ORANDAS. Inesperiência e Má Experiência. Ajuda


Recommended Posts

Olá, sou um apaixonado por bicharada e, desde há dois anos que a minha filha tinha um aquário de 20 L brutos, com o cascalho colorido rosa e preto mais o filtro interno são 17-18 L úteis... compravam-se peixes e... entre 2 semanas a 1 mês tinha velório. Nova compra, novo velório. Como gosto de animais senti esta situação insuportável e a conselho de um amigo resolvi comprar no mês passado um aquário de +/- 250 L Brutos, equipado com BIOBOX, 2 T5, que com dedicação e a sua imprescindível ajuda decorei com 15 Plantas plantadas sobre o substrato da Sera (7 Cabomba verde, 1 Elodea, 1 Anubia afzelii, 1 Vallisneria, 4 anubias e as restastes que desconheço o nome só podendo informar que são de folha grossa), areão grosso vulcânico, 4 pedras calcárias para aquário. Tudo montado, cheio de água fresca e acondicionada com Aquatan, Toxivec e Nitrivec, era um espectáculo lindo de se ver. Feita a ciclagem durante 3 dias, introduzi 2 orandas e um cometa, na água a 22ºC. Resultado(1): Peixes felizes, ágeis, com apetite voraz em segundos (max.30 s a comida desaparecia), alimentados 2 vezes ao dia com os 3 tipos de alimento da Sera Gold, Gold Color e Royal, rotativamente - manhã flocos Gold, à noite Gold Color, na manhã seguinte Royal à noite flocos...e assim sucessivamente, não misturando, portanto, concomitantemente os tipos de alimentos. Como o aquário estava um bocado despovoado resolvi comprar mais 10 Orandas pequenas (3 de 2-3 cm, 4 de 3-4 cm, e, as restantes 3 de 5-6 cm). Após 24 horas tudo parecia correr na perfeição com os peixes aparentemente de boa saúde, vivaços, com apetite, depenicando nas Cabombas, as plantas a crescer a um bom ritmo, água límpida com os seguintes parâmetros Ph7, Kh8,NO2 0.1, NO3 (menor que 1), Amónia 0. 48 Horas após a introdução no aquário começam as contrariedades, aparecimento de pintas brancas nas barbatanas em 4 peixes dos recem chegados. Doença indicada ICTIO, tratamento: incremento em 2ºC da temperatura da agua e JBL PUNCTOL. Resultado (2) Todos os peixes contaminados, profusamente disseminados por pontos brancos, alteração do tratamento para Sera Costapur. Concluído o tratamento e sem melhoras visíveis os peixes estão apáticos no fundo, mal se alimentando, e com novas pragas: Vermes Ancora e Piolho das Carpas e na agua HYDRAS, novo tratamento combinado de SERA CYPRINOPUR+MYCOPUR, nada de melhoras, começam o apodrecimento das barbatanas, tratamento BACTPUR DIRECT. Resultado Final: MORTE :P em menos de 24 horas... Ponto de situação actual, Aquário e plantas, com mudança de agua TOTAL, muitos pontos brancos em suspensão, infestação de HYDRAS nas folhas das plantas e nos vidros + pequenos discos gelatinosos e translúcidos com matéria branca no seu interior.

O QUE FAZER e COMO? DESINFESTAÇÃO? DESPARATIZAÇÃO? ALGUÉM JÁ PASSOU POR ESTA SITUAÇÃO? Todas as ajudas são bem-vindas. Obrigado. :surrender:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. nao tenho aquarios mas uma vez que sao animais e aquarios novos nao sera que a loja onde compra os peixes eplantas ta a vender animais ja doentes ou com parasitas? é muita doença junta m tao pouco tempo... decerto ja vem da loja nem que seja nas plantas. digo eu porque nao sou esperiene em aquarios.. as lojas deveriam dixar os animais e plantas em quarentena antes dos venderem para verem se tao saudaveis. o que pode nao acontecer na loja a que vais.

quanto a esparatzaçao do teu aquario nao te sei ajudar... mas agora que nao tens peixes la talvez refoçar a dose do desparasitante que usas.. uma dose maior e mais concentrada deve faser efeito e as plantas nao devem sofrer com isso.mas alguem mais especializado em aquarios deve ajudar . e talvez um filtro UV para esterilizar a agua.. cumps e boa sorte para o proxima tentativa.. que isso sem duvida foi muito azar junto

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Bem em primeiro tirava a pedra calcaria, pois baixa o ph. E sinceramente começava tudo de novo, no teu caso era melhor tratar os peixes noutro aquário para não afectares os que estão bons, tipo aquário hospital. Eu tive orandas e nunca tive problemas, mas reparei que na loja que os comprava muitos já estavam com ictio tens de ter atenção quando compras seres tu a escolher e estar com atenção ao peixe que eles apanham se foi o que querias. Quando compras os peixes como colocas no aquário? Fazes ambientação? Que comida das? Flocos? Ou o outro tipo granulado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Bem em primeiro tirava a pedra calcaria, pois baixa o ph. E sinceramente começava tudo de novo, no teu caso era melhor tratar os peixes noutro aquário para não afectares os que estão bons, tipo aquário hospital. Eu tive orandas e nunca tive problemas, mas reparei que na loja que os comprava muitos já estavam com ictio tens de ter atenção quando compras seres tu a escolher e estar com atenção ao peixe que eles apanham se foi o que querias. Quando compras os peixes como colocas no aquário? Fazes ambientação? Que comida das? Flocos? Ou o outro tipo granulado

 

 

 

JÁ NÃO HÁ PEIXES. SÓ AGUA, AREÃO, PEDRA; e PLANTAS + HYDRA+ICTIO (?)+ vá-se lá descobrir mais o quê... O Ph está a 7. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Bem em primeiro tirava a pedra calcaria, pois baixa o ph. E sinceramente começava tudo de novo, no teu caso era melhor tratar os peixes noutro aquário para não afectares os que estão bons, tipo aquário hospital. Eu tive orandas e nunca tive problemas, mas reparei que na loja que os comprava muitos já estavam com ictio tens de ter atenção quando compras seres tu a escolher e estar com atenção ao peixe que eles apanham se foi o que querias. Quando compras os peixes como colocas no aquário? Fazes ambientação? Que comida das? Flocos? Ou o outro tipo granulado

 

 

 

JÁ NÃO HÁ PEIXES. SÓ AGUA, AREÃO, PEDRA; e PLANTAS + HYDRA+ICTIO (?)+ vá-se lá descobrir mais o quê... O Ph está a 7. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha sabes o que eu fazia? secar o aquário.

 

Deixar ao sol e chuva uma semana, e depois areao lá para dentro e termostato .

 

temperatura ao maximo, e doses excessivas de esha 2000 e esha exit.

 

Deixar umas semanas a ciclar e depois baixar a temperatura e colocar uns peixitos.

 

Não ia para esses porcalhoes que são os kinguios . Mas isso também são opções !

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha sabes o que eu fazia? secar o aquário.

 

Deixar ao sol e chuva uma semana, e depois areao lá para dentro e termostato .

 

temperatura ao maximo, e doses excessivas de esha 2000 e esha exit.

 

Deixar umas semanas a ciclar e depois baixar a temperatura e colocar uns peixitos.

 

Não ia para esses porcalhoes que são os kinguios . Mas isso também são opções !

 

Cumprimentos.

 

Talvez fosse o melhor. Mas as plantas...montagem,decoração... é voltar à estaca zero. Tenho o aquario a trabalhar com agua limpa, como sai da torneira, e esyava a pensar ficar assim um mês/quinze dias, com TPA de 30 a 50% de 3 em 3 dias...

 

O ESHA 2000 e EXIT são desparasitantes? Atacam as pedras e/ou as plantas?

 

Qto ao orandas/kinguios, são javardolas, é verdade, mas é o peixe que mais gozo me dá ao olhar. Questão estética e gostos não se questionam...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais