Recommended Posts

Publicado

Boas...

Tenho um camarão fantasma fêmea com milhares de ovos na barriga, mas não sei nada sobre a reprodução destes bichos...

quanto tempo levam os camarões a nascer dos ovos?

Abraços e ajudem Sff

Publicado:

"camarões fantasma" acaba por ser um nome comum a muitas espécies do género Macrobrachium.

Sei que algumas espécies são de ordem superior (ou seja, os ovos eclodem já como miniaturas dos pais) mas outras serão de ordem inferior (ou seja, os ovos eclodem para larvas que passam por muitos estágios antes de chegar a adultos).

A reprodução dos de ordem superior é mais fácil, desde que existam partículas de pequena dimensão, dejectos dos pais, pequenas algas ou folhas apodrecida, eles vão-se alimentado. A eclosão varia com a temperatura da água, no geral devem ser 3 a 4 semanas. Vêm-se desde que nascem, embora sejam tipicamente do tamanho de

cabeças de alfinete.

Quanto aos de ordem inferior, é muito mais complicado. Passam por fases com e sem locomoção própria, a alimentação inicial é com infusórios ou algas quase unicelulares, são tão pequenos que são mesmo muito dificeis de ver. O que normalmente acontece é que um certo dia, a femea vai aparecer sem os ovos, mas de resto, nicles.

Existem no entanto casos em que, pelas condições presentes no aquário, as larvas conseguem desenvolver-se. Normalmente em aquários grandes, já muito bem estabelecidos e pouco "lavados", com muitas algas uni e pluricelulares, e com organismos que podem servir para a alimentação das larvas. Ah, e já agora, sem predadores !

Uma pesquisa aqui no forum em "fantasma" trará muitos resultados. A primeira coisa será determinar qual a espécie !