al_finete Publicado Novembro 1, 2004 Publicado Novembro 1, 2004 Boas! Gostaria de colocar uma questão para tentar perceber porque razão a minha fêmea de cauda de espada poderá ter morrido. Deu há luz há dois meses, e de há umas 2 semanas para cá, a barriga tinha vindo a crescer. Ainda a coloquei na maternidade, o que até foi bem dificil porque ela não se deixava apanhar por nada, apesar de eu ter escolhido a noite, altura em que é mais fácil apanha-los "a dormir". Mas acabei por a soltar ao fim de 2 dias, porque o espaço era muito pequeno, e não tinha a certeza de quando poderia ser o parto. Acontece que desde essa altura passou uma semana e nada. Ainda bem que a tirei. Mas a barriga continuou a aumentar e eu acabei por optar a que a fêmea tivesse as crias no aqua comunitário, e se escapasse algum, ou eu descobrisse algum filhote, sempre era melhor que manter a fêmea naquele espaço apertado por tempo indeterminado. Acontece que hoje de manhã, quando fui alimentar os peixes, ela estava a um canto quase sem se mexer e foi o único peixe que não comeu. Ainda pensei que pudesse estar em parto, mas esperei e como não vi nada, parti do principio de que estava a preparar-se e por isso escolhera um canto isolado e não saía de lá devido ao seu estado. Acontece que ao fim da tarde quando voltei, estava quase morta, no fundo com o rabo para cima e ao sabor da corrente. Abanava muito raramente as barbatanas e quase não respirava. Separei-a, mas ao fim de algumas horas, morreu. Mais alguns dados: a meio da tarde parecia ter uma espécie de borbulha no lábio inferior. Na sexta-feira entraram mais dois peixes no aqua (2 mollys balão). Ontem, domingo fiz a habitual TPA. Há pouco quando a retirei, decidi abri-la porque pensei que pudesse ser retenção de liquidos e queria confirmar e vi que estava cheia de crias, já bem desenvolvidas. Qual poderá ter sido a causa da morte? 2 Meses sem dar á luz é normal? Pode ter sido alguma doença trazida pelas mollys? A água do aqua está dentro dos níveis normais. Pode ter sido do stress das mudanças? Obrigado por qualquer ajuda a tentar perceber o porquê. Cumprimentos, RJL. Filmes - Posters & Wallpapers.
Nuno Antunes Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 Pelo que dizes a tua fêmea estava com alevins. Os sintomas que referes, bem como a borbulha no lábio inferior parecem apontar para uma infecção bacteriológica ou então choque resultante da mudança de água. Verificaste se houve alguma alteração ao Ph da tua água? Com as chuvadas que têm caído ultimamente reparo por exemplo que a água de minha casa, normalmente em ph 8, caiu para 7,5 e tem um cheiro a cloro e medicamentos bem acentuado. Pode ter acontecido o mesmo contigo. Normalmente os peixes aguentam desde que estejam em plena forma, mas uma fêmea com crias pode estar um pouco debilitada e não conseguir sobreviver aos diferenciais. Por norma evito fazer tpa's depois de grandes chuvadas porque como as águas são remexidas e ficam sobrecarregadas de detritos orgânicos nas centrais de tratamento carregam nos bactericidas e cloro, com os efeitos nefastos para os nossos peixes. Se não tivesses dito dos alevins a minha aposta iria para hidropisia (também uma doença do foro bacteriológico) Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
al_finete Publicado: Novembro 2, 2004 Autor Publicado: Novembro 2, 2004 Oi Darius. Obrigado pela resposta. Eu também pensei que pudesse ser hidropisia. Por isso abri a fêmea para confirmar se tinha alevins, ou até para ver se conseguia salvar algum... Quanto à água, não medi o PH, mas não usei água da torneira. Usei água engarafada, que tratei antes de introduzir no aquário. Achas que poderá ter sido stress ou algum movimento brusco aquando da mudança na semana passada para a maternidade, a impedir a postura? A única coisa diferente foi apenas ter dado mais comida do que é normal no fim-de-semana . Mas por isso deixei a TPA para domingo, para levar alguma sujidade. Mas o medo realmente é que seja alguma infecção bacteriológica. Há productos à venda que ajudem a combater isso? Sal, não posso colocar por causa das coridoras... Cumprimentos, RJL. Filmes - Posters & Wallpapers.
Nuno Antunes Publicado: Novembro 3, 2004 Publicado: Novembro 3, 2004 Usei água engarafada, que tratei antes de introduzir no aquário. Nem sempre a água engarrafada mantem o ph, isto dito por experiencia própria e além disso o ph indicado é a 20º. A mais que isso ele varia. Pode ter sido alguma condição de stress devido às mudanças (fêmeas grávidas estão fragilizadas devido à exigencia da sua condição) A ser uma infecção bacteriana é meio complexo. Por um lado tratares sem teres bactérias é mau... e por outro os tratamentos para bactérias não distinguem entre bacterias nefastas e as bactérias do filtro Eu se fosse a ti ia verificando com calma a evolução das coisas no aqua. Ver se os peixes mudam o apetite, se mudam a forma como estão no aqua, sempre sem entrares em pânico e sem entrar em tratamentos desnecessários. Se topares o aparecimento de alguma coisa estranha, foto e toca de tentar saber o que é antes de tratar. De resto é ter paciencia e ir vendo como a coisa corre. Boa sorte. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts