rogamo Publicado Outubro 24, 2009 Publicado Outubro 24, 2009 Olá a todos Há cerca de um mês deixei cair, por acidente a rede dentro do aquário e estraguei o ninho do macho. A partir daí, nunca mais fez uma bolha, e já lá vai um mês. Em contrapartida é a fêmea que se farta de fazer bolhas. Conforme conselhos que me deram, já puz a fêmea junta com o macho, já a tirei da vista dele, tudo isto sem resultado. O malandro não quer mesmo trabalhar, assim sendo, e porque o macho é muito bonito, estou a adiar a compra de outro macho, e pôr este no banco dos suplentes. Alguém tem uma ideia de se resolver este problema? Aqui vai uma foto do aquário do casal cumprimentos Rogério Amorim
Nosferato Publicado: Outubro 24, 2009 Publicado: Outubro 24, 2009 Olá a todos Há cerca de um mês deixei cair, por acidente a rede dentro do aquário e estraguei o ninho do macho. A partir daí, nunca mais fez uma bolha, e já lá vai um mês. Em contrapartida é a fêmea que se farta de fazer bolhas. Conforme conselhos que me deram, já puz a fêmea junta com o macho, já a tirei da vista dele, tudo isto sem resultado. O malandro não quer mesmo trabalhar, assim sendo, e porque o macho é muito bonito, estou a adiar a compra de outro macho, e pôr este no banco dos suplentes. Alguém tem uma ideia de se resolver este problema? Aqui vai uma foto do aquário do casal cumprimentos Rogério Amorim experimenta colocar lhe um espelho para ele se ver...a fim de uns 30 mins tira a ver se ele faz alguma coisa.
rogamo Publicado: Outubro 24, 2009 Autor Publicado: Outubro 24, 2009 experimenta colocar lhe um espelho para ele se ver...a fim de uns 30 mins tira a ver se ele faz alguma coisa. Obrigado pela dica, vou já experimentar. Depois digo alguma coisa Bom fim de semana Rogério Amorim
rogamo Publicado: Outubro 24, 2009 Autor Publicado: Outubro 24, 2009 Tive lá o espelho uma hora e o tipo nem sequer ligou. Via-se ao espelho mas não se excitava. É mesmo malandro, ou então, é esperto. cump. Rogério Amorim
amns Publicado: Outubro 24, 2009 Publicado: Outubro 24, 2009 Experimenta comprar outro macho e metê-los lado a lado.. :) Fotos da minha 1ª criação de Bettas
Nosferato Publicado: Outubro 25, 2009 Publicado: Outubro 25, 2009 outro macho não recomendo, vais estar a gastar dinheiro para nada. O espelho faz bem essa função! faz o seguinte, deixa o macho durante 2 semanas sem contacto visual da fêmea. Dps experimenta novamente o espelho para ver se estimulas o macho outra vez.
rogamo Publicado: Outubro 25, 2009 Autor Publicado: Outubro 25, 2009 outro macho não recomendo, vais estar a gastar dinheiro para nada. O espelho faz bem essa função! faz o seguinte, deixa o macho durante 2 semanas sem contacto visual da fêmea. Dps experimenta novamente o espelho para ver se estimulas o macho outra vez. Boas Já puz um acrilico para ele não ver a fêmea. Vou seguir o teu conselho das duas semanas. Depois logo digo alguma coisa. cump. Rogério Amorim
rogamo Publicado: Outubro 28, 2009 Autor Publicado: Outubro 28, 2009 Olá a todos Afinal descobri o problema do nosso heroi. Montei uma estante para aquas de criação. Como não podia deixar de ser, fiz uma limpeza ao aqua dos beta, aproveitando e filtrando com um pano, parte da água. Foi então que reparei que da boca do macho saia uma especie de linha. Peguei na ponta da mesma e com um safanão consegui extrai-la, talvez do estômago. Afinal era uma linha de silicone que se desprendera do vidro, e possívelmente ele tentou comer, ficando metade de fora. Como ela é transparente nunca dei conta. Após tirar a dita "linha", e depois de uns minutos de estar combalido, lá está ele a fazer o ninho novamente, embora ainda não esteja muito grande. Há uma coisa que ainda não sei, como vou saber que o ninho está com a consistência certa para se juntar a fêmea? cump. Rogério Amorim
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Olá a todos Afinal descobri o problema do nosso heroi. Montei uma estante para aquas de criação. Como não podia deixar de ser, fiz uma limpeza ao aqua dos beta, aproveitando e filtrando com um pano, parte da água. Foi então que reparei que da boca do macho saia uma especie de linha. Peguei na ponta da mesma e com um safanão consegui extrai-la, talvez do estômago. Afinal era uma linha de silicone que se desprendera do vidro, e possívelmente ele tentou comer, ficando metade de fora. Como ela é transparente nunca dei conta. Após tirar a dita "linha", e depois de uns minutos de estar combalido, lá está ele a fazer o ninho novamente, embora ainda não esteja muito grande. Há uma coisa que ainda não sei, como vou saber que o ninho está com a consistência certa para se juntar a fêmea? cump. Rogério Amorim Bem é preciso ter um azar do caraças para o gajo ter ficado com o fio de silicone preso, mas talvez até tenha sido melhor assim, pois se ele tivesse engolido tudo, não sei até que ponto teria sido bem mais prejudicial. Dá-lhe dois dias deve chegar bem. Depois solta a fêmea. Uma pequena coisa que reparei, o copo não é assim que se corta, o copo é cortado na vertical por forma a que possas colocar à superfície da água, agarrado com um pouco de fita. Desta forma o macho tenderá a escolher este sitio para fazer o ninho, pois dá mais consistência ao ninho e ajuda na eclosão dos ovos, mas não é estritamente necessário teres lá o copo. Mesmo sem copo as coisas podem e devem correr bem. Imagem de como deves cortar e colocar o copo: A minha mascote
rogamo Publicado: Outubro 29, 2009 Autor Publicado: Outubro 29, 2009 Bem é preciso ter um azar do caraças para o gajo ter ficado com o fio de silicone preso, mas talvez até tenha sido melhor assim, pois se ele tivesse engolido tudo, não sei até que ponto teria sido bem mais prejudicial. Dá-lhe dois dias deve chegar bem. Depois solta a fêmea. Uma pequena coisa que reparei, o copo não é assim que se corta, o copo é cortado na vertical por forma a que possas colocar à superfície da água, agarrado com um pouco de fita. Desta forma o macho tenderá a escolher este sitio para fazer o ninho, pois dá mais consistência ao ninho e ajuda na eclosão dos ovos, mas não é estritamente necessário teres lá o copo. Mesmo sem copo as coisas podem e devem correr bem. Imagem de como deves cortar e colocar o copo: Obrigado Diabrete Pois... assim tem mais lógica pôr o copo e não como tenho o meu, que por acaso vi num tópico qualquer, mas não deste forum. cump. Rogério Amorim
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Obrigado Diabrete Pois... assim tem mais lógica pôr o copo e não como tenho o meu, que por acaso vi num tópico qualquer, mas não deste forum. cump. Rogério Amorim De nada! Boa sorte com a criação. Já testei a criação de artémia, mas num recipiente pequeno, pelo menos já consegui fazer com que parte delas se mantivesse mais tempo viva e crescessem um pouco. Houve um dia que grande parte dela morreu talvez lhe tenha falhado a alimentação ou talvez iluminação já que o local onde estão tem pouca luminosidade. Mas sem duvida que se nota uma diferença abismal se ela for eclodida com água do mar ou se for eclodida com água e sal misturados. A água do mar ganha em larga escala. E acredito que a artémia seja também mais nutritiva. A minha mascote
Mlaura Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 De nada! Boa sorte com a criação. Já testei a criação de artémia, mas num recipiente pequeno, pelo menos já consegui fazer com que parte delas se mantivesse mais tempo viva e crescessem um pouco. Houve um dia que grande parte dela morreu talvez lhe tenha falhado a alimentação ou talvez iluminação já que o local onde estão tem pouca luminosidade. Mas sem duvida que se nota uma diferença abismal se ela for eclodida com água do mar ou se for eclodida com água e sal misturados. A água do mar ganha em larga escala. E acredito que a artémia seja também mais nutritiva. Olha lá Diabrete e quando começar o inverno onde vais tu buscar a água do mar? Já alguma vez plantaste arroz? tou a pensar nisso... que te parece? Laura
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Olha lá Diabrete e quando começar o inverno onde vais tu buscar a água do mar? Já alguma vez plantaste arroz? tou a pensar nisso... que te parece? Laura Boas Laura, Para já ela eclode bem sem mexer na temperatura. Por isso estou em crer que não vai ser o inverno que vai dificultar muito a eclosão, de qualquer forma se necessário coloco um termostato. A água vou à praia buscar estou a 18km da praia não é muito longe e aproveito para mandar uma surfada se houver ondas Eu arroz nunca semeei. A minha namorada sim, mas semeou num recipiente à parte com barro e na altura da criação arrancou alguns pés de arroz e passou para o aquário da criação. O arroz não é como as plantas de água, chega a uma determinada altura que morre, no entanto creio que seja algo de muito bom para os bettas. De qualquer forma ainda se aguenta bastante tempo e quando estiver a morrer é uma questão de semear mais. Eu uso musgo de java e um outro que me arranjaram numa pia de água que é bastante parecido ao java. A minha mascote
rogamo Publicado: Outubro 29, 2009 Autor Publicado: Outubro 29, 2009 De nada! Boa sorte com a criação. Já testei a criação de artémia, mas num recipiente pequeno, pelo menos já consegui fazer com que parte delas se mantivesse mais tempo viva e crescessem um pouco. Houve um dia que grande parte dela morreu talvez lhe tenha falhado a alimentação ou talvez iluminação já que o local onde estão tem pouca luminosidade. Mas sem duvida que se nota uma diferença abismal se ela for eclodida com água do mar ou se for eclodida com água e sal misturados. A água do mar ganha em larga escala. E acredito que a artémia seja também mais nutritiva. Olá A artêmia tem de ter muita claridade para ganhar algas verdes que são o alimento delas. Se apanhar umas horas de sol ainda melhor. Dá-lhe todos os dias uma colher de chá de farinha de trigo, daquela que já trás fermento. Se conseguires água do mar para uma caixa plástica aí duns 15L, vais ver como elas crescem e se reproduzem. Eu, de vez em quando, para ter sempre artêmia em abundancia, mando lá para dentro uns ovos. Mas chega uma altura em que se tem de fazer um defeso, que é agora o meu caso, para ela se desenvolver. Numa caixa plástica, daquelas que se vendem nos chineses, de uns 15 ou 20L, se puderes todas as semanas mudares 5l litros, logo verás como fica a tua cultura destes camarões minusculos. Aqui vai uma foto da cultura. Reparem nas algas e a artêmia à volta delas. Um abraço Rogério Amorim
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 (editado) Obrigado Rogério, Creio que será mesmo a luminosidade que está a faltar. Thanks. Já agora o que é um defeso? Desconheço o termo :s Editado Outubro 30, 2009 por Diabrete A minha mascote
general_dig Publicado: Outubro 30, 2009 Publicado: Outubro 30, 2009 Olá a todos Há cerca de um mês deixei cair, por acidente a rede dentro do aquário e estraguei o ninho do macho. A partir daí, nunca mais fez uma bolha, e já lá vai um mês. Em contrapartida é a fêmea que se farta de fazer bolhas. Conforme conselhos que me deram, já puz a fêmea junta com o macho, já a tirei da vista dele, tudo isto sem resultado. O malandro não quer mesmo trabalhar, assim sendo, e porque o macho é muito bonito, estou a adiar a compra de outro macho, e pôr este no banco dos suplentes. Alguém tem uma ideia de se resolver este problema? Aqui vai uma foto do aquário do casal cumprimentos Rogério Amorim resposta: nunca tive tal problema com betas na criaçao do ninho, secalhar as condiçoes da aqua nao sao mt favoraveis, mas como e um peixes extremamente resistente ao meio, nao percebo o prob. podes simplesmente deixa.lo estar sozinho durante mais tempo.de forma alguma tera sido o facto de lhe teres batido, o peixe e mau nem cornos por isso aguenta.s bem tb as mocadas e as ratadas nas barbatas de outros.mas para a criacao do nninho na convem teres a agua do aquario a circular.por outro lado ao meteres a femea la dentro tb tens de ter a certeza se ta ovada de manha sem comer nota.s bem a dif de um femea ovada para uma que nao esta. eu nao os crio mais mas tenh um dentro de um aquario so pela beleza do especie e o gajo smpr k lhe mudo agua faz o ninho.se inda na lhe mudaste a agua muda....pode ser k resolva senao podes smpr meter outro la dentro k o macho deve ser maricas LOLOL escolhe de prefernecia um que na loja dentro dos copos esta a marrar com todos os k ve. o meu por ex e so meter o dedo la ao pe ou mesmo o borrao do cigarro na pode ver nd a mexer.s ali ao pe dele mete.s logo em posicao de atake deveras o mais agressivo k tive. boa sorte com a postura dos ovos k e bem giro como um peixe tao agressive espreme a femea e roba.lhe os ovos e torna.s um pai assiduo. tens logo de tirar a femea do aquario pk elas tendenciamente tentam recuperar os ovos e se o gajo for realmente agressivo acaba com a raça dela so de se xegar la ao pehttp://www.aquariofilia.net/forum/style_images/1/folder_post_icons/icon1.gif
rogamo Publicado: Outubro 30, 2009 Autor Publicado: Outubro 30, 2009 Obrigado Rogério, Creio que será mesmo a luminosidade que está a faltar. Thanks. Já agora o que é um defeso? Desconheço o termo :s Defeso é um termo utilizado na pesca. Quando se está na época do defeso quer dizer que não se pode pescar por uns tempos, o mesmo se utiliza para a artêmia, por uns tempos não se apanha para ela se multiplicar. Espero ter esclarecido Um abraço Rogério Amorim
rogamo Publicado: Outubro 30, 2009 Autor Publicado: Outubro 30, 2009 resposta:nunca tive tal problema com betas na criaçao do ninho, secalhar as condiçoes da aqua nao sao mt favoraveis, mas como e um peixes extremamente resistente ao meio, nao percebo o prob. podes simplesmente deixa.lo estar sozinho durante mais tempo.de forma alguma tera sido o facto de lhe teres batido, o peixe e mau nem cornos por isso aguenta.s bem tb as mocadas e as ratadas nas barbatas de outros.mas para a criacao do nninho na convem teres a agua do aquario a circular.por outro lado ao meteres a femea la dentro tb tens de ter a certeza se ta ovada de manha sem comer nota.s bem a dif de um femea ovada para uma que nao esta. eu nao os crio mais mas tenh um dentro de um aquario so pela beleza do especie e o gajo smpr k lhe mudo agua faz o ninho.se inda na lhe mudaste a agua muda....pode ser k resolva senao podes smpr meter outro la dentro k o macho deve ser maricas LOLOL escolhe de prefernecia um que na loja dentro dos copos esta a marrar com todos os k ve. o meu por ex e so meter o dedo la ao pe ou mesmo o borrao do cigarro na pode ver nd a mexer.s ali ao pe dele mete.s logo em posicao de atake deveras o mais agressivo k tive. boa sorte com a postura dos ovos k e bem giro como um peixe tao agressive espreme a femea e roba.lhe os ovos e torna.s um pai assiduo. tens logo de tirar a femea do aquario pk elas tendenciamente tentam recuperar os ovos e se o gajo for realmente agressivo acaba com a raça dela so de se xegar la ao pehttp://www.aquariofilia.net/forum/style_images/1/folder_post_icons/icon1.gif Já tinha referido neste tópico que tinha descoberto o problema de ele não fazer o ninho. Está mais acima. cumprimentos Rogério Amorim
fLiPadO Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 Bom dia a todos Já que este topico tem tido algum moviemento, achei que deveria de fazer uma pergunta a fim de ficar mais esclarecido, é natural as femeas abrirem as guelras como os machos, na presença de um espelho? Cump
CNogueira Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 boas recentemente comprei 3 betas, 1 macho e 2 femeas. ja agora ao fim de quanto tempo é que se podem reproduzir?
rogamo Publicado: Novembro 1, 2009 Autor Publicado: Novembro 1, 2009 (editado) boas recentemente comprei 3 betas, 1 macho e 2 femeas. ja agora ao fim de quanto tempo é que se podem reproduzir? Boas Por aquilo que me disseram, 3 a 4 meses de vida. No entanto dá uma olhada aqui pelo forum pois há criadores a dizerem tudo sobre a reprodução de betas. cumprimentos Rogério Amorim Editado Novembro 1, 2009 por rogamo
rogamo Publicado: Novembro 1, 2009 Autor Publicado: Novembro 1, 2009 Bom dia a todos Já que este topico tem tido algum moviemento, achei que deveria de fazer uma pergunta a fim de ficar mais esclarecido, é natural as femeas abrirem as guelras como os machos, na presença de um espelho? Cump Será que é fêmea? cump. Rogério Amorim
fLiPadO Publicado: Novembro 1, 2009 Publicado: Novembro 1, 2009 Boas o/ Segundo consta sim, em termos de ninhos nunca me mostro qq interesse a faze-los e aparenta ter akele ponto branco. quando a comprei estava na zona das femeas, e ate a data sempre me pareceu,como comprei um macho e andei a provoca-lo com um espelho fiz o mesmo a femea so para ver a reacçao, eis entao q ficou toda "maluca", sempre me pareceu bastante agressiva e vivaça...entao estou naquela...dai a minha questao a ver vamos
Rúben Ferreira Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Boas o/ Segundo consta sim, em termos de ninhos nunca me mostro qq interesse a faze-los e aparenta ter akele ponto branco. quando a comprei estava na zona das femeas, e ate a data sempre me pareceu,como comprei um macho e andei a provoca-lo com um espelho fiz o mesmo a femea so para ver a reacçao, eis entao q ficou toda "maluca", sempre me pareceu bastante agressiva e vivaça...entao estou naquela...dai a minha questao a ver vamos Boas, As fêmeas bettas quando criadas todas juntas não tem tendência a ser violentas umas com as outras, logo não se vê a abrirem as guelras umas às outras, no entanto na presença de um macho podem abrir, pois elas não são submissas logo à partida, o macho terá de se impor para conseguir a submissão delas. O que nem sempre acontece. Quando as fêmeas são separadas umas das outras tendem a ficar territoriais e violentas e na presença de outra fêmea vão abrir as guelras e defender o seu território. Aconselho a quem fizer criação a manter as fêmeas sempre juntas senão arrisca-se a ter de separa-las também em copos, lol A minha mascote
fLiPadO Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Boas, As fêmeas bettas quando criadas todas juntas não tem tendência a ser violentas umas com as outras, logo não se vê a abrirem as guelras umas às outras, no entanto na presença de um macho podem abrir, pois elas não são submissas logo à partida, o macho terá de se impor para conseguir a submissão delas. O que nem sempre acontece. Quando as fêmeas são separadas umas das outras tendem a ficar territoriais e violentas e na presença de outra fêmea vão abrir as guelras e defender o seu território. Aconselho a quem fizer criação a manter as fêmeas sempre juntas senão arrisca-se a ter de separa-las também em copos, lol Boas o/ Obrigado pela ajuda, eu por acaso achava isso, q eles tendem a ser territoriais, principalmente se nao tiverem juntas desde da nascença. vamos la ver quando meter esta femea juntamente com o macho se nao da faisca Cumps.
Recommended Posts