Foca Publicado Outubro 31, 2004 Publicado Outubro 31, 2004 Boas Comprei umas xénias no dia 29, hoje começaram a ficar fechadas e a perder a cor como se vê na foto o que será. Abraços FOCA [/img] Salgados é que esta a dar
Diogo Lopes Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 Olá, As Xénias têm por vezes estes comportamentos na adaptação aos nossos aquários. Pode ser causado por um baixo Kh ou uma água muito limpa! Sim, é verdade - as xénias gostam de águas com alguma matéria orgânica e acima de tudo muita movimentação. Espero que melhorem... Abraço, Diogo
Hugo RSF Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 Era para abrir um tópico, mas sendo assim aproveito este porque também pode interessar a outros membros. Ontem fui medir a minha salinidade e estava mais uma vez a 1030. Não é nada que nunca tivesse acontecido, aliás acontece com uma certa frequência porque o pinga-pinga do kalk é sempre menor que a evaporação. Notei que nos últimos dias as xenias tem pulsado como nunca e aparentam estar mais "vivas e frescas" que nunca. Inclusivé aquelas onde tenho um casal de palhaços e que tem grande movimentação, para além de estarem sempre a "levar" com as borduadas dos palhaços. Ao contrário os LPS retrairam-se mais. Os SPS, não notei qualquer diferença. Existirá alguma relação entre a salinidade e estes comportamentos? P.S. comportamento dos LPs em relação a salinidades altas já conhecia e tenho presenciado sempre que a salinidade sobe. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Rodrigo_Buccazio Publicado: Novembro 2, 2004 Publicado: Novembro 2, 2004 As Xenias são corais imprevisíveis, uma vez adaptados crescem muito rápido e tomam boa parte do aquário, porém existem muitos casos que sem razão nenhum aparente a colônia morre em poucos dias. Até agora não li nenhuma explicação razoável sobre o assunto. Aproveitando o tópico alerto para a "fragilidade" dos densímetros (medidores de salinidade), pois nem sempre podemos confiar nas medidas apresentadas por estes instrumentos. Dêem uma lida no tópico do link abaixo e vejam a discussão que aconteceu em um outro fórum sobre o assunto, a conclusão dessa discussão é que devemos aferir os densímetros com água natural e conhecer a margem de erro apresentada pelo instrumento. http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Fo...iewtopic&t=1200 Rodrigo Buccazio rodrigo@ipaq.org.br www.ipaq.org.br Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 4, 2004 Publicado: Novembro 4, 2004 Este é um tema bastante interessante e eu não compreendo porque é que a maioria dos aquariofilistas prefere os densímetros de caixa quando os densímetros flutuantes são muito mais rigorosos. É claro que o ideal seria medir com um refratometro mas aí o preço torna-se mais elevado . Cump. Rui
Diogo Lopes Publicado: Novembro 4, 2004 Publicado: Novembro 4, 2004 Olá, O Rui tem toda a razão - eu tenho ambos e as diferenças de leituras são óbvias...
Foca Publicado: Novembro 7, 2004 Autor Publicado: Novembro 7, 2004 Boas Parece que as coisas com o tempo vão lá. Passados 2 dias as xénias já estão boas e de saúde, pelos vistos o problema devia ser adaptação. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar
Rodrigo_Buccazio Publicado: Novembro 15, 2004 Publicado: Novembro 15, 2004 Fico feliz que suas xenias estejam se abrindo, mas lembre-se que esses corais são muito sensíveis a mudanças bruscas de qualquer parâmetro no aquário. Rodrigo Buccazio rodrigo@ipaq.org.br www.ipaq.org.br Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha
JDiogo Publicado: Novembro 20, 2004 Publicado: Novembro 20, 2004 Olá pessoal.... Vou utilizar este tópico visto ter um problema semelhante! Há mais ou menos uma semana ofereceram-me umas mudas de xénia castanha, e logo no dia a seguir elas abriram e tavam com optimo aspecto! Ontem tive uma falta de luz e a temperatura do aquario baixou para 14ºC. As xénias estão agora muito mirradas. Entretanto a temperura do aquario já estabilizou, mas ainda n tive melhoras nas xénias! Pode haver alguma relação entre a baixa de temperatura e o comportamento das xénias? João
Foca Publicado: Janeiro 6, 2005 Autor Publicado: Janeiro 6, 2005 Boas Pelo que tenho vindo a verificar as Xénias parecem ser mesmo senciveis ás alterações de temperatura. Como tenho o AQ. na garagem de noite a temperatura costuma baixar um pouco entre 1º a 1,5º e isso parece estar a afectar as minhas Xénias que por algum tempo até se desenvolveram. O facto de as ter mudado e sí também parece que as afectou pois ficaram mais expostas á luz, penso eu, acham que as devo mudar para um sítio menos iluminado e com menos corrente? Abraços FOCA Salgados é que esta a dar
Recommended Posts