Recommended Posts

Publicado

Boas

Comprei umas xénias no dia 29, hoje começaram a ficar fechadas e a perder a cor como se vê na foto o que será.

Pic_339_37.jpg

Pic_339_38.jpg

Abraços

FOCA

[/img]

Salgados é que esta a dar

Publicado:

Olá,

As Xénias têm por vezes estes comportamentos na adaptação aos nossos aquários. Pode ser causado por um baixo Kh ou uma água muito limpa! Sim, é verdade - as xénias gostam de águas com alguma matéria orgânica e acima de tudo muita movimentação.

Espero que melhorem...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Era para abrir um tópico, mas sendo assim aproveito este porque também pode interessar a outros membros.

Ontem fui medir a minha salinidade e estava mais uma vez a 1030. Não é nada que nunca tivesse acontecido, aliás acontece com uma certa frequência porque o pinga-pinga do kalk é sempre menor que a evaporação.

Notei que nos últimos dias as xenias tem pulsado como nunca e aparentam estar mais "vivas e frescas" que nunca. Inclusivé aquelas onde tenho um casal de palhaços e que tem grande movimentação, para além de estarem sempre a "levar" com as borduadas dos palhaços.

Ao contrário os LPS retrairam-se mais. Os SPS, não notei qualquer diferença.

Existirá alguma relação entre a salinidade e estes comportamentos?

P.S.:) comportamento dos LPs em relação a salinidades altas já conhecia e tenho presenciado sempre que a salinidade sobe.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

As Xenias são corais imprevisíveis, uma vez adaptados crescem muito rápido e tomam boa parte do aquário, porém existem muitos casos que sem razão nenhum aparente a colônia morre em poucos dias. Até agora não li nenhuma explicação razoável sobre o assunto.

Aproveitando o tópico alerto para a "fragilidade" dos densímetros (medidores de salinidade), pois nem sempre podemos confiar nas medidas apresentadas por estes instrumentos.

Dêem uma lida no tópico do link abaixo e vejam a discussão que aconteceu em um outro fórum sobre o assunto, a conclusão dessa discussão é que devemos aferir os densímetros com água natural e conhecer a margem de erro apresentada pelo instrumento.

http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Fo...iewtopic&t=1200

Rodrigo Buccazio

rodrigo@ipaq.org.br

www.ipaq.org.br

Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha

Publicado:

Este é um tema bastante interessante e eu não compreendo porque é que a maioria dos aquariofilistas prefere os densímetros de caixa quando os densímetros flutuantes são muito mais rigorosos. É claro que o ideal seria medir com um refratometro mas aí o preço torna-se mais elevado .

Cump.

Rui

Publicado:

Olá,

O Rui tem toda a razão - eu tenho ambos e as diferenças de leituras são óbvias...

Publicado:

Boas

Parece que as coisas com o tempo vão lá.

Passados 2 dias as xénias já estão boas e de saúde, pelos vistos o problema devia ser adaptação.

Abraços

FOCA

• 2 semanas depois...
Publicado:

Fico feliz que suas xenias estejam se abrindo, mas lembre-se que esses corais são muito sensíveis a mudanças bruscas de qualquer parâmetro no aquário.

Rodrigo Buccazio

rodrigo@ipaq.org.br

www.ipaq.org.br

Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha

Publicado:

Olá pessoal....

Vou utilizar este tópico visto ter um problema semelhante!

Há mais ou menos uma semana ofereceram-me umas mudas de xénia castanha, e logo no dia a seguir elas abriram e tavam com optimo aspecto!

Ontem tive uma falta de luz e a temperatura do aquario baixou para 14ºC.

As xénias estão agora muito mirradas. Entretanto a temperura do aquario já estabilizou, mas ainda n tive melhoras nas xénias!

Pode haver alguma relação entre a baixa de temperatura e o comportamento das xénias?

João

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas

Pelo que tenho vindo a verificar as Xénias parecem ser mesmo senciveis ás alterações de temperatura.

Como tenho o AQ. na garagem de noite a temperatura costuma baixar um pouco entre 1º a 1,5º e isso parece estar a afectar as minhas Xénias que por algum tempo até se desenvolveram.

O facto de as ter mudado e sí também parece que as afectou pois ficaram mais expostas á luz, penso eu, acham que as devo mudar para um sítio menos iluminado e com menos corrente?

Abraços

FOCA