Novo projecto - algumas dúvidas


jonya4

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou a pensar em iniciar uma nova montagem em breve. Ainda não sei muito bem o que vou colocar no aquário, mas gostava de incluir no rol uns quantos camarões.

Vai ser um aquário comunitário, com 60 cms, com algumas plantas, um tronco e rochas. O filtro em principio será externo para dar mais uns litros úteis.

 

Agora as minhas questões:

1 - relativamente à fauna, quais os habitantes mais adequados para que os camarões vivam com alguma paz e harmonia?? E sim, eu sei que o ideal seria ter um aquário só de camarões.

2- Estava a pensar colocar guppies, platys, neons rosa, corydoras, neritinas e eventualmente mais algum peixito. No entanto pelo que tenho lido, alguns destes peixes (guppies) gostam em demasia de camarões... é mesmo impossível a convivência entre eles?

3- E os platys tb gostam de comer um camarãozito enquanto vêem um jogo de futebol acompanhado de uma caneca de cerveja?? :)

4 - Para os camarões seria bom colocar um tapete de musgo, certo? Há mais alguma planta que os ajude a viver mais felizes?

 

Se me puderem dar uma ajuda, ficava muito agradecido. Não queria muito estar a arranjar camarões para alimentar os peixes ou para que passem uma vida acossados.

Agradecido :flick_tongue:

 

João Ribeiro

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria, neons e coridoras convivem com camarões sem crise. Pelo que leio e ouço, com guppies e platies pode ser mais complicado. Mas tudo dependerá da alimentação dos peixes, dos esconderijos dos camarões, etc. Penso que de vez em quando lá irá um ou outro, mas normalmente as populações de camarões não são extintas.

 

Até porque se tornam mais ariscos, mais escondidos, saem de noite, etc. De qualquer forma, a calma com que os camarões andam por todo o lado, a descontração de os ver pelo aquário, acelerando a subir e a descer, que para mim é o verdadeiro espectáculo de ter camarões, não vai existir com peixes predadores. Aí os camarões andam lá por baixo, mais ou menos escondidos, e os peixes lá por cima.

 

Musgo de java parece ser de facto essencial. Num aquário equilibrado e com alguma iluminação, é fácil ver crescer este musgo. Até terá que ser podado amiúde. Mas no geral vejo-os sobre ricia, plantas de folha, algas que crescem nas pedras, madeiras e vidros ... todos satisfeitos. Até no fundo à procura de detritos ou sobre folhas mortas.

 

Existem inúmeros tópicos sobre este assunto que podem ser consultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais