Duvidas de Fertelização


JPAM

Recommended Posts

Tenho uma duvida relativamente ao acerto da fertilização! Por exemplo no aquário que tenho actualmente de inicio não consegui acertar as doses e acabei por o desactivar!

 

Imaginemos que meto ferro de manha para aumentar para a quantidade pretendida! Ao fim do dia faço as medições e dá zero! Que deverei fazer? Fertilizar esta quantidade todos os dias? Ou aumentar até descobrir o máximo que as plantas absorvem? (ou seja, aumentar em pequenos incrementos ate ao final do dia e acusar ferro e depois descer passo para a medida anterior).

 

Eu usava um sistema que era:

 

Segunda: Potássio - Ferro

Terça: Potássio - Micros

Quarta: Potássio - Ferro (antes de adicionar: TPA 20%)

Quinta: Potássio - Micros

Quarta: Potássio - Ferro

Sexta: Potássio - Micros

Sábado: Descanso

Domingo: Potássio - Micros (antes de adicionar: TPA 20% - 50%)

 

Nunca metia nitratos ou fosfatos pois o aquário era habitado e era produzido em quantidades mais que suficientes

A quantidade de potássio que metia era smp à volta 2x o valor de Nitratos +/- (cerca de 10ppm no mínimo)

 

Que tal o esquema? O que alteravam?

Na altura tinha CO2 caseiro, agora vou ter de botija... posso usar este esquema ou recomendariam outro?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O potássio é fertilizado com o dobro da quantidade de nitratos consumida, e não a existente. Tens de saber quantos nitratos são consumidos por dia. No entanto é difícil medir porque o aqua está a produzir ao mesmo tempo que as plantas estão a consumir. Também podes controlar pelos fosfatos metendo 10 vezes do consumido dos mesmos.

 

O ferro, não precisa de ser fertilizado na totalidade do que elas consomem, mas para o melhor das plantas deve-se fertilizar no total. Para saberes o consumo é fácil (caso o teste esteja a funcionar bem). Mete por excesso, depois mede e voltas a medir 24horas depois. Se o teste funcionar deves conseguir ler valores na primeira medição. Depois é só fazeres a diferença. Se no final tiver 0, então tens que voltar a repetir tudo mas pondo mais quantidade de ferro. Sugiro-te que ponhas 1ppm inicialmente. O consumo normal num plantado deve ser entre 0,2 e 0,4 ppm de Fe por dia.

 

A única coisa que mudava no esquema era mesmo a fertilização de ferro. Metia ferro todos os dias com a quantidade total consumida pelas plantas.

 

Os micros, segue as recomendações do fabricante

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta pedrioo!

 

Quanto aos micros o estou a usar Tropica Plant Nutrition! É recomendada uma dose semanal, que eu dividi para não meter tudo no mesmo dia! Faço bem ou mal?

 

Então se bem entendi meto todos os dias Potássio e Ferro?

 

Obrigado pela recomendação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas desculpas, devia ter começado por ai! Já tinha metido no outro tópico mas neste tambem devia ter metido

 

Aquário 30L+/- (deverá ficar com uns 25 Reais)

Substrato: Tropica (resto que tinha aqui em casa)

Akadama (Resto que tinha aqui em casa)

CO2 de Botija

Luz 24W 6500k (tinha aqui em casa).

 

Fauna:

Possivelmente um pequeno cardume de Neons para dar movimento, cor e ajudar nos Nitratos

Uns camarões (Red e Amano)

Otocinclus

 

Flora:

Por determinar mas irá ter um tapete de Cuba e de Eleocharis parvula

Anubias Nana

Tudo plantas rasteiras para dar mais dimensão ao aquário!

(Não quero estar limitado pois queria fazer varias experiências)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo?

 

Segunda: Potássio

Terça: Ferro - Micros

Quarta: Potássio(antes de adicionar: TPA 20%)

Quinta: Ferro - Micros

Quarta: Potássio

Sexta: Ferro - Micros

Sábado: Descanso

Domingo: Potássio - Micros (antes de adicionar: TPA 20% - 50%)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como sabes... isto das fertilizações.. é cada cabeça... sua sentença... :eusathink:

 

Mas... e porque tens o TPN, que é um fertlizante completo, com elementos traço(cobre,zinco,boro,manganês, etc)... mas que tambem já contem... potassio, ferro, magnésio... acho que a adição extra de ferro pode não ser necessária. Depois existe ainda a versão TPN+ (com n e p).

Assim, acho que uma rotina diária com adição de tpn pode ser o suficiente, e depois sim e observando as carências... reforçar com fe e k.

Não te esqueças... do mais importante... manter os valores das macros(N e P) nas doses recomendades... p 1 ppm e n 10 ppm.

 

Os testes de ferro... bem... eu sinceramente não os consigo utilizar... existem algumas marcas de fertilizantes que não são detectáveis... assim como existem outras conheçidas marcas de fertilizantes ... que nem sequer fabricam testes de ferro.

Penso.... que o mais importante.... é observar os novos crescimentos.... e observar a "olho" eventuais carências de fe.

 

As plantas.... no teu caso... tapete de cuba/parvula... com anúbias... podes ter alguma dificuldade em controlar os consumos de nutrientes.

Talvez fosse uma mais valia... umas moitas compactas(traseira) de HM ou Rotala green... plantas que ficam sempre bem a compor um layout com tapete de cuba/parvula.

 

Resumindo.... adição diária de tpn (para 20 litros... aprox. 2 ml diários), eventual reforço com K(5 ppm).... esperar pelo inicio do crescimento das plantas e então... caso necessário (o mais provável)... reforçar com fe.

Depois.... manter os valores de NP... nas doses recomendadas.... se o aquário... gerar np suficientes.... controlar os nivéis(com tpas)... se não forem suficientes... fertilizar diáriamente para manter os valores. (p 1 - n 10).

 

Eu arrancaria assim.... depois ... com o evoluir da situação e do crescimento... é uma questão de acertar as doses e definir uma rotina de tpa`s.

Apenas a minha opinião... :P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais