xbyte Publicado Outubro 21, 2009 Publicado Outubro 21, 2009 Boas Medida: 100x40x50 cm (cxlxa) filtro externo: filtro eheim (não sei o modelo, mas já tem uns anitos) que debita 600 l/h Termostato:Jäger (não sei os W, mas era para aquas de 160-200 l. portanto deve chegar). Iluminação: 2x30w (1x daylight + 1x 10000k) T5 Depois de uns 10 anos com o mesmo layout e mesmo substrato, eu e o meu pai resolvemos alterar radicalmente o aqua. novo substrato fertil, novo substrato principal, novas plantas, etc. Como tal estamos no período de estudo acerca dos produtos e principalmente marcas a usar. Para o fundo do aquario estavamos a pensar utilizar [1-> último] : ELOS terra zero, ADA powerSand M e ADA amazonia. No início ainda equacionamos o Akadama, mas depois de ouvir alguns relatos que o Akadama se desfaz alteramos a nossa escolha. Gostava de saber se por experiência própria é uma boa escolha, ou se devia alterar qualquer coisa. Estou aberto a sugestões Para a flora estavamos a pensar em: Eleocharis Parvula (para tapete) Musgo Christmas Vallisneria Nana Hygrophila polysperma Estavamos a pensar fertilizar com a linha de fertilizantes da Seachem de acordo com o plano de fertilização deles. No início não vamos utilizar CO2 !, até porque ouvimos dizer que o CO2 baixa o PH da água e a água que vamos introduzir no aqua já por si tem um PH de 6 ou - (o teste só vai de 6 ) Gostava no entanto de saber se a iluminação é suficiente, ou devo acrescentar uma régua de 2x35w da aquaeden, visto que o aquario tem tampa ? Para já é tudo, gostava de ouvir a vossa opinião acerca destes produtos, e como já disse antes estou aberto a sugestões. Citar
guilherme.gimenez Publicado: Outubro 21, 2009 Publicado: Outubro 21, 2009 Boas Medida: 100x40x50 cm (cxlxa) filtro externo: filtro eheim (não sei o modelo, mas já tem uns anitos) que debita 600 l/h Termostato:Jäger (não sei os W, mas era para aquas de 160-200 l. portanto deve chegar). Iluminação: 2x30w (1x daylight + 1x 10000k) T5 Depois de uns 10 anos com o mesmo layout e mesmo substrato, eu e o meu pai resolvemos alterar radicalmente o aqua. novo substrato fertil, novo substrato principal, novas plantas, etc. Como tal estamos no período de estudo acerca dos produtos e principalmente marcas a usar. Para o fundo do aquario estavamos a pensar utilizar [1-> último] : ELOS terra zero, ADA powerSand M e ADA amazonia. No início ainda equacionamos o Akadama, mas depois de ouvir alguns relatos que o Akadama se desfaz alteramos a nossa escolha. Gostava de saber se por experiência própria é uma boa escolha, ou se devia alterar qualquer coisa. Estou aberto a sugestões Para a flora estavamos a pensar em: Eleocharis Parvula (para tapete) Musgo Christmas Vallisneria Nana Hygrophila polysperma Estavamos a pensar fertilizar com a linha de fertilizantes da Seachem de acordo com o plano de fertilização deles. No início não vamos utilizar CO2 !, até porque ouvimos dizer que o CO2 baixa o PH da água e a água que vamos introduzir no aqua já por si tem um PH de 6 ou - (o teste só vai de 6 ) Gostava no entanto de saber se a iluminação é suficiente, ou devo acrescentar uma régua de 2x35w da aquaeden, visto que o aquario tem tampa ? Para já é tudo, gostava de ouvir a vossa opinião acerca destes produtos, e como já disse antes estou aberto a sugestões. boas acredito sim que iluminação é o sufiente.. e quanto ao solo...nunca usei desse mais acredito que deve suprir suas necessidades cump Citar GuILhErMe . GiMeNeZ
testum Publicado: Outubro 21, 2009 Publicado: Outubro 21, 2009 Ouviste dizer que a Akadama se desfaz, mas tambem há por aí relatos de substractos da ADA que se desfazem... Citar
xbyte Publicado: Outubro 21, 2009 Autor Publicado: Outubro 21, 2009 Ouviste dizer que a Akadama se desfaz, mas tambem há por aí relatos de substractos da ADA que se desfazem.... Então se fosse para ti, escolherias a akadama ? Ainda não é certo que irei utilizar substratos ADA. Já li algures que Aquasoil é o melhor substrato, por isso é que pensei em utiliza -lo. Citar
testum Publicado: Outubro 23, 2009 Publicado: Outubro 23, 2009 Pesquisa bem pelos relatos, porque julgo ser um determinado substracto da ADA, não todos. A minha escolha iria depender do investimento que poderia fazer. Não posso comparar Akadama normal com os substractos da ADA, a não ser em termos económicos. Mas por experiência própria tenho akadama num aquario montado 8 meses, e ainda não se desfez. Não sei que experiência tens em plantados, mas cuidado ao optares por um substracto potente, vais ter que doma-lo! Citar
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 23, 2009 Publicado: Outubro 23, 2009 (editado) Sim atenção ao substrato pois poderás ter problemas com excesso de nutrientes, pois se não tiveres plantas que te consumam todos os nutrientes que o substrato liberta então as algas surgirão. Ora uma das formas de combater as algas são os remédios e as TPA's, ora se estás a fazer TPA's estás a deitar fora os nutrientes que o "potente" substrato vai libertando. Não será isto um desperdício de dinheiro? Do que tenho lido, chego à conclusão que a escolha de um substrato vai muito do conhecimento que tenhas das plantas e reacções quimicas, assim como necessidades específicas das plantas. Quanto à akadama ou akalama, lê-se de muita coisa e existem n tópicos sobre o assunto por aqui. Eu como nunca tive experiências com a mesma não posso falar bem nem mal, no entanto sei que existem qualidades diferentes de akadama pelo que poderá existir alguma que se dissolva. Convido todos a darem uma fista pelos fóruns e ver qual o estado dos aquas maduros e repito, maduros, pois uma coisa é vermos um aqua com akadama com 5 ou 6 semanas e outra coisa é ver um aqua com mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos. Agora da nossa realidade e cada um saberá de sí, quem pode andar a mudar um aqua de 6 em 6 meses? Quem quer um aqua que lhe dure mais que um ano? Bos sorte para a montagem. Por mim falo. EDIT: "arranjo" de texto. Editado Outubro 23, 2009 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts