bobby Publicado Outubro 9, 2009 Publicado Outubro 9, 2009 (editado) boas. sou recente na aquariofilia minimamente cuidada. todos dias estou em leituras no forum. ESTOU A ESPERA DE UM AQUA 120 L (onde o manual de aquafilia será seguido á risca. ciclo\TPa\testes etc) neste momento estou ja a bastante tempo com um de 40l . nunca fiz ciclo azoto.. raramente mudava a agua... i raramente lava.va o filtro .. sempre fervi tudo que ia la para dentro..até os peixes. lool nunca me morreu nenhum..muito estranho. meço sò o ph.. 7 certos! (agua de garrafao) . tenho um filtro SERA FIL 60 interno! PERGUNTA È : como o lavo sem causar danos em colonia de bacterias ou assim? --- lava.lo em agua das TPA certo! mais??... o filtro tem uma esponja e um saquinho com pedrinhas só. abraço Editado Outubro 11, 2009 por bobby Citar
Joana Maia Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 Mais nada... é isso mesmo, para não perderes as colónias de bactérias só tens mesmo de o lavar com água do aquário. Citar
biegas Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 boas. sou recente na aquariofilia minimamente cuidada. todos dias estou em leituras no forum. ESTOU A ESPERA DE UM AQUA 120 L (onde o manual de aquafilia será seguido á risca. ciclo\TPa\testes etc) neste momento estou ja a bastante tempo com um de 40l . nunca fiz ciclo azoto.. raramente mudava a agua... i raramente lava.va o filtro .. sempre fervi tudo que ia la para dentro..até os peixes. lool nunca me morreu nenhum..muito estranho. meço sò o ph.. 7 certos! (agua de garrafao) . tenho um filtro SERA FIL 60 interno! PERGUNTA È : como o lavo sem causar danos em colonia de bacterias ou assim? --- lava.lo em agua das TPA certo! mais??... o filtro tem uma esponja e um saquinho com pedrinhas só. abraço Ola, e bem vinda! Eu não te vou dizer nada, porque acho que já respondeste a tua própria questão . Citar Cumprimentos João Campos
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 Olá Bem vindo ao fórum. Não sabendo à quanto tempo tens o aqua de 40 litros e se nunca lavas-te a esponja, se calhar comprar uma não fazia mal nenhum. Que saco de pedras referes? São mesmo pedras? Boa sorte com o aqua maior e por favor não fervas os peixes. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Dani35 Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 sim essa de ferver os peixes ve la se nao o fazes com o de 120 litros lol Ja agora que peixes vais ter no aqua de 120 litros? Citar
alcaide Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 Eu lavo a esponja do meu filtro interno e sabem que mais é impossível matar as bactérias que lá estão... só sai mesmo a comida e restos de plantas as bactérias continuam na esponja... Citar ALCAIDE
biegas Publicado: Outubro 9, 2009 Publicado: Outubro 9, 2009 (editado) Eu lavo a esponja do meu filtro interno e sabem que mais é impossível matar as bactérias que lá estão... só sai mesmo a comida e restos de plantas as bactérias continuam na esponja... E convém lavar as esponjas, senão chega-se a uma altura que nem a agua passa por ela . A questão de lavar o filtro com agua das TPA's, é mais para evitar a lavagem com agua com cloro, o que supostamente pode matar bacterias.... A verdade é que eu também ja lavei mtas vezes com agua corrente, e nunca tive problemas com a filtragem biologica, nem nunca andei a ver ao microscópio se depois de uma lavagem com agua corrente elas continuam lá ou não. Mas isto de lavar com a agua das TPA's já é um método standard, e o pessoal já o faz assim todo e tem a sua lógica digamos. Eu acho que em relação ao sacos de pedras, se está a referir a carvão ativado. Editado Outubro 9, 2009 por biegas Citar Cumprimentos João Campos
otrebor76 Publicado: Outubro 10, 2009 Publicado: Outubro 10, 2009 boas. sou recente na aquariofilia minimamente cuidada. todos dias estou em leituras no forum. ESTOU A ESPERA DE UM AQUA 120 L (onde o manual de aquafilia será seguido á risca. ciclo\TPa\testes etc) neste momento estou ja a bastante tempo com um de 40l . nunca fiz ciclo azoto.. raramente mudava a agua... i raramente lava.va o filtro .. sempre fervi tudo que ia la para dentro..até os peixes. lool nunca me morreu nenhum..muito estranho. meço sò o ph.. 7 certos! (agua de garrafao) . tenho um filtro SERA FIL 60 interno! PERGUNTA È : como o lavo sem causar danos em colonia de bacterias ou assim? --- lava.lo em agua das TPA certo! mais??... o filtro tem uma esponja e um saquinho com pedrinhas só. abraço oi. perguntar e responder só demonstra que tens pesquisado! num aqua plantado, a não ser para efeitos de tratamentos, eu não usava o saquinho de carvão activado (presumo que as pedrinhas sejam pretas) porque o carvão activado vai absorver tudo, desde os metais pesados, venenos e até nutrientes para as plantas. e depois tens de mudar sistematicamente o carvão, pois ele após algum tempo esgota-se (continua lá, continua preto, mas não absorve nada) tenho 1 aqua de 115 litros plantado (fotos estão na minha galeria) e só te posso dizer uma coisa... Filtro biologico externo eheim 2213!!!!!!!!! hehe. acredita é do melhor mesmo! quando puderes adquire 1 desses que são do melhor em termos de qualidade preço. compras novo numa loja online tuga por uns 55€. compras na loja mais conhecida alemã por uns 46€ e vale a pena. Citar O meu Feedback aqui!
kitoso Publicado: Outubro 10, 2009 Publicado: Outubro 10, 2009 oi. perguntar e responder só demonstra que tens pesquisado! num aqua plantado, a não ser para efeitos de tratamentos, eu não usava o saquinho de carvão activado (presumo que as pedrinhas sejam pretas) porque o carvão activado vai absorver tudo, desde os metais pesados, venenos e até nutrientes para as plantas. e depois tens de mudar sistematicamente o carvão, pois ele após algum tempo esgota-se (continua lá, continua preto, mas não absorve nada) tenho 1 aqua de 115 litros plantado (fotos estão na minha galeria) e só te posso dizer uma coisa... Filtro biologico externo eheim 2213!!!!!!!!! hehe. acredita é do melhor mesmo! quando puderes adquire 1 desses que são do melhor em termos de qualidade preço. compras novo numa loja online tuga por uns 55€. compras na loja mais conhecida alemã por uns 46€ e vale a pena. boas ja agora amigo qual e o sit da tal loja mais conhecida alemã? abraço Citar
bobby Publicado: Outubro 11, 2009 Autor Publicado: Outubro 11, 2009 obrigado pessoal. tal como pensava NAO HA PROBLEMA se de vez em quando for lava.do com agua corrente. o ''tal saquinho'' do filtro parece.me entao pequenas pedrinhas de carvao.. ja nao deve estar activo (nao vejo nenhuma luzinha de ON ) ..maaaaas em breve 120 L Citar
Recommended Posts