joaocostal Publicado: Janeiro 31, 2010 Autor Publicado: Janeiro 31, 2010 Caros, Aqui vai uma actualização da poça de água: --> Os peixes que estavam em tratamento passaram para o aquário de quarentena; --> Fiz um reactor de kalk que me ajudou a normalizar a introdução, que é agora feita com a água de reposição; --> Com o libertar do aquário de tratamento foi-me possível voltar a utilizar o filtro externo para colocar o carvão, resina anti fosfatos e anti silicatos. Neste momento tenho já a zeros; --> Com a adição de vodka os nitratos continuam a baixar. Aqui ficam algumas fotos: A quarentena: Com a introdução da anémona, foi necessário tomar algumas precauções: Citar
joaocostal Publicado: Fevereiro 7, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2010 Caros , Este fim de semana fiz mais uma introdução, só que não sei o que é Alguém me ajuda a identificar isto: Entretanto aqui vão mais algumas fotos: A minha anémona depois de comer um camarão ainda meia fechada. Não gostou do sítio onde a coloquei e veio para mais perto da luz e da corrente. E passadas 6 semanas, os peixes começaram a voltar para o aquário: Entretanto começaram-me a aparecer no chão umas manchas cor de rosa, alguém me sabe dizer o que é? Foto abaixo: Citar
André Silvestre Publicado: Fevereiro 8, 2010 Publicado: Fevereiro 8, 2010 Boas, O coral que adquiriste não sabendo do que se trata é bem provável que seja uma Dendronephthya sp., não-fotossintético e como não tem zooxanthelas, tem de ser alimentado com regularidade ( várias vezes ao dia) com comida de reduzidas dimensões ( zooplankton mais pequeno, fitoplankton, bactérias, etc). Só vendo o coral aberto é que dá para ter a certeza mas quase que aposto que é uma Dendro. Boa sorte a mantê-lo porque não vai ser fácil... Abraço Citar
joaocostal Publicado: Fevereiro 14, 2010 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2010 Boas André, Obrigado. É efectivamente uma . Dendronephthya sp. do que consegui apurar... Tenho-a alimentado com Phytolactum e felizmente para este tipo de corais a água do meu áqua não é totalmente "limpa", tendo alguns nutrientes e posso pelo tipo de corais que tenho desligar o escumador durante umas horas à noite. Do que tenho estado a ler sobre ela alimenta-se preferencialmente de noite e por filtração, pelo que a coloquei mais longe da luz e num local onde convergem as correntes das bombas para que passe uma grande quantidade de água por ela. Ficam aqui algumas fotos. Obrigado pela ajuda na identificação Citar
joaocostal Publicado: Março 23, 2010 Autor Publicado: Março 23, 2010 Caros, Cá vai mais um actualização do meu reef: Novidades: --> Entrada de alguns frags (primeiros duros) --> 6 meses sem TPAs --> Nitratos a 5 graças ao Vodka; --> 1º Filtro externo com resinas a funcionar já com trocas bi-mensais; --> 2º Filtro externo de 12 Litros a funcionar apenas com cerâmicas há 2 meses sem ser aberto; --> Adicionei um sistema de controlo de nível; Aqui ficam as fotos: Gerais: O meu sistema de controlo de nível: Citar
Pedro Conceição Publicado: Março 25, 2010 Publicado: Março 25, 2010 O aquário está engraçado, no entanto preocupa-me ser tapado e os problemas que vais ter quando vier aí o calor. Sobre o coral que queres identificar é uma Dendronephthya. Infelizmente é um coral que vai durar meia dúzia de meses dado que não faz fotossíntese. Citar MEGA ARQUIVO
joaocostal Publicado: Março 27, 2010 Autor Publicado: Março 27, 2010 Boas Pedro. Obrigado pelo teu comentário. Em relação a ser tapado, concordo, no verão muito provavelmente vou ter de destapar e colocar mais ventoinhas. Por agora a temperatura está estável nos 26 e podia baixar um pouco mais, mas quero ter uma margem de segurança para alguma falha. A Dendro tem crescido bastante. Alimento-a dia sim dia não com Phytoplancton durante a noite, mas sei que é díficil manter. Por agora parece bem. Aproveitava para dixar aqui mais umas fotos da parte técnica: E algumas do aqua: Gerais: Citar
Pedro Conceição Publicado: Março 28, 2010 Publicado: Março 28, 2010 Toma atenção aos filtros, não deixes de os abrir e limpar, senão tens fosfatos a subir por aí a cima. Citar MEGA ARQUIVO
joaocostal Publicado: Março 28, 2010 Autor Publicado: Março 28, 2010 Boas Pedro, O filtro maior tem 10 litros de cerâmicas, sendo limpo a cada 4 meses. O caudal está ajustado para ser lento e com pouco oxigénio, alojando as bactérias anaeróbias, uma vez que estou a dosear vodka. O filtro mais pequeno apenas tem resinas da sera e carvão activo (Fosfatos e Silicatos) num total de 3 litros. Este é mudado bi-mensalmente. Na limpeza do filtro grande não notei muita acomulação de detritos, o que notei foi muitas sabellas e esponjas nas cerâmicas, mesmo estando num meio totalmente sem luz. Obrigado pela resposta. Citar
joaocostal Publicado: Abril 5, 2010 Autor Publicado: Abril 5, 2010 Amigos, Hoje apareceu-me isto no vidro da frente do meu aqua: O que pode ser? Parece uma postura de alguém? Poderá ser das cerites? Entretanto meti uma Valenciana Strigatta que não tem parado....tenho tudo cheio de areia... É normal? entretanto até cavou um buraco debaixo de uma das pedras.... Agradeço a vossa ajuda. Citar
pedrolena Publicado: Abril 6, 2010 Publicado: Abril 6, 2010 (editado) Amigos, Hoje apareceu-me isto no vidro da frente do meu aqua: O que pode ser? Parece uma postura de alguém? Poderá ser das cerites? Sim, João. Confirmo! Entretanto meti uma Valenciana Strigatta que não tem parado....tenho tudo cheio de areia... É normal? entretanto até cavou um buraco debaixo de uma das pedras.... Ui ui... Temos uma e é areia por todo o lado... Quando decide fazer bombardeios, ainda é pior... Vai de uma ponta do aqua à outra a largar areia. E isto para não falar do aquário cheio de partículas sempre suspensas que ela levanta da areia... De resto, tem muita personalidade e é um peixe muito bonito. O teu aquário está muito Editado Abril 6, 2010 por pedrolena Citar
joaocostal Publicado: Maio 1, 2010 Autor Publicado: Maio 1, 2010 Caros amigos, Aqui vai um update ao meu aqua. O que tem havido de novidades: -> Depois de muito ler entre ballings, reactores, etc, decidi começar a dosear Calmax. -> Continuo com o Vodka. Nitratos estáveis a 5-10 há mais de dois meses. Não so quero mais baixos porque os corais moles e xenias iriam resentir-se; -> Até hoje, vão 7 meses sem uma única TPA; Entretanto montei um pouco de egg-crate para ter alguns frags: E o aspecto geral da coisa está assim: Aqui ficam mais algumas fotos: Citar
afonso321 Publicado: Maio 2, 2010 Publicado: Maio 2, 2010 Parabéns João Li o tópico todo e gostei imenso a forma como está descrito não só a montagem como todo o desenrolar de acontecimentos até agora. É uma mais valia para todos os que pesquisam esta área pois aprende-se muito com estas descrições detalhadas. obrigado por partilhares com a rapaziada cumprimentos afonso Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
joaocostal Publicado: Maio 2, 2010 Autor Publicado: Maio 2, 2010 Boas Afonso, Obrigado pelas palavras. Também eu tenho aprendido muito aqui no forum, e tento que outras possam aprender com os meus erros e acertos. A águal salgada é realmente um hobby viciante, onde para qualquer coisa há sempre pelo menos três opiniões, uma a favor, uma contra e uma que não sabe. Acho que todos temos de ir aprendendo e sem dúvida que estes foruns são um bom local para isso. Citar
joaocostal Publicado: Maio 19, 2010 Autor Publicado: Maio 19, 2010 Caros, Finalmente consegui alguns corais que queria entre os quais esta menina que sempre adorei: Deixo-vos com mais algumas fotos dos novos inquilinos que vão entrar e dos que já lá estão: Citar
joaocostal Publicado: Agosto 23, 2010 Autor Publicado: Agosto 23, 2010 Caros amigos, Há já muito tempo que não actualizava o tópico, e aqui fica 10 meses depois de ter começado o estado da coisa. Em termos de novidades/actualizações: --> Comecei a utilizar um reactor de cálcio depois de ter experimentado calmax sem grandes resultados --> Mantenho os dois filtros externos --> Meti mais rocha viva, pois já não tinha espaço para meter mais corais --> Continuo a dosear vodka --> 10 meses sem TPAs --> Tenho um ventilador de tubo ligado que me mantem a temperatura nos 26 - 28 graus Aqui vão algumas fotos: Aqui está o meu sistema de refrigeração: E umas Gerais: Citar
lluisamarelo Publicado: Agosto 23, 2010 Publicado: Agosto 23, 2010 viva amigo,antes de mais parabens pelo reef.eu nao percebo nada de salgados,mal percebo de agua doce , mas como ja foi dito antes é um topico espectacular,tudo detalhado,muito bom,com certeza muitas pessoas vao aprender algo daqui,mais uma vez parabens,e claro continue a actualizar :D Citar
joaocostal Publicado: Setembro 5, 2010 Autor Publicado: Setembro 5, 2010 Caros, Hoje tive uma camera cá em casa e resolvi fazer um video do aqua. Infelizmente não percebo muito disto e as cores estão todas esbranquiçadas no video, mas dá para ter uma ideia. Fico à espera dos vossos comentários. Abraço. Citar
joaocostal Publicado: Setembro 27, 2011 Autor Publicado: Setembro 27, 2011 Pois é.... tudo tem o seu fim... Felizmente vou desmontar o meu reef de 240 litros passado dois anos desde a sua montagem. Muito aprendi com ele, sobretudo que muito mitos existem neste hobby, poucas certezas e que cada sistema é um sistema. Deu para aprender muito, o que se deve ou não fazer e onde se deve investir. Se se recordam o meu objectivo com este aquario era fazer experiencias e aprender, agora vamos para o projecto a sério 600 litros! Neste vou fazer um tópico específico, onde vou descrever cada passo, onde qualquer novato possa aprender, Vou fazê-lo por capitulos descrevendo cada passo onde espero criticas e contributos de todos vos. Para já deixo a foto do novo aqua em comparação ao antigo: Vou colocar aqui umas fotos do aqua na sua fase final e de algumas conclusões. Foram dois anos sem qualquer TPA e com a utilização de várias teorias entre filtros externos, vodka, etc Citar
Signal Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 João...vou tirar bastantes lições deste seu tópico..pois estou a iniciar-me nos salgados. Vou seguir passo a passo o seu Gigante ...caso tenha dúvidas, e vou tê-las de certeza..de certeza que recorrerei a si. Muitos parabéns e continue. Citar
Recommended Posts