Mvitorino Publicado Outubro 11, 2009 Publicado Outubro 11, 2009 --- boas pessoal ---tenho uma questão para vos colocar --- um familiar tem um betta macho dentro de um pequeno aqurio --- de cerca de 5 litros, o que acontece é que o animal está a ficar sem cor, com os olhos inchados e ventre tambem inchados --- a água tem sido mudada dentro da normalidade, sem abusos! --- o que devo fazer? --- obrigada a todos --- cordialmente Mvitorino
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 11, 2009 Publicado: Outubro 11, 2009 Com todos esses sintomas não vai ser fácil ele escapar. Parece ter pelo menos 3 doenças distintas. Pede para verificar se também tem as escamas eriçadas na zona do ventre. Tudo indica que ele ficou nesse estado devido a água poluída, com restos de comida e os detritos do próprio peixe. Para que haja uma qualidade razoável de água num aquário de 5 litros deve aspirar-se o lixo(detritos e restos de comida) do fundo do aquário 2 vezes por semana. Deve ser reposta a água retirada. O ideal seria que a cada dessas 2 vezes fosse retirada cerca de 50% da água. Nunca fazer uma troca total de água. (É o que faço nos meus e até agora não tenho tido problemas graves) Podes dizer-lhe para começar a fazer tratamento com Esha 2000. Se o betta ainda comer, diz-lhe que o alimente com comida viva ou congelada. É mais saudável e ajuda na recuperação. P.S Uma foto do betta era porreiro, para ver se o salvamos. Embora como já disse em cima pelos sintomas todos que apresentaste, não será fácil. A minha mascote
Mvitorino Publicado: Outubro 11, 2009 Autor Publicado: Outubro 11, 2009 Com todos esses sintomas não vai ser fácil ele escapar. Parece ter pelo menos 3 doenças distintas. Pede para verificar se também tem as escamas eriçadas na zona do ventre.Tudo indica que ele ficou nesse estado devido a água poluída, com restos de comida e os detritos do próprio peixe. Para que haja uma qualidade razoável de água num aquário de 5 litros deve aspirar-se o lixo(detritos e restos de comida) do fundo do aquário 2 vezes por semana. Deve ser reposta a água retirada. O ideal seria que a cada dessas 2 vezes fosse retirada cerca de 50% da água. Nunca fazer uma troca total de água. (É o que faço nos meus e até agora não tenho tido problemas graves) Podes dizer-lhe para começar a fazer tratamento com Esha 2000 . Se o betta ainda comer, diz-lhe que o alimente com comida viva ou congelada. É mais saudável e ajuda na recuperação. P.S Uma foto do betta era porreiro, para ver se o salvamos. Embora como já disse em cima pelos sintomas todos que apresentaste, não será fácil. tambem tem o ventre inchado e as escamas eriçadas! eu diria que é hidropsia abdominal mas de bettas sou leigo por isso solicito a vossa ajuda!
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 12, 2009 Publicado: Outubro 12, 2009 tambem tem o ventre inchado e as escamas eriçadas! eu diria que é hidropsia abdominal mas de bettas sou leigo por isso solicito a vossa ajuda! Pois já perguntei por desconfiar disso mesmo. Até hoje tive duas fêmeas bettas com hidropsia, uma apesar de tudo o que fiz, acabou por morrer. A outra fui um pouco mais longe nas minhas experiências e piquei-a na barriga com uma agulha na barriga, com muito cuidado, para não atingir nenhum orgão. Até agora ela está bem. Come bem e ainda não voltou a inchar. Vai fazer terça feira uma semana. Ainda é cedo para dizer se vai continuar a estar bem, mas para já está bem. Se ele quiser tentar fazer o mesmo pode ser que consiga que ele sobreviva. E que faça o tratamento com Esha 2000 é importante que seja feito. Boa sorte. A minha mascote
sergealain Publicado: Outubro 19, 2009 Publicado: Outubro 19, 2009 --- boas pessoal---tenho uma questão para vos colocar --- um familiar tem um betta macho dentro de um pequeno aqurio --- de cerca de 5 litros, o que acontece é que o animal está a ficar sem cor, com os olhos inchados e ventre tambem inchados --- a água tem sido mudada dentro da normalidade, sem abusos! --- o que devo fazer? --- obrigada a todos --- cordialmente Mvitorino Recuperou? /Serge
Rúben Ferreira Publicado: Outubro 19, 2009 Publicado: Outubro 19, 2009 Recuperou? A dele não sei, mas a minha está de perfeita saúde. E já lá vão quase duas semanas. A minha mascote
Recommended Posts