Duvidas Novo Plantado


JPAM

Recommended Posts

Boa Tarde! Estou neste momento a planear o meu novo plantado, tenho vários aquários e quero agora fazer um pequeno plantado para ter em decoração no quarto! O sistema está planeado para ter aproximadamente 30Litros pois é o espaço e aquário que tenho planeado! Actualmente o sistema planeado é:

 

Aquário 30L+/- (deverá ficar com uns 25 Reais)

Substrato: Tropica (resto que tinha aqui em casa)

Akadama (Resto que tinha aqui em casa)

CO2 de Botija

Luz 24W 6500k (tinha aqui em casa).

 

Fauna:

Possivelmente um pequeno cardume de Neons para dar movimento, cor e ajudar nos Nitratos

Uns camarões (Red e Amano)

Otocinclus

(Mais uns que são das duvidas)

 

Flora:

Por determinar mas irá ter um tapete de Cuba e de Eleocharis parvula

Anubias Nana

Tudo plantas rasteiras para dar mais dimensão ao aquário!

 

Todo o sistema está a ser planeado pois quero fazer as coisas com calma e planeado! Quero ter uma boa experiancia com plantados antes de passar para os aquários principais! Sei que para primeiro plantado um sistema tão pequeno vai ser complicado, mas isto foi devido a poupar o máximo possível com material que tenho aqui por casa e com o espaço disponível para o aquário.

 

Agora as minhas dúvidas:

 

:lol: Falaram-me de meter um LDA-25 (aka PitBull) para ajudar no caso das algas iniciais, como é o comportamento deste bicho com a Cuba por exemplo? Pergunto isto pois li que ele é muito activo e remexe o areão por completo!

;) Qual é o nível ideal de Ferro para um plantado (falo em valores mínimos e máximos, cada caso é um caso) para não ter problemas principalmente com os camarões e aguentar as plantas! (Edit: Vi agora que é 0.2 e 0.5 num plantado, como será com os camarões?)

:arrow: Que fauna me recomendariam mais para ajudar na manutenção? Não quero caracóis e atenção ao tamanho do aquário e que já está perto do seu limite! Em ultimo caso não meto os Neons!

:arrow: 24W em 25 Litros, será 8horas de luz inicialmente um bom começo? (pouco ou muito?)

:arrow: Quando deverei começar a fertilizar com líquidos? Tenho lido que o primeiro a ser inserido é o potássio para ajudar a consumir os excessos, é assim tão linear? Quando? E o resto dos nutrientes?

:arrow: Quanto tempo é de estimar para o enraizamento e propagação da Cuba?

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

Cumps

Editado por JPAM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Respondendo às tuas perguntas:

 

-LDA25

Se vais fazer um tapete de Cuba... esquece o lda... revoltava-te a Cuba toda... não dando tempo para a Cuba fixar as suas raizes.

 

-Ferro

Os niveis para um plantado... são sempre muito dificéis de medir... e muito imprecisos... o ideal é usares a quantidade recomendada pelo fabricante.

Os camarões e as fertlizações... não se costumama dar bem.... mas cada caso... é um caso... existem relatos diferentes.

 

-Fauna

Para um aquario com 25 litros... tem de ser reduzida. Uns Ottos e meia duzia de cardinais ou neons.

 

-a luz... depende sempre da quantidade de flora... e depois existem imensas variáveis... mas sim... 8 horas de inicio.

Depois vais acertando.

 

-A fertilização liquida. Se vais arrancar com um tapete de Cuba... sou da opinião... em começar logo a fertilizar de inicio... mas por baixo.

A cuba é uma planta "gulosa" ... nitratos, ferro e micros.

Só tens mesmo de ter atenção... a potenciais excessos de nutrientes... não consumidos.

 

-A propagação da Cuba.

Normalmente, quando compras a cuba nas lojas... ela vem na forma "emersa"... e demora pelo menos 1 mês para passar a forma "imersa".

Portanto... a sua propagação... ao inicio.. é sempre extremamente lenta. Depois arranca e começa a lançar runners em força.

Atenção a Akadama... convem ser da granolumetria reduzida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais