JPAM Publicado Outubro 12, 2009 Share Publicado Outubro 12, 2009 (editado) Boa Tarde! Estou neste momento a planear o meu novo plantado, tenho vários aquários e quero agora fazer um pequeno plantado para ter em decoração no quarto! O sistema está planeado para ter aproximadamente 30Litros pois é o espaço e aquário que tenho planeado! Actualmente o sistema planeado é: Aquário 30L+/- (deverá ficar com uns 25 Reais) Substrato: Tropica (resto que tinha aqui em casa) Akadama (Resto que tinha aqui em casa) CO2 de Botija Luz 24W 6500k (tinha aqui em casa). Fauna: Possivelmente um pequeno cardume de Neons para dar movimento, cor e ajudar nos Nitratos Uns camarões (Red e Amano) Otocinclus (Mais uns que são das duvidas) Flora: Por determinar mas irá ter um tapete de Cuba e de Eleocharis parvula Anubias Nana Tudo plantas rasteiras para dar mais dimensão ao aquário! Todo o sistema está a ser planeado pois quero fazer as coisas com calma e planeado! Quero ter uma boa experiancia com plantados antes de passar para os aquários principais! Sei que para primeiro plantado um sistema tão pequeno vai ser complicado, mas isto foi devido a poupar o máximo possível com material que tenho aqui por casa e com o espaço disponível para o aquário. Agora as minhas dúvidas: Falaram-me de meter um LDA-25 (aka PitBull) para ajudar no caso das algas iniciais, como é o comportamento deste bicho com a Cuba por exemplo? Pergunto isto pois li que ele é muito activo e remexe o areão por completo! Qual é o nível ideal de Ferro para um plantado (falo em valores mínimos e máximos, cada caso é um caso) para não ter problemas principalmente com os camarões e aguentar as plantas! (Edit: Vi agora que é 0.2 e 0.5 num plantado, como será com os camarões?) Que fauna me recomendariam mais para ajudar na manutenção? Não quero caracóis e atenção ao tamanho do aquário e que já está perto do seu limite! Em ultimo caso não meto os Neons! 24W em 25 Litros, será 8horas de luz inicialmente um bom começo? (pouco ou muito?) Quando deverei começar a fertilizar com líquidos? Tenho lido que o primeiro a ser inserido é o potássio para ajudar a consumir os excessos, é assim tão linear? Quando? E o resto dos nutrientes? Quanto tempo é de estimar para o enraizamento e propagação da Cuba? Obrigado desde já pela vossa ajuda! Cumps Editado Outubro 12, 2009 por JPAM Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JPAM Publicado: Outubro 13, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 13, 2009 Alguém? Terei metido o tópico na zona errada e não ser frequentada pelas pessoas mais indicadas para me ajudarem? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Outubro 13, 2009 Share Publicado: Outubro 13, 2009 Olá. Respondendo às tuas perguntas: -LDA25 Se vais fazer um tapete de Cuba... esquece o lda... revoltava-te a Cuba toda... não dando tempo para a Cuba fixar as suas raizes. -Ferro Os niveis para um plantado... são sempre muito dificéis de medir... e muito imprecisos... o ideal é usares a quantidade recomendada pelo fabricante. Os camarões e as fertlizações... não se costumama dar bem.... mas cada caso... é um caso... existem relatos diferentes. -Fauna Para um aquario com 25 litros... tem de ser reduzida. Uns Ottos e meia duzia de cardinais ou neons. -a luz... depende sempre da quantidade de flora... e depois existem imensas variáveis... mas sim... 8 horas de inicio. Depois vais acertando. -A fertilização liquida. Se vais arrancar com um tapete de Cuba... sou da opinião... em começar logo a fertilizar de inicio... mas por baixo. A cuba é uma planta "gulosa" ... nitratos, ferro e micros. Só tens mesmo de ter atenção... a potenciais excessos de nutrientes... não consumidos. -A propagação da Cuba. Normalmente, quando compras a cuba nas lojas... ela vem na forma "emersa"... e demora pelo menos 1 mês para passar a forma "imersa". Portanto... a sua propagação... ao inicio.. é sempre extremamente lenta. Depois arranca e começa a lançar runners em força. Atenção a Akadama... convem ser da granolumetria reduzida. JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JPAM Publicado: Outubro 14, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 14, 2009 Obrigado pela tua resposta! Vou seguir os conselhos! Cumps PS: Muitos parabéns pelo teu aquário! Está mesmo muito bom! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JPAM Publicado: Outubro 14, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 14, 2009 (editado) Obrigado! Editado Outubro 15, 2009 por JPAM Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts