João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 (editado) Olá. Tenho pena pelos problemas porque tens estado a passar mas considera isso como um adquirir de experiência. Gosto da tua tenacidade. Tenho acompanhado a tua evolução, pois eu também me encontro a reunir material para um aqua, no entanto e desde já peço-te desculpa por restar a aproveitar o teu tópico, mas tenho reparado que muito pessoal que se está a iniciar em plantados (como eu) tem tido problemas no arranque da coisa e não são raros os tópicos que por aqui se vêem onde existem desequilíbrios provocados talvez por um substrato potentíssimo e cujo hobbista tem grandes dificuldades em estabilizar. Eu sei que existe muitos tópicos que explicam os cuidados a ter e como fazer e o que colocar a mais, como fazer as TPA's, o método do Tom, etc. etc. mas acho que existe uma ligeira diferença do que se lê e do que vai à realidade. Atenção que não sou contra os substrato ferteis, nada disso, no entanto penso que alguns não deverão ser recomendados a pessoal que agora se inicia, no entanto e daquilo que tenho andado a ver, tenho estado a considerar não colocar substrato fertil no aqua no seu arranque fazendo a fertilização à "unha" e com umas simples bolas junto das plantas, pois é por demais evidente que a linha que separa o sucesso inicial e o "alguêdo" é muito fina. Fica a reflexão. Desculpa o off-topico e mais uma vez força nisso. Boa sorte e espero que consigas debilitar essas algas e não tenhas que fazer nenhum reset. Boas festas a todos. EDIT: correcção de texto Editado Dezembro 16, 2009 por João Paulo Viegas Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Pedro Costa Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Atenção que não sou contra os substrato ferteis, nada disso, no entanto penso que alguns não deverão ser recomendados a pessoal que agora se inicia, no entanto e daquilo que tenho andado a ver, tenho estado a considerar não colocar substrato fertil no aqua no seu arranque fazendo a fertilização à "unha" e com umas simples bolas junto das plantas, pois é por demais evidente que a linha que separa o sucesso inicial e o "alguêdo" é muito fina. Eu também tinha essa ideia em relação aos substratos ferteis, mas rapidamente mudou com a ultima montagem que fiz. Nesta última montagem (aquário 60x40x40) utilizei um saco completo de Elos Bottom Mineral e por cima coloquei Elos Terra Small. Posso dizer que em 2 meses de montagem ainda não dei pela presença de algas, apenas faço TPA's semanais de 30-40% e fertilização liquida ainda não utilizei. AS plantas têm desenvolvido bastante bem tendo ja um tapete fechado de Eleocharis parvula. Todas as outras plantas estão de perfeita saúde (tenho Echinodorus tenellus, Staurogyne sp. , Pogostemon helferi, Juncus repens e Bolbitis heudelotii). Os erros que muitos cometem quando usam os substratos fertéis é que colocam muito pouca massa vegetal ao inicio (vale a pena colocar sempre alguma planta de crescimento rapido como a Heteranthera zosterifolia, mesmo que depois seja para retirar pois ajudam no consumo de nutrientes da coluna de água); ou por cima do substrato fertil colocam uma camada muito fina de substrato não fertil o que ajuda a que os nutrientes libertados pelo substrato fertil passem facilmente para a coluna de água; outro erro é começarem a fertilizar com fertilizante liquido sem necessidade nenhuma quando as plantas que estão no aquario não são suficientes para assimilar os nutrientes que são fornecidos pelo substrato fertil; outro erro é o fornecimento instável de CO2. A minha opinião é que não devem ter medo de usar os substratos ferteis. Apenas devem ter em mente determinados pressupostos que devem seguir e que sem eles quase de certeza que vai dar asneira. Atenção! O aparecimento de algas num aquario é perfeitamente normal, principalmente em montagens recentes, mas se não tivermos os cuidados necessarios essas algas poderão ser aos montes. Cumprimentos, Rui Pedro Costa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Olá a todos... Desde já obrigado pelas opiniões... São elas que nos ajudam... Quanto a este aquário, foram cometidos imensos erros.... Má colocação do substrato fertil, diria, muito má... Pouca altura do substrato inerte nalgumas zonas... Poucas plantas iniciais, Pouca iluminação.... Cometi erros e agora tou a pagar por eles... Mas são esses erros que nos fazem aprender, como disse o amigo João Paulo... É com eles que vemos realmente em que erramos, para a proxima o evitar.... Muito sinceramente, gostava que este aquário recuperasse... Não porque goste dele, mas sim para dar esta batalha como vencida... Mas se não recuperar não dou o tempo como perdido.. Foi com ele que aprendi, felizmente só tive as baixas iniciais a nivel de fauna, de resto continuam bem.... Por isso este aquário foi o meu inicio, não da melhor forma, mas deu para aprender... Se tiver que fazer reset, muitas coisas serão mudadas, mas vamos aguardar, e esperar pelo desenvolvimento disto!!! A todos vocês um muito obrigado.... Eu vou mantendo isto actualizado... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Se tiver que fazer reset, muitas coisas serão mudadas, mas vamos aguardar, e esperar pelo desenvolvimento disto!!! A todos vocês um muito obrigado.... Eu vou mantendo isto actualizado... :D Fazer um "reset" não significa desmanchar o aquário. Neste caso concreto, seria retirar todas as plantas, fazer uma tpa quase total, aspirar o melhor possivel o substrato, remover e limpar o que fosse possivel. Depois, replantar as pantas saudáveis... e desde logo, forneçer todos os nutrientes às plantas. Ou seja, procurar um equilibrio entre co2, luz e fertlizações. As tuas algas, são consequência da tua inexperiência... poucas plantas... ainda por cima.... ao inicio... quase todas de "consumo" lento. Deverias ter começado com plantas "fáceis"... as sessiflora, as polisperma.... e depois, com o tempo... irias trocando pelas que mais gostasses. Mas adiante.... vais aprendendo.... e acima de tudo.... tens a "coragem" de mostrar ao pessoal os erros que cometes-te. Abraço PS- Olha lá.... tá a nevar por aí ????? Consegues meter aqui uma foto ???? Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Fazer um "reset" não significa desmanchar o aquário.Neste caso concreto, seria retirar todas as plantas, fazer uma tpa quase total, aspirar o melhor possivel o substrato, remover e limpar o que fosse possivel. Depois, replantar as pantas saudáveis... e desde logo, forneçer todos os nutrientes às plantas. Ou seja, procurar um equilibrio entre co2, luz e fertlizações. Acho que neste caso teria mesmo de ser do zero canito.... Foram cometidos muitos erros principalmente a nivel de substracto.. Há areia no fundo, depois substrato fertil muito mal espalhado, depois akadama muito baixa... E teria que lavar todos os vidros e o tronco... Mas vamos ver :D :D :D Quanto aos erros, claro que mostro a todos vocês, para aqueles mis inexperientes como eu não fazerem a mesma coisa... Quanto à neve, sim, aqui neva e muito... :D Para todos voc~es, um pouco de :D Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Pedro Costa Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Trás-os-Montes... ai que saudades!!!!! :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Concordo com o que é dito por todos. E também refiro que o facto de estares sempre a actualizar o tópico (para o bem e para o mal) todos nós conseguimos ter uma noção dos problemas que se podem deparar ao inicio de um plantado e também com as actualizações que vais dando. Nunca é demais aqui referir que também é preciosa a contribuição dos mais experientes que vão enriquecendo este tópico com as suas recomendações e principalmente sinceridade. A eles o meu obrigado. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2009 Doeu-me na alma, mas teve que ser... Retirei as plantas mais afectadas... Rotala walichii, Eleocharis aciculares, Juncus repens e Pogostemon helferi!!! Podei a arcuata o mais que pude, para ver se rebenta mais sã, as podas foram pro lixo... O meu aquário encontra-se mais despido do que nunca..... Aqui fica uma foto acompanhada com uma certa mágoa... É o primeiro, so fiz asneiras, mas custa... Obrigado a todos... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 16, 2009 Share Publicado: Dezembro 16, 2009 (editado) Para onde foi a helferi? Eu parece me que isto está a evoluir aos poucos vai lá. Já pensaste em dar um ataque de algicida ai... Existe o algovec que já utilizei para amenizar algumas asneiras e digo-te que nunca morreu nenhum peixe e as plantas não as senti fragilizadas . As algas são logo mortas e floculam ficando agarradas no filtro. Só uma sugestão, se quiseres dar uma oportunidade aos químicos... Editado Dezembro 16, 2009 por Tugz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2009 A helferi foi-se... Pura e simplesmente apodreceu. Sobrou uma pntinha pequenina, vamos ver se se safa.... Eu tenho aque o Excel também, mas queria ver se isto ia lá sem quimica.... Isto agora levou um arrombo... A ver como reagem assim Obrigado pela dica Tugz.... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nes Publicado: Dezembro 17, 2009 Share Publicado: Dezembro 17, 2009 As vezes acontece essas coisa... Mas não desanimes, vais ver que com esta lição vais aprender mais umas coisas... Citar ------------------------------------Nes Photography Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Dezembro 17, 2009 Share Publicado: Dezembro 17, 2009 Vá calma nisso. Vais ver que vai compensar o esforço e a dedicação. Vai actualizando. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Okocha Publicado: Dezembro 17, 2009 Share Publicado: Dezembro 17, 2009 À males que vem por bem ;D Força hehehe Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 17, 2009 Olá.. Obrigado a todos pelos comentários... Neste momento resta-me esperar para ver como isto se desenvolve e se realmente será necessário recomeçar.. O aspecto agora é bem mais limpinho, mas ainda tem lá umas algas que teimam em não sair.. Sinceramente, apesar de ter custado, acho que sim, que realmente veio por bem, porque neste momento este aquário não me agrada... Nada mesmo.. Irei pensar bem, se não recomeçarei de novo em janeiro... Obrigado a todos de novo, e eu vou mostrando actualizações!!! Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petty Publicado: Dezembro 18, 2009 Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Boas, afinal o que se passou ai, um tufão ? Devo-te dizer que acontecimentos destes dão sempre algum conhecimento e sabedoria, aprendemos com os nossos erros, não desanimes, não devias te dar como vencido e desmontar o aquário mas se o fizeres, BOA SORTE e que o novo projecto tenha um futuro sorridente. Cumprimentos e Boas Festas Petty Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Boas petty... Sim, acho que foi um tufão que passou por aqui... :D :D Sem duvida que este aquário foi mesmo para aprender.. Foi o primeiro, não correu da melhor maneira, mas aprendi bastante com ele!!!! Eu não me vou dar por vencido... Ando a tentar lutar com isto... Vamos lá ver como corre... Se realmente o desmontar depois eu comunico o motivo.. Se foi por me dar por vencido nesta guerra comtra o alguedo ou se consegui recuperar e decidi mudar o layout, porque sinceramente, este assim não está ao meu gosto... Desde inicio que não estava... mas não fiz as alterações que pretendia enquanto pude, agora é sempre mais complicado.. Mas vamos ver como vai daqui para a frente... Eu vou actuanlizando.. Neste momento já está diferente... Retirei a bolbitis do tronco, pois este está carregado de algas, e amarrei a uma pedrita.. Tambem mudei as anubias de sitio, porque já nem se viam... Mas amanha coloco uma foto para verem, e espero publicar aqui também uma óptima noticia para mim, que nada tem a ver com a aquariofilia... Fiquem atentos... :D :D Obrigado petty... PS. esta noite morreu um dos pseudomugil macho :( quis conhecer o mundo exterior e puff........ Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kebras Publicado: Dezembro 18, 2009 Share Publicado: Dezembro 18, 2009 (editado) Viva !!! Vou dar a minha opinião, acho que não devias desmontar nada, apenas porque a partir daqui devias ser tu proprio a adaquirir a sensibilidade aos problemas e aproveitares para ganhar a ginastica de primeiro indentificar o problema (a tal sensibillidade) e depois descobrires por ti a resposta a eles . Porquê desistir se podes tirar partido da tua situação.. Vai experimentando, e ao mesmo tempo vai te divertindo ... Acho que é o que nos falta um pouco a todos nós que vemos o hobby com a ambição de ter um aquário de topo logo do dia pa noite!! Devias-te divertir mais levar a coisa com interesse mas nas calmas, ler muito, experimentar muito, ouvir muito... e inevitavelmente vais errar assim como todos nos o vamos fazer e ja fizemos!!! Mas acima de tudo acho que te devias divertir e aprender com os erros .. Agora tas a pensar mas ter o aquario cheio de algas o que é que isso tem de divertido ? Bem provavelmente nada, mas com isto quero dizer que nos deve dar prazer tentar reverter a situação, ser curioso descobrir as causas e tentar solucionar o que está mal.. E acho que é o que torna isto tão interessante .. se fosse facil não implicaria tanto gosto nem tanto prazer por praticar o hobbie... Chega de filosofar e desculpa la o aparte.... Quanto a montagem, porque não umas plantas de caule para ajudar a equilibrar os nutrientes.. Como já foi dito, não se trata de esgotares os nutrientes mas sim equilibrar os mesmos perceberes o que esta em excesso e o que ta em falta e tentares balancear de acordo com os valores tabelados, que são sempre um optimo guia.. a partir dai vais percebendo o consumo diario do sistema que tens ai e já fazes isso de olhos fechados com o habito... Outra coisa, a poda muito abaixo da planta pode não ser tão benefica assim, vi que foi uma poda SOS ali das rotalas, mas tem atenção a isso tanto abaixo pode ser prejudicial, pois em vez de estares a estimular podes tar a inibir o crescimento da planta...e esta acabara por definhar!!! Quanto aos peixes que andam a saltar ve la se não andas com Co2 a mais ... ou qq outro motivo que stress os peixes e eles pimba mandam se cá para fora!!! Mete é plantas nisso e acerta com as fertilizações e vais ver que as algas em pouco tempo começam a regredir ... começam.. ate desaparecer leva o seu tempo ... Cumps Rui Santos Editado Dezembro 18, 2009 por Kebras Citar http://aquanaturae.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Bom dia :D Kebras bowdown Obrigado pela resposta :D :D :D Acredita que eu me divirto com isto, acredita!!!! O problema é que é sempre complicado chegar lá e ver aquilo apiorar de dia para dia... Não sabendo o que poderá estar errado.... Tou a dosear PO4, NO3 e K diários, tenho testado e o aqua consome... Tenho apenas a luz ligada 6h por dia, assim como o CO2 (o teste não me dá excesso)... Mas eu acho que sei o problema... E ai está o eu querer começar do inicio... Eu penso que o problema seja do fundo.. Venha de raiz.... Na colocação de substratos fertil e inerte...... Eu, inexperiente, para fazer altura na parte de rás do aquário, em vez de colocar mais akadama, como já rectifiquei no nano, não.... Tá a colocar areia, fiz todo o relevo do aquário.... Depois disso esplhei o fertil... Que por sinal não ficou espalhado, mas sin agregado (a areia estava humida), e ficou muito mal uniformizado.... E depois por cima é que levou uma camadita de akadama, não muito espessa em certas zonas.... Penso que aqui é que posa residir o problema... e é por isso mesmo que queria iniciar o aqua, para fazer a correcta colocação dos substractos!!!! Obrigado mais uma vez pelas vossas palavaras!!!! Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kebras Publicado: Dezembro 18, 2009 Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Bom dia :D Kebras bowdown :D Obrigado pela resposta :D :D :D Acredita que eu me divirto com isto, acredita!!!! O problema é que é sempre complicado chegar lá e ver aquilo apiorar de dia para dia... Não sabendo o que poderá estar errado.... Tou a dosear PO4, NO3 e K diários, tenho testado e o aqua consome... Tenho apenas a luz ligada 6h por dia, assim como o CO2 (o teste não me dá excesso)... Mas eu acho que sei o problema... E ai está o eu querer começar do inicio... Eu penso que o problema seja do fundo.. Venha de raiz.... Na colocação de substratos fertil e inerte...... Eu, inexperiente, para fazer altura na parte de rás do aquário, em vez de colocar mais akadama, como já rectifiquei no nano, não.... Tá a colocar areia, fiz todo o relevo do aquário.... Depois disso esplhei o fertil... Que por sinal não ficou espalhado, mas sin agregado (a areia estava humida), e ficou muito mal uniformizado.... E depois por cima é que levou uma camadita de akadama, não muito espessa em certas zonas.... Penso que aqui é que posa residir o problema... e é por isso mesmo que queria iniciar o aqua, para fazer a correcta colocação dos substractos!!!! Obrigado mais uma vez pelas vossas palavaras!!!! Sendo assim, realmente quando usas substrato fertil deverias colocar uma boa camada de substrato por cima.. para os nutrientes não passarem para a coluna d agua... quanto a areia no fundo o unico inconveniente é para as raizes que como o grão da areia e pequeno podem estrangular quando la chegarem fora isso não tou a ver qual é o problema de tar por baixo ou por cima ... Mas mesmo assim isso há coisas que não batem certo.. Se tens substrato fertil e ele está junto a superficie em algumas zonas, na água deveria acusar excesso de qualquer coisa .. Umas Tpa´s e compensar com o que inevitavelmente vai estar em falta podia ser boa ideia... Mas dado que isso foi feito assim, se o desmontares .. aproveita e joga mais com o hardscape. Cria mais relevos, envolve mais as pedras e os toncos nas montagens e nem todas têm que ter um "rio" lololol !! E para evitares problemas de maior tenta ir arranjando as plantas que queres incluir na proxima montagem que para no dia da montagem teres logo uma boa massa vegetal o que evita logo muitos dos problemas.. Força nisso Cumps Citar http://aquanaturae.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 18, 2009 Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Cria mais relevos, envolve mais as pedras e os toncos nas montagens e nem todas têm que ter um "rio" lololol !! E para evitares problemas de maior tenta ir arranjando as plantas que queres incluir na proxima montagem que para no dia da montagem teres logo uma boa massa vegetal o que evita logo muitos dos problemas.. Exactamente... caso optes por uma nova montagem... uma mais valia é arrancares logo com uma grande quantidade de flora. E digo isto, porque é frequente observarmos que é um dos erros mais cometidos.... montas um aquário, colocas substrato fértil... e depois... metes meia duzia de plantas.... resultado... ficas com um risco elevado de problemas. Vai com calma... vai lendo... pesquizando... não tenhas pressa. Em relação ao comentário do "rio"... óó Kebras... tives-te bem... Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Se realmente arrancar com uma nova montagem, vou fazer uma escolha de flora criteriosa (coisa que neste nou houve, fruto da minha inexperiencia e de nesta cidade não haver nada de aquariofilia)... E serão todos informados bowdown Qunto aos rios, é um gosto pessoal que tenho, e por acaso tinha idealizado um para a nova montagem, mas com Cory's é extremamente complicado mante-lo... Vamos lá ver... Agora é ir com calma, ver como vai daqui para a frente.. Logo já coloco uma fotozita, para vocês me dizerem como tá aquilo, que eu vejo-o todos os dias... lol Obrigado a todos os que tem contribuido!! Cumprimentos!!!!! Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2009 (editado) Oficialmente licenciado Editado Dezembro 18, 2009 por KupraR Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2009 Ora aqui fica a prometida foto..... Vamos lá ver o que sai daqui Agora é com vocês Cumprimentos Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 22, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2009 Boas a todos.... Venho com novidades fresquinhas... O rio foi-se.... Removi parte da areia, a parte que me foi possivel e coloquei akadama!!! Aqui fica o registo das evoluções do aquário... Que acham??? Cumprimentos a todos :D Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 22, 2009 Share Publicado: Dezembro 22, 2009 Está mais saudavel, gostei sem rio. MAs com rio tambem estava bem, mas agora está natural.... GOstei. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts