Deiota Publicado Outubro 8, 2009 Publicado Outubro 8, 2009 (editado) Boas! tenho estas plantas e nao sei o nome delas... podem-me ajudar? 1 2 Obrigado Bjs Editado Outubro 8, 2009 por Deiota Citar
gervas Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 (editado) A primeira nao te sei responder. Mas a segundo eu diria que é Shinersia Rivularis, apesar de nao apresentar as folhas padrão para esta espécie, por experiência com esta espécie de planta, sinto me inclinado a dizer com quase toda a certeza de que de se trata desta espécie. Da minha experiência sei que em ambientes com uma fertilização deficiente, ou condições adversas para esta espécie, a planta responde através da produção deste tipo de folhas, por vezes mesmo avermelhadas. Fora isso na foto tens as típicas raízes a sair do ponto de inserção das folhas etc. Posso estar errado, mas tenho kuase a certeza que essa é uma Shinersia Rivularis em condições não totalmente de seu agrado=) Isto é a Shinnersia como eu no inicio a conseguia criar em condições nem sempre adequadas Esta é a mesma espécie em condições que gosta, muita luminosidade e fertilização Q.B. Editado Outubro 8, 2009 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Deiota Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 boas! a 2a disseram-me que seria esta: Ludwigia repens que achas? e a primeira esta: Ludwigia palustris Citar
gervas Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 (editado) Sim a Ludwigia tem folhas semelhantes, sem bem quem mais vermelhas. Quando eu comprei o meu primeiro pé de Shinnersia Rivularis, esta nao vinha identificada, questionei o dono da loja que me disse realmente se tratava de Ludwigia, no entanto quando no meu aquario nao se desenvolveu como um ludwiggia, e ao fim de algum as folhas da dita ludwiggia adquiriram a forma que viste na segunda imagem que eu postei. eu fiquei um pouco confuso, pois na altura ainda não conhecia esta espécie. Os meus vizinhos que sao também aquariofilistas fizeram o mesmo erro que eu a inicio, até que um deles descobriu que a ludwigia que eu tinha no meu aqua era na verdade Shinnersia. Isto é uma Ludwigia Palustris Esta especie habitualmente desenvolve uma cor vermelha e isto é uma Ludwigia Reppens O que te aconselho é esperares uns tempos, se a planta se aproximar destas imagens entao tens uma ludwigia em mãos, caso contrario se ela crescer e assumir as características da Shinnersia já sabes. Seja como for tens ai uma boa planta=) de longe Ludwigia é sem duvida linda, mas também nao acho a Shinnersia nada feia. À Partida a cor avermelhada pode levar-te a ti e a mim a pensar que pode ser ludwigia, mas não raras vezes a Shinersia também desenvolveu folhas avermelhadas( embora não tanto quanto a ludwigia), tanto nos aquários cá de casa como dos vizinhos a quem eu ofereci pés desta planta. O que eu faço na maioria das vezes que tenho duvida quanto a que espécie de planta um qualquer pé pertence, deixo a desenvolver, ou simplesmente passar algum tempo. Várias plantas desenvolvem-se de formas dispares de formas diferentes conforme a condição das águas. Toma por exemplo a Ceratopteris thalictroides que em meio acido desenvolve folhas muito finas, com ramos muito enredados e dobrados, que quando em agua básica desenvolve folhas bastante largas e com os ramos completamente esticados formando folhas grandes. Editado Outubro 8, 2009 por gervas Citar The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
Recommended Posts