Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos!

Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns a este fórum pelo seu conteúdo e pelo número de membros, parabéns!

Em segundo, a minha apresentação, chamo-me Avelino Nascimento, tenho 45 anos, sou motorista de táxi e um antigo "espécie de aquariófilo" ainda dos tempos de criança/adolescente que, por razões da vida, tive que abandonar o hobby, ao ponto de me esquecer o nome de algumas espécies de peixes e de plantas.

A vontade de ter um aquário voltou mas começou mal, ao colocar o areão ainda quente, da esterilização, dá-se um choque térmico e partiu-se (estalou-se) o fundo do aquário novinho em folha da Aquatlantis de 80x30x45.

O que devo fazer? Comprar outro?

Cumprimentos e obrigado,

Editado por Avelino Nascimento

Avelino Nascimento

Publicado:

Olá,

Bem vindo é pena ser logo com um azar/descuido desses.

Podes tentar levar o aquário a um vidraceiro que faça aquários e pedires para substituírem o vidro partido, ou se houver jeito para fazer, pode sempre retirar esse e colocar um novo.

Publicado:

A conteceu-me à dias estar a retirar uma calha do topo do aqua e uma das laterais rachar de cima a baixo.

Fiquei mesmo lixado.

E acontecer isso num aqua novo faço ideia como ficas-te!!!

Se tiveres jeito e se com o material adequado e com sorte à mistura, se conseguires retirar o fundo e substituir... boa sorte.

Pessoalmente antes de comprar um novo passava por uma loja de fabricantes de aquas (existem umas quantas por aqui, basta dar um salto aos patrocinadores) e tentava saber o que eles podem fazer, pode ser que até saia mais barato do que um aqua novo.

Há... bem vindo ao fórum.

Publicado:
Olá a todos!

Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns a este fórum pelo seu conteúdo e pelo número de membros, parabéns!

Em segundo, a minha apresentação, chamo-me Avelino Nascimento, tenho 45 anos, sou motorista de táxi e um antigo "espécie de aquariófilo" ainda dos tempos de criança/adolescente que, por razões da vida, tive que abandonar o hobby, ao ponto de me esquecer o nome de algumas espécies de peixes e de plantas.

A vontade de ter um aquário voltou mas começou mal, ao colocar o areão ainda quente, da esterilização, dá-se um choque térmico e partiu-se (estalou-se) o fundo do aquário novinho em folha da Aquatlantis de 80x30x45.

O que devo fazer? Comprar outro?

Cumprimentos e obrigado,

a melhor opção será talvez substituir o vidro.

calculo que um vidraceiro não tenha dificuldade de maior em fazer isso.

outra opção pode ser colar outro vidro por dentro, directamente em cima desse.

Publicado: (editado)

É isso mesmo o Joints tem razão.

Medes o vidro na largura e comp, isto dentro do aquário, convém deixares uma folguinha de uns cinco milimetros tanto na largura como no comprimeto (para depois meteres dentro do aquário, senão não entra e faz de tampa...)

Compras no Aki ou no leroy,cilicone próprias para aquários

Chegando a casa limpas muito bem ambos os vidros, para tirar algum tipo de gordura, senão não cola. depois podes passar uma camadazinha de cilicone onde está a racha, metes também a toda a volta, metes o vidro com CUIDADO, depois tornas a meter cilicone a toda a volta, (tem ao pé de ti antes de começares um copo com um pouco de sabonete liquido ou mesmo detergente da loiça) depois da cilicone metida passas o dedo no sabonete e vais passando a toda a volta do cilicone entre os dois vidros para "cela-los", assim fica direitinho. Vê se não ficou parte nenhuma sem a cilicone para não haver fugas de água. Esperas 24 horas e metes água,a cobrir o fundo tipoo 3 a 5 cms se tiver fugas vê e tira toda a água deixa secar bem e depois passas mais cilicone... se estiver bem PARABÉNS tens um áqua novo e reforçado. Boa SORTE.

Editado por Tânia Filipa

Eu sei...:)

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Publicado:

Olá :(

Para já, muito obrigado pela vossa ajuda!

Confesso que já tinha pensado na solução do joints e da Tânia Filipa, inclusive comprado o vidro em menores dimensões para o fundo no aquário antes de postar o meu post, só que o rapaz da vidraria daqui perto da minha zona, Marvila, disse-me que a única solução seria comprar ou mandar fazer outro aquário, porque também lhe tinha acontecido a mesma coisa à mãe, (não sei foi que parte do aquário) e que ao reparar com outro vidro e outro silicone, este não colara na silicone anterior (talvez por não limpar/desengordurar as partes a colar), então, pelas dúvidas, resolvi colocar o problema perante vós. Quando cheguei, dps do trabalho, a casa ia efectuar a reparação mas, antes que fizesse mais uma asneira, vim ver e ler as vossas respostas. Já está, amanhã coloco a água à mesma hora da colagem de hoje.

Uma vez mais, o meu muito obrigado a todos.

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:

cole o vidro no fundo com cuidado que fica bem!

reparei o fundo de um aqua de 1,20 so com silicone! sem vidro.

Só fiz um monte de silicone por cima da rachadela do vidro do fundo e nunca verteu, ainda usei o aqua uns anitos assim!

Já agora diga como ficou?

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

(...)

Já agora diga como ficou?

Olá, boa noite!

Passou as 24 horas, acabei de o testar, tem uma ligeira infiltração para uma das três espécies de caixas de ar que ficaram entre os dois vidros mas não saiu nada para fora... coloquei folhas de jornal por baixo e nem uma pinga... detectei o defeito (utilizei um aspirador doméstico para sugar a àgua e essa operação ajudou-me) é num dos cantos.

De qualquer das formas, vou secar/desengordurar e eliminar a infiltração para ficar mais descansado.

Obrigado e cumprimentos,

Editado por Avelino Nascimento

Avelino Nascimento

Publicado:
Olá, boa noite!

Passou as 24 horas, acabei de o testar, tem uma ligeira infiltração para uma das três espécies de caixas de ar que ficaram entre os dois vidros mas não saiu nada para fora... coloquei folhas de jornal por baixo e nem uma pinga... detectei o defeito (utilizei um aspirador doméstico para sugar a àgua e essa operação ajudou-me) é num dos cantos.

De qualquer das formas, vou secar/desengordurar e eliminar a infiltração para ficar mais descansado.

Obrigado e cumprimentos,

passa outro cordão de silicone por cima do que já está.

pega num taquinho de borracha, corta-o em bisel, tipo 8x8 mm a 45º dependendo da altura do que já tem e depois de passar o cordão, pincela-o todo com uma mistura de àgua e sabão e passa o taco de borracha a rapar.

isto garante que fica um acabamento bom e espalhas o silicone melhor.

o 2º vidro não ficou perfeitamente assente em cima do que está partido? a que chamas caixas de ar??

ou ficou folga entre os 2 vidros?

Publicado:
(...) ficou folga entre os 2 vidros?

Olá bigsmile

Sim caro joints, ficou folga entre os dois vidros!

Primeiro, coloquei a silicone nas estaladelas (o vidro ficou estalado em forma de "T deitado");

Segundo, em toda a volta do fundo do aquário apanhar somente o vidro (não em cima da silicone original) e a seguir, com a ventosa do meu GPS cheers coloquei o vidro novo (em menores dimensões) por cima e dividi as folgas por igual;

Terceiro, fiz o remate em toda a volta com a silicone da maneira que a Tânia Filipa descreveu.

Já está operacional, sem fuga nenhuma, conforme pode ver aqui

Já agora, agradecia também lá os vossos comentários :D

Obrigado e cumprimentos,

Avelino Nascimento

Publicado:
Olá :)

Sim caro joints, ficou folga entre os dois vidros!

Primeiro, coloquei a silicone nas estaladelas (o vidro ficou estalado em forma de "T deitado");

Segundo, em toda a volta do fundo do aquário apanhar somente o vidro (não em cima da silicone original) e a seguir, com a ventosa do meu GPS :flick_tongue: coloquei o vidro novo (em menores dimensões) por cima e dividi as folgas por igual;

Terceiro, fiz o remate em toda a volta com a silicone da maneira que a Tânia Filipa descreveu.

Já está operacional, sem fuga nenhuma, conforme pode ver aqui

Já agora, agradecia também lá os vossos comentários ;)

Obrigado e cumprimentos,

perguntei isso porque o vidro poderia ter ficado apoiado apenas nos laterais, o que levaria a que com o peso da àgua e hardscape o mesmo pudesse flectir e rachar novamente.

mas como tens o silicone que puseste nas rachadelas, o mesmo deverá ser apoio suficiente para que isso não aconteça.

Publicado:

posta fotos para ver como ficou ^^

--------------------

SeaBody: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138788

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!