DinoNinja Publicado Outubro 17, 2009 Publicado Outubro 17, 2009 Oi pessoal, Recarreguei meu cilindro de CO2 de 4KG hoje. Ao verificar o manômetro, eu reparei que a seta não foi até o final. Pela foto vocês conseguem me dizer se a recarga foi completa? Obrigado.
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 17, 2009 Publicado: Outubro 17, 2009 Olá, Pelo que sei só se enche as botijas com 40/50 bar, por isso a tua aparentemente está cheia. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luís Fortunato Publicado: Outubro 17, 2009 Publicado: Outubro 17, 2009 Olá. Complementando o que o Hugo disse, a única maneira de saber se uma botija/garrafa de CO2 está cheia, é pesá-la. Primeiro, pesa-la vazia e depois de a carregarem voltas a pesar. Obviamente que a diferença dá-te o peso em CO2. Não se pode utilizar um simples manómetro, porque o CO2 à temperatura ambiente liquefaz à pressão de 60 bar (+/-). Isto quer dizer o quê? Se começares a encher um reservatório com CO2 gasoso, ele vai-se amnter sempre no estado gasoso até atingires a pressão de 60 bar. A partir daí, vais começar a ter gotas de CO2 líquido dentro da garrafa. O problema é que os manómetros apenas registam a pressão da fase gasosa, por isso, enquanto tiveres CO2 no estado líquido, o teu manómetro irá sempre marcar 60 bar (+/-). Só quando gastares CO2 suficiente para que não haja CO2 no estado líquido, é que a pressão lida no manómetro ccomecerá a baixar. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DinoNinja Publicado: Outubro 17, 2009 Autor Publicado: Outubro 17, 2009 Entendi, fico mais tranquilo agora!!!! Muito obrigado pelas respostas!!
joka_70 Publicado: Fevereiro 18, 2010 Publicado: Fevereiro 18, 2010 possivelmente sim foi bem carregado , se o ponteiro fosse ate ao fim a garrefa estourava normalmente sao testadas a 250kg e cheias no max ate 75kg
Recommended Posts