Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario 110cm/50cm/60cm com o seguinte equipamento:

-sump 60l

-escumador deltec apf600

-bomba de circulação tunze 6045

-Iluminação ati t5 4x39w

-luz ultra violeta 14w

-termostato 200w

-bomba de retourno tunze silente 2400l

-bomba de reposição aquamedic sp3000

-reservatorio 20l

Tou a penssar em comprar

9kilos de areia

15kilos de rocha viva

Queria saber a opinião do k acham , se é suficiente para ter peixes e alguns corais que não

necessitem de muita luz e se é o equipamento adequado.

Publicado:

Quanto a areia depende dos animais que pretendas. Nos EUA ha quem tenha aquarios sem areia nenhuma.

Mas areia de boa qualidade ajuda a manter o Ph estavel.

Eu nao recomendo as camadas de areia muito altas dentro do aquario. Ha quem defenda que sao muito boas para a desnitrificacao mas, por seguranca, penso que so devem ser usadas se for possivel retira-las rapidamente do sistema sem danificar o resto em caso de acidente. Uma DSB "furada" acidentalmente ira libertar gases nocivos que podem por todo o sistema em risco.

Num aquario com area de 110x50 ou 60 penso que 9kg nao sao muito relevantes. Experimenta espalhar a areia no fundo do aquario e ver o tamanho que representa. De 2 a 5cm penso que nao ha qualquer incoveniente. E com menos tambem nao. A menos que queiras algum animal em particular que precise de areia para se alimentar, esconder ou passar a noite.

Quanto a rocha viva depende muito da porosidade da mesma. Podes ter uma rocha muito densa e pequena com 15Kg como uma muito porosa e grande com os mesmos 15kg. Penso ser pouco para o aquario mas sera um bom comeco. Depois com o tempo podes adquirir mais ou comprar corais ja fixos a rochas maiores.

Quanto a luz, com 4x39W em T5 estas a vontade para peixes e corais. Em cima das rochas e mais proximo da luz ate podes pensar em corais duros SPS, no seu devido tempo e com mais circulacao. "No problem..."

O escumador parece-me ter sido uma boa escolha. Vais er alimentado por uma bomba ou directamente com a agua que cai do aquario para a caixa depuradora? Penso que deves saber que alem da bomba Aquabee que tras, precisa de uma bomba para meter agua la dentro ou entao ligas o escuamento do aquario para a caixa depuradora directamente a entrada do escumador. Nunca vi isso a funcionar assim mas penso ser possivel.

Cumprimentos

Rolim

Publicado:

Obrigado pela tua opinião é que é o meu primeiro de água salgada.

Sim para o retorno da água tenho uma bomba tunze 2400lh achas ,

que a furação de 50mm para a queda de água e 25mm para o retorno é uma boa opçaõ

Publicado:
Obrigado pela tua opinião é que é o meu primeiro de água salgada.

Sim para o retorno da água tenho uma bomba tunze 2400lh achas ,

que a furação de 50mm para a queda de água e 25mm para o retorno é uma boa opçaõ

Ola Bruno

A bomba de retorno sera para elevar a agua da caixa depuradora para o aquario. Eu procurava como vai circular a agua dentro doe scumador. O Deltec APF600 vem equipado com uma bomba Aquabee para provocar a turbolencia na agua e fazer sair muita porcaria com a espuma que provoca mas precisa de uma bomba para meter a agua que esta na caixa depuradora (sump) dentro do escumador.

Penso que tambems era possivel ligar directamente o tubo que tras a agua do aquario para a caixa depuradora ao escumador. Nunca vi fazer mas penso que seja possivel. Ja devo ter ouvido lar ou visto escrito em algum lado.

Quanto a furacao, ooohhh pergunta complicada...

Bruno, muito honestamente nao sei. Nao percebo nada de fisica.

A questao importante sera fazer correr a agua entre o aquario e a caixa depuradora sem impedimentos e sem "engarrafamentos". Se tiveres uma bomba excessivamente potente na reposicao em relacao ao escoamento ela vai tirar toda a agua da caixa depuradora para o aquario e podera transbordar agua salgada do aquario e queimar equipamentos a trabalhar em seco na caixa depuradora.

Eu penso que nao havera problema porque com a altura a bomba perde forca e nao acredito que estejam a circular 2400 litros por hora. Por outro aldo 50mm parece-me uma boa largura e dificilmente ira ficar bloqueado mas convem prever tudo e para a eventualidade de um acidente utilizaria o furo para passar o tubo de reposicao como laternativa, ou seja deixava o topo do aquario um pouco mais baixo do que o topo da coluna seca e assim, se o outro ficar bloqueado e a escuar deficientemente esse furo por onde passa o tubo da reposicao pode funcionar como auxiliar.

Eu penso que funciona bem. Mas espera pela opiniao de Membros mais habituados a trabalhar com caixas de reposicao.

O nosso primeiro aquario, em Janeiro de 2003, foi um Aquamedic Percula 90 que trabalha com o sistema de sexto vidro (na parte de tras existe uma zona reservada a trabalhar como caixa depuradora) e com um excelente escoamento e quanto a todos os outros aquarios que foram sendo montados e desmontados sempre trabalharam sem caixa depuradora e so este ano, em Agosto, foi montado o primeiro com esse sistema e onde esta um APF600. Embora eu pense que o teu sistema ira funcionar bem, atendendo a uma grande falta de experiencia e de conhecimentos espera por melhores opinioes.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Publicado:

Boa noite!

Desculpem estar a intrometer-me, mas rolim, este aqua tem 330L, e relativamente à iluminação, não deveria ter 1 W por Litro? Então a calha com 4x39W é pouco para corais certo?

Estou a perguntar, porque também me estou a iniciar na água salgada e o meu aqua vai ser de 340L.. e estava a pensar em colocar 2 calhas de 4x39W , se for possível =P

Publicado:

Boas vewinhah

Efectivamente a regra será a de 1W por litro mas isso será mais para corais duros SPS. Cada caso é um caso.

Num aquário de “110cm/50cm/60cm”

Se multiplicarmos 11x5x6 obtemos os 330 mas atenção que:

Este valor de dm3 aproximadamente igual a litros é aproximadamente

O aquário não será cheio até transbordar

Ira levar areia e rocha o que reduz o espaço dentro

No fundo irá ficar seguramente com menos de 330l.

Com 4x39W temos 156W de luz o que representa um pouco mais de 0,5W por litro, o que não esta mau.

Penso que funciona perfeitamente para corais moles e mesmo duros LPS. No caso dos duros SPS que são mais exigentes em luz e corrente podes fixa-los no cimo da rocha, mais próximos da luz.

Faz alguns anos que eu li numa revista americana que estamos a utilizar excesso de iluminação nos nossos aquários e com grande desperdício porque nãos era integralmente aproveitada pelos corais. Uma vez que para a semana vou entrar de ferias durante 3 semanas vou tentar procurar por essa revista e se a encontrar volto a ler o artigo para depois poderemos aprofundar a questão aqui.

Posso estar enganado na minha opinião, até me convencerem do contrário, mas penso que 150W de luz, devidamente distribuída, num aquário com menos de 300l será de sobra. Aguardemos por outras opiniões.

Cumprimentos

Rolim

Publicado:
Boas vewinhah

Efectivamente a regra será a de 1W por litro mas isso será mais para corais duros SPS. Cada caso é um caso.

Num aquário de “110cm/50cm/60cm”

Se multiplicarmos 11x5x6 obtemos os 330 mas atenção que:

Este valor de dm3 aproximadamente igual a litros é aproximadamente

O aquário não será cheio até transbordar

Ira levar areia e rocha o que reduz o espaço dentro

No fundo irá ficar seguramente com menos de 330l.

Com 4x39W temos 156W de luz o que representa um pouco mais de 0,5W por litro, o que não esta mau.

Penso que funciona perfeitamente para corais moles e mesmo duros LPS. No caso dos duros SPS que são mais exigentes em luz e corrente podes fixa-los no cimo da rocha, mais próximos da luz.

Faz alguns anos que eu li numa revista americana que estamos a utilizar excesso de iluminação nos nossos aquários e com grande desperdício porque nãos era integralmente aproveitada pelos corais. Uma vez que para a semana vou entrar de ferias durante 3 semanas vou tentar procurar por essa revista e se a encontrar volto a ler o artigo para depois poderemos aprofundar a questão aqui.

Posso estar enganado na minha opinião, até me convencerem do contrário, mas penso que 150W de luz, devidamente distribuída, num aquário com menos de 300l será de sobra. Aguardemos por outras opiniões.

Cumprimentos

Rolim

Pois.. realmente não tinha pensado nisso.. obviamente que os 330L é a capacidade máxima do aquário.. mas ao ter areia, rocha e outros elementos, o volume de água nunca será os 330L.

Obrigado pelo esclarecimento, deste-me uma optima noticia!

São mais uns €uros que ficam na carteira cheers