Novato em reef - ajuda


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Ora viva amigos.

Ja tenho alguma experiencia "2 anos" em agua doce, nomeadamente na criação e manutenção de Discos.

Queria agora mudar-me para a grande aventura do salgado.

Pretendo instalar um aquario com as seguintes dimensões: 180 cm x 60 cm x 50 cm (comp. x alt. x larg.). Este aquario será construido por mim.

A ajuda que pretendo é a seguinte:

Que equipamentos devo adquirir? Escumador, etc, etc, etc.

Quais os custos, aproximados, desses equipamentos?

Quais os vivos (peixes, corais, etc, etc.) que posso manter em conjunto?

Qual o custo de manuntenção de um aquario deste género, nomeadamente em gastos de energia electrica, ou outros gastos de manutenção dos equipamentos.

Vivo nos Açores, portanto agua salgada aqui não falta e de excelente qualidade.

Agradecia toda a ajuda possivel.

 

Um grande abraço a todos

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva amigos.

Ja tenho alguma experiencia "2 anos" em agua doce, nomeadamente na criação e manutenção de Discos.

Queria agora mudar-me para a grande aventura do salgado.

Pretendo instalar um aquario com as seguintes dimensões: 180 cm x 60 cm x 50 cm (comp. x alt. x larg.). Este aquario será construido por mim.

A ajuda que pretendo é a seguinte:

Que equipamentos devo adquirir? Escumador, etc, etc, etc.

Quais os custos, aproximados, desses equipamentos?

Quais os vivos (peixes, corais, etc, etc.) que posso manter em conjunto?

Qual o custo de manuntenção de um aquario deste género, nomeadamente em gastos de energia electrica, ou outros gastos de manutenção dos equipamentos.

Vivo nos Açores, portanto agua salgada aqui não falta e de excelente qualidade.

Agradecia toda a ajuda possivel.

 

Um grande abraço a todos

 

Carlos Trabuco

Boas

 

Acredito que vais ter aqui várias opiniões, mas se puder ajudar aqui fica a minha

 

Escumador - Tens varias escolhas mas se fosse eu seria ou ATB Small Cone ou Deltec sc2060 = +/- 700€

Reactor de Calcio - Deltec Pf501 penso ser uma boa escolha = +/- 400€

Reactor de Kalk - Se tiveres jeito podes tu mesmo fazer, mas comta se quiseres adquirir de marca com mais 300€+/-

Teras ou melhor deveras ter uma sump, por baixo do aqua.

Bomba de retorno - Eheim Comp 3000= +/- 90€ / Comp 2000= +/- 75€ deve de chegar

Terás de ter no minimo 2 bombas de circulação de +/- 7000lts cada, e aqui a escolha pode ser diversa, Tunze, Sunsun, Vortech, Koralia. mas se optares pelas de melhor fiabilidade então será a Tunze6085 ou a Vortechmp40w.

 

Quanto a luz depende do que desejas colocar de Corais,

 

Se desejares apenas corais moles, julgo que 4x54w T5 é suficiente.

 

Se desejares ter todo o tipo de corais, moles e duros LPS eSPS, então aconselho que optes por outra opção tipo 2x250w HQI + 4x54wt5. Tb podes sempre optar por colocar 2 Lumenarcs de 250w ou se calhar tres pois tens 180cm de largura(Frente). Aqui os custos podem variar dependendo da opção que tomes, mas penso que com +/- 900€ no máximo será o Custo.

 

Tens sempre dentro de todo este material a opção de na area de classificados existirem por vezes materiais á venda que se tornão muito mais em conta e de boa qualidade.

 

Espero que tenha ajudado um pouco.

 

Abraço

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais