RicardoBC Publicado Outubro 23, 2009 Publicado Outubro 23, 2009 Boas, Vou de novo iniciar a montagem do meu aquário. Irei apostar alguma parte do projecto em DiY. A 1ª fase passará pela montagem de um móvel simples em MDF. A 2ª fase será a montagem do aquário de 120cm. A 3ª fase, execução de uma calha de 2xT8, que julgo ser mais que suficiente. Vamos ao Setup pretendido: TÉCNICA: Aquário: 120x55x50 - 330L brutos Iluminação : 2xT8 Filtragem : Objectivo será ter entre 5x a 6x o volume do aquário em filtragem. Apostarei numa 1ª Fase num JBL CristalProfi 900 e numa fase mais adiantada a introdução de um 2º filtro igual, ficarei com perto de 1800l/h. Instalação de uma Koralia Nano (900l/h) à superficie. Em termos de matérias filtrantes também estou com dúvidas. Areão: Estou na dúvida de qual será o indicado, neste ponto julgo que poderei receber algumas opções vossas. Em quantidades, aponto para uns 40kg, ficará com uma altura média de 5cm. FAUNA Colónia de 12 elementos de Tropheus ( Ikola, Kiriza, Brichardi Malagarasi ou Illangi), sendo os dois ultimos os meus favoritos mas também um investimento consideravelmente maior. Objectivo é começar com elementos Small (3-4cm). 2-3 Lamprologus Oscellatus Gold 5-6 Lamprologus Multifasciatus 2 Eretmodus cyanostictus O maior problema está aqui. Como poderei fazer chegar cá os bichos. Estou à espera de umas respostas. FLORA Valisnérias Gigantes Algumas Anubias MANUTENÇÃO Tpa's semanais de 20 a 25% do volume (65 a 80litros) ALIMENTAÇÃO Na altura em que tive os meus Tropheus só os alimentava com Dainichi, neste momento não sei o que poderei dar. Aguardo também as vossas opiniões. Julgo que é tudo, alguém quer fazer criticas ou sugestões, estou sempre aberto. Cumprimentos, Ricardo Carpinteiro Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
RicardoBC Publicado: Outubro 24, 2009 Autor Publicado: Outubro 24, 2009 Encontrei este site com uma explicação para colagens de vidros para montagem do meu aquário. O que acham? Construção de Aquário Será este o melhor método? Colagem de todos os vidros sobre o vidro de fundo? Cumprimentos, Ricardo Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Nuno Correia Publicado: Outubro 24, 2009 Publicado: Outubro 24, 2009 Boas, O aquário de 120x55x50, dá bem com vidro de 10mm. Eu como suporte aconselho-te uma estrutura metálica, forrada com MDF. Um móve só em MDF possivelmente será fraco. Como substrato arranja areia de filtro de piscina, tem um óptimo efeito. Quanto à fauna, tropheus, excelente!!!! Fala com o Pedro Silva Jorge, ele tem tropheus de criações dele para venda, nkondes, moliros e mais duas populações que não me recordo. De certeza que o investimento te fica mais suave Um abraço http://tropheu.blogspot.com
RicardoBC Publicado: Outubro 29, 2009 Autor Publicado: Outubro 29, 2009 Boas, Aqui está o1º esboço do que pretendo para o móvel. Será feito em MDF Hidrofugo de 19mm ou contraplacado maritimo de 19mm, estou à espera de preços. Frontal: ISO: Back: Que tal? Cumprimentos, Ricardo Carpinteiro Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Nuno Correia Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Epá isso só em MDF, não aguenta o peso. Vê bem isso. Ainda molhas os pés com esse móvel. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
FILIPEALMEIDA Publicado: Outubro 29, 2009 Publicado: Outubro 29, 2009 Epá isso só em MDF, não aguenta o peso. Até é capaz de aguentar, mas eu não teria muita confiança nesse móvel! Eu fiz um em MDF de 23 mm, parecido com o móvel do esquema do Ricardo, mas o meu levou 2 travamentos ao alto a escorar o H lateral por fora, de forma a formar um T... Assim garanto que o móvel não oscila horizontalmente. Se fizeres um reforço desses, acho que aguenta bem! Vou ver se consigo explicar o reforço com um desenho: vista lateral esquerda, vista de topo e vista frontal... a Verde ranhoso estão as travessas que falo... colocadas ao alto, perpendicularmente às tábuas que formam o H... assim prevines que o móvel não oscile lateralmente. perdoem o desenho mal feito, mas foi o que se arranjou em 3 minutos com o MS Paint! Abraço, Filipe Almeida APC #484
RicardoBC Publicado: Outubro 30, 2009 Autor Publicado: Outubro 30, 2009 Boas pessoal, Agradeço a resposta. Mas isto foi bem pensado. Já tive 2 aquários da Aquatlantis e os moveis deles são muito similares, nunca tive problemas, as espessuras são menores do que as que estou a ponderar usar, a madeira é daquele aglomerado ranhoso e os aquários eram de maior litragem. No entanto ajudas são sempre bem vindas. Cumprimentos, Ricardo Carpinteiro Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Nuno Correia Publicado: Novembro 4, 2009 Publicado: Novembro 4, 2009 FAUNAColónia de 12 elementos de Tropheus ( Ikola, Kiriza, Brichardi Malagarasi ou Illangi), sendo os dois ultimos os meus favoritos mas também um investimento consideravelmente maior. Objectivo é começar com elementos Small (3-4cm). ALIMENTAÇÃO Na altura em que tive os meus Tropheus só os alimentava com Dainichi, neste momento não sei o que poderei dar. Aguardo também as vossas opiniões. Julgo que é tudo, alguém quer fazer criticas ou sugestões, estou sempre aberto. Cumprimentos, Ricardo Carpinteiro Amigo Ricardo, Agora é que vi uma das populações de tropheus que são hipótese são os brichardi ou os sp. black kiriza, dada serem dos tropheus mais agressivos e o teu aquário é curto, tem 1,20m de frente, deves pensar melhor, não vás depois ter violência doméstica Tenta antes tropheus do complexo sp. red ou os moori, mas pela minha experiência no complexo moori já tive desde população muito agressiva (os mpulungu) a bastantes pacíficos os kasanga. Quanto à comida, eu tenho dado NLS e os tipos parecem gostar bastante. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
Recommended Posts