Recommended Posts

Publicado

caros amigos,

preciso novamente da vossa ajuda.

Percebi há pouco tempo que o aqua soil que meti no aqua baixa a dureza diminuindo assim o efeito tampão do pH que se pretende.

Ou seja

a agua da torneira tem um pH de 7.2 e uma dureza (KH) de 7.

a agua do aqua passou a ter um pH de 6.8 e uma dureza de 1-2.

como posso aumentar a dureza e proporcionar um correcto efeito tampão, sem aumentar muito o pH?

cumprimentos

cheers
Publicado:

Uma das vantagens em utilizar o aquasoil.. é precisamente o facto, do aquasoil contribuir para a redução do ph e dureza da água. Com estes valores, as plantas consomem melhor os nutrientes e crescem melhor.

Águas alcalinas... dificultam o consumo das plantas... portanto... o aquasoil limita-se a cumprir a sua função... criar condições propicias ao desenvolvimento das plantas.

Mas ... se queres mesmo aumentar o efeito tampão... ou seja, o KH da água... bicarbonato de sódio.

Publicado:

então não me devo preocupar muito com o baixo valor de dureza?

é que eu até acho que o pH está bom.

o meu receio é que o ciclo do azoto que se verifica continuamente num aquario produz no final nitratos e consequentemente ácido nitrico... o que me vai invariavelmente baixar o pH.

Tendo a dureza mais elevada, esta provoca um efeito tampão que permite "aguentar" esta variação de pH.

Esta é a unica razão porque eu a queria subir.

E sei que ao faze-lo subirei o pH tb.

Por isso perguntei como podia fazer a subida da dureza sem mexer muito no pH.

Mantendo-a assim vou ter mais dificuldade em manter o pH no aqua por causa do ciclo do azoto.

que devo fazer?

obrigado a todos pela vossa atenção.

cheers
Publicado:

Bom ele já está mesmo bastante plantado.

Mas ok, vou deixar o ciclo terminar e depois vou fazendo a introdução dos peixes com calma e gradualmente, assim como tudo o resto que respeita à manutenção do aqua.

Vou então não me preocupar muito :eusathink: e apenas acompanhar a evolução do aqua fazendo os habituais testes e assim....

Thanks.

cheers
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!