Recommended Posts

Publicado (editado)

ola a todos.

comecei agora um novo projecto 195L uteis

e para mes que vem(ja que este mes fiquei nas lonas)vou investir num filtro de uv.

antes de pesquisar melhor pensava que era so ligar o filtro nas mangueiras do filtro externo.

depois reparei que o caldal do mesmo tambem enfluencia no filtro uv.

como o meu filtro externo debita 1050L/h, um filtro uv de 9w nao vai dar conta do recado, terei de reduzir o caudal, coisa que nao posso fazer ta claro...

entao pensei no seguinte:

semttulob.th.png

assim com uma valvula reduzia o caudal que passa so no uv e nao tinha que meter mais mangueiras no aqua...

a imagem nao ficou muito boa...

mas penso que dá para ver mais ou menos

agora a duvida:

sera que vai funcionar bem assim?

nao ira prejudicar o debito do filtro externo?

obrigado

abraços

Editado por Luisf

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Não me leves a mal, mas com tantos "k" não consigo perceber o que escreveste. Por favor, altera o teu post para português correcto, até porque é obrigatório segundo as regras do fórum.

Publicado:

Olá.

Deixo aqui uma foto que tirei ao sistema que em tempos tive montado no meu aquário:

img6589jm1.jpg

Montei este sistema na saida do filtro eheim 2028.Filtro com 1050 l/hora. A saida do lado esq. , é a saida normal do fluxo de agua para a vulgar flauta (chuveiro) da eheim. A saida do lado direito, tem uma torneira e depois tem o filtro uv montado.Com a torneira reduzia o caudal de agua para esta saida, e depois sim , a agua passava pelo filtro uv e retornava para dentro do aqua com uma vulgar saida "bengala" da eheim.

Tive de comprar um T, umas curvas,a torneira e umas braçadeiras.Compras numa loja de bricolage.

Publicado:
Não me leves a mal, mas com tantos "k" não consigo perceber o que escreveste. Por favor, altera o teu post para português correcto, até porque é obrigatório segundo as regras do fórum.

ola

anabantidae

claro que nao levo a mal...

peço desculpa... :P

ja é vicio apanhado no msm :)

ja corrigi isso, para a proxima vou ter mais cuidado ....

obrigado pela chamada de atencao.

comps

ola

canito

obrigado pela ajuda

fiquei com uma duvida tenho mesmo que por outra "bengala"?

sera que nao posso depois de passar pelo filtro uv voltar a ligar a mangueira do filtro com outro T?

ficava tipo bypass

obrigado

abraço

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Não tenho a certeza se o que queres funcionará bem pois a pressão vai ser menor na saída do ramal do filtro UV quando o juntas ao outro tubo e o efeito que isto terá não sei bem qual vai ser. Pôr mais uma bengala (em vez de unires com um T) permitirá que controles o caudal exacto que pretendes que passe no UVC através da regulação na válvula.

Abraço,

Publicado:

Ora bem!

eu acho que não precisavas de ter tanto trabalho a fazer essas derivações! , pois o caudal é tanto que a água mal passa pelo o UV.

Eu tenho um Jebo de 24 w(que só ligo de vez em quando) num aqua de 240 litros.

Um conselho, corta um bocado ás pontas das entradas do UV, porque são muito estreitas.

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:

ola

obrigado a todos pela ajuda.

estou a pensar comprar um jebo de 11w e liga-lo directamente a saida do filtro.

vou deixar ligado com um relogio 5 horas por dia.

agora:

o que acham?

será que nao me vai reduzir o caudal do filtro?

5 horas por dia estara bom?

se alguem me pudesse tirar estas duvidas agradecia.

abraço

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Qualquer UV reduz o caudal.

Tal como qualquer ligação bem como mangueira extra.

O meu UV tem torneiras o que permite tirá-lo do sistema quando quero e mesmo trocá-lo de filtro ou de aquário.

O T que mencionas penso que não faz grande efeito. A água escolhe sempre o sentido onde tem menos resistência.

Para usares o que colocas-te na foto, a torneira tem de estar no troço de tubo que não passa no UV para assim reduzir o caudal e obrigar a água a passar no UV.

Espero ter ajudado.

PauloA :discuss_gathering:

Publicado:
ola

canito

obrigado pela ajuda

fiquei com uma duvida tenho mesmo que por outra "bengala"?

sera que nao posso depois de passar pelo filtro uv voltar a ligar a mangueira do filtro com outro T?

ficava tipo bypass

obrigado

abraço

Olá.

Eu compreendo a tua ideia... mas como vais controlar a quantidade de água que passa no uv ????

A vantagem de teres 2 saidas... é que comsegues ter "controlo visual" na quantidade de agua que passa no filtro UV.

A agua deverá passar a cerca de 100-200 litros por hora.

Publicado:

Olá luisf

Tal como pensaste e de acordo com o esquema do desenho o teu sistema não vái funcionar pois os dois T's não podem estar interligados visto que assim a água de entrada e saída do filtro estão em contacto à saída do mesmo desequilibrando as pressões e provavelmente o filtro irá trabalhar em vazio.

Tens de criar duas saídas, uma para a flauta e outra para o UV sendo que neste metes uma torneira para regular o caudal pretendido para o UV.

Um abraço

Martins de Sousa

• 7 meses depois...
Publicado:
Olá.

Deixo aqui uma foto que tirei ao sistema que em tempos tive montado no meu aquário:

(imagem retirada)

Montei este sistema na saida do filtro eheim 2028.Filtro com 1050 l/hora. A saida do lado esq. , é a saida normal do fluxo de agua para a vulgar flauta (chuveiro) da eheim. A saida do lado direito, tem uma torneira e depois tem o filtro uv montado.Com a torneira reduzia o caudal de agua para esta saida, e depois sim , a agua passava pelo filtro uv e retornava para dentro do aqua com uma vulgar saida "bengala" da eheim.

Tive de comprar um T, umas curvas,a torneira e umas braçadeiras.Compras numa loja de bricolage.

Ora bem estou à espera de um filtro UV que chega esta semana e estava a pensar seguir este esquema, passado este tempo continuam a achar este método o melhor??? Canito os resultados foram o esperado???

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!