Recommended Posts

Publicado

boas! como é que voces sabem se os escalares femea estão prestes a fazer a postura. quais sao os sintomas que eles apresentam???

Hugo M. Viana

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Publicado:

Tudo bem

Olha os meus poseram hoje uma postura e eu já andava a desconfiar pois eles afastaram-se dos outros peixes e não deixavam ninguem se aproximar da folha que foi a eleuta para a postura deles, onde eles a limpavam fortemente hoje de manhã antes de por os lindos ovos meios acastanhados.

Espero que te tenha ajudado.

Publicado:

Boas,

Básicamente é isso.

Eles começam a limpar o local onde irá ocorrer a desova e desde logo traçam um linha divisória no aqua impedindo que outros peixes passem por lá. Normalmente desovam numa folha mas também podem desovar nos vidros, termoestatos, filtros etc.

Se for um aqua comunitário deves assim que possível ou seja umas horas após a desova transferir os ovos e os pais para um outro aqua com àgua deste e com as mesmas condições se quizeres que a postura vingue.

No caso de usares uma maternidade, colocas lá os ovos e junta uma pedra difusora ligada a uma bomba de àr para oxigenar os mesmos, quando aparecerem ovos brancos (não fecundados) deves retira-los de imediato e junta à agua um pouco de antifungos.

Pesquisa que encontras muita informação no forum.

Cumprimentos,

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Como já foi dito, é fácil de saber quando um casal de escalares está nos "preliminares" para uma postura.

Começam por ficar muito mais territoriais em relação aos outros habitantes do aqua, passam muito tempo a escolher/limpar a folha onde vão fazer a postura e a fêmea fica com o "pipo de fora" (não sei como lhe chamar mais correctamente).

Amor é... amar o mar!