Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite a todos...

Tal como está no topico sou novo aqui no forum e no mundo da aquariofilia...

Tenho um terreno grande em minha casa e gostaria de fazer um lago mas não tenho ideia dos materiais e dos custos pois se a manutençao e construçao for demasiado cara tera de ficar para outra altura....

Passo entao a explicar o que queria...

seria algo com 3 metros de diametro e com 70cm de profundidade... ou entao algo do tipo rio um pequeno troço com 1,5 m de largura 5 ou 6 de comprimento e 70 cm ( o que for mais barato )

li aqui nalguns post que usam tela o que queria saber era se essa tela é o mesmo que "oleado" do tipo toldo de cafes mas mais grosso...???

a nivel de filtros e bombas o que precisaria para ter a agua minimamente limpa?

apenas queria algumas koi e umas tartarugas... tenciono fazer um abrigo para as tartarugas e

Editado por Ervilha
Publicado:

Boas. bem vindo. Com certeza que o pessoal vai ter gosto em ajudar.

bem o oleado NAO é o mesmo que a tela para lagos. a tela para lagos compra-se nos vendedores especializados ou em ultimo caso na net.és de que zona para te poder indicar?

se vais faser em tela e com esses tamanho de lago acho que so te precisas de preocupar em cavar o buraco e rezar pa nao ter o trabalho que eu tive a abrir o buraco a mao :music_singguitar:

a bomba tb nao e mt cara e nao gasta quase nada. a minha de 3600ts gasta 60W e custo menos de 60€ e é da laguna

os filtros é que sao caros caso compres ja feitos e mesmo assim arriscaste a nao ter o efeito desejado com filtros de compra.. eu fiz um a minha medida e tenho a agua limpinha .

ve o meu tópico , apesar do meu lago ser em betão(e se nao queres gastar muito dinheiro não faças em betão) e ficas com umas ideias do que se fez.

eu acho que tinha visto na altura que se fisesse em tela gastava cento e tal euros na tela.. ja n me lembro mt bem

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado: (editado)

um lago em pvc de 450l custa 100euros mas com tartarugas apanha no rio ums calhaus grandes e poem na parte baixapara elas irem para cima

boa sorte!!!!!!

Editado por hugo garcez

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

obrigado pelas respostas...

o lago em pvc vai ser o meu lago de reserva ( se nao tiver otra soluçao tem de ser assim)

eu cá em casa tenho 3 tanques em casa 1 para pizar o vinho outro para o alambique e outro a 70 metros de casa no meio do meu terreno....

O que esta mais afastado da casa não é utilizado desde que conheço o meu nome ou seja a 20 anos pelo menos....

tem algumas fissuras mas julgo que pode ser resolvido com algum cimento....

as medidas sao 133 comp 123 larg 120 altura .... retirei 20 cm à altura para dar margem e deume 1635 litgros estara certo???

gosto do sitio ond ele esta mesmo debaixo da minha nespreira e ao lado do meu poço de 9 metros de profundidade( reserva de agua para o lago posso fazer as mudas de agua que quizer.....

vou tirar umas fotos e se alguem me desse uma ajuda a mete-las agradecia....

Editado por Ervilha
Publicado:

vamos la tentar meter umas fotos

dsc00052hs.jpg

dsc00053vc.jpg

dsc00054a.jpg

dsc00055xr.jpg

dsc00056zc.jpg

dsc00057d.jpg

... tava a pensar fazer uma tipuh prateleira para por as plantas aquaticas...

digam de vossa justiça

boas. so vi as fotos depois de responder a outra mensagem....

epa nao te metas nisso do lago de pvc de 450l. Uma banheira leva a msma agua lool. e com esse preço de tela fases um lago o triplo ou mais.

esse tamque ke ai tens o idial é uns sacos de isolante . vem em po e juntas com agua tal como o cimento. custa 25€ um saco de pó de 25kg se metes cimento descola e parte outraves.e la vai a agua. o bom e com este esolante tapares as rachas e pintares o interio TODO do tanque como 2 ou 3 demaos com um pincel desses de pedreiro.

mas nao percebi. vais usar o tanque em vez d lago que ias construir?? esse tanque podes arranjar para por a criaçao que nao podes deixar junto com os adultos porque comem.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Respondendo a mensagem e aqui em simultaneo.....

não faço questao de ter carpas e tartarugas juntas.... vo tirar as fotos do terreno e por aqui para dar uma ideia....

o que penso fazer no tanque é uma experiencia... preparalo para levar agua e fazer primeiro aqui uma experiencia depois se tudo correr bem e conseguir captar a atençao dos meus pais( que tambem é bom ) ai sim fazia um laguito em condiçoes...

como os meus pais estao a fazer uns melhoramentos em casa se esta experiencia tiver corrido bem pode ser que para o ano no orçamento deles esteja tambem um laguito=)))))....

a vida ta dificil pssssssssssssssssss

deem umas ideias para tornar esta "coisa" em algo minimamente bonito....

tmaster muito obrigado

Editado por Ervilha
Publicado:

boas.Assim na primavera é a melhor altura de fazeres o lago. e em tela não sai muito caro.mesmo que faças a 15 € o metro quadrado de tela(valor da mais cara) sai muito mais barato que se fisesses em cimeto e ferro. e muito mais facil em termos de trabalho tambem.

quanto a esse tanque, com um saco de isolante de 25€ pois isso bom.. o meu lago levou 2 demaos e nem os tijolos se molham que estao por de traz. e ainda subrou isolante do saco de 25kg

ha o weber dry kf e ha outras marcas.. dis que que res isolante para tanques rachados numa casa de materiais de constuçao que eles sabem o que é. ha tambem um mais caro que é flexível tipo resina mas custa 80 e tal € . mas acho que nao é necessario.

ate a primavera vai juntando uns trocados que quando chegas la ja tens para o lago e ja os teus pais não tem de investir tudo, o que ajuda a tomar decisoes. Ca em casa funciona:P

cumps

Vivendo e aprendendo

Publicado:

1-TELESCOPIO-e um peixe comum que se em contra nas lojas com 5-6cm por 2,5 euros

2-PEIXE VERMELHO-e um peixe comum que se encontra nas lojas com 9-10cm por 2.5 euros

3-(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]-o (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] apanha-se nos rios

4-PLECOSTOMUS-encontra-se nas lojas com 15cm por 10 euros

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Publicado:

Boas cá estou com mais novidades.

Aquilo do tanque esqueçam... decidi avançar para o lago de tela... falei com o meu pai e ele cedeume uma parcela de terreno com 10 metros de comp por 5 metros de largo....

O que decidi fazer foi o seguinte... visto estar a chegar o inverno e os peixes e plantas poderem não se adaptar a tempo decidi ir construindo o meio envolvente primeiro.

Ou seja vou tronar o terreno plano pois e um pouco a descer ( 4% mais coisa menos coisa) ... transladar uma laranjeira pequena que nao esta no melhor sitio... arrancar e videiras... relvar o terreno e vou plantar algumas flores ou arbustos ainda n sei bem... vou tambem fazer o sistema de filtro ja vi aqui um feito com redes de varios diametros e depois pensei em fazer um compartimento em leca para filtrar melhor assim como aplicar uma luz uv ... tudo isto puxado por uma bombita que depois passará para uma cascata ( baixinha nada de muito alto 50 cm a 70 cm)...

Vou tb pondo algum dinheiro de parte para comprar a tela e as plantas.....

aqui estao umas fotos do terreno não liguem á bagunça mas o canil está a ser feito...

dsc00060h.jpg

dsc00059yr.jpg

dsc00062v.jpg

dsc00061y.jpg

Tive uma ideia em vez de tirar a laranjeira fazer dela uma ilha será que dá???

Logo a noite faço um desenho no paint para dar a minha ideia á critica...

Mandem ideias são sempre bem vindas

boas. tens um bom epaço. ke tamanho queres faser o lago?

para começar fiquei desorientado em relaçao a posiçao do sol. segundo me pareceu se foram tiradas a tarde ,tens ali sol o dia todo e nao podes usar a larangeira para faser sombra , certo?

se nao tens nenhuma arvore a faser sombra vai para o meio do terreno para te afastares das raizes que podem levantar a tela com o tempo. quando a brires o buraco ve se nao ha umas raise grossas para esse lado e se houver tenta curta-las mais longe de onde vai ficar a tela.

outra coisa que diseste em relacao a tratar do exterior 1º nao acho boa ideia , pois podes ate ter de meter uma maquina se tiveres pedras ou assim e depois parte-se tudo. msmo a tirar terra e a fazer o buraco vais faser estragos na paisagem do lago.

umas semanas a acarretar terra com o carro de mao e ta feito:P espero que nao tenhas pedras como eu:P

ps. nao faças uma ilha com a larangeira pois vai crescee e levantae a tela toda,alem de dificiltar a montagem da tela

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo