master_oracle Publicado Outubro 19, 2009 Publicado Outubro 19, 2009 (editado) Boas, Tenho um pequeno lago-fontanário com uma bomba EHeim com capacidade superior a litragem do lago, que envia água para um filtro UV e posteriormente para o filtro biológico, caindo em cascata para o lago de novo. Problemas: - A abertura da bomba passa a vida a entupir com detritos (pequenos caules de folhas, licho que se acumula no fundo, etc) Como é que faço para isso não suceder? Tenho a grelha de protecção, mas tive de tirar o tampão pois não conseguia ter força de aspiração suficiente com o mesmo. - A lâmpada de uv é um bocado cara no sitio onde a compro...e normalmente mudo-a de 6/6 meses (esta a funcionar 2-3h por dia com um temporizador acoplado). Onde posso comprar mais barata? (é uma tubular dupla da aqua medic 9w). será pouca potência? poucas horas por dia? - Todas as plantas que coloco são comidas pelos peixes (2kingios e 1 koi de breed super dwarf). Que posso colocar para um fontanário com 60 cm de altura? Nenufares, elodeas, já foram todos ao ar, uns pelos peixes, outros no Inverno, ficam com algas coladas nas folhas e acabam por morrer. Obrigado Editado Outubro 19, 2009 por master_oracle
NNelsoNN Publicado: Outubro 19, 2009 Publicado: Outubro 19, 2009 (editado) Boas! Bem antes demais acho que uma foto do lago ajudava, e setup e dimensoes do mesmo. Mas para tentar ajudar... Nao ha hipotese de pores a bomba a funcionar depois de a agua passar pelo filtro biologico? Assim a sujidade acumulava-se no filtro, e a bomba trabalhava sempre em agua limpa...O meu lago esta montado nesse sistema, mas como disse nao da para perceber se quer se para aplicar ao teu lago. Quanto à lampada, tendo em conta que so funciona 2/3h por dia, nao achas que poderias tirar mais rentabilidade? Penso que duraria para mais tempo... E quanto às plantas, eu nunca tive problemas desse tipo, eu sei que os peixes alimentam-se delas, mas penso que o teu problema fica resolvido se inserires uma grande quantidade de plantas duma vez...Eu tenho elodeas densas, valisnerias, nenufares e lotus, e plantas naturais de ribeiros. Talvez por ter em grande quantidade, o desgaste causado pelos peixes nao se nota, antes pelo contrario, as plantas crescem a olhos vistos! Espero que tenha ajudado... Cumps Editado Outubro 19, 2009 por NNelsoNN
master_oracle Publicado: Outubro 20, 2009 Autor Publicado: Outubro 20, 2009 Boas!Bem antes demais acho que uma foto do lago ajudava, e setup e dimensoes do mesmo. Mas para tentar ajudar... Nao ha hipotese de pores a bomba a funcionar depois de a agua passar pelo filtro biologico? Assim a sujidade acumulava-se no filtro, e a bomba trabalhava sempre em agua limpa...O meu lago esta montado nesse sistema, mas como disse nao da para perceber se quer se para aplicar ao teu lago. Quanto à lampada, tendo em conta que so funciona 2/3h por dia, nao achas que poderias tirar mais rentabilidade? Penso que duraria para mais tempo... E quanto às plantas, eu nunca tive problemas desse tipo, eu sei que os peixes alimentam-se delas, mas penso que o teu problema fica resolvido se inserires uma grande quantidade de plantas duma vez...Eu tenho elodeas densas, valisnerias, nenufares e lotus, e plantas naturais de ribeiros. Talvez por ter em grande quantidade, o desgaste causado pelos peixes nao se nota, antes pelo contrario, as plantas crescem a olhos vistos! Espero que tenha ajudado... Cumps Foto de momento não consigo arranjar, mas posso adiantar que tem apenas 350 litros. O setup já expliquei: tem uma boma eheim que envia a água de forma ascendente para o filtro UV, cai para o biológico e cai por gravidade por cascata para o lago de novo. Como é que envio a água para o filtro biológico antes de passar pela bomba? Não percebi. Como posso tirar mais rentabilidade da lâmpada? Se a usar mais horas, também vai durar menos...deixa de emitir uvs e passa a ser uma lâmpada azul normal... As plantas foi uma boa sugestão. Realmente tenho colocado uma a uma..que plantas recomenda para colocar no Outuno? Tendo em conta que tenho mais ou menos 60cmde altura e 1,60 de largura +/- (se calhar nenhuma =/ ) Obrigado pela ajuda. Espero ter sido explicito.
NNelsoNN Publicado: Outubro 21, 2009 Publicado: Outubro 21, 2009 Boas! Nao tens possibilidade de pores o filtro biologico ao nivel do lago? Se tiver assim, utilizavas a força gravitacional para passar agua para o filtro biologico, e de seguida, elevar a agua com a bomba até à cascata... Quando me referi a tirar mais rentabilidade da lampada, era com o proposito que lhes dás pouco tempo de vida acho eu, nunca tive, mas pensei que as lampadas durassem mais , eu não uso lampada nenhuma e consigo manter o meu lago de 6500lts com agua transparente (consigo ver o fundo com 1,2mts) apenas com plantas e filtragem biologica. Mas tambem so tem esposiçao solar de cerca de 5h... Bem para esta altura, tens elodias , recomendo vivamente, e que pelo tamanho do teu lago penso que é o ideal...talvez uns juncos nas margens ou outras plantas que consegues arranjar nas margens das ribeiras, etc. Boa sorte
master_oracle Publicado: Outubro 21, 2009 Autor Publicado: Outubro 21, 2009 Boas!Nao tens possibilidade de pores o filtro biologico ao nivel do lago? Se tiver assim, utilizavas a força gravitacional para passar agua para o filtro biologico, e de seguida, elevar a agua com a bomba até à cascata... Quando me referi a tirar mais rentabilidade da lampada, era com o proposito que lhes dás pouco tempo de vida acho eu, nunca tive, mas pensei que as lampadas durassem mais , eu não uso lampada nenhuma e consigo manter o meu lago de 6500lts com agua transparente (consigo ver o fundo com 1,2mts) apenas com plantas e filtragem biologica. Mas tambem so tem esposiçao solar de cerca de 5h... Bem para esta altura, tens elodias , recomendo vivamente, e que pelo tamanho do teu lago penso que é o ideal...talvez uns juncos nas margens ou outras plantas que consegues arranjar nas margens das ribeiras, etc. Boa sorte O meu «lago» é mais um fontanário, ou 1 lago nano. Como tal, tenho uma estrutura que faz a altura e a água saindo por um tubo (pela bomba) até ao UV. Se tiver o filtro bio ao nível do lago, como é que a água vai para lá sem bomba? A não ser que tivesse mais baixo, mas é impossível. Para além desse problema, tenho ainda o problema das saídas. O diâmetro da saída do Biologico é muito maior que a entrada da bomba ou a entrada do UV, como tal, fiz uma cascata (o meu biológico é para lagos grandes...com a capacidade para MUITOS litros). Obrigado a mesma pela ajuda. Quanto às plantas, as elodeas deixam-se agarrar agora no Inverno? Outro problema a meu ver é a profundidade do lago, em que as plantas apanham pouco sol lá no fundo (se calhar é mesmo suposto).
tmaster Publicado: Outubro 24, 2009 Publicado: Outubro 24, 2009 (editado) ola. bem uma foto que seja ajudava muito. mas a resposta a como colocar o filtro ao nivel da agua e a agua ir la parar sem bomba tens o exemplo do meu lago,mas sempre precisas de uma bomba para faser a agua voltar de volta pro lago ou para onde kiseres manda-la assegir. a bomba dentro do lago sem proteçao nenhuma a frente, entope facilmente e se nao reparas logo pode queimar, as soluçoes sao ou fases uma tampa em rede de malha de 0,5 a 1 cm e colocas a frente da bomba formando uma caixa.assim ja tens mais espaço para a agua entrar sem entupir logo. outra soluçao é tirares a bomba do lago. eu tenho no lago novo uma caixa fora do lago que tem a bomba la dentro,e facil de limpar e nao entope facilmente(o melhor mesmo é seres tu a ver[link abaixo]) quanto as plantas... simplesmente é pessima altura para colocar plantas devido ao tempo estar a arreecer e a param de crescer juntamente com a dificuldade em terem de pegar. e uma vez que param de crescer pegam mal ou n se sabe se pegam. as minhas carpas arrancam as raises aos jacintos e rataram un nenufar que tive de tirar. as plantas como nenufars e jacintos param de crescer e hibernam.. como n crescem folhas agora,as que sao comidas nao regeneram... esperimenta mais na primavera. Editado Outubro 24, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts