Melhorar água do meu aquário


Recommended Posts

O problema é o seguinte, eu queria ter a água do meu aquário mais limpida do que tenho.

 

Tenho cerca de 140 litros de agua (180 brutos) e um filtro que debita (teoricamente) 750 litros por hora.

 

Mas mesmo assim não sinto que o aquário esteja a ser suficientemente filtrado pois vejo muitas vezes particulas em suspensão, e já tive algumas vezes problemas com agua verde.

 

Tenho pensado com a chegada do Natal investir num novo filtro.

 

Mas como até que nem estou assim muito mal de filtragem estive a ponderar a Hipótese de um filtro uv.

 

Queria saber quais filtros uv existem no mercado a preço acessível e qual seria indicado para mim?

 

Eu não sei nada acerca deste assunto, só os seus benefícios.

 

Desde já obrigado

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

Que filtro tens ? Será que está tudo bem instalado ? Com que periodicidade fazes a manutenção do filtro ?

Segundo o que tenho lido, o caudal processado pelo filtro deve ser pelo menos 2x a capacidade do aqua e muitos seugerem que quanto + próximo das 4x melhor.

Posso-te dizer que para um aqua que tenho com 450 L um filtro de 1200 L/h é claramente insuficiente. Tive que meter um 2º para ter a água em boas condições.

Relativamente ao filtro UVC, o dito cujo não te vai retirar as partículas que vês em suspensão a olho nu. Em vez disso mata germes, algas e outros micro-organismos em suspensão.

Se procurares , encontrarás vários tópicos aqui no fórum que explicam para que finalidades se pode usar um filtro UVC.

Verás que o filtro que deverás escolher (caso precises de facto de um) depende do objectivo a que te propões (destruição parcial de germes ou esterilização) vs a dimensão do teu aquário.

Quanto maior o efeito pretendido, menor o caudal que deverá passar no filtro UVC. Consegues regular o caudal de saída no teu filtro externo ? Se não conseguires, poderá ser necessária uma bomba auxiliar com a qual consigas regular o caudal à medida do que pretendes num circuito independente do da filtragem.

Se espreitares aqui vês por exemplo de info relativamente aos UVC da JBL:

_http://www.jbl.de/factmanager/frame_page.php?action=show&PageMode=2&IdType=2&Id=490&linklabel=AquaCristal+UV-C

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso das particulas pode ter a haver com a disposiçao dos tubos do filtro, deves sempre por a parte que suga a agua no lado contrario da que a liberta, ou seja se pois a parte que suga a agua do lado direito a parte que liberta a agua deve estar do lado esquerdo.

 

Cumps

 

 

 

Meu Aqua :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

Naturalmente que a colecta e a devolução de água não devem estar perto uma da outra no aqua.

Em boa verdade a água não é sugada pelo filtro. A água desce até ao filtro por acção da gravidade e o filtro devolve-a ao aquário empurrando-a.

Normalmente as cabeças/tampas dos filtro têm apenas uma posição correcta. Um erro comum é colocá-las numa posição incorrecta o que origina má filtragem.

Outra coisa importante é a ordem porque se colocam as matérias filtrantes no copo do filtro. Neste ponto nem os fabricantes estão de acordo.

Seguindo a ordem de circulação (entrada->saída) de água dentro do filtro uns colocam:

-> esponjas, lã, e cerâmicas.

Outros colocam:

-> cerâmicas, esponjas e lã.

Da minha experiência tanto um esquema como o outro funciona. Tem é que se instalar o material correctamente e fazer manutenção adequada.

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah eu tenho o sugador e o que envia do mesmo lado, pois acho que assim fica melhor pois ela vai la para o fundo e retorna para o sugador.

 

Já tive da outra maneira muito tempo e os resultados foram identicos.

 

Eu tenho um externo que debita 750 l/h para 180 litros mas mesmo assim a agua nunca me fica cristalina e eu nunca deixo sequer chegar a um mês entre limpezas.

 

Limp-o de 3 em 3 semanas e as vezes 4, mas raro.

 

Eu já tive problemas de agua verde, e isso é o que de volta e meia me trás problemas, de resto algas nos vidros e isso nunca tenho nada.

 

Acho que o uvc vai mesmo ser o indicado.

 

PReços alguém sabe o que me espera?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, ao filtro!

 

Tpas é semanais nem eu sei de quanto.

 

mas no mínimo existe uma renovação de 70 litros da agua durante uma semana num aquario com no maximo 140 litros uteis...

 

Não tudo de uma vez, mas faseado, 25 litros aqui, mais 25 ali.

 

Hoje por exemplo foi 25 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok, ;)

 

 

 

é assim nao quer dizer que retirar 50% da agua do aqua por semana vá ser prejudicial ao ponto de causar danos na fauna e flora , mas é um pouco exagerado pois assim nao tas a deixar com k haja um desenvolvimento e equilibrio "natural" dos nutrientes na agua, ou seja estao sempre a entrar e sair grandes quantidades de nutrientes, n havendo portanto um equilibrio.

No meu de 200l( 180 uteis) substituo por semana 40 /50 litros

Cumps

 

 

Meu Aqua :blush:

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso das particulas pode ter a haver com a disposiçao dos tubos do filtro, deves sempre por a parte que suga a agua no lado contrario da que a liberta, ou seja se pois a parte que suga a agua do lado direito a parte que liberta a agua deve estar do lado esquerdo.

 

Cumps

 

 

 

Meu Aqua :)

 

 

essa disposição a que te referes faz de facto diferença na questão da filtração do aqua?

é que tb tenho esse problema de particulas em suspensão e por vezes acho que é de ter o caudal do filtro demasiado elevado (eheim 2217). e tenho ambas a sucção e despejo juntas no mesmo lado do aqua e estou em duvida se devo ou não separa-las......

que me dizem.....??

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(marcospvz @ Oct 12 2009, 01:07 PM)

Boas, isso das particulas pode ter a haver com a disposiçao dos tubos do filtro, deves sempre por a parte que suga a agua no lado contrario da que a liberta, ou seja se pois a parte que suga a agua do lado direito a parte que liberta a agua deve estar do lado esquerdo.

 

Cumps

 

 

 

Meu Aqua

 

 

 

essa disposição a que te referes faz de facto diferença na questão da filtração do aqua?

é que tb tenho esse problema de particulas em suspensão e por vezes acho que é de ter o caudal do filtro demasiado elevado (eheim 2217). e tenho ambas a sucção e despejo juntas no mesmo lado do aqua e estou em duvida se devo ou não separa-las......

que me dizem.....??

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , faz diferença, eu vou pesquisar o tópico onde li isso e ja te envio.

Mas por experiencia propria eu dantes tambem tinha do mesmo lado e mudei e deixei de ter essas particulas, há certos aquas em k essas particulas nao passam de pequeninas bolhas de ar e quanto a essas so mesmo diminuindo a agitaçao da agua.

A explicaçao de ter a de sucçao e despejo de agua em lados opostos é ter uma circulaçao correcta da coluna de agua , o que vai facilitar a filtragem.

 

Cumps

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao encontrei o que queria mas este tambem serve : Link de ajuda

 

Cumps

 

Meu Aqua

 

 

ok muito obrigado....

 

vou experimentar separar as posições... é indiferente certo? já agora a flauta (despejo) deve ficar abaixo, acima ou ao nivel da superfície?

 

 

cumps

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim desde que estajam em lados opostos, isso da flauta depende d teu objectivo, se pretenderes aumentar as trocas gasosas na agua poes ao nivel d forma a agitar mas a agua, abaixo do nivel irá ajudar nao cria zonas "moras de corrente, zonas onde costuma apaecer algas , ou onde se depositam detritos, acima do nivel da agua irás oxigena-la.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.