Turtle Publicado Outubro 8, 2009 Publicado Outubro 8, 2009 Boa tarde, Sou novata e inexperiente no mundo da aquariofilia por isso, peço desde já desculpa por alguma observação ou pergunta "estúpida". Tenho 1 aquário de 19 litros, que enchi com 17 litros. Este aquário está equipado com um filtro mochila da Eheim, um aquecedor e 2 termómetros. 2 termómetros porquê?! Porque o aquecedor estava regulado para a temperatura de 27ºC e o termómetro digital apresentava cerca de mais 2,5ºC. Para tirar dúvidas, resolvi adicionar um termómetro de mercúrio. Neste momento, tenho o aquecedor regulado para 25ºC, o termómetro digital apresenta 27,5 ºC e o de mercúrio 29ºC. Resultado, fiquei ainda mais confusa. O aquário em questão foi preparado no passado sábado. A nível de plantas, tem 1 anúbia e 2 echinodorus tenellus. O peixe para este aquário será 1 Betta Splenders. Perguntas : - Quando posso colocar o Betta neste aquário? - Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua? - Que matérias filtrantes devo usar ? - Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ? - Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta? - Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua? Agradeço a vossa ajuda. Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância. Desde já, obrigada. Cumprimentos, Citar
NunoCAST Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Boa tarde, Sou novata e inexperiente no mundo da aquariofilia por isso, peço desde já desculpa por alguma observação ou pergunta "estúpida". Tenho 1 aquário de 19 litros, que enchi com 17 litros. Este aquário está equipado com um filtro mochila da Eheim, um aquecedor e 2 termómetros. 2 termómetros porquê?! Porque o aquecedor estava regulado para a temperatura de 27ºC e o termómetro digital apresentava cerca de mais 2,5ºC. Para tirar dúvidas, resolvi adicionar um termómetro de mercúrio. Neste momento, tenho o aquecedor regulado para 25ºC, o termómetro digital apresenta 27,5 ºC e o de mercúrio 29ºC. Resultado, fiquei ainda mais confusa. O aquário em questão foi preparado no passado sábado. A nível de plantas, tem 1 anúbia e 2 echinodorus tenellus. O peixe para este aquário será 1 Betta Splenders. Perguntas : - Quando posso colocar o Betta neste aquário? - Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua? - Que matérias filtrantes devo usar ? - Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ? - Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta? - Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua? Agradeço a vossa ajuda. Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância. Desde já, obrigada. Cumprimentos, Boas, sugiro que comeces por ler isto: Manual Se continuares com duvidas forca! Citar FEEDBACK
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Olá boa tarde, Perguntas : - Quando posso colocar o Betta neste aquário? Quanto tiver terminado o ciclo do azoto. - Por onde me devo regular para saber a temperatura do aqua? Os dois termómetros estão ao lado um do outro? se possível pegue nos dois e leve-os a outro aquário (loja, amigo) e teste com um que já lá esteja. - Que matérias filtrantes devo usar ? Esponjas, lã branca, cerâmicas (substrat pro). Depois terá outras opções, como resinas, carvão activado, ect - Devo adicionar alguns tratamentos à agua além do que elimina o cloro ? Depende do tratamento que faz. - Posso colocar mais algum peixe, junto ao Betta? Em 17 L é complicado. - Falta alguma coisa ou há alguma coisa errada neste aqua? Ser pequeno Agradeço a vossa ajuda. Conselhos, alertas, avisos, dicas....tudo será da maior importância. Desde já, obrigada. Cumprimentos, Força. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Turtle Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 Boas, sugiro que comeces por ler isto:Manual Se continuares com duvidas forca! Obrigada pela sugestão. Eu já li esse manual e outras informações mas, continuo com muitas dúvidas. Li algures que se deve introduzir um peixe resistente para acelarar o ciclo. Sendo o Betta um peixe resistente, fico sem saber se espero mais algum tempo ou se posso introduzi-lo no aqua a qualquer momento. Sinto um pouco "loira burra" mesmo não sendo loira !!!!!!!!!!!!!!! Peço desculpa, pela ignorância. Obrigada. Todos os conselhos e sugestões serão bemvindos. Citar
NunoCAST Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Obrigada pela sugestão.Eu já li esse manual e outras informações mas, continuo com muitas dúvidas. Li algures que se deve introduzir um peixe resistente para acelarar o ciclo. Sendo o Betta um peixe resistente, fico sem saber se espero mais algum tempo ou se posso introduzi-lo no aqua a qualquer momento. Sinto um pouco "loira burra" mesmo não sendo loira !!!!!!!!!!!!!!! Peço desculpa, pela ignorância. Obrigada. Todos os conselhos e sugestões serão bemvindos. Para que submeter um peixe a niveis que para ele podem ser toxicos? para acelerar o ciclo? naaa, acho que nao vale a pena ele sofrer porque nos temos pressa! Citar FEEDBACK
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Bem vinda ao forum. De facto é muito bom que tenhas escolhido um betta para o aqua de 19 litros, pois esses peixes sofrem imenso nos cubos onde são "acomodados". Quanto ao ciclo, como tudo na vida, demora o seu tempo. Tem de se dar tempo para que as bactérias se fixem no filtro/substrato, etc. Existe quem coloque bactérias sob a forma de produtos, quem coloque comida, quem coloque o peixe. Quanto à questão do peixe "resistente" depende igualmente como ele já venha da loja, pois podes ter todas as condições no teu aqua, mas se a loja não tem um cuidado acrescido na sua manutenção, então o peixe pode já vir "condenado" da loja. Se reparares tens o aqua a funcionar à menos de uma semana e terás que ter atenção se o ciclo é concluido, que no teu caso se for feito tudo de acordo com as "regras" mais rapidamente o mesmo é feito, no entanto terás o inverso, o aqua sujar-se-á mais depressa e o facto de pensares em colocar mais peixes é sempre muito arriscado pela volumetria do aqua. Boa sorte e para além de verificares os termómetros, vê lá o aquecedor, pois poderá estar com problemas, uma vez que está a aquecer mais a água do que aquele valor que escolhes. O aquecer é novo? Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Turtle Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 Olá boa tarde, Força. Os dois termómetros encontram-se em lados opostos. Lamentavelmente, não tenhocomo comparar com outros termómetros em funcionamento. Tenho conhecimento da existência de algumas dessa matérias filtrantes mas, não sei como usá-las. Onde colocá-las e em que circunstânias. À água da torneira adiciono "Tetra Aquasafe" ou "Sera Aquatan". Sim, eu tenho consciência que poucos ou nenhuns peixes posso adicionar a aqua de reduzidas dimensões e que tem um Betta mas, pensei que talvez juntar 2 ou 3 peixes pequenos de fundo não fosse mau de todo. Embora, eu não saiba que peixes seriam esses. Sim, eu sei que com um aqua de dimensões reduzidas pouco posso fazer e que é mais dificil de manter. Contudo, se os meus conhecimentos e experiências são nulos não faz sentido eu investir num aqua maior e sacrificar com os meus erros e inexperiência peixes e plantas.....etc. De momento, esta é a minha realidade. Todos os conselhos, ajudas e dicas serão benvindos. Obrigada. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 As matérias filtrantes colocam-se nos filtros, nos espaços criados para o efeito. Essas matérias filtrantes permitem uma fixação maior de bactérias e ao mesmo tempo uma maior retenção de sugidade proveniente da alimentação e sugidade do aqua. Quanto aos peixes a serem colocados, terás que ter atenção que o betta é muito sensivel a peixes "vistosos". Peixes de fundo corydoras. Mas mais uma vez refiro e como tu igualmente também sabes, o aqua é muito limitativo quanto a espaço para mais peixes, no entanto é como dizes: vai aprendendo e ariscando pouco e principalmente: diverte-te e tira alguma satisfação do aqua. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Turtle Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 Bem vinda ao forum. De facto é muito bom que tenhas escolhido um betta para o aqua de 19 litros, pois esses peixes sofrem imenso nos cubos onde são "acomodados". Quanto ao ciclo, como tudo na vida, demora o seu tempo. Tem de se dar tempo para que as bactérias se fixem no filtro/substrato, etc. Existe quem coloque bactérias sob a forma de produtos, quem coloque comida, quem coloque o peixe. Quanto à questão do peixe "resistente" depende igualmente como ele já venha da loja, pois podes ter todas as condições no teu aqua, mas se a loja não tem um cuidado acrescido na sua manutenção, então o peixe pode já vir "condenado" da loja. Se reparares tens o aqua a funcionar à menos de uma semana e terás que ter atenção se o ciclo é concluido, que no teu caso se for feito tudo de acordo com as "regras" mais rapidamente o mesmo é feito, no entanto terás o inverso, o aqua sujar-se-á mais depressa e o facto de pensares em colocar mais peixes é sempre muito arriscado pela volumetria do aqua. Boa sorte e para além de verificares os termómetros, vê lá o aquecedor, pois poderá estar com problemas, uma vez que está a aquecer mais a água do que aquele valor que escolhes. O aquecer é novo? Obrigada, pelas dicas e conselhos. O aquecedor é novo. É da Eheim, tem termóstato e regulador de temperatura. Aparentemente está a funcionar mas, não consigo avaliar mais que isto. Comprei-o online na Pet4you por isso, não posso deslocar-me à loja e estar a enviar para ser analisado implica mais custos para mim e fico privada do seu uso. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Uma das razões da diferença de temperatura nos termostatos poderá ser pelo facto de estarem em locais diferentes, coloca-os juntos e verifica. Podes sempre colocar Ottos, de peixes pequenos não me lembro assim de mais nenhum. Ao contrário do que se pensa, pode-se fazer muito e muita coisa com um aquário pequeno, basta reparar nos nanos, o problema não é esse, é a fauna e manter os parâmetros da água em níveis normais torna-se mais complicado. Para fazeres o ciclo basta ires deitando comida (muito pouca) que ele inicia e vais deitando sempre comida. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
NunoCAST Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Em relacao ao termostato, quase de certeza que é normal, de quantos watts e ele? tenho um de 100w num aqua de 30 litros, e tambem me acontece o mesmo, alguns ate da para calibrar essa diferenca usando para isso um parafuso no proprio termostato. Citar FEEDBACK
Turtle Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 Em relacao ao termostato, quase de certeza que é normal, de quantos watts e ele? tenho um de 100w num aqua de 30 litros, e tambem me acontece o mesmo, alguns ate da para calibrar essa diferenca usando para isso um parafuso no proprio termostato. O Aquecedor é este : Eheim Jager aquecedor de precisão 25W Os termómetros são : - Termómetro de mercúrio "Sera" Precision - Termómetro digital Aqua Medic T Meter Citar
Recommended Posts