Paul Publicado Outubro 15, 2009 Publicado Outubro 15, 2009 Ola a todos, Gostava de saber se a fertilização com ferti sticks da Aquatic Nature é suficiente para o meu aquario ou se devo completar também com fertilizante liquido (neste momento tenho em casa plantamin da tetra). Só coloquei um stick no aquário, já que nas instruções especificam que é o suficiente para uma áre de 40 cm2, pergunto me se devo utilizar fertilização com micro nutrientes, ou com algum macro nutriente especifico (não conheço a composição dos ferti sticks pois não está especificado na bula) Aqui vai o meu setup Aquario : 30 L Iluminação : LAMPADA GROLUX 45CM 15W T8 Fundo: Areão grosseiro (8/9 mm) por cima de areão fino (2/3 mm) Filtro: AquaSzut KASKADA N 300 250L/H com esponja filtrante pH: 6.5/7 NO3: 25 mg/L PO4: 1 mg/L Temperatura: 25º Co2 Caseiro Fauna 3 Ottocinclus 2 Gupys 2 Tetra Cardeais 3 Tetra xray 3 Danio Rosa 1 Botia Palhaço (sim, está ligeiramente povoado, mas os valores de NO3 e PO4 têm se mantido estáveis) Flora Microsorium pteropus cryptocoryne beckettii green Lobelia Cardinalis Cryptocoryne walkeri Anubia Lanceolata As duas últimas ainda não estão no aquario, só para a semana as vou pôr Faço uma TPA semanal de 25% O aquario só foi montado há 2 semanas, até agora não notei nenhuma alteração significativa das primeiras tres plantas. Sei que a Lobelia Cardinalis necessita de mais luz, mas queria ver se conseguia compensar com uma fertilização adequada, sem que me apareçam algas no aquário. Agradeço qualquer conselho que me possam dar. Paul Mota Tanpanama -
Paul Publicado: Outubro 16, 2009 Autor Publicado: Outubro 16, 2009 Ola a todos, Gostava de saber se a fertilização com ferti sticks da Aquatic Nature é suficiente para o meu aquario ou se devo completar também com fertilizante liquido (neste momento tenho em casa plantamin da tetra). Só coloquei um stick no aquário, já que nas instruções especificam que é o suficiente para uma áre de 40 cm2, pergunto me se devo utilizar fertilização com micro nutrientes, ou com algum macro nutriente especifico (não conheço a composição dos ferti sticks pois não está especificado na bula) Aqui vai o meu setup Aquario : 30 L Iluminação : LAMPADA GROLUX 45CM 15W T8 Fundo: Areão grosseiro (8/9 mm) por cima de areão fino (2/3 mm) Filtro: AquaSzut KASKADA N 300 250L/H com esponja filtrante pH: 6.5/7 NO3: 25 mg/L PO4: 1 mg/L Temperatura: 25º Co2 Caseiro Fauna 3 Ottocinclus 2 Gupys 2 Tetra Cardeais 3 Tetra xray 3 Danio Rosa 1 Botia Palhaço (sim, está ligeiramente povoado, mas os valores de NO3 e PO4 têm se mantido estáveis) Flora Microsorium pteropus cryptocoryne beckettii green Lobelia Cardinalis Cryptocoryne walkeri Anubia Lanceolata As duas últimas ainda não estão no aquario, só para a semana as vou pôr Faço uma TPA semanal de 25% O aquario só foi montado há 2 semanas, até agora não notei nenhuma alteração significativa das primeiras tres plantas. Sei que a Lobelia Cardinalis necessita de mais luz, mas queria ver se conseguia compensar com uma fertilização adequada, sem que me apareçam algas no aquário. Agradeço qualquer conselho que me possam dar. Paul Mota Estava a pensar fertilizar com fertilizante liquido de 2 em 2 semanas. Acham bem? Tanpanama -
Paul Publicado: Outubro 19, 2009 Autor Publicado: Outubro 19, 2009 Este fim de semana fiz uma TPA de 25% e de seguida adicionei (conforme indicado no produto) 15 mL de plantamin da Tetra. Espero não ter feito asneira, mas como ainda não obtive respostas provavelmente não devo estar a cometer nenhum erro grave. Paul Tanpanama -
Just_me Publicado: Outubro 20, 2009 Publicado: Outubro 20, 2009 Quanto ao sobrepovoamento, ainda estás no 25mg/L porque o ciclo do azoto ainda não deve estar completo... mas um botia palhaço em 30L... sabendo o tamanho que podem atingir...não é de todo o peixe ideal para esse aquario. Quanto ás plantas, das escolhas que fizeste, eu para já não colocaria a anubia. Fertilização e luz não são substituiveis entre si, são complementares, é como comer bem e ter falta de ar, nunca serás muito saudável, no entanto provavelmente a lobelia vai crescer em altura e suprir essa falta. Quanto ao fertilizante, é um tudo em um, pouco concentrado, mas de 2 em 2 semans não será a melhor hipotese, mais vale dividires a dose e dares diariamente ou de 2 em 2 dias quando dás comida aos peixes. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Paul Publicado: Outubro 20, 2009 Autor Publicado: Outubro 20, 2009 Não, de facto o botia não é peixe para este aquario. Comprei-o à 2 anos antes de conhecer este forum, mas ele ainda sobrevive. Já tentei arranjar alguem para ficar com ele, mas ainda não consegui. Porquê que não punhas a Anubia? Pelo que li não me pareceu ser uma planta que necessitasse de muitos cuidados ou de muita luz. http://www.plantedtank.net/forums/myplants...Lanceolata.html Quanto à fertilização, se calhar é melhor arranjar um fertilizante diário então. Alguma sugestão? Há montes de produtos e sinceramente tenho algumas dificuldades em escolher um que seja adequado ao meu aquario. Cumprimentos Paul Tanpanama -
Recommended Posts