Recommended Posts

Publicado

Ola! :lol:

Tenho um aq. Reef de 600L e tenho 5400L/H de circulaçao total, é lógico que é pouco, mas antes de adquirir uma nova bomba gostaria que vocês me aconcelhassem uma bomba de boa qualidade a um preço que nao fosse muito elevado, para o meu aquario.

Um abraço Marco :?

Cumps

Marco.

Publicado:

Marco nada melhor que investires 240 euritos em 2 tunze 6000L/H cada uma..... ou so uma(120 euros)... podes mandar vir das lojas online na alemanha que fica + barato mm com os portes...

Menos que isso so bombas com menos debito e nao tao fiaveis..

tens as sacem, as azoo etc

Publicado:

BABOON.

Conheces algum site onde eu possa ver o preço e as bombas?

Cumps

Marco.

Publicado:

É realmente muito muito muiot pouca movimentação para 600L.

Ainda assim precisamos saber as dimensões do aquário porque pode mudar tudo.

Seja como for as Tunze estão na vanguarda de bombas de circulação interna. A sua principal vantagem, aliás como todos os produtos Tunze, é sem dúvida alguma, o seu baixo consumo.

Sem saber o tamanho do aquário eu apontaria para no mínimo 15000L/h. Para estes valores as Stream dão uma grande ajuda na movimentação global que depois podes complementar com outras bombas de débitos mais baixos.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Hugo RSF.

O aquario tem C-1,50m A-0,60m L-0,60m, o que é que aconselhas Hugo?

Cumps

Marco.

Publicado:

Olá,

Não sei qual a opinião do Hugo (ou se calhar até sei!!!) mas para o teu aqua eu colocaria 2 Stream 6000 com duas Turbelle 7300 ou 7400 - tudo ligado a um multicontrolador

Abraço,

Diogo

Publicado:

Concordo com o Diogo. É uma boa configuração.

Mas se já tens bombas, podes aprofveitá-las, claro está.

Que bombas tens (incluindo retorno)?

Publicado:

Boas,

Sim é pouco mas tambem depende da maneira como está distribuido.

A minha circulação do meu aquario é feita por duas Turbelle eletronic de 2400 lts/h cada uma e por duas Eheim 1060 de retorno... E considero suficiente para os corais, agitação da camada superior da agua e essencialmente, por serem pulsadoras, pela inexistencia de zonas mortas DENTRO do aquario onde poderiam acumular-se detritos.

Uma questão em relação ao diogo lopes : penso que não é possivel misturar Turbelles Eletronicas com não eletronicas ( como as Stream ) no mesmo controlador.

As turbelle eletronicas têm um controlador e as Stream eletronicas têm outro controlador separado.

Gostava no entanto de comprar mais uma bomba tunze e já enviei um mail para Tunze nesse aspecto ( estou a considerar uma Tunze Stream eletronica ) mas só se der para ligar ao meu controlador actual ( 4 canais, tunze para turbelle ) , senão compro mais uma Turbelle

Gonçalo Proença

Publicado:

Olá Gonçalo,

Uma questão em relação ao diogo lopes : penso que não é possivel misturar Turbelles Eletronicas com não eletronicas ( como as Stream ) no mesmo controlador.  

Eu estou a falar de Streams electrónicas e Turbelles 7400 ou 7300 também electrónicas e todas podem ser ligadas a um Multicontrolador que é comum a todas.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Isso é verdade, mas nem todas as Stream são não electrónicas. Aliás julgo que existem 2 que são e duas que não são.

Stream 6060 -> 6000L/H (Não Electrónica)

Stream 6080 -> 8500L/H (Não Electrónica)

Stream 6000 -> 2500L/H - 7000L/H (Electrónica)

Stream 6100 -> 400L/H - 12000L/H (Electrónica)

Ora penso que as electrónicas podem ser usadas com qualquer multicontrolador da Tunze.

Julgo que é isto, se estiver errado alguém que corrija, por favor.

Publicado:

HUGORSF.

Como bombas de circulaçao tenho 3 Aquaclear 802 que debitam cada uma 1800 L/H, e com bomba de retorno tenho uma Laguna de 3800 L/H.

Eu hoje ja andei a saber preços em relaçao as stream 6060 e 6080 e ate nao sao muito caras.

Já agora o que é um multicontrolador e quais as vantagens :?:

Marco.

Cumps

Marco.

Publicado:

O multicontrolador serve para controlares a potência das bobmas electrónicas da tunze.

Como vez na descrição, por exemplo a 6100 debita entre 400 e 12000L/h. Com o multicontrolador controlas a potência que queres e têm incusivé funções em que durante umas horas tem a potencia máxima, dpeois diminui, etc, etc, etc.

Digamos que é um wavemaker especial...

Se tens essas bombas eu aconselharia um SQUID no retorno, as aquacelar, e pelo menos uma tunze electrónica com multicontrolador. Idealmente 2, mas pode ser inpraticável se por exemplo tiveres areão. Depende de cada caso.

Publicado:

Hugo RSF.

SQUID?????? Eu tou a pensar em adquirir 2 stream 6060 mas como eu tenho areao vai ser complicado vai me levantar a areia toda.

Sabes se Há uma grande diferença entre a stream 6000 (eletronica) e a stream 6060 a nivel de $ ?

O que é que tu aconselhas, visto que eu tenho areao?

Marco

Cumps

Marco.

Publicado:

Quid é uma espécie de wave maker, mas sem gastar electricidade. Funciona apenas com a deslocação da água e envia a água ora numa direcção ou noutra precisamente oposta. Podes procurar mesmo aqui no forum que concontras informação sobre o assunto.

A questão do areão é relativa como referi. Depende de como elas estão, depende se têm rocha à frente ou não... etc, etc, etc.

Julgo que as electrónicas são consideravelmente mais caras sim...