Resultado dos testes alarmantes


Sr.Silva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Estou relativamente à 2 meses na aquariofilia.

 

Comprei um aquario de 120 litros.

 

Tenho 1 filtro interno Tetratec IN 800, um aquecedor Tetratec HT 75. Mantenho a temperatura da agua

a 26º.

 

Fiz o ciclo do azoto durante 1 semana e meia quando coloquei o primeiro peixe - 1 Espada Líria que

estive sozinho durante 1 semana.

 

Tenho 1 Corydora, 1 Ramirezi, 1 Molly Velifera, 2 guppys, um Oranda, 3 Barbos Verdes, 2 Espadas

Líria, 1 Plecostomo e 3 Neons. Morreram recentemente 2 Telescópios e 1 Caracol Ampulária.

Tenho alguma plantação: Lysimachia Nummularia e Elodea.

 

Faço TPA de 15% semanalmente e limpo o filtro com a agua que retiro.

 

Moro na Ilha da Madeira e aqui se encontra algumas dificuldades em comprar alguns produtos essenciais

como por exemplo os testes da agua.

Comprei online o Bundle Teste Sera NO2+NO3+NH3+NH4. Chegaram hoje e decidi fazer logo o teste.

 

Fiquei um cado receoso quando vi os resultados:

- pH 7,5

- N02 < 0.3 mg/l

- No3 0 mg/l

-Nh4 10 mg/l

-Nh3 0,17 mg/l

 

Tendo em conta que sou iniciante, tenho noção que algo não está bem. Pedia que alguem me ajudasse em acertar estes valores antes que algo de muito grave aconteça.

 

Cumprimentos

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum

 

Está aí um sinal de amónia e quando o mesmo aparece nos testes é sinal de muda de água.

 

Faz uma TPA um pouco maior.

 

O PH também está alto e deverás baixar o mesmo pois existem peixes que não toleram bem um PH tão alto.

 

Existem também peixes que são de cardume.

 

Vai apontando os resultados numa folha ou tabela excell para estares atento à evolução da qualidade da água bem como saberes quando deves fazer a TPA.

 

O aquecedor não será um pouco curto para alitragem existente? Deve de estar muito tempo ligado não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH baixa-se bastante bem com água da marca do DIA, tem um pH de 5.38, e uma dureza de 2. E devido ao preço dos garrafões de 5litros torna esse tipo de água perfeito para TPA's(trinta e poucos centimos).

Faz uma TPA ao teu tanque e vais ver que isso vai ao sitio.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Está aí um sinal de amónia e quando o mesmo aparece nos testes é sinal de muda de água.

 

(...)

 

Não concordo. Da forma como está dito parece que é essa a forma de controlar a amónia a longo prazo.

 

A longo prazo, não se combate a amónia e nitritos com mudanças de água. Só se faz TPA por amónia para resolver problemas pontuais (faz-se mudança para actuar e resolver a situação pontual, mas deve-se actuar também a outro nível).

 

O que as mudanças de água (ou aumento do seu volume) fazem de forma continuada será manter controlados nitratos e fosfatos, para além de fazer a reposição de alguns minerais.

 

Ou seja, se há amónia no aquário pode ser sinal de:

 

Ciclo ainda não feito;

Filtragem insuficiente/ fauna em excesso;

Aumento do nº de peixes repentinamente, não tendo existido tempo para a suficiente colonização dos filtros por parte das bactérias.

 

Ou seja, a longo prazo devemos actuar nestes aspectos, para deixar de ter amónia e nitritos (se tudo estiver a funcionar como deve ser a amónia deve ser zero mesmo que se ande 1 ano sem mudar a água...).

 

Pontualmente, enquanto as coisas não estiverem resolvidas, retira-se a amónia do sistema (ou grande parte dela) com TPA´s.

 

Não te preocupes demasiado com o pH (7,5, desde que seja estável, não é preocupante).

 

Quanto ao aquecimento, se ele te consegue manter isso a 26ºC, não te preocupes com o tempo que está ligado... (daqui a uns tempos é que vamos ver se dá ou não)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.