Stress Discu


anacgap

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

Alguém que me ajude com o meu novo Discu por favor.

O meu marido ofereceu-me pelos meus anos dois discus, um pequeno e outro já maiorzito, do tamanho de outro que já cá tinha.

O pequeno já se sente praticamente em á pouco mais de uma semana que o tenho, ainda não o vi comer. Era suposto ser branco e vermelho, está a ficar vermelho e preto, o que é muito mau, mas segundo um amigo meu, normal.

Estou neste momento no 2º dia de aplicação de "anti-stress" para peixes (Acclimol) e já há 4 ou 5 que lhe dou vitaminas (Atvitol).

Realmente noto que o peixe já não está tão escuro, mas continua sem comer e receio mesmo que o possa perder. Já li noutro sítio que o ideal era tirar tudo de dentro do aquário, mas da forma como o meu está montado, será muito dificil, pois está todo plantado.

Tenho também outros peixes que também não quero prejudicar (guppies, mollies, platies, espadas, neons, etc.).

O PH está um pouco baixo (6.6 ) em relação ao que costuma estar (6.8 ), e tenho tido alguma dificuldade em colocá-lo normal. Sei também que a loja onde foi comprado tem o aquário dos discus a 6.8, portanto não será por aí, penso eu.

Também me aconselharam a ter as luzes apagadas, mas sinceramente não noto diferenças na atitude do peixe.

Mais algum conselho miracoloso que me possam dar.

Agradecia-vos muito.

Há já quase um ano que tnho vários peixes, mas discus é coisa nova para mim e tinha muita pena de perder um que fosse.

Obrigada.

Editado por anacgap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os discus mudam de aquario e águas com parametros um pouco diferentes ressentem-se sempre.

 

E a tendência é o stress e encostarem se a um canto do aquário..

 

O que aconselho é tentares dar comida como artémia, papa caseira ou larvas vermelhas. (produtos congelados)

 

As larvas são das melhores comidas para se dar quando os discus perdem o apetite.. mas deve se dar só nestes casos pois as larvas contêm muitos parasitas, dai não ser aconselhável dar larvas regularmente!

 

Caso mesmo assim ele não tenha reacção após algumas tentativas terás de tentar um tratamento, pois podem vir com parasitas internos.

 

Mas tenta ver se o discu defeca umas fezes esbranquiçadas e viscosas, caso as fezes aparentam esse aspecto... devias fazer fluvermal (compras em qualquer farmácia) e tem de ser em suspensão oral (liquido).

 

A dosagem é: 1ml por cada 10LT de água do aquario, deixas o tratamento actuar por 24h e depois voltas ás TPAs diárias, depois repetes o tratamento no 7 e 14 dia seguinte, ou seja são 3dias de tratamento em 3 semanas.

 

Atenção que o fluvermal mata todos os invertebrados, como camarões e caracóis, caso tenhas invertebrados no aquario, terás de fazer o tratamento num aquario á parte.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que já disse o Godlike, eu fazia já o tratamento de Fluvermal e aumentaria a temperatura para 30º. e verificava os outros parametros, ou seja, nitritos e nitratos.

 

Um discu pode estar sem comer muito tempo (duas ou tres semanas) sem que por isso esteja doente.

 

 

Cpts

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que já disse o Godlike, eu fazia já o tratamento de Fluvermal e aumentaria a temperatura para 30º. e verificava os outros parametros, ou seja, nitritos e nitratos.

 

Um discu pode estar sem comer muito tempo (duas ou tres semanas) sem que por isso esteja doente.

 

 

Cpts

 

 

 

O meu muito obrigada pelas dicas, espero que não sejam necessárias de futuro, mas sabê-las não irá fazer mal nenhum.

Tenho a informar de que mesmo antes de ler as dicas já o pior tinha acontecido.

Ao que parece não foi de fome que o meu novo discu morreu, mas aparentemente de doença.

Disseram-me hoje que na loja onde ele foi comprado existem alguns discus "em tratamento", o que quer dizer que ele poderia não ter vindo muito saudável de lá.

Quando o meu marido chegou a casa do trabalho telefonou a dizer que o discu tinha os olhos baços, dá ideia que cegou, digo eu. Quando eu cheguei, fui logo ver o que se passava e já não era discu.

A motivação não ficou abalada, tenho um grandinho e um pikenito para cuidar, mas aquele era especial, foi presente.

Desculpem o desabafo... e mais uma vez muito obrigada. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sinto muito pela tua perca já passei pelo mesmo e olha que perdi alguns discos agora já estou a entrar na normalidade pela minha experiencia os discos querem e boa comida o mais variado possível e muitas tpas os parâmetros certos na agua e prontos o básico e isso e pena que ainda a lojas que vendem discos em mau estado não esta correcto isso por isso quando comprares discos tenta fazer em algum sitio de confiança aqui mesmo no fórum a muitos para escolher espero que trates bem os teus meninos abraço. :D :rolleyes::thumbup3:

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais