joaocostal Publicado: Novembro 9, 2009 Autor Publicado: Novembro 9, 2009 (editado) Caros, Necessito da vossa ajuda. Os meus valores de nitratos baixaram para quase metade sem ter realizado qualquer troca de água. Apenas retirei ontem a lã de vidro da sump, trocando por uma nova e alterei a configuração do filtro externo, substituindo todas as esponjas por bio-balls. Será normal? Os habitantes estão todos ok. Neste momento tenho: Temp: 29ºC pH: 8.5 Dens: 1024 KH: 8.4 NO3: 2.5 Fotoperiódo: 11h Obrigado. Editado Novembro 9, 2009 por joaocostal Citar
Verissimo Publicado: Novembro 10, 2009 Publicado: Novembro 10, 2009 (editado) Apenas retirei ontem a lã de vidro da sump, trocando por uma nova e alterei a configuração do filtro externo, substituindo todas as esponjas por bio-balls. Será normal? Temp: 29ºC Respondeste a tua própria pergunta... as esponjas e lãs de vidro nas sumps ou filtros, para mim só servem para aumentar NO3 com a sujidade que acumulam... A temperatura a 29º é de propósito? Devias baixar um pouquito julgo... CUmps Editado Novembro 10, 2009 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
joaocostal Publicado: Novembro 10, 2009 Autor Publicado: Novembro 10, 2009 Boas Verissimo, Pois...efectivamente. O problema é que se não a colocar na Sump na divisão do meio algumas micro-bolhas do escumador vão parar ao áqua. De qualquer forma já retirei tudo do filtro, deixando apenas as bio-balls e vou substituindo mais regularmente a da sump. Obrigado. Sempre a aprender. Em relação à temperatura é um problema que tenho com a iluminação que não consigo fazê-la baixar dos 29º. Comprei ontem duas ventoinhas de PC para colocar o na calha e conseguir fazer o ar circular entre as T5 e a água. Depois coloco aqui o resultado. Deveria ter perto de 25º ou 26º certo? Citar
Verissimo Publicado: Novembro 10, 2009 Publicado: Novembro 10, 2009 Ola, Sim, a temperatura deveria rondar os 25º - 28º. . . Estranho isso, tens as lampadas a que distancia da linha de agua?! eu tenho as minhas a 15cm da agua e não aquece a esses valores... Na queda de agua podes colocar apenas um filter bag, ja vai previnir a ida de micro bolhas para o aquario principal, mas atenção deve ser retirado e lavado regularmente! boa sorte! Citar Feedback das minhas vendas Aqui
joaocostal Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Boas Verissimo, O problema é que o meu aqua é fechado na parte superior, havendo apenas abertura para o overflow. As lâmpadas são interna e estão a 3 ou 4 cm da água. Daí o problema. Vou instalar amanha o sistema de ventoinhas e vamos ver. Até agora tudo se tem dado bem com a temperatura. Estou a renovar a lã de vidro e a passar por água as bioballs e cerâmicas do filtro exterior todos os fins de semana. Já não tenho qualquer esponja neste. Até agora tem mantido os parâmetros normais. Este fim de semana adicionei carvão activo ao filtro e uma resina de retenção de fosfatos, pois no último teste estavam a 0.10mg/L. As algas castanhas regrediram. Não sei de foi apenas disto pois substituí uma das lâmpadas antigas de 6800K por uma actininica. Esta de 6800 vinha com o aqua... Entretanto andei a ver Ola, Sim, a temperatura deveria rondar os 25º - 28º. . . Estranho isso, tens as lampadas a que distancia da linha de agua?! eu tenho as minhas a 15cm da agua e não aquece a esses valores... Na queda de agua podes colocar apenas um filter bag, ja vai previnir a ida de micro bolhas para o aquario principal, mas atenção deve ser retirado e lavado regularmente! boa sorte! Citar
joaocostal Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Nova Actualização - Dia 24 Actualização do Setup: Peixes: - 7 x Green Chromis (Chromis viridis) - 2 x Donzelas Dominó (Dascyllus trimaculatus) - 1 x Pink-Spotted Shrimp Goby (Cryptocentrus leptocephalus) Corais: - 1 x Parazoanthus axinellae - 1 x Zoanthus Centro castanho (apenas um pólipo, vinha na rocha viva) - 1 x Zoanthus Centro verde (apenas um pólipo, vinha na rocha viva) Equipa de Limpeza: - 1 x eremita patas azuis (Calcinus elegans) - 4 x Tubos (Trochus) - 2 x Nassarius - 8 x Burries (Gibbula divaricata) Outros - 1 micro caranguejo (0,5 cm) que veio na RV; - 1 micro estrela do mar que veio na RV. Iluminação: - 8 horas por dia (15000K e Actinínica) - 104W Problemas actuais: Algas castanhas - Começaram a parecer na rocha e areia. Desde que reduzi o fotoperiodo de 11h para 8h começou a regredir. Os meus turbos dão uma ajuda. Penso que o retirar de uma lâmpada de 6800K e colocar um actininica também ajudou, bem como a resina anti fosfatos que coloquei no filtro. Próximos passos: - Introdução de eremitas - 3ª feira entram mais. - Início da Adição de Kalk - Já comprei da TMC. Vou utilizar o tradicional método do pinga-pinga durante a noite. Objectivo: Crescimento de coralina nas ronhas mortas e manter o Ph elevado. - Rocha viva - Continuo à procura de mais RV. Estou a tentar colocar de várias proveniências para aumentar a diversidade. Agradeço os vossos comentário. E agora aqui ficam algumas fotos. Pena a máquina não ser grande coisa. O meu espirografo a crescer: Pólipo de Zoanthus que veio na RV: E mais um: Parazoanthus axinellae Mais perto: Foto de família dor Viridis Lado esquerdo: Direito E geral: Aguardo os vossos comentários. JC Citar
joaocostal Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Ventoinhas de PC Como prometido aqui fica o resultado da colocação das ventoinhas de PC para arrefecer o aqua. Se não conseguir com isto, então a solução passará mesmo por destapar o dito cujo. O objectivo é colocar a temperatura nos 26º (baixar 2º ao que está agora). O pormenor da instalação junto aos moonlight: Pormenor da Calha: O Overflow: E a joia cá de casa. Enquanto não tenho corais tão bonitos como os vossos, os parazoanthus para mim são a joia da coroa. :D Entretanto a rezina para os fosfatos que introduzi produziu o seu efeito e já estão a 0. Medição actual: Temp: 28º Ph: 7.9 Dens: 1024.0 Kh: 6.72 NO3: 7.0 PO4: 0 Fotoperiodo: 9h Citar
paafc Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Boas Espero que este teu projecto tenha o sucesso que desejas e pretendes. Desculpa apenas 2 perguntas Como chegas a esse valor de KH? ( normalmente os valores são em unidades certas ) E como pensas resolver esses valores de temperatura, pois já estando o tempo frio, ainda apresenta valores um pouco elevados. Abraço Citar Abraço, PCautela
B744 Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 ola, se me permitires, do pouco que sei (e sempre a aprender) , os aquas de agua salgada nao se tapam. por diversas razoes, uma delas sendo p melhorar as trocas gasosas. Dai teres a temp do aqua alta. exprimenta abrir essas tampas. cumps b744 Citar [url="http:// "]My link[/url]
joaocostal Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Boas paafc, O teste que comprei de KH vem em mg/L (nº de gotas da titulação até virar e multiplicar por dez) e diz que para obter em dKH devo multiplicar o resultado em mg/l por 0,056. Espero resolver com as ventoinhas, fui agora ver e já estava nos 27º. Espero que continue a baixar . O problema vai ser no verão. Nessa altura espero ter o ar condicionado montado na sala e que aguente. So penso t€r um probl€ma durant€ €ssa fas€... Citar
joaocostal Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Publicado: Novembro 15, 2009 Boas B744, Agradeço o teu comentário e tenho consciência disso. Do que tenho lido (também percebo ainda pouco de salgados e estou sempre a aprender) as trocas gasosas dão-se maioritariamente ao nível dos locais onde a água caia ou bata em algo, quebrando assim a camada superficial e permitindo que essas trocas ocorram. Tenho por isso a parte do overflow destapada. De qualquer forma após as ventoinhas vou fazer o teste de destapar o aqua e ver as diferenças. Só espero que o meu pink goby não se lembre de vir passear à sala. Obrigado. Citar
Pedro Conceição Publicado: Novembro 15, 2009 Publicado: Novembro 15, 2009 Epah...és um gajo cheio de sorte, mesmo muita sorte!!!!! Os vivos ainda estão vivos, é mesmo sorte. Ora bem, a iluminação não é grande coisa...pensa em trocar isso e destapar o aqua. Com tempo vais melhorar esse layout, é normal de inicio fazermos algo.....menos bonito, mas depois melhoramos. Vai fazendo TPAs o aquário não está estável e com vivos vai demorar um pouco mais a estabilizar. Em relação aos peixes, os Dascyllus trimaculatus são das piores donzelas. Agora podem ser engraçados, mas daqui a uns meses ficam uns diabos. Boa sorte nisso. Citar MEGA ARQUIVO
joaocostal Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Publicado: Novembro 16, 2009 (editado) Boas Pedro, Desde já obrigado pelos comentários. De qualquer forma se puderes agradecia que me esclarecesses algumas dúvidas: Temperatura 29º --> Do pouco que percebo a temperatura alta apenas é um problema para certos tipos de corais e não para os peixes desde que bem aclimatados. Neste momento apenas tenho peixes e introduzi os parazoanthus que estavam num aqua com a mesma temperatura. DE qualquer forma estou a tentar que baixe. Iluminação --> Tal como referi apenas pretendo ter peixes e corais moles nesta fase. O meu objectivo é montar um reef maior daqui a dois anos quando tiver mais experiência. Para soft corals os 108W T5 que tenho não chegam? Layout --> Concordo. Foi o que consegui sem ter ainda muita rocha viva. Mas do que tenho lido já percebi que, em relação a layouts, gostos são gostos. Os 40cm de fundo não me deixam espaço para muito mais. Eu pessoalmente gosto mais de layouts com dois montes e espaço no meio para os peixes nadarem. Provavelmente vou ter de conseguir melhorar o efeito. Estabilidade --> Penso que é normal, o aqua tem um mês e tenho estado gradualmente a introduzir rocha. Ainda não fiz nenhuma TPA significativa, apenas 10l por semana (4%) quando limpo o filtro e a áqua que vai evaporando (o que faz cerca de 5% por semana). Penso que nesta fase uma grande TPA apenas me vai reduzir as concentrações existentes dos vários químicos, que estão, tanto quanto percebo, em valores aceitáveis. O que estava errado era os fosfatos, mas já foi corrigido com o filtro. A ideia do filtro externo (que penso pouco se utiliza em água salgada) é essa mesmo, servir de reactor para fosfatos, e outros químicos atravez de resinas e neste momento estou precisamente a tentar encontrar esse balanço. Achas que faço mal? Penso fazer uma TPA de 25% quando atingir o mês. Se não tivesse introduzido os vivos, não iria instabilizar quando os introduzisse? O que estou a tentar é introduzir tudo gradualmente, para evitar picos. Peixes --> Tens toda a razão. Introduzi-os para iniciar o ciclo conjuntamente com a areia viva, pois do que tinha lido eram os mais resistentes para iniciar o ciclo e suportariam o mesmo sem problemas. Agora são pequeninas mas depois já arranjei uma loja que me fica com elas caso se comecem a portar mal. Obrigado pelos teus comentários. JC Editado Novembro 16, 2009 por joaocostal Citar
Pedro Conceição Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 Temperatura 29º --> Do pouco que percebo a temperatura alta apenas é um problema para certos tipos de corais e não para os peixes desde que bem aclimatados. Neste momento apenas tenho peixes e introduzi os parazoanthus que estavam num aqua com a mesma temperatura. DE qualquer forma estou a tentar que baixe. Essa temperatura pode ser suportada pelos peixes desde que seja uma subida gradual. Alguns corais não aguentam, se bem que a maior parte dos moles ainda suporta, mas a curto prazo começam a ir à vida. No que toca a invertebrados, dificilmente sobrevivem. Iluminação --> Tal como referi apenas pretendo ter peixes e corais moles nesta fase. O meu objectivo é montar um reef maior daqui a dois anos quando tiver mais experiência. Para soft corals os 108W T5 que tenho não chegam? Essa potência para o teu aqua não chega, principalmente para os SPSs. Pensa, antes de colocares mais peixes e corais, em mudar de calha ou em acrescentar mais lâmpadas através de um DIY. Layout --> Concordo. Foi o que consegui sem ter ainda muita rocha viva. Mas do que tenho lido já percebi que, em relação a layouts, gostos são gostos. Os 40cm de fundo não me deixam espaço para muito mais. Eu pessoalmente gosto mais de layouts com dois montes e espaço no meio para os peixes nadarem. Provavelmente vou ter de conseguir melhorar o efeito. Estás a pensar colocar rocha viva ou morta? Estabilidade --> Penso que é normal, o aqua tem um mês e tenho estado gradualmente a introduzir rocha. Ainda não fiz nenhuma TPA significativa, apenas 10l por semana (4%) quando limpo o filtro e a áqua que vai evaporando (o que faz cerca de 5% por semana). Penso que nesta fase uma grande TPA apenas me vai reduzir as concentrações existentes dos vários químicos, que estão, tanto quanto percebo, em valores aceitáveis. O que estava errado era os fosfatos, mas já foi corrigido com o filtro. A ideia do filtro externo (que penso pouco se utiliza em água salgada) é essa mesmo, servir de reactor para fosfatos, e outros químicos atravez de resinas e neste momento estou precisamente a tentar encontrar esse balanço. Achas que faço mal? Penso fazer uma TPA de 25% quando atingir o mês. Se não tivesse introduzido os vivos, não iria instabilizar quando os introduzisse? O que estou a tentar é introduzir tudo gradualmente, para evitar picos. Acho que deves fazer TPAs maiores. Deves adicionar diariamente a água que evapora e quando fazes as TPAs não contes com essa água. Faz de pelo menos 10%. Deves limpar também o filtro, pois vai concentrar porcaria que se não for limpo decompõe-se e vai poluir a água. Evita ter esponjas e fibras, só mesmo resinas. As TPAs vão baixar os valores aceitáveis, mas não serão os de CA, MG...será mesmo os de PO3, PO2, PO4...aqueles que tens um pouco e não deves. A adição dos peixes depois do aqua estar estável não destabiliza a água. Obviamente que se for colocado faseadamente e com calma. Peixes --> Tens toda a razão. Introduzi-os para iniciar o ciclo conjuntamente com a areia viva, pois do que tinha lido eram os mais resistentes para iniciar o ciclo e suportariam o mesmo sem problemas. Agora são pequeninas mas depois já arranjei uma loja que me fica com elas caso se comecem a portar mal. Isso é bom, pois elas vão-se portar mal, vão mesmo! :D Citar MEGA ARQUIVO
joaocostal Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Publicado: Novembro 16, 2009 Essa potência para o teu aqua não chega, principalmente para os SPSs. Pensa, antes de colocares mais peixes e corais, em mudar de calha ou em acrescentar mais lâmpadas através de um DIY. Provavelmente vou optar por um DIY colocando mais uma T5 ou duas na calha actual. Tenho de a abrir para ver como está colocado o balastro. Estás a pensar colocar rocha viva ou morta? Viva. Acho que deves fazer TPAs maiores. Deves adicionar diariamente a água que evapora e quando fazes as TPAs não contes com essa água. Faz de pelo menos 10%. Deves limpar também o filtro, pois vai concentrar porcaria que se não for limpo decompõe-se e vai poluir a água. Evita ter esponjas e fibras, só mesmo resinas. Retirei todas as esponjas. Tenho nas quatro gavetas de baixo para cima: Bioballs grandes, Bioballs pequenas, Resina fosfatos e Carvão, Cerâmica. Provavelmente vou substituir no proximo fim de semana uma das gavetas de bioballs por uma resina para nitratos e outra para amónia. Se conseguir com isso manter tudo a 0 passará a ser a configuração final do reactor e fica-me só a faltar calcular o tempo médio de substituição de cada uma delas. Isso é bom, pois elas vão-se portar mal, vão mesmo! :D Tenho ouvido dizer que se estiverem em grupo portam-se melhor e apenas se chateiam entre elas. Acho que vou colocar mais 3 ou 4. Just kidding. :D Citar
Pedro Conceição Publicado: Novembro 16, 2009 Publicado: Novembro 16, 2009 Provavelmente vou optar por um DIY colocando mais uma T5 ou duas na calha actual. Tenho de a abrir para ver como está colocado o balastro. Já que vais mexer nisso coloca mais 2, a diferença de custos não é muito grande. Viva. Se fosses colocar morta, tinha que estar já maturada. Retirei todas as esponjas. Tenho nas quatro gavetas de baixo para cima: Bioballs grandes, Bioballs pequenas, Resina fosfatos e Carvão, Cerâmica.Provavelmente vou substituir no proximo fim de semana uma das gavetas de bioballs por uma resina para nitratos e outra para amónia. Se conseguir com isso manter tudo a 0 passará a ser a configuração final do reactor e fica-me só a faltar calcular o tempo médio de substituição de cada uma delas. Quando começares a ter a rocha viva mais composta podes retirar as biobolas e cerâmicas ficando apenas resinas. Citar MEGA ARQUIVO
joaocostal Publicado: Novembro 20, 2009 Autor Publicado: Novembro 20, 2009 Dia 30 - Actualização Para manter o tópico actualizado: --> As ventoinhas conseguiram baixar a temperatura para os 26ºC durante o dia, mantendo-se neste valor durante a noite com a ajuda do termostato (as ventoinhas de PC desligam ao mesmo tempo que a iluminação) --> As algas castanhas quase que desapareceram, penso que fruto dos fosfatos a 0 e do aumento da equipa de limpeza. --> Comecei a introdução de kalk durante a noite e começou a aparecer pequenas manchas de coralina na rocha morta. --> Entraram novos habitantes nos três últimos dias: - 1 x Lactoria Cornuta (living on the edge, espero que não se enerve é muito passífica comendo mysis à mão) - 2 x Gobiodon Okinawae - 15 x eremitas patas vermelhas - 5 x eremitas patas verdes - Pólipo palythoa Verde (lindo! Obrigado Carlos) - Vários Actinodiscus Vermelhos (pequeninos ainda, vieram em mais alguma rocha viva) Aqui ficam fotos: O meu zoanthus com dois novos pólipos (não será palythoa castanha?): Alguém a espreitar do parapeito: E o mais pequenino do aqua: E o guardião da gruta: Actinodiscus a crescer: Equipa de limpeza : A minha colónia já tem pólipos novos a nascer, acho que o facto de lhes dar de vez em quando mysis os faz ficar muito contentes: Obrigado Carlos: Gerais: Citar
joaocostal Publicado: Novembro 23, 2009 Autor Publicado: Novembro 23, 2009 (editado) Dia 33 - Vou mudar o layout Depois de ler um pouco, e antes de começar a ter mais corais, etc, decidi dar um toque final no layout. Tenho estado a ler sobre aquascaping. Um artigo muito interessante está em Reef Souce. Como todos vós gostava que o aqua fosse o mais parecido com um reef natural. Tenho a meu ver várias condicionantes: -- 40cm de fundo que não deixam margem a grandes invenções -- Overflow para tentar tapar -- Tentar tapar as bombas Para além disto não gosto de aquários "paredão". Neste momento estou a ponderar três hipóteses: 1 - 2 - 3 - A minha ideia inicial era fazer dois montes, sendo um deles mais alto, onde colocaria corais com maior necessidade de luz e deixar outro mais pequeno pois quero ter algum espaço para os peixes de cardume nadarem. Outra coisa que vou mudar são as bombas. Vou colocar uma de cada lado pois agora com a areia um pouco mais grossa e com mais rocha acho que acabei definitivamente com a areia voadora. Já comprei mais alguma rocha e amanhã vou arranjar epoxy porque já percebi que só com equilibrismo não vai lá. Acho que provavelmente vou optar pelo layout 2, com o centro mais alto e descendo para a frente e para o lado. O que acham? Editado Novembro 23, 2009 por joaocostal Citar
joaocostal Publicado: Novembro 29, 2009 Autor Publicado: Novembro 29, 2009 (editado) Novo Layout Depois de partir muita pedra, amassar muito epoxy, 40cm de fundo no aqua, muita vontade de o fazer parecer mais fundo e muitas horas com as mãos de molho aqui fica o resultado: Obrigado ao Xaparro e ao Gasolino que me ajudaram nesta empreitada. Acho que agora tenho muito sítio onde poder colocar corais. Aguardo as vossas sugestões e comentários! Editado Novembro 29, 2009 por joaocostal Citar
frederico.p Publicado: Novembro 30, 2009 Publicado: Novembro 30, 2009 Olá! Sou um leigo na matéria dos "salgados", mas reparei que tens o teu termómetro dentro do overflow.... Considerando que a proximidade das lâmpadas é aí maior, e a quantidade de água (embora em constante passagem) lá concentrada é também mínima em comparação com a do aquário....podes estar a ter uma leitura algo errada! Ok...a diferença não deve ser abismal....mas acho que devias fazer as leituras directamente dentro do próprio aquário e a "meia-água". Depois informa-me se houve alguma diferença nas leituras. Cumprimentos Citar
joaocostal Publicado: Novembro 30, 2009 Autor Publicado: Novembro 30, 2009 Boas Frederico, Efectivamente tenho um dos termómetros dentro do overflow, pois como este era de ventosa passava a vida a passear pelo aquário. Tenho depois ainda mais um no aqua, a meia água junto a uma das bombas e outro ainda na sump. A temperatura é sensivelmente a mesma em todos. Citar
joaocostal Publicado: Dezembro 9, 2009 Autor Publicado: Dezembro 9, 2009 Caros, Cá vão algumas fotos com a entrada de mais vivos e corais. Quero ver se esta semana actualizo o setup. Corais: Peixes: Já agora a minha alimentadora de Chelmon E a minha modesta parte técnica: E por último hoje adquiri a desculpa perfeita para daqui a 2 anos ter de mudar para um de 1000 litros: Citar
jc.gomes Publicado: Dezembro 9, 2009 Publicado: Dezembro 9, 2009 Viva, como é que se está a dar esse AngelFish Rostratus? Citar Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
joaocostal Publicado: Janeiro 17, 2010 Autor Publicado: Janeiro 17, 2010 Boa noite amigos de vício, Como dá para notar ha já algum tempo que não actualizava o tópico e as razões são as piores: Cryptocaryon Irritans, e pronto, alguma falta de tempo A causa: O Paracanthurus Hepatus que introduzi, e que na altura notei que tinha 3 ou 4 pintinhas brancas nas barbatanas acabou por infestar o aquário. Achei que não devia ser problema, sempre tinha lidado com o ictio de água doce sem problemas e este Hepatus estava a pouco mais de 30 euros numa das lojas do nosso país. Infelizmente o barato saiu caro. O porquê: Para além do já dito, o facto ter perdido tempo (quase 3 semanas) com alhos, acondicionadores de água, banhos de água doce, pimenta, UV, etc, para evitar ter de retirar todos os peixes do áqua. A solução: Ler bastante, e chegar à conclusão que Crypto só mesmo com Cobre, e esquecer o "enquanto estiverem a comer não há problema". Desmanchei todo o layout, peixes cá pra fora. O Resultado: Perdi grande parte dos peixes ainda no aquário principal, que começaram a ficar cheios de pontos brancos e pouco a pouco iam desaparecendo. Quando iniciei o cobre perdi o Zebrassoma e duas donzelas. Os parâmetros da água no aqua principal estavam ok e nunca notei sinais de stress mesmo durante os vários tratamentos. Os peixes nunca deixaram de comer. A conclusão a que cheguei, e como li num dos muitos sítios que consultei, o Crypto não é uma doença dos peixes, mas sim do aquário, e deixar os peixes num aquário com o parasita, sendo um meio fechado e bastante limitado, deixa poucas hipoteses a cada vez que se completa o ciclo do parasita. Houve alturas em que pensei que estavam a melhorar, mas de repente tudo voltava ao pior. Bem.... e desisti? Nada disso! Pois .... em vez de 1, agora tenho 3 aquários em casa. O problema não foi o Crypto, mas sim a inexperiência de não fazer quarentena antes das entradas e mesmo burrice de achar que o Hepatus não iria contaminar os outros peixes. Neste momento tenho montado um aquário de quarentena, que envia água para a sum e recebe água do aquário principal com umas mangueiras de gota a gota, e que pode ser isolado a qualquer momento, mantendo sempre a água ciclada todas as semanas. Os peixes sobreviventes passaram para um aqua de 50 litros, onde estão há 2 semanas e onde vão ficar mais 4. O tratamento está a ser feito com Pointex. O aquário principal está de boa saúde, e os corais com crescimentos saudáveis. Adiciona semanalmente aminoácidos e iodo. Kalk adiciono de 3 em três dias na água da sump directamente depois de dissolver. Continuando a minha teoria, e não fiz ainda nenhuma TPA (faz hoje 3 meses). Entretanto instalei um filtro canister adicional com 10 litros de siporax, sem redes,sem resinas e sem nada que acomule porcaria. Depois de um periódo para criação de bactérias tenho nitritos e amonia a 0 e a água cristalina. Este canister ficará o mais estático possível a nível de limpezas, ficando o outro mais pequeno (6 litros) com carvão e resinas para fosfatos e silicatos que mudo sempre que necessito. O único ponto são os nitratos que estão nos 15 - 20 há algum tempo. Para corrigir esta situação comecei a dosear vodka, e estou a fazer a monitorização deste processo sobre o qual vos darei resultados em breve. Estou, durante a experiência a anotar as variações de nitratos, oxigénio e fosfatos e a tirar fotos. Conto assim que chegar à fase de manutenção colocar aqui um tópico com os passos e os resultados detalhados com fotos. Provavelmente quando introduzir os vivos terei de ajustar as doses. Entretanto, e como o pessoal gosta, aqui ficam algumas fotos do estado actual das coisas: O meu Sarco que chegou a estar cheio de algas, agora está assim: E umas gerais: Os sobreviventes em tratamento: Isto apareceu-me numa das rochas vivas, alguem tem alguma sugestão sobre que coral poderá ser? Parecem-me muito pequenos para palythoas e com "caule" muito comprido para zoanthus. Citar
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.