,artemia, myssys , krill, granulado sera, naturfin, tetra marine

 

a manutenção baseia-se em TPAS semanais de 10% agua natural , adicionado kalk da Redsea e trace elements

 

fotos:

varias106.jpg

 

varias145.jpg

 

varias064.jpg

 

varias077.jpg

 

varias110.jpg

 

varias092.jpg

 

HR011293.jpg

 

logo posto mais fotos

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vou tentar comentar o teu aquário com base nesta afirmação:

 

Vim passado 1 ano mostrar que e possível manter um reef de sucesso sem grande investimento e material topo de gama .

 

Na minha humilde opinião, dificilmente posso considerar este aquário como um exemplo a seguir de um reef de sucesso, quanto mais um reef de sucesso sem grande investimento.

 

Porquê?

 

Porque aquilo que te permite chamar de reef e não de FOWLR são apenas alguns corais colocados na rocha, corais esses por sinal, todos moles que são simplesmente os mais fáceis de manter, já para não falar da rocha a " transpirar" algas filamentosas. Nada contra quem tem algas pois elas existem sempre no aquário. A única grande diferença é que em aquários de sucesso, elas não são vísiveis a olho nú e no teu, são. A não ser que faças parte de uma minoria que gosta de ver microalgas no aquário e que as acha saudáveis e sinal de sucesso no aquário de recife, penso que não vale a pena prolongar-me muito mais sobre isto.

 

No que diz respeito aos corais e como já disse, são os mais fáceis de manter. Mais fácil que isso só mesmo as aiptásias. Como é óbvio, não tenho nada contra quem mantém corais moles. Eu também gosto de alguns corais moles e acho que um aquário bem composto por este tipo de corais dá um impacto visual muito bonito se realmente forem conseguidas cores vibrantes e se jogar com o seu posicionamento. No teu caso, a maior parte confunde-se com a rocha, sendo que as cores que mais sobressaem são as das macroalgas e os actinodiscos roxos. Para além disso, uma dúzia de corais dos quais apenas se contam três ou quatro variedades espalhadas por todo o aquário e com 60% da rocha a ver-se num espaço de 1 ano dificilmente se pode chamar de reef de sucesso. Na melhor das hipóteses chamar-lhe-ia " aquário com alguns corais moles de sucesso" e mesmo assim, acho que retirava o " sucesso" porque simplesmente não me parece um grande feito manter este tipo de corais, já para não falar na ausência de humildade.

 

E ausência de humildade porque a afirmação escrita em cima parece querer passar uma mensagem de que as pessoas que investem nos seus aquários e compram material como deve ser é que gostam de deitar dinheiro fora quando com meia dúzia de euros podiam ter um aquário de " sucesso" igual ao teu. Acho muito bem que gostes do teu aquário e que gostes daquilo que alcançaste no espaço de 1 ano mas podias mostrá-lo de outro modo e com afirmações mais felizes. Decerto que colherias reacções mais positivas.

 

 

Cumprimentos,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já peço desculpa ao Sr Silvestre se o ofendi pela minha falta de humildade , não queria ofender ninguém, nem passar por cima ninguém , só queria mostrar a muitos aquariofilistas que não e preciso gastar rios de € para termos um aquário de recife.

quanto ao que e um reef , saberás tu o que e?

eu derivado há minha profissão já tive nos 4 cantos do globo e já mergulhei em tudo o que era sitio por isso já vi reef de corais moles com amplitudes brutais aos reefs de corais duros .

quanto as algas , e em virtude de eu estar dividido entre o continente e os Açores semanalmente porque nem sempre cumpro os ditos TPA a tempo e ainda mais que o escumador principal avariou e estou há espera da bomba do mesmo.

quanto as cores dos corais posso-te dizer que as fotos não fazem jus a sua cor talvez por a maquina não ser de qualidade nem a temperatura da luz da calha deixar os corais brilharem.

finalizando e por essas e por outras que este fórum peca há sempre uma voz activa a querer afirmar-se, que em vez de se ajudarem uns ao outros andam a escolher as palavras para caírem em cima dos membros.

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já peço desculpa ao Sr Silvestre se o ofendi pela minha falta de humildade , não queria ofender ninguém, nem passar por cima ninguém , só queria mostrar a muitos aquariofilistas que não e preciso gastar rios de € para termos um aquário de recife.

quanto ao que e um reef , saberás tu o que e?

eu derivado há minha profissão já tive nos 4 cantos do globo e já mergulhei em tudo o que era sitio por isso já vi reef de corais moles com amplitudes brutais aos reefs de corais duros .

quanto as algas , e em virtude de eu estar dividido entre o continente e os Açores semanalmente porque nem sempre cumpro os ditos TPA a tempo e ainda mais que o escumador principal avariou e estou há espera da bomba do mesmo.

quanto as cores dos corais posso-te dizer que as fotos não fazem jus a sua cor talvez por a maquina não ser de qualidade nem a temperatura da luz da calha deixar os corais brilharem.

finalizando e por essas e por outras que este fórum peca há sempre uma voz activa a querer afirmar-se, que em vez de se ajudarem uns ao outros andam a escolher as palavras para caírem em cima dos membros.

 

O André Silvestre, disse o que muitos pensam e não têm a coragem de dizer, mas... nem todos gostamos/queremos aquários tipo the best of the show...

cheio de SPS e mais SPS e mais alguns SPS...

 

O que é um aquário de sucesso? para mim é um que não tenha mortes e que prospere, se bem que para prosperar tinhamos de ter reproduções

 

biblia:

"ide e prosperai..." já dizia o Saramago...

lol

 

Se para o "dono" este é um caso de sucesso, e este se sente satisfeito, quem sou eu, ou o André para dizer que não...

 

Agora eu digo, os insatisfeitos conseguem sempre o tal Best of the show...caso onde incluo o André...

 

mas muitos desistem, é preferivel, menos obsessão com o resultado e mais descontração...

acho que o aquário até serve para isto...e não andarmos a criticar...só construtivamente...e quando são pedidas as criticas.

 

Eu gosto até das criticas do André... ele diz o que pensa...não é hipócrita.

 

doa a quem doer, ele diz o que pensa, agora, acho que não havia necessidade...e concordo com o Oscar, se ele tem tudo saudável e gosta do resultado, temos um aquário de sucesso...no ponto de vista do dono que é o que importa...mesmo que eu não inclua o aquário do Oscar como disse o André, (estou de acordo com o André nesse aspecto...) no grupo dos com sucesso...

 

sucesso para mim é isto:

http://www.vimeo.com/1255118

 

é complicado ter sucesso destes

hehehe

tem algas, vi algumas, mas é de sucesso na mesma...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Victor quando eu disse aquário de sucesso foi sim como disses-te sem mortes desde a minha montagem só tive um desgosto foi uma decora que me saltou para o chão nada mais , e quando montei este aquário foi com intençao de me dar o menos trabalho possível, a minha vida profissional e muito activa e por isso 80% da manutenção e feita pela minha esposa ( que ate se porta bem ) , nada mais .

quantos as algas tenho colegas do hobbie que tem aquário de topo e elas la estão por isso não me preocupo elas estão controladas há muito tempo e não passam disto .

abraço :)

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Victor quando eu disse aquário de sucesso foi sim como disses-te sem mortes desde a minha montagem só tive um desgosto foi uma decora que me saltou para o chão nada mais , e quando montei este aquário foi com intençao de me dar o menos trabalho possível, a minha vida profissional e muito activa e por isso 80% da manutenção e feita pela minha esposa ( que ate se porta bem ) , nada mais .

 

é isso que importa, o que os outros acham ou deixam de achar, não interessa, um aquariofilista que se aguente mais de 1 ano nos reefs, tem sucesso...

 

A maior parte, talvez mais de 95%, desistem, e esses sim são casos de insucesso, desistem porque não atingem os tais patamares de beleza, que podem ser dificeis de atingir, ou por diversos desastres...

 

continua...a gente quer progredir todos juntos, com a ajuda de todos...

Se fosse tudo SPS, e cheios de cor, era mais monotono...

 

Aliás a natureza é bela pela diversidade...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez,

 

Antes de mais, não me ofendeste e penso que também não te ofendi por isso não vejo razões para vitimizações.

Se partilhas o teu aquário num espaço público como o fórum, deves estar pronto para receber críticas construtivas dos seus membros, quer seja aquilo que gostes de receber, quer seja o oposto.

E por críticas construtivas considero críticas que sejam apoiadas por argumentos válidos e concretos, como é o caso das linhas que escrevi.

 

Se parece ter havido alguém a querer afirmar-se foste tu quando escreveste:

 

" Vim passado 1 ano mostrar que e possível manter um reef de sucesso sem grande investimento e material topo de gama ."

 

Em que as minhas conclusões já devidamente apoiadas são:

 

- o teu aquário de longe se encontra na minha percepção de sucesso e no entanto és tu próprio que afirmas; quanto a mim, a humildade e a noção de realidade parecem-me estar um bocado desajustadas

 

- contra factos não há argumentos e tal como já se pôde constatar em centenas de ocasiões é que quem gasta dinheiro em material de qualidade tem maior probabilidade de realmente ter um aquário de sucesso a longo prazo, nomeadamente quando se pretende colocar corais mais exigentes ou aumentar a população de vivos ( peixes, invertebrados, etc) a longo prazo. Aquilo que tu manténs são corais de fácil trato e como tal, o teu aquário dificilmente pode servir de exemplo pois até com menos do que tu tens em material se mantêm corais desses. Quem se está a iniciar e lê o que escreves, até é capaz de aplicar essa máxima a todo o tipo de aquários ( sps, duros, misto, moles) quando na realidade isso não acontece e depois quando se apercebem, acabam por gastar mais dinheiro do que se tivessem investido logo de uma só vez em material de qualidade. Material de qualidade ao sistema que se quer montar = a maior margem de manobra nos vivos que se quer manter.

 

É tão somente isto que crítico.

 

António, tu escreveste isto:

 

...

 

doa a quem doer, ele diz o que pensa, agora, acho que não havia necessidade...e concordo com o Oscar, se ele tem tudo saudável e gosta do resultado, temos um aquário de sucesso...no ponto de vista do dono que é o que importa...

 

E eu já tinha escrito isto:

 

...

 

Acho muito bem que gostes do teu aquário e que gostes daquilo que alcançaste no espaço de 1 ano mas podias mostrá-lo de outro modo e com afirmações mais felizes. Decerto que colherias reacções mais positivas.

 

Em relação às críticas, idem. E, mais uma vez, deturpam-se as coisas ao falares apenas em aquários de SPS quando na minha primeira intervenção não mencionei sequer a sigla.

 

Por último, dificilmente considero os meus aquários " Best of the show" ou alguma vez considerarei já que a minha postura na aquariofilia não se move por razões de competição ou promoção. Acima de tudo, tiro o prazer que devo tirar do hobbie e se escrevo o que escrevo ou se faço o que faço, não é para mim mas para os outros. É muito fácil pegar em todos os tópicos neste sub-fórum e fazer elogios a todos. É tão fácil que bastava escrever " está muito giro" ou " está espectacular, continua, estás no bom caminho" e afins num só tópico e fazer copy paste para os outros todos mas, felizmente, elogiar só porque sim não me diz nada. Para participar, ou tento fazê-lo com qualidade e com argumentos válidos ou então prefiro não o fazer. E se algumas vezes digo o que as pessoas não gostam de saber, também sou capaz do contrário, esperando a mesma postura das pessoas para comigo.

 

Não havia necessidade? Havia e muita. Não por mim, não pelo autor do tópico, certamente não por ti mas sim por todos os outros que não sabem, que não percebem.

 

Boa sorte com o aquário e espero sinceramente que chegue ao sucesso.

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não disse que os teus aquários eram o best of the show, achava que se alguém pudesse conseguir tal coisa serias tu, pelo perfeccionismo que demonstras ter...

mais um elogio da minha parte, mas nem assim retiras um tom de agressividade nas tuas palavras...ou então nem sequer é isso apenas a tua objectividade...

mas sabes como é....muitas interpretações...cada cabeça lê o que quer ler...

sabes como é...

 

Também eu disse que não achava o aquário do oscar um aquário de sucesso, não nos patamares de beleza onde eu quero enquadrar o meu aquário, se leres bem, eu aqui refiro que concordo contigo, ou seja disse a mesma coisa ...também disse e referí o que julgo serem traços positivos na tua presença aqui, como o de ser directo e não ser hipócrita...

 

dizer ha tá lindo, só por dizer não presta...há que criticar, claro construtivamente...

e dizer o que pensamos, agora...

o problema é a forma como se diz as coisas, há muita maneira de dizer as coisas menos...conflituosas, é só isso...

criticar positivamente, é não enchovalhar o outro com palavras que podem ter um duplo sentido ou uma possível má interpretação...

 

só aqui pecas por vezes, podes criticar á vontade, mas há que ter cuidado nas palavras usadas, fora isso continua a criticar e podes usar as palavras que quiseres quando criticares o meu, já te conheço bem, e por isso não levo a mal.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos la deixar de galhardetes e de uma vez por todas ,e quero deixar bem claro quando disse SUCESSO estava a referir derivado a sua manutenção versus taxa de vida dos seres vivos.

quantos de nos abre este fórum ou outro e só vê colega nossos que os peixes morrem de repente os corais definham etc , etc .

tenho um chelmon no meu aquário há 1 ano a comer de tudo quantos de nos tem esta sorte, muito pouco , morrem passado semanas , assim como o meu cavalo marinho já vai com uns meses e de muito boa saúde , o meu SUCESSO referia-se a isto nada mais , não quero ter aquários igual ao do André Silvestre para já não tenho tempo depois ele e um dos melhores em layout aqui no fórum onde eu sou um zero , mas se me disserem se gosto do meu aquário ,gosto muito assim como os outros que possuo e são mais que 1 .

para quem gosta vai ai mais uma fotos .

 

HPIM1328.jpg

 

varias084.jpg

 

HPIM1342.jpg

 

o meu plantado

 

varias143.jpg

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deve ser a data q está errada na máquina :snipersmile:

A do meu telemóvel também está em 2005 porque cada vez que lhe falha a bateria ele esquece-se da data. O telemóvel é velhote... deve estar demente.

 

podes crer obrigado nao tinha reparado :medieval_mace:

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora viva.

 

Realmente, se formos falar do sucesso em relação a manutenção/mortalidade é de louvar.

Acho que tiveste também o factor sorte, tal como eu já tive também.

Já pensaste em fazer um upgrade para avançar para coisas diferentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Ora viva.

 

Realmente, se formos falar do sucesso em relação a manutenção/mortalidade é de louvar.

Acho que tiveste também o factor sorte, tal como eu já tive também.

Já pensaste em fazer um upgrade para avançar para coisas diferentes?

Com algum atraso respondo ao Pedro , desculpa mas o trabalho assim exige o meu aquário sofreu algumas alterações que passo a mostrar:

alteração do layout

HPIM1503.jpg

ganhou um refugio com mangues

HPIM1547.jpg

 

HPIM1513.jpg

 

HPIM1513.jpg

 

HPIM1551.jpg

 

HPIM1550.jpg

 

HPIM1575.jpg

 

HPIM1566.jpg

 

HPIM1588.jpg

 

HPIM1515.jpg

 

HPIM1516.jpg

 

 

como podem ver as algas são nulas , desde que tenho o refugio com os mangues consegui baixar os nitratos para 0.2 ppm e as tpas são feitas de 15 em 15 dias com agua natural .

Editado por oscarwild

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As plantas no refugio ajudaram a baixar os nitratos? Ja pensaste por a chaetomorpha?

 

Relativamente ao Copperband. O que costumas dar-lhe de comer? O que tenho lido é que a longo prazo é um peixe muito difícil de manter e que nuns casos dura alguns anos e noutros morre passado uns tempos. Outros casos ele permanece muito bem durante mt tempo mas depois morre de um momento para o outro.

Um autentico quebra-cabeças....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As plantas no refugio ajudaram a baixar os nitratos? Ja pensaste por a chaetomorpha?

 

Relativamente ao Copperband. O que costumas dar-lhe de comer? O que tenho lido é que a longo prazo é um peixe muito difícil de manter e que nuns casos dura alguns anos e noutros morre passado uns tempos. Outros casos ele permanece muito bem durante mt tempo mas depois morre de um momento para o outro.

Um autentico quebra-cabeças....

Boas Gomes também esta la chaetomorpha , caulerpa racemorosa e toxifolia , o chelmon esta comigo há 1 ano , eliminou-me as aptasias e come artemia, myssys , e camarão da nossa costa partido aos bocados.

o refugio em si ajudou-me a eliminar os nitratos ,basta veres o aquário há uns meses para agora.

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.