Tetras e tree frogs (rãs de arvores?!)


Recommended Posts

Ola a todos, sou novo por estas bandas...

Venho aqui falar com vocês e pedir ajuda se possível, ajuda essa para um novo projecto para o qual tenho pesquisado bastante, mas como algumas perguntas continuam sem respostas infelizmente, venho aqui expor o meu caso, aparentemente peculiar, dado a falta de informação concreta pela web.

 

Ora então recentemente comprei um aquário para o meu quarto.

 

Aquariooriginal.PNG

 

Ao inicio com a ideia de fazer um aquário com alguns variados tetras, e talvez um ou outro coabitante compatível, na altura pensando apenas em peixes...

Mas no entanto, já há bastante tempo brincava com a ideia de fazer um comunitário com anfíbios e peixes, pesquisando pela internet, procurei por variados anfíbios que poderiam coabitar com os peixes, depressa cheguei à conclusão que apenas rãs poderiam ser candidatos para tal coisa, algo que já sabia de antemão poderiam coabitar com peixes, pois numa visita ao aquário Vasco da Gama observei por lá um aquaterrário com algumas rãs e gupies.

 

Depois de muito pesquisar e coçar a cabeça, veio-me a ideia de fazer em acrilico um topo para o aquário que havia comprado pois é bastante baixo para acomodar ambos sem abdicar de MUITOS litros de água, algo de que não quero de todo abdicar sendo o aquário por si já mais pequeno do que gostaria. Nisto fiz este pequeno projecto:

 

Aquario.PNG

 

A altura do topo ainda preciso de alguma informação para julgar se seria suficiente, pois felizmente para cima posso ainda aumentar bastante, estando apenas limitado no espaço para a largura do aquário (dai apenas 30cm de largura).

 

Ora depois de algumas pesquisas engracei com alguns sapinhos/rãs (ainda não estou muito certo do que são pois a informação que encontro é sempre em inglês)

 

A minha ideia final é de montar um aquaterrário tal como está na última imagem com uma ilha:

 

Ilha.PNG (mais ou menos algo assim)

 

Bem junto ao rebordo do aquário original para aproveitar ao máximo a litragem do aquário para poder criar uma boa casa para dois ou três pequenos cardumes de tetras.

 

Ora agora ocorre-me então a questão de escolher quais os anfíbios com o intuito de escolher os mais apropriados ao ambiente em questão e preparar o melhor possível a sua nova casa.

 

Já li relatos algo vagos de que a espécie Kassina maculata se dá bem com o tipo de peixes que pretendo e em último caso optarei por estes pequenos, mas no entanto gostei bastante da espécie, Leptopelis uluguruensis, apaixonei-me pelo seu aspecto e já procurei bastante sobre os cuidados necessários e tudo o mais que me parece ser em muito similar aos cuidados com os kassina, agora o meu problema é, sendo eles também da mesma "categoria" de "rã de arvore" como os kassina e pequenos o suficiente para muito provavelmente os peixes serem grandes demais para serem comidos por eles, gostaria de sabe a vossa opinião sobre isso.

 

Outra questão que tenho é também sobre a quantidade de água, eles não terão problemas por o "lago" ser muito profundo? Isto claro tendo em conta que a ilha artificial seria feita com algumas praias a pensar na facilidade para que eles saiam da agua.

 

Tenho depois também a questão da iluminação que terá de ser suficiente tanto para a vegetação em terra como dentro de agua, esta segunda obviamente em alguns sítios será insuficiente e serão as plantas plantadas tendo isto em mente, mas fico com dúvidas de como fazer uma iluminação eficaz para ambos, será a luz para o aquário muito forte para o terrário? Será que aquece em demasia o terrário, ou será o aquecimento pelo contrário insuficiente?

 

Peço desculpa por algumas perguntas um pouco parvas que fiz e provavelmente aqui farei a quem estiver disposto a me ajudar nesta minha nova aventura que estou MUITO empolgado para iniciar!

 

Desde já muito obrigado por todas e quaisquer respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um rico projecto, mas tens de ter em atenção 2 coisas:

1 - O acesso ao aquario

2 - a ligação entre o aquario e o terrário

 

 

Na minha modesta opinião, podias aumentar a altura da parte de cima. 25cms é manifestamente pouco, apesar de teres muito comprimento. Eu aumentaria uma nadinha mais, 35, 40cms de altura da parte terrestre já é muito bom.

 

Cuidado com a parte que liga o terrestre ao aquatico

Não pode ficar nada aberto, senão a bicheza, foge toda.

 

Quanto à fauna, com esse espaço todo seria absurdo não ponderares sequer Milk Frogs ou até mesmo Red eye tree frog.

Ambas são excelenetes para poderes manter aí.

As milk frogs ficam grandotas e as Red eye já não tanto.

 

Agora é mais uma questão de gostos.

 

No referente à iluminação, se esta for muito forte no terrario pode causar stress nos animais, por isso ou plantas muitissimo bem para criar zonas de penumbra, ou então terás de ponderar muito bem a parte da iluminação.

Uma hipotese será, pores uma calha de iluminação naquela porta que tens mesmo em cima do aquario, pelo que a meu ver será o melhor. Iluminas o aquario e as luzes do terrario, iluminarão o terrario.

 

Força nesse projecto.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta, alguns desses problemas me ocorreram e me preocupam, mudei um pouco o design do aquaterrario para um melhor acesso, e acho até que fica bem mais bonito, funcional, e muito melhor acesso(que era o que me preocupava).

 

AquarioAberto2.PNG

 

Estou agora a pensar fazer algo deste genero, e com cerca de 40cm (talvez 35 dependendo das necessidades da iluminação por cima do aquário), fico assim com bastante mais espaço no terrário.

 

A iluminação e escolha de plantas é o que me mais preocupa neste momento, de plantas quase nada percebo sobre as especies e tem-me sido dificil encontrar informação online, a iluminação é algo que pouca informação tenho também, e que preciso também pesquisar para saber que tipos de iluminação é necessário para o aquário e para o terrário, quais as diferenças e por ai adiante, preocupa-me também que as lampadas de aquario sobre as quais estava com mais esperança que fossem ser as indicadas para o projecto, possam não fornecer suficiente calor na área do terrário.

 

Fiquei algo espantado sobre a observação das especies, procurei um pouco sobre o milk frog, e realmente é um bichinho lindo, o red-eyed já conhecia, mas esse sempre pensei que não seria indicado para este projecto, até porque a minha experiência com rãs é nula e pelo que tenho lido são uma especie mais dificil de manter, pelo que me inclinei mais para hylas e hyperolius, um clown treefrog(Hyla leucophyllata) ou Hyperolius fusciventris(não encontrei o nome comum, será este uma especia rara?), pelo que tenho lido estas especies recomendam-se mais para iniciantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.