Desclorificação Aquario 450 lts

Recommended Posts

Alguem tem dicas de como desclorificar a agua de reposição de trocas parciais com os peixes dentro do aquario???? pois meu aquario de 450 lts, na troca parcial, preciso trocar uns 120 lts, não tenho recipiente pra colocar a agua pra desclorificar e depois passar para o aquario, estou fazendo isso de 20 em 20 litros, muuuuuiiiito trabalho!!!!!! Sera que posso colocar a agua da torneira atraves de mangueira e depois aplicar o desclorificante direto no aquario com os peixes dentro ou estaria arriscando????

Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Eu estou exactamente na mesma situação que tu.

Há já dois anos que faço as minhas TPA's com uma mangueira directamente da torneira para o aquário, mas só com um fiozito de água.

Leva um bom bocado até encher mas até à data nunca tive problemas nem na fauna nem da flora.

Abraço,

pessoal eu tenho um aqua de 300 litros e fasso trocas de agua semanais

mesmo hoje fiz uma e a unica coisa que fasso e tirar do aqua e meto logo directamente da agua da torneira no aqua..

ate agora nao tive baixas e a fauna ta em alta

Boas ...

O que disse acima não invalida obviamente todos os outros métodos recomendados, por exemplo, deixar a água em repouso, o que implica reservatório que não tens e uma bomba para empurrar a água para o aqua.

Há tb quem faça uma pré-filtragem da água com carvão activo, enfim .... há N soluções mais recomendáveis que pôr a áqua da torneira directamente, mas como disse, até à data não tenho tido problemas.

Agora há uma coisa que convém que faças: analisa a água da torneira !

Convém saber o que se está a meter lá para dentro ... e apesar de ser água da rede às vezes há surpresas.

Eu há 2 anos e tal, tive um problema de água verde. Dei voltas e + voltas e depois acabei por descobrir que a água da rede tinha 40 mg/l de NO3 quando devia ter ZERO! Por isso é boa ideia de vez em quando analisar a água da rede. Evita surpresas desagradáveis!

Abraço,

Editado por popxunga

boas

por acaso nao fasso testes

sei que a agua da rede pelo menus da minha zona tem PH 7

e fasso trocas semannais de 25%

o aqua tem 300 litros e ate agora nada de mais,nao meto a agua de repouco nem nada

claro que o pessoal mais esperiente diz para fazer..mas com onao tenho aonde deixar a agua de repouso entao entruduzo logo

as vezes ate parece que os peixes gostam,metense debaixo do jato de agua

lool

mas isto e so a minha esperiencia,com peixes que ate sao resistentes.agora outros peixes..ja é otra conversa

Quando toca a TPA's resolvo o problema de forma muito simples.... Água do Luso, aos garrafões de 5 litros! =) Sim eu sei é caro, mas é a forma mais simples de manter um pH ácido, com baixa dureza sem necessidade de tratamentos, materias filtrantes XPTO e outras coisas mais caras.

Usar água da torneira para fazer TPA's para mim, está fora de questão... o pH da zona é de uns agradáveis 7.8, com uma baixa dureza total de 32..... LOL! Para quem mantem os seus peixes e plantas em meio ligeiramente acido da ordem dos 6.4-6.5 (sim eu sei que há quem diga que os vivíparos preferem águas mais alcalinas etc, mas sempre mantivemos gupies, platies e espadas em meios ácidos e eles nunca se queixaram), com uma dureza total de 11 +- 6, água da rede com esta qualidade está fora de questão.

Na casa de meus avós, temos um furo em terreno de areia, a água tem um pH de 7.0 que é fantástico, mas com uma dureza que mais parece um calhau, e nem falemos na infiltração ocasional de produtos agrícolas que ocorrem por vezes em ano de seca.

Pessoalmente não aconselho usar águas da torneira para fazer TPA's a aquários tropicais, uso água de compra, luso, vitalis, água de marcas menos conhecidas do Lidl mas com as características que preciso, preferencialmente o mais barato que arranjar. Não tenho que me preocupar com o cloro, embora meta aquatan lá para dentro só por descarga de consciência não vá haver lá metais pesados e tal. Assim ajudo o trabalho do meu carvão activado e turfa(quando vejo necessária a sua utilização para estabilização de algum parâmetro), tendo um pH mais estável e o choque é mínimo para os habitantes do meu aquário.

:discuss_gathering: Gervas

Editado por gervas

O problemas aqui prende-se muito com a quantidade de água q deve/tem de ser trocada.

Quando faço uma TPA maior utilizo água da torneira na reposição e adiciono-lhe um anti-cloro/anti-metais pesados/etc. directamente no aqua (tenho um aqua c capacidade de +/- 900lts).

Normalmente faço trocas muito pequenas mas muito frequentes visto ter um sistema de reposição automática (gingarelho do David Cabete) que torna tudo muito mais fácil - neste caso não coloco nada na água de reposição.

É claro que a entrada da água é feita lenta e gradualmente devido a choque de parâmetros (químicos e físicos das águas).

Espero ter ajudado,

Cumprimentos

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Boas ...

Eu estou exactamente na mesma situação que tu.

Há já dois anos que faço as minhas TPA's com uma mangueira directamente da torneira para o aquário, mas só com um fiozito de água.

Leva um bom bocado até encher mas até à data nunca tive problemas nem na fauna nem da flora.

Abraço,

mas acabas por adicionar o produto anti cloro/metais pesados depois directamente no aquario ou nem o adicionas de todo?

obgd

cheers

mas acabas por adicionar o produto anti cloro/metais pesados depois directamente no aquario ou nem o adicionas de todo?

obgd

Olá ibanezvai!

Não adiciono nada... nem antes nem depois.

Abraço,

Eu pensei, em trocas parciais tipo 25%, sinfonar a agua do fundo e depois colocar a agua da torneira por mangueira e ir adicionando anti-cloro aos poucos de acordo com o volume de agua adicionado. Ja analizei a agua da rede e possui os seguintes parametros : 7.2 PH e praticamente zero de cloro, pois moro em apartamento e acredito que o cloro evapore grande parte na caixa d'agua, pois fiz testes de cloro na agua da torneira e não deu nada de cloro. O que voces acham???

Eu pensei, em trocas parciais tipo 25%, sinfonar a agua do fundo e depois colocar a agua da torneira por mangueira e ir adicionando anti-cloro aos poucos de acordo com o volume de agua adicionado. Ja analizei a agua da rede e possui os seguintes parametros : 7.2 PH e praticamente zero de cloro, pois moro em apartamento e acredito que o cloro evapore grande parte na caixa d'agua, pois fiz testes de cloro na agua da torneira e não deu nada de cloro. O que voces acham???

Se ainda por cima testaste e nem cloro tem acho que não vale a pena colocar nenhum aditivo.

25 a 30 % é sensivelmente o que eu troco semanalmente no meu aqua (450L).

Se fizer 2 TPA's (quando tenho tempo) por semana faço 15 a 20% de cada vez.

Para retirar a água, coloco a mangueira no aqua e faço sucção na outra ponta (certifico-me que a mangueira não tem qq água dentro antes).

Deixo despejar a quantidade que me interessa e depois retiro-a do aqua (às vezes enquanto despejo aproveito para aspirar o fundo enfiando a saída do aspirador na própria mangueira).

Depois ligo-a à torneira e muito muito muito devagar encho o aqua (é só mesmo um fio de água). Chega a estar 1:30 a 2:00 horas até encher.

Se tens receio ... começa a fazer este processo com TPA's mais pequenas (10%) mas mais frequentes e vais vendo como o aqua reage.

Abraço,

Editado por popxunga

Boas, passo a explicar como fazias a minhas tpa's nos meus aquas, e como faço agora. Pode ser que te dê alguma ideia...

Tenho 4 aquas, 240l, 60l, 60l e 50l. Dois deles são maternidades, um nu (50l) e outro com plantas de fácil manutenção (60l), nesses dois faço tpa's com regularidade diária e troco cerca de 10% em cada; nos outros dois: o de 60l com guppys e platys, faço semanalmente 15/20%; o de 240l com escalares e nariz de bebado 20% tres vezes por mes. Nos aqua mais pequenos utilizo uma caixa de plástico com capacidade de1,4l para retirar a água para um balde, no grande utilizo uma mangueira que retira a água para vários regadores. A água que é utilizada para fazer a reposição do nível da água é previamente preparada da seguinte forma, como tenho uma casa grande com tres casas de banho, utilizo a banheira para acomodar cerca de 15 garrafões de água que encho com água da torneira com um ph perto do neutro (7/7,5), encho os garrafões e 48 horas depois o cloro já evaporou, pois deixo os garrafões destapados. Atenção pois dependendo das zonas, a água também pode ser tratada com cloraminas que neste caso não são eliminadas da mesma forma do que o cloro; informem-se com o vosso fornecedor de água canalizada.

Já utilizo este método á muito tempo, e não tenho tido qualquer problema. Ao contrário do meu atribulado início na aquariofilia, em que utilizava água directamente da torneira através duma mangueira á temperatura o mais próxima possível da água do aquário, e depois neutralizava o cloro com químicos; gastava dinheiro com os químicos, perdia muito tempo porque tinha que encher o aqua muito lentamente e de vez em quando tinha baixas. E também tinha outra desvantagem, a água que retirava do aqua era desperdiçada, pois ia directamente para a sanita; agora é utilizada para regar as plantas que tenho envasadas; e olhem que se nota a diferença nas plantas...

Tenho neste momento dois casais de escalares a desovar de duas em duas semanas, o que em princípio revela a qualidade da água onde vivem...

Espero ter ajudado.

Cumps.

Boas ...

Pelo método que referi, o tempo que demora a encher é de facto significativo, mas é necessário que assim seja para reduzir os possíveis choques térmicos e/ou de ordem química.

De qq maneira o método que indicaste tb consome tempo, pois é necessário encher os garrafões e depois despejá-los para o aqua, para já não falar do espaçõ que é necessário ter para n garrafões e das "marias" a dar cabo da cabeça da malta por causa da tralha :D

Eu tb aproveito a água do aqua para regar as plantas no jardim e tenho um casal de escalares que faz praticamente uma desova a cada muda de água, e um de discus que não é a cada muda de água mas tb fazem com alguma regularidade.

Portanto arrisco-me a dizer que cada caso é um caso, mas no limite acaba por ser sempre a qualidade de água que pomos lá para dentro que mais conta.

Abraços

Agora fiquei doido!!!! Fui analizar a agua da caixa d'agua de minha casa, apartamento, fiz os seguintes testes e deu os seguintes resultados:

Amonia Toxica.........................0,00 ppm

Nitrito NO2..............................0,0 ppm

PH..........................................7,3

Cloro...................................... auxencia total de cloro

Aí Fiz teste no aquario e apresentou os seguintes resultados:

Amonia Toxica.........................1,00 ppm

Nitrito NO2..............................0,25 ppm

PH..........................................7,5

Cloro...................................... Apresentou cloro

A questão é: Se estou usando a agua da torneira e anti-cloro na proporção correta indicada pelo fabricante, porque apresentou cloro no aquario???

Boas

Pedindo desde já desculpa por responder a uma pergunta com outra pergunta...

Que fertilização adicionas ao Aqua?

Abraço

Boas ....

Parece ser algo estranho ....

Por acaso não tens nenhuma pedra deste género dentro do aqua ? _ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Silvina

Aqui tens a página do wiki para o Cloro _http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloro onde encontrei a referência à Silvina.

Outra hipótese que me ocorreu é se eventualmente adicionas sal ao aqua ?

Mais improváveis mas não deixam de ser hipóteses, o uso de detergentes de limpeza em alguma parte do aqua ou o uso de algum insecticida nas proximidades.

Abraço,

Editado por popxunga

Boas, o cloro que acompanha a água da rede... desde que não abusem nas TPAs as concentrações nunca serão elevadas de forma a serem tóxicas para a fauna ( excepto se existir um erro ou problema em que as companhias aumentem a concentração da cloração).

Se o aquário tiver uma boa agitação de superfície e bem areado o cloro em poucas horas desaparecerá... agora os metais pesados esses irão acumular ao longo do tempo..

Dai se falar muito bem do acondicionador SEACHEM PRIME que tem uma acção de eliminar o cloro e os metais pesados.. (referi o seachem prime pois acho que seja o melhor acondicionador comercializado para aquariofilia pelas boas concentrações e ser dos poucos acondicionadores que tb eliminam os metais pesados)

Eu faço TPAs num aquario só de discus todos os dias de 30% e nunca tive problemas, e adiciono 1x por semana o acondicionador!

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Não uso fertilizantes, meu aquario não é plantado, mas uso sal grosso, uso 1,5 gramas para cada litro de agua. Algum problema em usar essa quantidade de sal ??????

Pois....

Eu diria que se na caixa tens zero Cloro e no aquário tens presença de Cloro ... deve ser por adicionares o sal (NaCl).

Se faz mal ou não, não faço a mais pálida ideia...

Abraço,

Pois....

Eu diria que se na caixa tens zero Cloro e no aquário tens presença de Cloro ... deve ser por adicionares o sal (NaCl).

Se faz mal ou não, não faço a mais pálida ideia...

Abraço,

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.

Em fábrica eles usam o sal para voltar a separar o cloro e o sódio (já que ele é feito destas duas substâncias), por electrolise, para depois o injectarem na água pública, mas desconheço se em ambiente de aquário, ou por acção de qualquer outra substância o cloro se liberte.

Se encontraste lá cloro, então é do sal, talvez.

Cumps.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!