KupraR Publicado: Novembro 28, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 28, 2009 Obrigado Krypticall e Tugz... Realmente ficou bastante melhor... Vamos esperar que isto recupere e começe a crescer :D Entretanto vou deixando aqui umas fotos, para o pessoal ir vendo... Desta vez de alguma fauna... 1. Cu Cu... :D Gosto muito destas Cory's!!! 2. Estes pequenos seres fazem um cardume tão bonito... É fantastica a maneira coordenada como se movem.. Pena não ter mais alguns... 3. Estou à espera que estes meninos comecem a reproduzir... Eu não sei se me enviaram so machos ou só fêmes.. O certo e que pequenos ainda nada.. Este é macho?? Aqui é que dá pra ver o alguedo que vai neste aquário... 4. Pseudomugil signifer macho... É um peixe lindo, olhitos azuis, e que para cortejar a femea ou expulsar os outros machos abrem as barbatanas!! Tenho 3 machos e 3 fêmeas.. Os 3 machos andam sempre à porrada... :D São muito muito rápidos e esta foto foi a unica que ficou +- pra vos mostrar... Vou continuar a tentar, pois eles merecem uma foto melhor!!! 5. Pra finalizar, uma geral!!! Vá, digam de sua justiça!! PS. Ontem e hoje já fertilizei com N e P.. Os valores continuam a zero.. Espero que subam o mais rápido possivel para estabilizar isto... Fiz os testes depois da fertilização (inicio do fotoperiodo)... No fim faço de novo.. Cumprimentos Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Novembro 29, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2009 Boas... Para dar conta dos acontecimentos... Sexta fiz a dita TPA de 50%.. Ontem fertilizei com macros e micros (1mL de Plant Nutrition e 1mL de Plant Nutrition+, daTropica) Fiz os testes a seguir deu zero pra nitratos e zero pra fosfatos... Hoje aumentei a dose e fertilizei ao meio dia com 2mL de Plant Nutrition + (N e P) e mantive 1mL de micros.... Testei e deu PO4 = 0mg/L e NO3= 10mg/L... À cerca de meia hora testei de novo e tinha PO4 = 0 e NO3 = 0.... Será melhor aumentar a dose do PN+ pra aumentar os fosfatos?? Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Novembro 29, 2009 Share Publicado: Novembro 29, 2009 Ola kupra . Olha lá, que corydora é aquela? è muito bonita mas não faço ideia da espécie. Fertilizações não é comigo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Novembro 29, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2009 Olá Tugz... É uma Corydora sterbai... Muito linda mesmo... As cores não tão bem fieis... Mas gosto muito delas... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Publicado: Novembro 29, 2009 Share Publicado: Novembro 29, 2009 Boas Tenho visto a evolução deste aquário, e acho que está muito interessante. Pena essas alguitas que não te deixam em paz. As dicas que te posso dar são as seguintes: 1ª - Muita paciência. A maioria dos problemas de algas tende a diminuir com a maturação do aquário. 2ª - Ataca isso com unhas e dentes, corta as folhas mais afectadas, mantem os vidros limpos, aspira o máximo que conseguires durante as TPA´s. 3ª - Começar a complementar a fertilização com Excel e KCL diluido. Arranja um plano de fertilização e mantem esse plano. Esses fertilizantes que tens são porreiros se fosse eu fazia tipo TPN e TPN+ 2x semana e Excel e KCL diário. 4ª - Não tentes acertar os valores de N e P com os fertilizantes, normalmente os fertilizantes com N têm a vertente preferida pelas plantas que é Amónia, logo ao tentares acertares os valores de N com o TPN+ poe exemplo, está a mandar quantidades substanciais de amónia e outros nutrientes para dentro do aquário. E digo-te que por experiência própria que Amónia = Algas. Com a maturação do aquário e do plantado em si, os valores de N e P vão estabilizar naturalmente. Tanto podem estabilizar em valores relativamente baixos como altos, o que interessa é teres uma proporção de 1/10 ou seja P=1 e N=10 eu por exemplo tenho P=2 e N=20 e não tenho algas. Em minha opinião esses valores que tens estão a dizer que não tens o ciclo completo. Não o tentes completar com Nutrientes porque não consegues, dá tempo ao tempo e deixa as coisas acontecerem naturalmente. Essas variações na fertilização liquida só pioram as coisas. Espero ter ajudado 1 Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Novembro 30, 2009 Share Publicado: Novembro 30, 2009 (editado) Penso que uma mais valia para este aquário... seria a introdução de plantas de crescimento rápido. Umas moitas traseiras, com por ex. , Ludwigia Repens,Hygrophila Polysperma e/ou limnophila sessiflora, serviriam para equilibrar o aquário em termos de consumos de nutrientes... e simultaneamente... inibir o crescimento das algas. E foi precisamente isto.. que faltou... plantas de crescimento rápido, associados a um incorrecto doseamento de nutrientes. Depois... a tua falta de calma... e pouca experiência... fizeram o resto. Agora.... é começar a nivelar o aquário em termos de fertilizações, introduzir "plantas rápidas"... e esperar que com a iluminação e co2 que estás a fornecer... as plantas arranquem com o seu crecimento... e começem a competir com as algas. Remover e limpar tudo o que for possível... manter bons níveis de luz,co2 e nutrientes(fertilizações)... e depois.... esperar... esperar... esperar. E... claro... definir uma rotina de Tpa`s.. para que possas remover tudo o que esteja em excesso... e depois... repôr... o que estiver em falta. Abraço. Editado Novembro 30, 2009 por canito Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 30, 2009 Share Publicado: Novembro 30, 2009 Está tudo dito.... Continuar em cima disso ao nivel da manutenção, mais umas qts plantinhas de crescimento rápido para ajudar na "guerra" e finalizar o layout, paciencia q.b. e pronto daqui a uns tempos vais-te andar a barbar e fazer babar os outros. Abraços PS- Boas fotos...macros muito fixes! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Novembro 30, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2009 Obrigado canito e Ptuga Tou a tentar combater isto... Mas não está nada fácil devido à falta de plantas que por aqui há... A ver se consigo arranjar algo... Agora em termos de nutrientes, não tou a perceber bem as coisas... O aquário dá-me resultados de poucos nutrientes na água e ainda assim as algas continuam... Eu fosfatos ainda não consegui ver um teste que desse algum resultado positivo por mais baixo que seja... Será que estou a colocar muitos micros? Eu tou a colocar o indicado na dose do fertilizante, mas repartido pelos vários dias da semana... Não estou a perceber mesmo... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Publicado: Novembro 30, 2009 Share Publicado: Novembro 30, 2009 Boas O aquário dá-te resultados de poucos nutrientes na água, mas isso são os poucos nutrientes que consegues medir e para os quais existem testes. O que tens é um desiquilibrio muito grande de nutrientes e não uma falta deles em geral. Mais uma vez repito, esses valores estão-te a indicar que o ciclo não está completo (N e P = 0) e tu estás a tentar completa-lo a força com nutrientes e garanto-te que não vais conseguir. Os Fosfatos e Nitratos hão-de aparecer naturalmente com a maturação do aquário, para já preocupa-te é com os Micros que tens claramente em excesso na coluna de água. Como já referi, arranja Excel e Kcl e arranja um plano de fertilização e mantem esse plano. Se fosse a ti experimentava algo tipo: 2ª - TPN+ / Excel / KCl 3ª - Excel / KCl 4ª - TPN / Excel / KCl 5ª - Excel / KCl 6ª - TPN+ / Excel / KCl Sab. ou Dom. - TPA (granditas para já 40/50%, depois podes reduzir para 20%). Numa fase inicial, e devido ao estado em que isso está fazia mais uma TPA à 4ª Feira para já. É claro que isto é só 1 plano feito em cima do joelho que terá de ser adaptado, numa fase inicial, até podes seguir o plano mas deitando menos quantidade, tipo metade da dose recomendada, mas a base é mais ou menos essa. Posteriormente poderas também começar a fertilizar com Ferro. Não te esqueças de uma coisa, Paciência... 1 Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 1, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 1, 2009 O aqua já tem quase 2 meses... Será que ainda não completou o ciclo?? :S Eu tenho tido muita paciencia.. Porque cada vez que olho pra ele e vejo as algas aumentar em x de diminuir.. Passo-me... Digo sinceramente.. É porque já tenho peixes, senão.......... Em relação a TPA's tenho feito Sabados ou Domingos de aproximadamente 50%.. E as quartas de 20%..... Hoje fiz TPA... 15L... Bem, quarta feira tenho ca Flourish Excell, KCl, MgSO4 + 7H2O, KH2PO4, KNO3 e Ferro, pra ver se deixo de brincar as fertilizações!!! Vou mandar vir também mais um vaso de sessiflora pra me ajudar no combate a isto... A ver o que sai daqui.. Obrigado de novo... Cumprimentos Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 3, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2009 Boas a todos.. Venho informar que começou o combate a sério ao alguedo.... Foi adicionada polysperma, planta de rápido crescimento para ajudar no consumo.... Tenho que agradecer ao canito por isso... E por tudo.. Tem sido um grande mentor neste projecto e com a ajuda dele conto levar este aquário a bom porto... Em segundo, começei hoje a fertilizar com tudo separado... Para já, potássio e fosfato, e depois, dependendo do consumo da "máquina" logo se vê.. Tenho guardado nitratos e ferro... Foi tambem adicionado um pouco de magnésio... Vamos la ver como isto vai... Os peixes é que agradeceram a polysperma, pois é tal o mato que agora têm esconderijos à farta!!! Foram adicionadas mais 3 Neritinas e 1 Septaria para ajudar também... Mais uma vez obrigado a todos pelo apoio, em especial ao canito!!! :D Cumprimentos Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 4, 2009 Share Publicado: Dezembro 4, 2009 Então... como vai isso andando ???? Conta lá o que tens andado a fazer... fertilizações, tpa`s... testes.... e algas. Começa a desbobinar e relata lá o que tens feito. Grande Abraço. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Boas :D Então vá.. A pedido de todos e do canito :D vou contar o que ando a fazer neste aqua.... Ora bem, como sabem, tenho um algário e não um aquário!!! Foram adicionadas 3 neritinas e mais uma septaria pra ajuda na limpeza das pedras e dos vidros.. E não é que os caracois limpam mesmo? :D Segundo lugar... Um molho (mas daqueles grandes) de Hygrophyla polysperma foi adicionada (obrigado canito :D :D mesmo... ) para ajudar nos consumos do aqua... Em terceiro lugar.. Fertilizações... Comprei os pós na Horizonte Aquático, e fiz todos em separado... Nitrato, Fosfato e Potássio.. Ora bem Ontem começei... Fertilizei com 1ppm de Fosfato e 15 ppm de Potássio antes de iniciar o fotoperiodo... Depois de as luzes apagarem fiz os testes e deu 10mg/l de NO3 e 0,1mg/l de PO4... Hoje, fertilizei com 1 ppm de PO4 e com 18ppm de K... Testei ainda agora deu-me 0,25mg/l de PO4 e 5mg/l de NO3... Amanha será fertilizado com 0,75ppm de PO4 + 5ppm de NO3 + 15ppm de K... Quando as algas desaparecerem, prometo que colocarei aqui uma tabela com todos estes valores de fertilizações e tudo que tenho vindo a apontar.. Um grande obrigado ao canito, por toda a ajuda prestada :D :D Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
stroops Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Não achas que estás a desperdiçar K? É que mesmo sem teste e segundo o que li os valores que fertilizas são muito elevados... Citar Dêem uma vista de olhos... Igapó Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 (editado) Quando as algas desaparecerem, prometo que colocarei aqui uma tabela com todos estes valores de fertilizações e tudo que tenho vindo a apontar.. Hummm... com calma. As algas não desaparecem em meia duzia de dias. Vai demorar. E eu continuo a achar que devias meter aí 2 sae.... e sim.. o aquário é pequeno para eles... mas os sae são máquinas a destruir filamentosas. Com fome... devoram tudo... :D Segundo os testes... já existem consumo... no3 a baixar... e po4 a ser consumido. Agora é ires repondo os valores, atrávez das ferts. Não deixes os valores das macros(po4 e no3) ficarem zerados. Co2 existe... luz tb e agora... macros tb.... vamos ver a evolução. :D Vai actualizando. Edit: -E não te esqueças de ires apontando no caderno... :D Editado Dezembro 5, 2009 por canito Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 (editado) Stroops, eu tou a adicionar K na medida de 20 x o consumo de PO4 diário... A ver como isto vai... Canito, isso da tabela só mesmo quando as algas se forem para outra freguesia :D Demore um mês ou dos meses... Se bem que 2 meses me vai dar muito trabalhao pra passar tudo pra uma tabela.. Mas faço-o... Quanto aos SAE, tá ponderado... Quando crescerem ofereço a alguém que queira..... :D Sim, o caderno tá a ser escrito... Vamos lá ver como isto vai :D Eu vou actualizando isto :D :D :D Amanha ponho uma foto, para verem o estado disto... Não se pode mostrar só quando tá bonito... :D Editado Dezembro 5, 2009 por KupraR Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Canito, isso da tabela só mesmo quando as algas se forem para outra freguesia :D Demore um mês ou dos meses... Se bem que 2 meses me vai dar muito trabalhao pra passar tudo pra uma tabela.. Mas faço-o... Mas... qual tabela ???? .... agora fiquei a patinar em seco.... :D Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Quando as algas desaparecerem, prometo que colocarei aqui uma tabela com todos estes valores de fertilizações e tudo que tenho vindo a apontar.. Esta tabela... Uma que irei construi com todos os valores de fertilizações, CO2, iluminação, TPA's, valores dos testes... TUDO!! :D Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Esta tabela... Uma que irei construi com todos os valores de fertilizações, CO2, iluminação, TPA's, valores dos testes... TUDO!! :D LOL Admiro a tua paciência... :D Depois mete aqui umas fotos... para o pessoal ver o estado das coisas. E... como já te disse... por vezes... e caso o "alguedo" seja já de tal modo avançado... torna-se muito dificil recuperar as plantas. Uma planta "morta" em vez de consumir... liberta nutrientes para a coluna de água... é uma batalha desigual... e perdida. Por isso... agora... é esperar... para verificar a possibilidade de retomar a "saúde" deste aquário. Portanto... com calma. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Vou faze-lo pra ajudar, ou tentar, pessoal como eu, com menos experiencia... :D :D Quanto ao aquário, sim, vamos esperar com calma e boa disposição e ver como corre... Se correr mal, não dou a batalha como perdida.. Porque aprendi bastante com esta experiência.... Se correr bem, fico todo contente e dou uma festa de arromba :D :D He He :D E estão todos convidados :D :D Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Vou faze-lo pra ajudar, ou tentar, pessoal como eu, com menos experiencia... :D :D Quanto ao aquário, sim, vamos esperar com calma e boa disposição e ver como corre... Se correr mal, não dou a batalha como perdida.. Porque aprendi bastante com esta experiência.... Se correr bem, fico todo contente e dou uma festa de arromba :D :D He He :D E estão todos convidados :D :D Exacto. É esse o espírito de comunidade... que nós queremos. E sempre com Boa Disposição. :D Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Aqui está o estado das coisas.... Bastante mau... Mas pra frente é que é o caminho... A ver se isto se recupera... Pronto... É isto... A miséria em que se encontra o meu aquário... Mas hei-de conseguir ganhar esta batalha... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Dezembro 5, 2009 Share Publicado: Dezembro 5, 2009 Epah isso precisa de uma forte equipa de limpeza.. Sem duvida. E muita paciência. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 5, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2009 É verdade Tugz... Como vês isto anda critico... Eu já ca tenho umas neritinas e umas separias, mais uns red's e umas caridinas japonicas... Acho que vou ter que recorrer a 2 SAE e depois dar..... Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KupraR Publicado: Dezembro 15, 2009 Autor Share Publicado: Dezembro 15, 2009 (editado) Olá boa tarde..... Só para informar que este aquário ainda não morreu... Esta em estado critico, nos cuidados intensivos, mas ainda há esperança de vida... Pelo menos eu tenho alguma.... Ficam umas fotos para verem o estado actual disto.... 1. Geral 2. Lado Esquerdo 3. Central 4. Lado Direito Medidas tomadas até ao momento: - Fertilizações rigorosas com Macro nutrientes (NO3, PO4 e K) separada e diáriamente... - Tempo de iluminação reduzido para 6h diárias... - TPA's de 2 em 2 dias de aproximadamente 20L (40% +-)... - Foi adicionada Hygrophyla polysperma (Obrigado grande Canito)... - Foram adicionados 2 SAE, para tratar das filamentosas... Os caracóis (Neritinas e Septarias) têm feito um trabalho magnifico com os vidros e rochas, assim como os SAE com as filamentosas... Agora resta esperar, ter paciência... E ter fé que isto ainda vai recuperar... Vou dar uma margem até meados de Janeiro... Se não houver melhorias significativas, o aquário vai levar um reset e será começado do zero!!! A todos os que têm ajudado, um muito muito obrigado, em especial ao Canito e ao Krypticall, por terem acompanhado esta má fase mais de perto com os seus conselhos sábios!!! Editado Dezembro 15, 2009 por KupraR Citar Manuel Castanheira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts