ibanezvai Publicado Outubro 13, 2009 Publicado Outubro 13, 2009 caros amigos, preciso novamente da vossa ajuda. Percebi há pouco tempo que o aqua soil que meti no aqua baixa a dureza diminuindo assim o efeito tampão do pH que se pretende. Ou seja a agua da torneira tem um pH de 7.2 e uma dureza (KH) de 7. a agua do aqua passou a ter um pH de 6.8 e uma dureza de 1-2. como posso aumentar a dureza e proporcionar um correcto efeito tampão, sem aumentar muito o pH? cumprimentos Citar
canito Publicado: Outubro 13, 2009 Publicado: Outubro 13, 2009 Uma das vantagens em utilizar o aquasoil.. é precisamente o facto, do aquasoil contribuir para a redução do ph e dureza da água. Com estes valores, as plantas consomem melhor os nutrientes e crescem melhor. Águas alcalinas... dificultam o consumo das plantas... portanto... o aquasoil limita-se a cumprir a sua função... criar condições propicias ao desenvolvimento das plantas. Mas ... se queres mesmo aumentar o efeito tampão... ou seja, o KH da água... bicarbonato de sódio. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 13, 2009 Publicado: Outubro 13, 2009 Que tb eleva o pH.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
canito Publicado: Outubro 13, 2009 Publicado: Outubro 13, 2009 Que tb eleva o pH.... Sim... tens razão. Água com KH mais alto... tende a estabilizar com ph alcalino. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
ibanezvai Publicado: Outubro 13, 2009 Autor Publicado: Outubro 13, 2009 então não me devo preocupar muito com o baixo valor de dureza? é que eu até acho que o pH está bom. o meu receio é que o ciclo do azoto que se verifica continuamente num aquario produz no final nitratos e consequentemente ácido nitrico... o que me vai invariavelmente baixar o pH. Tendo a dureza mais elevada, esta provoca um efeito tampão que permite "aguentar" esta variação de pH. Esta é a unica razão porque eu a queria subir. E sei que ao faze-lo subirei o pH tb. Por isso perguntei como podia fazer a subida da dureza sem mexer muito no pH. Mantendo-a assim vou ter mais dificuldade em manter o pH no aqua por causa do ciclo do azoto. que devo fazer? obrigado a todos pela vossa atenção. Citar
canito Publicado: Outubro 13, 2009 Publicado: Outubro 13, 2009 Começa mas é a plantar isso... e deixa o aquário ir maturando. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Vang Publicado: Outubro 13, 2009 Publicado: Outubro 13, 2009 Não penses tanto.. Nem mais Citar Cumprimentos, André Basílio
ibanezvai Publicado: Outubro 14, 2009 Autor Publicado: Outubro 14, 2009 Bom ele já está mesmo bastante plantado. Mas ok, vou deixar o ciclo terminar e depois vou fazendo a introdução dos peixes com calma e gradualmente, assim como tudo o resto que respeita à manutenção do aqua. Vou então não me preocupar muito e apenas acompanhar a evolução do aqua fazendo os habituais testes e assim.... Thanks. Citar
Recommended Posts