Recommended Posts

Publicado:

Crinum Calamistratum

Boas, esse discu está a definir a hierarquia! É ele que manda e ponto!

Os outros comem?

Possivelmente o melhor a fazer é retirar o Alenquer ou então introduzir mais, para ele distribuir porrada por mais... lol

Os pequenos comem? Está tudo normal com eles? É que parece-me que eles também tendem a afastar os peixes mais frágeis!

• Replies 215
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

É isso mesmo... Ele manda e ponto final!

Os outros vão comendo, mas o Alenquer açambarca a maior parte... Neste momento o Blue Diamond e o que mais me preocupa, pois acho que é o que tem menos hipótese de chegar bem à comida.

De resto estão todos de boa saúde...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Quando me iniciei nos discus, o meu red melon (aquele todo laranja) era o que levava porradinha da velha, e agora é só o maior do aquário!!!

É que ele levava porrada, mas não se importava, comia até inchar!!! lol

Tu tens de ver se isso é só na altura do comida, se for, tenta espalhar o máximo possivel pela frente do aquário, e deixa estar... Desde que eles vão comendo... Não tem mal! Se começares a notar alguma coisa mais estranha, tens de colocar mais ou então separar o alenquer...

Não é só na altura da comida... é sempre que o alenquer apanha os outros à mão de semear... porrada.

Eles vão comendo e eu distribuo a comida por todo o lado para que haja mais hipóteses de todos comerem...

Vou estar atento e ver o que acontece, mas, provavelmente, vou comprar mais 2 ou 3 discus.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Não será pouco ,as noites tem sido muito frias.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Desculpa mas não percebi...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Estou a tentar explicar-te que 1 termostato é pouco porque as noites tem sido muito frias,e a diferença de temperaturas é mau para o metabolismo dos discus.

Artur Cordeiro @ Tukamen

Ummm... tenho estado atento ao termometro e nunca vi a temperatura descer abaixo dos 28º com este termostato novo que comprei...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

O que me preocupa mais neste momento é o facto do Red Alenquer não dar descanso aos outros dois...

Ontem nem vi o Blue Diamond comer. Acho que jám nem sai dos esconderijos e o Marlboro anda sempre a ser perseguido pelo alenquer...

Estou tramado...

Publicado:

Tenho lido imenso acerca da propalada voracidade dos discus nos vários tópicos do forum mas acontece que acho que os meus discus não demonstram lá grande apetite.

Isto com flocos e grão. Com a artémia ficam mais felizes, mas mesmo assim, nada de especial...

Metem a comida na boca, cospem, metem outra vez, cospem e assim por diante... não comendo grande coisa...

Acham que pode haver algum problema?

Publicado:

Os meus também não gostam muito de artemia ,preferem larva vermelha ou papa caseira .

Artur Cordeiro @ Tukamen

Boas,

Sobre o apetite, digo-te que o cuspir a comida não é nada bom sinal! Quanto antes, dá-lhes Metronidazol (ou Flagyl) na comida enquanto comem (1%). Exemplo: Desfazes 1/4 de comprimido por cada cubo de comida congelada, deixas descongelar bem (1 a 2 horas) juntas o medicamento, misturas bem e deixas absorver durante mais meia hora pelo menos, fazes isto durante uma semana. Obs.: Podes melhorar o paladar da comida, misturando Garlic (sumo de alho) da Seachem, pois é natural que eles não gostem muito do sabor do medicamento.

Sobre a agressividade dos discus, como tens aquário para isso, eu no teu caso juntaria mais um ou dois discus, já tive o mesmo problema quando tinha apenas 3 discus.

Em termos de quantidade mínima de discus, sugiro que leias isto:

Agressividade dos Discus

Abraço e boa sorte

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Muito obrigado pelas dicas J Rosado!

Provavelmente é o que vou fazer... pelo menos com dois deles, já que o blue diamond não o tenho visto comer...

Estou preocupado...

• 4 semanas depois...
Publicado:
Dois discus alvo de bullying

Tenho 3 discus com entre 5 e 8 cm e o maior de todos persegue constantemente os outros dois.

Nem sempre foi assim, mas esta semana o Red Alenquer tem passado o tempo todo a perseguir o Marlboro e o Blue Diamond, tanto que estes já se limitam a estar sempre encostados num canto do aquário, enquanto o Alenquer se passeia por todo o lado?

O que posso fazer para evitar o bullying do Alenquer?

Será que se inserir mais 2 ou 3 isto para?

isso já aconteceu por aqui... agarrei o agressor e meti-o de castigo no aquario dos escalares uns dias! quando voltou ao aquario dos discus parou de atacar e no fim de 2 horas muito sociavel com os outros! até hoje!

Publicado:

Isso esstá-me a dar uma ideia...

Se eu o separar dos outros por um dia ou dois pode ser que ao ser re-introduzido no aquário tenha uma postura diferente...

• 3 semanas depois...

Boas,

Parece que estas a ter o mesmo problema que eu, tinha 2 discus pequenos e o turquesa o que tem mais capado estava sempre a dar porrada no outro mas sempre se alimentou ignorava a porrada e comia na mesma, mas até que se cansava de levar porrada e se encostava a um canto logo não se estava a alimentar bem e ainda está meio magro, o que eu fiz foi arranjar mais um discu, ia com a ideia de comprar mais ou menos do mesmo tamanho mas lá acabei por encontrar um duas vezes maior que os outros e não resisti comprei o gajo meti-o no aquário e puff fez-se um cardume agora é vê-los andar de um lado para o outro sempre os 3 juntos com o grande a liderar, de vez em quando o turquesa lá tenta dar porrada no outro mas o grande vai lá e põe logo respeito acalmando ali as coisas mesmo assim o turquesa dá umas bicadas pelas costas no grande mal este se vira lá vai o turquesa a fugir e lá leva a bicada da praxe para aprender que não pode fazer o que quer com o tempo penso que o turquesa se vai habituar que já não manda ali mas que o gajo é tolo da cabeça, lá isso é tem uma personalidade muito engraçada só visto...

Já vi que o teu último post tem alguns dias, e então já resolveste isso? Como estão as coisas, já comem bem os teus discus? Isso de cuspir fora pode ser pelo simples facto de estranhar a comida e ainda se estar a habituar à mesma, para resolver isso deixas 2/3 dias sem comer e tu vês se eles não te comem, até pedras comem, estive a falar com uns entendidos nos discus e eles disseram-me para não medicar assim à sorte primeiro certifica-te do que é ao certo, pois o mesmo sintoma é para 30 diagnósticos diferentes, logo primeiro certifica-te do que é e depois sim deves medicar com o medicamento próprio, se realmente for necessário, senão os bichos passam a vida em medicamentos sem sequer precisar deles às vezes uma simples tpa com a subida da temperatura é suficiente mas não logo flagyl para dentro para não facilitar é a mesma coisa que tu dares um espirro e dar-te logo de seguida uma injecção de penicilina não te vai matar mas para quê andares sob efeito de medicamentos quando não era necessário? Posso estar a dizer asneiras mas é o que tenho visto e o que me disseram, o pessoal está sempre a massacrar os discus com medicamentos, encurtando a esperança de vida dos discus... Por exemplo já li tópicos que em 40 posts do user 30 estava a medicar os discus, os bichos não podiam ter um comportamento diferente ele logo banhos de medicamentos para dentro :thumbup3: a meu ver é um exagero mas também conforme os problemas vão aparecendo posso mudar a teoria, mas para já é esta ideia que espero seguir, "medicar só com certezas"...

cumpz

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Não foi preciso fazer absolutamente nada.

A hierarquia está definida. O Alenquer comanda os outros dois que já se habituaram a levar alguma porrada.

Já se alimentam bem e vão comendo todo o tipo de comida com clara preferência para a papa caseira e para a artémia congelada.

Entretanto comecei a misturar a artémia congelada com a comida de alho e o granulado para estes ficaram a "saber" um pouco a artémia. Andei a tentar enganá-los ehehehe... parece que se está a educar putos pequenos...

Planeio colocar mais 3 discus, mas ainda não me decidi sobre que estirpes, mas espero fazê-lo durante o mês de Maio/Junho. Com um cardume de seis a coisa fica composta...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Aqui vão algumas fotos novas!

gallery_18634_1850_258147.jpg

gallery_18634_1850_208723.jpg

gallery_18634_1850_37969.jpg

gallery_18634_1850_1168928.jpg

Espero que gostem!

Comentem!

Publicado:

Obrigado pelo coment!

E é isso mesmo... Estou à espera que a loja tenha mais plantas disponíveis. :)

Logo que as coloque, volto a colocar fotos!

• 4 semanas depois...

Aqui estão as novidades!

Turquesa, White Diamond, Leopard Snake Skin e Altun Flora (quase não se vê de tão pequeno que é).

gallery_18634_1850_808950.jpg

gallery_18634_1850_65242.jpg

gallery_18634_1850_16104.jpg

gallery_18634_1850_57423.jpg

gallery_18634_1850_32394.jpg

gallery_18634_1850_23405.jpg

gallery_18634_1850_81002.jpg

gallery_18634_1850_40665.jpg

gallery_18634_1850_111695.jpg

Editado por Apoxyomenos
Publicado:

Belos animais.

Artur Cordeiro @ Tukamen